[Rescaldo] 5ª Maratona Vale do Vouga

touros em furia

New Member
Confesso que não entendo algumas opiniões. Eu demorei 6h08, sempre que passei pelos reforços havia água fresca e bebida energética com fartura, então no último, até fiz a mistura à minha maneira com água bem fresquinha, havia fontes, havia comida, sinceramente, as pessoas tem é que se adaptar auilo que querem. Logo ao início uma boa série de participantes ignoraram a fonte e a água dos voluntários, depois, foi sofrer a bom sofrer pelas primeiras subidas.

O unico reparo é para a FPC que tem que começar a abrir os olhos, porque isto não é só ganhar dinheiro fácil pela segunda vez, numa prova federada observei atletas federados com GPS a atalhar. E é muito fácil. Basta passar por uma zona de controlo e com trabalho de casa, escolher o caminho mais rapido para se pouparem 6 ou 7km's. Depois, os voluntários ou são jovens ou pessoas que pouco percebem do assunto, o que facilmente se dá uma desculpa e se segue viagem. Neste caso, até era uma pessoa que aparentemente parecia perceber da coisa. Então eu perguntei se do seu lado esquerdo (o errado) tinham surgido já algum tempo, alguns atletas. E ele confirmou que sim, mas não registou os números e muito menos se preocupou. Acredito que aqueles atletas pouco ou nada tenham ganho com o que fizeram, mas se a moda pega nas concorrentes femininas que andam mais camufladas pelos guias e amigos locais, a coisa já poderá não ser assim tão simples.
 

BTT Master

New Member
Eu participei na meia maratona e gostei!
Sobre o que se diz acerca da água, vi muita gente a GASTAR ÁGUA à toa. Chegaram à divisão de percurso e gastaram 2 garrafas a refrescar o corpo e 1 a beber...
Assim não há agua que aguente!
Disseram-me à chegada que se tinham gasto qualquer coisa como 8000 garrafas de água!

Outra questão é que pelo que vi, que grande parte dos participantes não estudou bem a lição em casa...
A organização não tem obrigação de colocar ao longo do percurso pontos de água. Se esta organização e outras o fazem é pura cortesia...
Eu antes de qualquer maratona em que participe, estudo o acumulado, estudo a localização dos abastecimentos e levo comigo os liquidos necessários para as distâncias e eu não sou nenhum "pró", demorei quase 3,5 horas na meia do vale do vouga.

É o mesmo que irem para as provas sem levar uam simples camara de ar! Deve pesar muito.... Depois desistem quando furam e lá têm as organizações que disponibilizar meios para socorrer os senhores (e senhoras) que não levam uma camara (ou um elo de engate)...

Em relação à Maratona Vale do Vouga tenho que dar os parabéns à organização.
Excelente ambiente de partida / chegada, parecia o Tour...
Excelente percurso e paisagens, o calor dificultou muito a vida aos companheiros do pedal.
Excelente apoio durante o percurso, não só da organização, mas também da população que estava sensabilizada para o evento.
Resumindo, gostei muito, para o ano espero voltar, mas talvez tente a grande...
Abraço a todos,
R.Silva
 

GTAS

New Member
Boas.

Realmente ontem foi um dia de muito calor, tornando a prova muito difícil (pelo menos para mim). Quando cheguei à zona onde a organização tinha estado a dar águas, já só encontrei as garrafas sem o conteúdo, o que para mim não foi problema porque ia bem abastecido.

Foi pena alguns problemas na bicicleta que um amigo teve o que fez com que ficássemos mesmo para o fim.

Fora estes problemas gostei da prova, não tenho nada a apontar à organização, a não ser que esta prova tinha sido impecável se estivesse menos calor, ou seja preferia que fosse noutra data :p.

PS: Se alguém encontrou alguns óculos cinzentos por volta do 10ºKm, agradecia que me disse-se porque foram emprestados à ultima hora e é um pouco chato.

Cumprimentos.
 

nsimoes

New Member
[video=youtube;T3hAbrrEtNs]http://www.youtube.com/watch?v=T3hAbrrEtNs[/video]

Partida da 5ª edição da Maratona BTT do Vale do Vouga, em Águeda.

