Rescaldo do IV BTT Trilhos Do Gerês

cister monge tony s

Active Member
Bem, cabe-me abrir as hostilidades do rescaldo deste IV BTT TRILHOS DO GERÊS.

num dia fantástico, cheio de sol eis que nos deparamos com um passeio cheio de paisagens fabulosas, campos cheios de flores e claro, de trilhos fantásticos.:exacto:

depois de uma primeira parte sempre a subir e que subidas:D, chegamos ao monte Castro onde apartir dali, foi sempre a partir nozes com singletacks fabulosos a fazer esquecer toda a "porrada" que se levou enquanto se escalava montanha após montanha.

passeio duro como é apanágio para estes lados, pois "circuitos" fáceis aqui NÃO HÁ :exacto: mas devar e com calma, tudo se faz e desfruta-se de uma natureza cheia de vida e cor.
trilhos estávam bem marcados, o apoio foi o adquado e S. Pedro ajudou com um tempo fabuloso.

para o ano, aqui estaremos novamente pelo menos, os Cister Monges que fizeram um passeio fabulástico.

:yeah::yeah::yeah:
 

MrPierre

New Member
Boa tarde.

Dificilmente consigo encontrar algum aspecto ao qual não consiga atribuir 5***** a este "passeio".

A primeira surpresa positiva foi logo no levantamento dos dorsais, onde fomos brindados com um frasco de mel do Gerês e um pequeno livro sobre a Geira Romana. Penso que foi a primeira vez que as ofertas de um passeio (tirando obviamente aqueles em que oferecem a camisola) me surpreenderam pela positiva e vão ter utilidade.

Vamos ao passeio.
As expectativas eram de um passeio duro. No site da adrcchorense prometiam 40 kms com 1820 m de acumulado. "Provavelmente o track deve ter falhas e o acumulado não saiu totalmente correcto" pensei eu, pois 1820 em 40 kms era dose.

Primeiros 22 kms sempre a subir e o acumulado prometido começava a mostrar-se. Subidas fortes, algumas bastante técnicas, 3 paredes curtas (mas ainda cicláveis em cima da burra) entre 25% e 28% de inclinação e uma ultima parede (já impossível de subir em cima) entre os 30% e 35%. De destacar nesta primeira parte uma subida fantástica de 1,3 kms e de 15% de média, com o pormenor dos primeiros 100-150 metros terem uma média de 25%. Sem dúvida um desafio.

Últimos 15 kms a descer, com single tracks fantásticos e bastantes descidas técnicas mas rápidas, que nunca deram descanso. Para quem pensou que a dureza tinha acabado na subida ainda teve de aguentar com mais uns kms a descer no duro. Para os últimos kms ficou reservada a Geira Romana, sem dúvida uma excelente maneira de terminar o percurso.

A juntar a tudo isto tivemos as paisagens fabulosas do Gerês e a simpatia constante de todo o staff da organização, que não se cansou se tirar fotos ao pessoal que passava vários pontos do percurso. Fico na expectativa de disponibilizarem posteriormente as fotos no site.

As marcações estiveram impecáveis, com destaque para a existência constante de placas com setas pretas em fundo amarelo nos principais pontos de viragem, e a presença de elementos da organização durante todo o percurso nos pontos que podiam gerar maior dificuldade para acertar no trilho e em todos os cruzamentos com estradas. Também me apercebi da presença de ambulâncias em vários pontos do percurso. Estão sem dúvida de parabéns pelo excelente trabalho que fizeram! E tudo isto por 8€!

No final, e depois de descarregar o track gps para o computador, obtive 37,3 kms e praticamente 1600m de acumulado, com uma média de inclinação de 9.3% nas subidas.

Sem dúvida para repetir.
 

marky27

New Member
Foi duro, muito duro mas muito bom, adorei a organização, o dia, as paisagens e os trilhos, pena que a última descida tenha sido por estradão mas pronto.
Recomendado!
 

llmatos

New Member
Caros amigos

Não vou comentar o passeio porque pelo facto de estar a organizar os Trilhos D'Esmeriz, não pude participar. Mas este post é para agradecer publicamente à organização a simpatia e o facto de uma forma aberta se ter disponibilizado para distribuir os Flyer's dos Trilhos D'Esmeriz.

