Rescaldo 5º Trilhos do Douro Internacional - Bemposta

Antes de mais aqui deixo os parabéns a esta Organização, tendo o Sérgio como cabeça de lista, que pelo 5.º Ano organiza este evento e o qual pelo segundo ano participo na meia maratona, deslocando-me a esta bonita zona do nosso país na companhia de outros dois elementos do Clube de BTT Zona 55 (Zona 55 Bike Team), que participam no passeio pedestre, percorrendo 446 km (para cada lado).


Como o meu lema é o companheirismo, quero aqui agradecer ao colega do pedal do GDR de FOLGOSA – Castro Daire, pelo ajuda que me deu ao km 38, na reparação da corrente da minha bike, que se torceu toda, obrigando-me assim a parti-la e repará-la com elos, fornecidos por este colega, podendo assim continuar até ao fim.


Estive a ler alguns comentários e opiniões que como é normal, nalguns pontos concordo e noutros discordo, mas sempre com uma retrospectiva de como se organiza eventos, das condições e apoios de como são organizados, pois para efectuarmos algumas criticas mais duras, devemos ter alguns conhecimentos de como se organiza, porque participar só nos eventos tem algumas diferenças.


A entrega dos dorsais foi muito rápida, principalmente no Sábado, bem como o jantar em grupo no pavilhão tornou-se bastante agradável.


Na minha opinião esta zona é muito bonita e os percursos estavam muito interessantes, sendo compostos por uma mistura diversificada de trilhos muito diferentes.


Tenho de discordar como os companheiros que dizem que o evento atrasou 45 minutos, isto não corresponde à verdade, pois atrasou 20 minutos, pois o inicio do evento estava marcado para iniciar às 09H30.


Em relação às marcações, estavam razoáveis, as placas estavam bem, mas as fitas enrolaram-se à vegetação, ficando assim pouco visíveis, estando muito bem sinalizado os cruzamentos e descidas perigosas.


Os abastecimentos líquidos estavam distribuídos por vários locais, sendo oferecidos pelos organizadores com muita frequência (é claro que quem quer água tem de parar).


O abastecimento sólido colocado aos 30 km, numa aldeia tradicional, como nos anos anteriores, simplesmente espectacular, de tudo um pouco, com as delicias dos produtos tradicionais desta zona do país.


Lembrei-me agora de um comentário anterior do “ Touteterraine”, que prescrevo por baixo, em relação aos atletas do Open. Mas também vou frisar, que essa atitude de obrigar os outros Bttistas a encostar a todo o custo, pondo por vezes ambos em risco, não são só os do Open que fazem isso, porque os nossos companheiros que não pertencem ao Open., mas que vão a tentar chegar primeiro, também o fazem, quando passam pelos atletas das meia maratona (falta de civismo, respeito pelos colegas da roda, porque o que chega em primeiro se participar sozinho, então também chega em último).


Saindo um pouco do BTT, e passando para o passeio pedestre um complemento importante destes eventos, que segundo me foi transmitido pela Ana e pelo Hugo, também o balanço foi muito positivo, pois a paisagem da encosta do Rio Douro, e aqueles trilhos foram formidáveis, apesar de um pouco duros, principalmente para o Hugo (9 anos). Também foram complementados com o abastecimento bem recheado.

Um ponto negativo do pedestre foi o facto de ainda estar a sair os atletas de BTT, e já se ter iniciado o passeio pedestre, ficando logo de inicio o grupo um pouco disperso, apesar de haver guias na frente e retaguarda,.
Um outro mas na genaralidade, foi o facto de os banhos serem de água fria, pois apesar do aquecimento estar ligado, segundo informação dos organizadores, a água não aqueceu.


Devo salientar que esta organização mostrou respeito por todos os atletas, que estavam informados que teriam de chegar até às 16H00, e que só a essa hora foi feito o sorteio da Bike (apesar de não me ter saido a mim, só por dois números), estando também presentes as Pauliteiras, que alegrarem os atletas enquanto aguardavam a hora.