Não é por nada, mas quem estava a filmar estava à minha espera e da minha mulher... pelo menos é o que o parece no vídeo, aparecemos em grande plano no fim do vídeo :D
 

visiense

Member
Depois de ter lido as várias opiniões, deixem-me dar apenas uma achega ao rescaldo que já tinha feito atrás: prova (meia) com um percurso muito difícil? Eh pá, realmente o calor dificultou bastante, mas o percurso em si não é assim tão exigente quanto isso... Das muitas provas que já participei, esta é sempre uma das que tem uma dificuldade mais equilibrada, e nota-se pelos tempos de chegada. Mas também é por opiniões sobre a dificuldade "extrema" quando ela não existe que há eventos que têm a mini...

Continuação de boas pedaladas!
 

BTT Master

New Member
Pois, começou-se pelas Maratonas, depois inventara-se as Meias-Maratonas...depois as Minis. Qualquer dia teremos as Micro-Maratonas e porque não as Nano-Maratonas...
Meus caros, o BTT é um desporto de sofredores é o ultrapassar das limitações e das dificuldades que nos faz chegar a casa com o sentimento de dever cumprido!
A altimetria e a planimetria estavam publicados, portanto todos deviam saber para o que iam.
 

edumelhor

New Member
Quero aqui deixar a minha opinião acerca desta (meia) maratona:

1º se querem taça, não façam esta prova no mesmo dia que as maratonas. Os atletas que andam nisto por puro gozo ou prazer, não têm que levar com a dificuldade propria duma prova a contar para a taça;
2º quanto à falta de água, ela notou-se até ao reabastecimento (25 km), pois a partir daí não notei falta. Sucede qua a primeira metada da meia maratona era a que tinha maior dificuldade. Seja como for, o calor era de prever e "quem vai para o mar, avia-se em terra";
3º a organização se quer qualidade, tem que limitar mais o numero de inscritos. Qualquer subida, descida ou curso de água obrigava a constantes paragens e todos sabemos o quanto isso quebra o ritmo;
4º quanto a secretariado e sinalizações, estava tudo impecável;
5º com o calor que se previa, a hora de partida devia ter sido antecipada de meia hora a uma hora.
6º o banho de água fria soube muito bem...

Por tudo isto, não voltarei a inscrever-me nesta maratona a não ser que mudem a data (para uma época mais fresca), não aceitem tantos participantes e não juntem a prova da taça com as maratonas.
Esta minha opinião é partilhada pelos amigos que foram comigo.

Boa continuação a todos os participantes e os que ficaram "empenados", boa recuperação.
 

cister monge tony s

Active Member
Pois, começou-se pelas Maratonas, depois inventara-se as Meias-Maratonas...depois as Minis. Qualquer dia teremos as Micro-Maratonas e porque não as Nano-Maratonas...
Meus caros, o BTT é um desporto de sofredores é o ultrapassar das limitações e das dificuldades que nos faz chegar a casa com o sentimento de dever cumprido!
A altimetria e a planimetria estavam publicados, portanto todos deviam saber para o que iam.


mai nada:D:exacto:
 

jmmribeiro

New Member
Arredado da competição, após uma lesão grave na primeira prova da taça nacional de maratonas, foi com grande expectativa que preparei o regresso ao monte.

Em provas com muita gente todos experienciamos vivências diferentes, pois no meu caso nunca tive falta de água e inclusivé o responsável pelas piscinas me perguntou se a água dos banhos não estava demasiado quente (e desta vez até sabia bem um banho de água gelada), no entanto reconheço que é desagradável chegar às zonas de reabastecimento e só haver vasilhame vazio.

Vou só referir dois aspectos que quanto a mim não estiveram muito bem. O primeiro já foi referido e prende-se com o facto de um galho de uma árvore não ter sido sinalizada o que provocou diversas lesões e muitas camisolas rasgadas e o outro tem a ver com o passeio (que foi uma excelente ideia, pois ajuda a ocupar o tempo das/dos acompanhantes, mas que podia ter acabado em tragédia pois pura e simplesmente pegou fogo e eram "labaredas enormes" parafraseando o outro. Sei que a culpa não foi da organização, mas o que foi uma ideia brilhante podia ter-se tornado numa catástrofe, pois a maioria dos ocupantes eram senhoras e crianças.

