Rescaldo - 8 Horas Portimão - Ciclismo

ExtremoSul

New Member
8h de Ciclismo de Portimão foi um sucesso
Vítor Gamito bateu recorde da pista em bicicleta​

Decorreu este fim-de-semana no Autódromo Internacional do Algarve as 8h de Ciclismo de Portimão, uma prova organizada pelo AIA em parceria com a Extremo Sul. Um evento único em Portugal e que trouxe até ao Circuito de Portimão cerca de 130 participantes entre eles, Vítor Gamito, vencedor da Volta a Portugal em 2000 e dos ‘Anjos’ com os irmãos Nélson e Sérgio. Vítor Gamito bateu o recorde da pista em bicicleta ao completar os 4,6 quilómetros do traçado em apenas 6m19s.

A iniciativa que decorreu pela primeira vez em Portugal e em particular no Autódromo Internacional do Algarve revelou-se um sucesso ao nível das participações. A organização pretende agora que este evento seja anual e que traga até Portimão cada vez mais participantes.

Apesar do vento que se fez sentir, que dificultou em muito a tarefa dos ciclistas não desanimou nenhum dos participantes que para além de participarem num evento inédito tiveram a oportunidade de desfrutar daquele que é considerado um dos melhores circuitos a nível mundial.

Nélson e Sérgio dos ‘Anjos’ que fizeram equipa com Vítor Gamito e Miguel Praia, piloto da Parkalgar Honda no Campeonato do Mundo de Supersport estavam muito satisfeitos com a sua prova: “Foi uma experiência muito engraçada e divertida. O nosso objectivo não era ganhar mas aproveitar a experiência. Deixámos a competição propriamente dita para aqueles que aqui vieram com essa finalidade. Foi realmente uma surpresa porque o evento foi extremamente disputado. Há cada vez mais pessoas em Portugal a gostar da modalidade. Esperamos poder repetir a experiência já no próximo ano”, disseram os ciclistas que deram à sua equipa o nome: Anjos das Duas Rodas.

Os vencedores nas diversas categorias foram:
Solo Feminino: Sofia Oliveira
Solo Masculino: António Martins
Duplas Masculinas: 1º JMQ Cozinhas; 2º Veloprof / Artviagens; 3º Clube Portugal Telecom
Duplas Mistas: 1º Bike Clube S. Brás; 2º António /Ana
Quadras Masculinas: 1º Restaurante Manuel Frangos; 2º Centro Ciclismo de Loulé, 3º Bikezone
Quadras Mistas: 1º Gadag; 2º Duraizos
 

Dézinho

New Member
Eu fui :D

Estive presente a colaborar com a ExtremoSul na reportagem. Uma grande iniciativa do AIA e da ExtremoSul, esteve tudo ao seu mais alto nível, até o vento que se fez soprar com toda a força.

A organização está de parabéns pelo evento. Desde o Secretariado até a entrega dos prémios, 5 estrelas :clap::clap::clap::clap::clap:

Foi muito bom poder rever e conviver com ilustres do ciclismo e do BTT nacional.
Com certeza que será um evento a dar continuidade. Já tinha experimentado o circuito em Dezembro de 2009 e pelo que pedalei por lá, da próxima entrarei na grelha de partida, claro que se arranjar mais 3 corajosos :eek:
É de louvar a coragem dos participantes individuais, sem desfazer dos demais... parabéns a todos os que participaram e também à organização!

O Padrinho do evento foi nada mais nada menos que Vitor Gamito, que levou consigo os preciosos líquidos da Gold Nutrition. O Gamito formou a equipa "Anjos de duas rodas" com os Anjos e Miguel Praia e quando foram para a pista paracia que iam de moto, hehehe.

A Organização esqueceu de fechar as janelas, estava um vento que vai lá vai... mesmo assim alguns valentes ainda fizeram médias superiores a 33 km's/h :fpalm:

Algumas Fotos(colaboração do Bombinhas) já a caminho...
O vídeo está na forja :teclar:
 

ExtremoSul

New Member
Boas, deixo aqui a mensagem do Luís Sequeira do GADAG:

"Caros organizadores das 8 Horas de Portimão e Cilismo,

Em nome do Grupo Aventura e Desporto de Alcantarilha Gare (GADAG), queremos felicitar o Autódromo Internacional do Algarve, o Extremosul e todas as entidades que tornaram possível a realização deste evento, que nos permitiu disfrutar de um dia diferente de prática desportiva. Não obstante o GADAG se encontrar mais vocacionado para a prática do BTT – versão lazer, fomos “forçados” pelos dois elementos mais jovens da equipa ( o Eduardo e a Mariana – 16 anos), a constituir uma quadra mista para avançar para o desafio de completar 200 km na pista do Autódromo, durante as 8 horas, desafio largamente superado, não sendo os jovens poupados aos esforços, tendo as 8 horas sido rigorosamente divididas pelos quatro elementos.
Queremos realçar o prazer especial que retiramos enquanto participantes, de rolar numa pista que transmite adrenalina até a andar de bicicleta. Na verdade nunca imaginamos que tal fosse possível, pois quando se olha para uma pista com esta largura, julgamos que não se retira prazer a rolar aqui. Nada de mais errado, pois a forma como está desenhada, faz com que em determinadas curvas se aproveite toda a largura e ainda tenha de se pedir auxílio ao travão. A estes aspectos, há a acrescentar ainda a possibilidade que este evento confere aos participantes, apoiantes e assistentes, de proporcionar um verdadeiro convívio entre todos, diferente dos outros eventos, porque nos obriga a estar juntos durante cerca de 11 horas, em que as diversas equipas montam as suas assistências nas Boxes (e que assistências que algumas trazem), em que consagrados, amantes das duas rodas (a pedal) e anónimos se permitem cruzar, conversar e discutir as tácticas e as estratégias das diversas equipas em competição e em lazer.
Como último aspecto, quero apenas acrescentar que os nossos jovens “conduzindo” simples bikes de BTT, com pneus de estrada e 12 kilos de peso, aguentaram estoicamente, cumprindo o Eduardo 13 voltas ao circuito, à média de 27,80 km/h e a Mariana 9 voltas à média de 23,0 km/hora.
Foi uma experiência muito motivante e divertida, que toda a equipa tem vontade de repetir."

Luís Sequeira
GADAG
 

Joaom83

New Member
Estou de acordo em relação a organização deste evento ter sido muito boa e espero que se venha a repetir, para eu poder participar visto que este ano so estive a apoiar e ajudar a equipa de btt do Guia F.C. no meio disto tudo gostava de saber se vão disponibilizar as classificações.
Parabens

P.S. Era bonito mensionarem algo mais sobre os vencedores desta prova ja que todos falam tanto da volta canhão do Gamito tambem deveriam falar das grandes medias feitas por atletas que sempre foram amadores, acho que era bonito e prestegiante para estes atletas.
 

bombinhas

New Member
Evento espectacular tudo 5 *
Fui em colaboração com o dézinho tirar fotos parabens a todos os participantes porque nao é qualquer participante que participa nisto e aguenta até ao fim e acima de tudo com o vento que estava
Um bem haja a todos os ciclistas e aos membros da organização por nos terem proporcionado este excelente dia

Abraço
 

Dézinho

New Member
Boas pessoal,

Visto a maratona ter sido loooooonga e para facilitar as coisas, decidí repartir o vídeo... poderia e ainda posso fazer uma edição resumida, mas pelos vistos não vale a pena... todos merecem o mesmo e por isso a parte I vem a caminho :teclar: :teclar: :teclar:

Logo penso num resumo :confused:

Espero que gostem :twisted:
 

Dézinho

New Member
Biculas, deverias ter ido lá de SS :fpalm: Seria o primeiro na história :D

Abraço

PS: A continuação do vídeo está na forja, peço desculpa pelo atraso, mas não está esquecido :nana:

:teclar: :teclar: :teclar:
 
Parabéns Dézinho pela bela reportagem! Conseguiste trasmitir perfeitamente o que se passou neste grande dia em duas rodas!
Queremos dar os parabéns à organização, por este dia excelente de duas rodas, convívio e teste à capacidade física do pessoal! Apesar de esta não ser a nossa área, pois estamos mais virados para o btt de lazer, decidimos vir experimentar tanto uma prova deciclismo como o formato da mesma! E digo que ficámos muito agradados! Apesar de sermos só duas equipas na nossa categoria, conseguimos fazer uma competição saudável e renhida, pois igualamos o numero de voltas, mas a GADAG foi mais rápida, lá ficaram com o primeiro lugar! No entanto até ficámos muito contentes com o segundo, pois o prémio foi muito ao nosso agrado, umas voltinhas (15min) no Kartódromo! Altamente, pois nenhum de nós experimentou!
Relativamente ao preço do evento não achei que fosse um exagero, pois dividido pelos elementos dava 22,5€ o que compensava bastante face à condições que nos foram dadas. Já tenho ido a passeios com o memso preço e não chegam aos calcanhares deste!
Uma coisa é certa, para o ano lá estaremos, com ou sem prise money!!!
Até uma próxima edição!
 
Top