ASSIM EM CONCLUSÃO: Esta organização pode contar com a participação dos atletas da Zona 55 Bike Team, para o próxima edição, estando se possível, nós os três novamente presentes na Bemposta, e mais uma vez os parabéns por esta iniciativa, que já é internacional, pois possivelmente 30 % dos colegas dos pedal, eram espanhóis.


Oportunamente seram colocadas fotos no nosso blogue
http://zona55biketeam.blogspot.com


Rui Almeida
Zona 55 Bike Team
Torres Novas - Santarém
 
Last edited:

GDRFolgosa

New Member
Boas!!

Antes de mais, chove em Castro Daire a potes neste instante!! O Paiva vai encher. Esperamos que não muito.

Ora, após esta aparte, já muito se escreveu e disse sobre este evento.

Uns de forma positiva, outros de forma negativa. Na minha opinião este evento vale pela capacidade de colocar em uma localidade pouco conhecida mais de 700 participantes, isto inclui as pessoas do passeio pedestre.

Não acredito que estas pessoas todas tenham sido enganadas. Alguns por mais que uma vez, pois a participação é repetitiva. Quer queiramos, quer não, a organização tem valor.

Quanto ao que nos diz respeito, o BTT, realço apenas dois pontos menos bons:
- banhos (e tá tudo dito);
- a dureza dos trilhos (quanto a este nada a fazer), bastantes irregulares, e não falo da descida para a ponte, esta muito à frente!!

De resto, a comida estava boa, a organização mostrou-se prestável, o reforço afamado estava lá, não tive foi coragem para comer, podia-me dar a volta ao "bucho", dormi bem.

Assim, se tudo correr normalmente em 2012 lá estarei.

Caro amigo Rui Almeida (Zona 55 Bike Team) aquilo é que foi uma aventura reparar a corrente. Conseguimos desvendar o enigma.
Não tens nada que agradecer, é disto que o BTT é feito.

Por agora é tudo,
Até uma proxima por aí ou por aqui em Folgosa, Castro Daire, no Rio Paiva BTT Raid 2011 (tópico do evento neste forum).

Ah, e continua a chover como o caraças!?!?
 

ArrombaJ

Member
Quote

helio69
Eh pá, então essa boa gente de Sepins esteve lá e eu não dei por nada?

Estou a ver que só faltaram os tremoceiros de Cadima, porque de resto a zona centro estava em peso!

Unquote

É verdade. Infelizmente não reconheci nenhuma das v/ jerseys. De manhã ainda estava com os olhos um bocado abotoados :D:D
 

kapinha

New Member
Boas
Caros colegas de aventura, vou ser mais um a opinar e de forma construtiva.
Foi a 2ª participação e em alguns aspectos não saí tão satisfeito como o ano passado...
O convívio no Sábado foi porreiro(com uma ginja pelo meio :)), mas o início no Domingo foi mais "frouxo", faltando as Pauliteiras.
O percurso (este ano versão longa) foi duro qb (especialmente a parte final!!), mas, na minha opinião, faltaram-lhe uns singles...
Acima de tudo acho q faltou fazer juz ao nome. Faltaram trilhos junto ou com vista para o Douro, até pq os há, ou não tivéssemos andado nós a descobri-los bem cedinho ali para os lados do depósito de água q fica a Este.
As marcações estavam fracas em dois ou três pontos (ali por volta do Km 15 perdemo-nos uns 15 ou 20...) e essa questão do abastecimento logo a seguir à separação também me deixou a pensar...
O abastecimento principal esteve óptimo (embora n abusasse pois sabia o q ainda nos esperava e com o calor...) e n faltou água. A do banho estava óptima, mas foi na residencial :)!
O almoço, apesar de agradável (Sol e Mar), foi "normal". Esperava algo mais típico.Bem sei q devemos procurar a consensualidade, mas têm potencial gastronómico pra bem melhor. E por falar nisso, o brinde teria sido bom se o pão fosse de boa qualidade, realmente tradicional. Aí talvez pudessem apostar numa alheira...:)
Ainda assim balanço positivo e mil(!!) Kms depois, vontade de regressar para uma boa Posta e pequenos detalhes melhorados por certo!
Cumprimentos e uma ciberginjinha :)
PS: A feira de produtos regionais...Que falta q ela fez...O mel, o azeite, as alheiras, o queijo, tudo o q provámos no abastecimento, poderia ter sido comprado no final (assim foi o ano passado). Pressing para o ano...!
 