Muito obrigada.

Luís Matos
 

vnovo

New Member
Realmente o passeio foi espetacular. Aquela ultima parede não podia ter mesmo outro nome... Pessoal do staff sempre presente, bem sinalizado, bom reforço, bom almoço e dureza máxima.

As subidas foram recompensadas mesmo quando as forças já não eram muitas para ter os reflexos no máximo deu para fazer altas descidas.

O único ponto negativo é o de sempre. O que é um passeio destes s/ algumas garrafas de agua e papeis de barras no chão?
 

rui jsantos

New Member
Boas

Parabens à organização pelo excelente dia de BTT, não tenho nenhum ponto negativo a apontar, foi tudo 5*****

O levantamento de dorsais foi rápido
Oferta de um frasco de mel e informação sobre a geira
Percurso duro e técnico
Bom reforço
Lavagem de bicicletas com 2 mangueiras
Banhos com àgua quente
Bom almoço

Alguem poderia disponibilizar o track gps, pois o meu gps ficou sem bateria e fiquei só com uma parte do track ...
 

AlexandreAbreu

New Member
Foi a minha estreia a pedalar no Gerês e adorei. Para repetir sempre que possa. Em relação à organização e staff foi tudo *****. Saí algumas vezes dos trilhos mas porque me perdia a observar as paisagens :). Gostaria que disponibilizassem, se possível, as fotos que foram tiradas durante o percurso. Desde já deixo o meu agradecimento.
 

vcracel

New Member
Bom dia pessoal
Como membro da organização, cumpre-me a mim agradecer os elogios desde já tecidos.
Mas vamos antes de mais tecer algumas considerações:
- Reconheço que o percurso tinha um nivel de dificuldade bastante elevado;
- O gráfico da altimetria assustou muitissima gente que não está habituada a 1600/1800m de acumulado e dai não ter vindo mais gente ao evento;
- Lamentar também a queda de um participante quase no final do percurso mas que nós esperamos não ter tido consequencias de maior;
- Mais uma vez, como na maoiria dos passeios, fomos obrigados a atrasar o inicio do passeio por atraso de alguns participantes:
Depois disto apenas tenho a agradecer a boa disposição de todos os participantes, que apesar de estar a trepar aquelas paredes, estiveram sempre bem dispostos. Apraz-me também ver que os participantes, nas descidas acentuadas onde a adrenalina sobe e só apetece descer sem parar, paravam para tirar fotos e disfrutar da paisagem.

Quanto às fotos, espero hoje ainda colocar algumas e depois de recolhe-las todas, publicar o resto.

Termino agradecendo a presença de todos porque sem a vossa presença, nada disto seria possivel.
Boas pedaladas (ou bom descanso:mrgreen:)
 
Para resumir numa pequena frase:
Os melhores 8 euros gastos na minha vida!

Confesso que não gosto muito de eventos com este tipo de percurso, no que toca à fisionomia do terreno. Como se costuma dizer: ou é 8, ou é 80! Ou se rebenta as pernas a subir, ou se rebenta os braços a descer! Mas...Gerês é Gerês! É especial! Depressa essas questões se tornam secundárias, perante tamanha beleza natural!
Foi durissimo, tanto a subir como a descer! Mas essa dureza encontra paralelo na beleza sui generis desta magnífica serra! Pedalar por entre single-tracks do melhor que tenho visto; campos a perder de vista, que transmitiam uma calma e uma paz de espirito que terapia alguma consegue transmitir; ribeiros e mais ribeiros a molharem-nos as pernas, amenizando porventura o calor com que o fantástico dia solarengo nos ia presenteando; e a Geira...a magnífica Geira!
Não foi uma manhã de BTT...foi uma experiência sublime! Subir paredes com as pernas a tremer, com um sorriso nos lábios...não é normal! Fiquei encantado!