Last edited:

minho1963

New Member
Aqui vai rescaldo do Grupo CORTATRILHOS, sobre passeio de 2011, foi o terceiro ano consecutivo, que nos deslocamos, até Bemposta, para dois dias de puro prazer, gastronómico e de BTT, a organização esta de parabéns, que para ano se repita. Até 2012
 

Sérgio Ramos

New Member
Então cá estamos de novo!

Antes de iniciar o rescaldo do passeio, gostava de agradecer a todos aqueles que se deslocaram desde suas casas até Bemposta crentes de que iriam passar mais um fabuloso dia de BTT. Assim eu e toda a Organização gostaríamos que fosse. Mas não foi! De facto as coisas não correram como planeámos e o resultado são os aspectos menos positivos que justamente são apontados (com excepção do que atrás disse). E quando assim é temos de assumir a responsabilidade daquilo que fazemos:

- Lembrança - Um erro de comunicação entre quem encomendava as t-shirt's terminou na não encomenda. Como solução foi pensado o pão. Ninguém mais do que nós terá ficado tão desiludido;

- Dorsais - Tal como prometido na edição anterior, este ano foram finalmente plastificados;

- Partida com atraso - tudo estava planeado para que a partida fosse à hora prevista. A entrega dos dorsais terminou às 9h25, mas um problema com um atleta fez-nos atrasar ligeiramente a partida. Penso que toda a gente compreende;

- Marcações - Fizémos o melhor para que tudo ficasse, infelizmente na aldeia de Ventozelo alguém fez o favor de retirar fitas e virar duas placas ao contrário. Conseguimos solucionar atempadamente o problema. Mas algo me intriga: Por que razão o grupo da frente (onde seguiam os atletas do Open) não se perdeu e não levavam GPS? Quando fomos retirar as marcações verificámos que uma placa cerca dos 10km estava no chão e tinha sido colocado um tronco no caminho para evitar que os atletas seguissem em frente (fica aqui o nosso agradecimento a quem perdeu o seu tempo em prol dos restantes participantes). Em parte alguma do percurso havia mais de 400m sem marcações. Aceito que algumas estariam menos visíveis;

- Pontos de controlo e água - havia três sinalizados a 100m onde havia um ou dois elementos e água. Foram dadas indicações para se perguntar aos participantes se queriam a água aberta ou fechada e penso que foi cumprido (fica outro agradecimento a uma senhora que, na aldeia de Tó, ajudou a fazer essa distribuição da água). Houve uma queixa de que no 2.º abastecimento não havia água na rua. Foi uma falha nossa que rapidamente foi repada. Mesmo assim quem passou primeiro só a poderia ter se entrasse nas instalações;

- 1.º abastecimento a 100m da divisória - era o ponto intermédio para quem cumpria a maratona. Nada a dizer;

- 2.º abastecimento - Não me parece que tenha havido qualquer crítica;

- Percurso - Inicialmente estava previsto descer ao rio, mas a travessi da ribeira não nos parecia segura e por isso abdicámos da ideia. Mas aceitamos o reparo;

- Ambulância - Não parou a manhã toda. Se não foram atendidos todos os casos foi porque algo não esteve bem;

- Água fria - Se para alguns parece recorrente, para mim não;

- Almoços - Parece não haver grandes queixas. O ano passado fizémos algo tradicional e muita gente não gostou por ser um prato muito forte. Após as críticas feitas, este ano foi-nos proposto um prato mais consensual. Acredito que seja mais consensual.

Para finalizar aqui fica o nome da premidada da bicicleta:
Foi uma senhora de Albergaria-a-Velha da qual apenas anotei o apelido - Pereira - com a senha n.º 944.
Caso ela tenha acesso ao fórum, pedia-lhe para me enviar os seus dados para a garantia da mesma.

Em conclusão, aquilo que tenho a dizer é que fiquei muito desiludido com esta, para mim, última edição dos "Trilhos do Douro Internacional". E é em jeito de despedida que informo que abandono a Organização deste evento porque enquanto participante sou exigente (dentro dos limites) e enquanto elemento de uma Organização também gosto de o ser. Uma vez que as condições o não permitem, prefiro abandonar do que desiludir.

A ordem de chegada será publicada amanhã.

A todos a continuação de boas pedaladas.

Atentamente
Sérgio Ramos
 

helio69

New Member
Sérgio, por vezes as coisas não correm como queremos, no entanto será uma pena se abandonares isso, visto seres a pessoa que deu a cara por todo o evento.
 

Lordebiker

New Member
Eu passei um fabuloso dia de BTT!!! Aliás, se não fosse esse passeio de BTT provavelmente não tinha o excelente fim de semana que tive. E eu acho que não sou nenhum extraterrestre, só neste forum já li muitos comentário que corroboram a minha opinião. Há alguns aspecto negativos, sim algumas coisas podiam correr melhor, mas já estamos a falar de pormenores, independentemente de serem "pormaiores" pela sua importância, no global o Passeio da Bemposta é seguramente um dos que deve prevalecer. Aceito que o Sérgio esteja cansado, se calhar cansado de não ser reconhecido pelo trabalho que tem ele, e toda a equipa, desenvolvido. Eu já disse uma outra vez e mantenho, porque não tenho motivos para mudar de opinião. Este passeio e todos que o organizam merecem estar no "calendário" dos eventos a participar!! Na minha opinião, sem dúvida!! E porque digo isto? Pelo que disse num comentário anterior e porque penso que as maiores críticas, em bom rigor, são desculpáveis, porque nem sempre a organização tem culpa.

A lembrança: eu prefiro um pão, e deu jeito no pic-nic que fiz na viagem de regresso, a levar mais uma t-shirt como tantas outras...até o meu sogro diz que já não tem espaço para mais t-shirt...nem eu nem ele conseguimos romper a um ritmo superior ao que trago para casa.

Marcações: há e vai continuar sempre a haver "gente" estúpida que se diverte a boicotar o trabalho dos outros, para eles a indiferença é a melhor prescrição

Água fria: eu fui um dos que disse que esta situação é recorrente em muitos eventos, quem discorda de mim? O meu objectivo não é criticar a organização, antes pelo contrário. De facto é comum...mas é preciso perguntar porquê? Porque nos eventos que movimentem 700 ou 1000 pessoas a tomar banho, é difícil a qualquer organização dispor de um aglomerado de equipamentos (pavilhões, piscinas e outros balneários) que responda a 100 ou 200 pessoas a tomar banho em simultâneo. Pensem só nisto, um balneário comum está montado para servir 10-20 pessoas a tomar banho em simultâneo, no fim de um jogo de futebol de 11 não tomam banho todos ao mesmo tempo. Como é num passeio de btt com 500-1000 pessoas? Há filas para tomar banho!! Ora se o equipamento for de cilindro eléctrico ao fim de X banhos acaba a água quente, se for de esquentador a gás não há equipamento que aguente trabalhar 2 a 3 horas a debitar água quente! Quem é que nunca soltou uns palavrões quando estamos no duche e a mulher abre a torneira da água quente na cozinha?! Sejamos razoáveis meus amigos!!