Os meus parabéns à organização do evento! Aliás...o meu sincero obrigado!
Venham as fotos :yeah:
 
Last edited:

bel-to

New Member
Pelo segundo ano participo neste espectacular passeio,é sem duvida para min uns dos grandes eventos feitos aqui no MINHO.
Nao ha muito a dizer,so dar os meus parabens á organizaçao,pois tudo correu pelo melhor...5 estrelas!
É um bocadinho duro mas as paisagens,os sigles track por entre a vegetaçao e aquele silencio tipico das altas montanhas é maravilhoso...
Afinal de contas estamos no GERES
 
Um àparte para criticar os jumentos (sem querer denegrir o pobre animal) que insistem em atirar as garrafas de água e plásticos para o chão!
Mas quem é que estes Australopithecus se julgam para ousarem poluir uma serra que é património nacional?
Faço ideia em casa...

Deixo o apelo à organização (que não tem culpa, obviamente) para, na medida do possível, tratar da limpeza desses trilhos. Portugal agradece!
 

MrPierre

New Member
Só para termos um termo de comparação de modo a avaliar a dificuldade do percurso, deixo os mesmos dados para a maratona 5 cumes de 2009 que é uma maratona relativamente dura.

Distancia: 77 Kms (contra 37,2 Kms)
Acumulado: 2178 (contra 1592)
Inclinação média em subida: 6,2% (contra 9.3%)
Pontuação IBP: 144 (contra 139)

Mas foi sem dúvida uma dureza a repetir!

Filipe, tens toda a razão. Não custa nada levar o lixo no bolso e no final deitar no balde. Ainda menos quando não existiu nem se sentiu entre os participantes qualquer atitude de carácter competitivo.
 

vcracel

New Member
Filipe e companhia

Nós vamos limpar tudo é verdade. Tirar as marcações uma vez que as placas foram já quase todas recolhidas.
Mas agora vamos ter que ser mais. Recolher as fitas, é só levar uma mochila pk faz pouco volume. Agora as garrafas de água fazem um volume tão grande que já precisamos quase de um camião para as levar. Mas nós, organização, prometemos que não vai ficar nada pelo caminho.

Ah!!! Mais uma coisa! Pedalaram em Património Nacional e candidato a umas das sete maravilhas da natureza!!! Mesmo que não passe de candidato, isso só por si aumenta a responsabiliadade em manter tudo limpo para quem vier a seguir!!!!
 

lucio2

New Member
Amigo Nasa,

Ora aí está a prova de que não é preciso balúrdios para participar em eventos dignos de memória ! Um exemplo a colocar em prática por muitas organizações, que cada vez mais só se preocupam com o lucro, relegando coisas como a assistência, marcações ou reforços para 3º ou 4º plano... os meus parabéns, apesar de nao ter participado.
Quanto ao lixo, infelizmente agora é moda... ainda há 15 dias estive em Melgaço, e circulei em lugares impolutos, sem a mão do homem, exeptuando ... nas garrafinhas de água dos participantes, pois certamente pesarão muito quando transportadas vazias.... As organizações têm de pensar nisto e colocar um travão - confesso que nao sei qual, mas alguma coisa tem de ser feita, pois civismo, há muitos que nem a palavra conhecem ... e se calhar andaram a "limpar Portugal ", para TV ver...
 

seusouber

New Member
olá a todos,


foi o melhor passeio que já fiz. :#1:
ja a edição anterior tinha ficado lá no topo, mas este ano com o tempo a ajudar foi FABULOSO. Descidas técnicas, subidas duras que dava prazer subir.:D

Quanto às eternas garrafas de plastico, que tal usar garrafões de 5 litros e quem quiser agua enche o seu bidao ou o camelbak? é uma sugestão, pode ser que resulte!!;) (duvido que alguem se de ao trabalho de carregar um garrafão para deixar no meio da serra)

Malta da organização, já estou em contagem decrescente para a próxima edição. Mas como a espera vai longa certamente vou desafiar-vos a darem-nos a conhecer mais alguns trilhos por ai.

Ia publicitar o nosso video reportagem do passeio, mas ja nao é necessário, a organização já o encontrou e colocou no site do passeio.

Não deixem de visitar o nosso blog (www.superfraquinhos.com) e desafiem-nos a conhecer esses fantasticos trilhos que temos no nosso belo Portugal.

abraço a todos,

Super Fraquinho José Gonçalves
 

vcracel

New Member
Boas pessoal mais uma vez

JÁ HÁ FOTOS NO SITE DO EVENTO!!! (https://sites.google.com/site/trilhosdogeresbtt/)

Estas são as primeiras. Entretanto iremos publicar mais quando estiverem todas recolhidas.