O Sérgio tem todo o direito de abandonar a organização, cada um sabe da sua vida...mas não deve ser por se sentir responsável de uma coisa que não é, nem ele nem a organização!!

O passeio é de nível e deve manter-se!!.... Se possível com o Sérgio, pois com ele sabemos que vai ser bom...para recordar com agrado! Já me posso inscrever para 2012!!! LOL

Jorge Vicente Leal
Lordelo-Paredes
 
Last edited:

lnunes

New Member
Os Rodas Tortas estiveram presentes pela 2ª vez consecutiva e foi opinião unânime que no global o passeio foi muito bom!
É certo que existiram algumas pequenas falhas, mas temos que nos lembrar que este passeio é organizado numa freguesia chamada Bemposta, que pertence ao concelho de Mogadouro e que fica no interior de Portugal. No dia do passeio são mais os visitantes e participantes no passeio do que o total de habitantes da freguesia, pelo que as dificuldades da organização do passeio são bem maiores do que em qualquer outro local.
Quanto à água fria o problema deverá estar relecionado com a existência de muitos banhos em simultâneo, pois eu e os meus colegas tomamos banho depois das 15:00 horas e tivemos água quente. E também é certo que esta situação acontece noutros passeios.
Já participei em muitos passeios e maratonas e este é com certeza um dos que mais gosto e que na minha opinião deve continuar a existir.
Para o Sérgio Ramos, imagem da organização, envio um pedido, que reconsidere o seu abandono pois pessoas como ele fazem falta ao BTT.
Para a organização deste passeio os Rodas Tortas agradecem o vosso trabalho e o execelente dia de BTT que nos proporcionaram e fazemos também um pedido:
PARA O ANO QUEREMOS VOLTAR!....

Cumprimentos,
Luis Nunes
Rodas Tortas BTT
 

Lordebiker

New Member
Obrigado Nunes, pois lembraste um aspecto muito pertinente!! É uma tremenda de uma tarefa e um desafio gigantesco organizar um evento desta envergadura, com este nível de exigência, numa zona, e sem ofensa, desertificada!! Nas zonas mais populosas temos escuteiros, associações, grupos de jovens, bombeiros (eu vivo num concelho com 5 corporações de Bombeiros!!!), várias forças de segurança GNR e PSP, e tantos outros grupos que se podem mobilizar na resposta a muitas solicitações que um evento como este exige. E com esta dificuldade toda ainda conseguem mobilizar quase 1000 pessoas e prestar um serviço como o que foi no passado fim de semana, é obra meus amigos!! Se calhar estamos a falar de um evento sem paralelo!! Alguns devem dizer...exagero!!! Será, meus amigos? Sejamos justos, já vi fazer vinho sem uvas, mas omeletes sem ovos...É obra Sérgio...parabéns a todos os que se desdobraram em esforços por mim, por minha causa!! A vós EU agradeço-vos!!

Jorge Vicente Leal
Lordelo-Paredes
 
Last edited:
C

ccs

Guest
Li todos os comentários e estava a ponderar entrar na conversa. É lamentável a falta de chá de algumas pessoas, virem para aqui desmerecer o trabalho dos outros só porque sim é muito triste...
Se o evento vai na 5ª edição é porque tem valido a pena ou as pessoas teriam ido uma vez e nunca mais lá punham os pés! É uma pena se ficar por aqui, perde o btt e acima de tudo perde uma região tão bela e acolhedora que tinha neste evento uma boa oportunidade para se promover.
Compreendo que o Sérgio Ramos se sinta desiludido, cansado e desmotivado pois é muito frustrante não ter o devido reconhecimento. Fazer tanto com tão pouco é obra, o mérito é todo dele e acredito que a maior parte dos participantes no passeio de domingo subscrevem e as gentes de Bemposta agradecem.
Bem-haja Sérgio, e espero que reconsideres a tua decisão de abandonar a organização dos "trilhos do Douro Internacional", se Deus quiser até 2012 para a 6ª edição.
 