Pessoal dos SUPERFRAQUINHOS, desculpem lá a usurpação dos direitos de autor quanto aos videos!!! Mas só vos tenho a dizer está muito bem feito parabéns.

Sempre que vocês quizerem estejam à vontade. Basta mandar um mail e nós temos todo o prazer em mostrar-vos os trilhos por onde a gente pedala.
 
D

dragom_76

Guest
Bom dia pessoal
Como membro da organização, cumpre-me a mim agradecer os elogios desde já tecidos.
Mas vamos antes de mais tecer algumas considerações:
- Reconheço que o percurso tinha um nivel de dificuldade bastante elevado;
- O gráfico da altimetria assustou muitissima gente que não está habituada a 1600/1800m de acumulado e dai não ter vindo mais gente ao evento;
- Lamentar também a queda de um participante quase no final do percurso mas que nós esperamos não ter tido consequencias de maior;
- Mais uma vez, como na maoiria dos passeios, fomos obrigados a atrasar o inicio do passeio por atraso de alguns participantes:
Depois disto apenas tenho a agradecer a boa disposição de todos os participantes, que apesar de estar a trepar aquelas paredes, estiveram sempre bem dispostos. Apraz-me também ver que os participantes, nas descidas acentuadas onde a adrenalina sobe e só apetece descer sem parar, paravam para tirar fotos e disfrutar da paisagem.

Quanto às fotos, espero hoje ainda colocar algumas e depois de recolhe-las todas, publicar o resto.

Termino agradecendo a presença de todos porque sem a vossa presença, nada disto seria possivel.
Boas pedaladas (ou bom descanso:mrgreen:)

Boa noite

Em primeiro lugar queria referir que o nosso colega que caiu está ok. Foi um (grande) susto mas o BTT também tem destas coisas pelo que a minha primeira palavra é para agradecer, em nome da nossa equipa, à organização e aos bombeiros graças à forma rápida e incansável como trataram de tudo. Penso que é, sobretudo nestas ocasiões dificeis, que se distingue o trigo do joio e num momento de aflição a resposta foi espectacular!
Em relação ao percurso foi a primeira vez que fomos ao Gerês e ficámos impressionados com os trilhos lindissimos, as paisagens extraordinárias, as subidas durissimas e as descidas vertiginosas.
Haja tempo para descansar e recuperar porque.. foi duro!

DG - "os inBIKEtus"
 

RCC_T_BOURO

New Member
Olá a todos...
Como membro da organização antes de mais quero agradecer a todos os participantes neste passeio, bem como a todos os que ajudaram a que este passeio fosse possível...
Como fui eu que escolhi grande parte do percurso, as minhas desculpas pela dureza imposta para muitos de vocês, mas, o objectivo era desfrutar de todas aquelas paisagens quanto a mim magníficas e talvez únicas em Portugal, coincidindo com alguns dos muitos e belos trilhos que por aqui existem.
Foram muitas horas empenhadas na limpeza de algumas partes do trilho, mas valeu todo o esforço quando via o rosto de satisfação de todos os bttistas no final da descida do marco geodésico, por entre os carvalhos e sobreiros, em que alguém disse "fabulástico". Todo o meu esforço estava recompensado...
Fiquei com imensa pena alguns dos inscritos não terem comparecido, pois apesar da dureza iriam gostar certamente. ( talvez a promoção do evento não fosse a melhor )
É com este espírito que iremos continuar a trabalhar para poder melhorar as próximas edições.
Fico também mais descansado em saber que o camarada que teve que ser assistido se encontra bem, pois também fiquei bastante assustado da forma que foi.
A todos aqueles que porventura quiserem desfrutar de outros trilhos ou até dos mesmos é só contactar.
Obrigado a todos...
:):):)
 
F

fifao

Guest
ola pessoal, primeiro queria agradecer a organizaçao pelo eventos foi EXELENTE nada faltou o primeiro prémio é para eles... e ha cerca do passeio nao podia ser melhor, foi um passeio nunca visto adorei imenso, para o ano lá estarei grande abraço para o pessoal de terras de bouro...e agradeço pelo numero k me deram 69 obrigado ....
 
Top