O

otário

Guest
ApÓs alguma dificuldade em tentar perceber como poderia dar a minha opiniÃo neste forum, lÁ consigo fazer finalmente o meu registo, e atÉ escolhi um nome apropriado ao estado de espirito que me acompanha no momento, "otÁrio".
"otÁrio", porquÊ? Porque apÓs 5 anos envolvida na organizaÇÃo deste extraordinÁrio evento, que consegue atrair ano apÓs ano um tÃo elevado nÚmero de visitantes, quer dentro, quer fora da regiÃo, quer atÉ fora do prÓprio paÍs, as nossas entidades continuam a olhar de lado para este fenomeno, talvez com dor de cotovelo, por um sÓ homem movimentar este mar de gente, quer pelo tipo de organizaÇÃo que É de uma simplicidade invejavÉl.
O sergio É demasiado educado para dizer o que lhe vai na alma...tenta sempre contornar a coisa de forma a nÃo magoar seja quem for...É uma pessoa boa ,o que É bom...
Fala-se muito de apoios... Quais? O nome mais adequado serÁ desapoios...
Ano apÓs ano...sempre a bater nas mesmas portas, mas as portas sempre fechadas, mas sempre se arranjava forÇas para levar avante a tarefa do bem receber.
Mas tantas vezes vai o cantaro Á fonte atÉ que parte...e este foi o ano em que se partiu...
Fala-se dos patrocinios...que nÃo existem...É publicado no cartaz apoios que no final se revelam inexistentes...conta-se com uma coisa e sai outra...o que dificulta a vida a quem organiza...
E meus senhores ...15€ ...javali...alheiras...salpicÃo...presunto...chouriÇa...folar...queijo de cabra...fruta...bebidas...sem contar com o almoÇo...sem contar com a bicicleta...sem contar com os cabazes dos premios... Lucro ?...onde ?...
Esta organizaÇÃo fa-lo pelo simples prazer de receber...
Se porventura algo nÃo correu tÃo bem...somos humanos
 

Lordebiker

New Member
Para o ano coloquem a inscrição a 25€ tirem o reforço...menos as alheiras e contem comigo!!! Já paguei 20 e 25 euros e tive muito menos!!! Quanto ao Sérgio...os meus comentários são proferidos sem me deixar influenciar pela simpatia que sinto por ele, ahhh só o cumprimentei, nunca falei com ele mais de 30 segundos!! Mas pela "aragem vê-se o andar da carruagem" e o Sérgio tem berço isso nota-se!!
 

cafealbino

New Member
Sérgio vozes de burro não chegam aos céus... por isso em 2012, lá estarei.

Mais uma vez obrigado pela hospitalidade!

Abraço
 
Last edited:

resmungão

New Member
Boa Noite so tenho duas coisas a dizer a 1ª: pelo que li as pessoas não dao valor aotrabalho que se tem em organizar e depois criticam por tudo e por nada, a 2ª so tenho de dizer ao senhor Sergio Ramos para não disistir de uma prova tao boa e espetacular e para o ano pode contar que a maior parte do pessoal vai de certeza

Sergio quem critica é porque nunca esteve envolvido em nenhuma organização
 
A

amvjc

Guest
Foi a primeira vez que participei nos Trilhos do Douro Internacional. Gostei do percurso e que venha a próxima. Considero uma boa ideia a organização de actividades para os acompanhantes. Para mim esteve tudo excelente, até a água fria veio tonificar os musculos! Espero participar na próxima. Os meus parabéns à equipa de organização e que continuem a organizar eventos desta natureza.
P.S. Quando ou onde posso consultar as classificações da prova?
 
Top