Fora estes dois aspectos nada mais tenho a apontar.

Parabéns à organização, pois tudo o resto foi positivo.

José Ribeiro "Power".
 

petit_23

New Member
Boas,
Tenho lido as opiniões do pessoal e noto que muitos não sabiam para o que íam. Criticam a dificuldade da prova e até já sugerem outras datas para provas mais acessiveis!!!

Pois, começou-se pelas Maratonas, depois inventara-se as Meias-Maratonas...depois as Minis. Qualquer dia teremos as Micro-Maratonas e porque não as Nano-Maratonas...
Meus caros, o BTT é um desporto de sofredores é o ultrapassar das limitações e das dificuldades que nos faz chegar a casa com o sentimento de dever cumprido!
A altimetria e a planimetria estavam publicados, portanto todos deviam saber para o que iam.

Gostei da resposta! Está tudo dito!
Se não quiserem voltar á Maratona Vale do Vouga sempre podem ir ás ciclocaravanas e passeios, o grau de dificuldade deve ser mais adequado.
 

nsimoes

New Member
Vou ser muito sincero e pragmático no meu rescaldo. Fui ao Vale do Vouga pela primeira vez a convite de um colega meu de trabalho que já lá tinha estado. Adorei. Já ando há muitos anos nisto e infelizmente ainda não conhecia esta prova. Como tenho tido muito, mas mesmo muito pouco tempo para treinar no último ano (1 a 2 vezes por mês) decidi fazer a meia-maratona e achei divinal. Líquidos e alimento nunca faltou, até porque como já referi já ando nisto há uns anos e sabia para o que ía. Embora o calor fosse infernal, não achei tão mau como uma que apanhei no sicó com 10º negativos e a nevar e nesse caso como achei não haver condições desisti (cabe a cada um saber os seus limites).

Dois ou três concelhos para quem vai a provas:
- Percam 15 minutinhos a analisar para o que vão;
- Levem geis e uma ou duas barras de cereais (pesam poucos e restituem rapidamente energias);
- 1 cantil de bebida energética e um de água (se possível);
- Doseiem os líquidos e sólidos pois lembrem-se que as vezes o que rapidamente entra, rapidamente sai;
- 1 câmara de ar dá sempre jeito, bem como uma bomba e umas ferramentas (parei 4 vezes para ajudar pessoal que não tinha material);
- Antes de pensarem em equipar as bicicletas pensem em equipar-se a vocês próprios treinando ritmos de pedalada, sprints, cardio, etc. Basicamente conhecer o vosso corpo para saber como ele vos responde quando querem, para não chegarem aos 20 a morrer e sofrerem o resto do tempo.
- (esta é oferta) Não contem beber N minis todos os fins de semana e comer que nem uns alarvos e dois aguentarem bem uma prova. Eu papei 3 geis de 150g, um cantil de isostar e um de agua e cheguei ao fim impecavel, como tal não posso falar da falta de água. "Quem vai ao mar avia-se em terra".
 

baldeante

Member
Excelente maratona em quase todos os aspectos …. organização, percurso, marcações, paisagem, simpatia de todo staff almoço e banhos impecável …

Eu fui a vale do Vouga porque ate gosto de subir, desta forma fui a maratona ... chamem-me doido mas cada um tem a sua pancada … não esperava que fosse fácil mas também não esperava temperaturas tão altas …. o mais importante é que cheguei ao fim mas tenho uns reparos …

Devia ter havido mais uns quilómetros de estrada ou estradões para partir o pelotão, as primeiras subidas foram uma tortura não valia a pena tentar montar a bike com tanta gente, mesmo olhando para as subidas e estas não terem nada de especial não havia onde passar sem atropelar alguém …

A tão falada agua … eu sabia que ia estar calor levei dois bidons e contava com os abastecimentos para os repor é perfeitamente possível gerir a agua por um determinado numero de quilómetros mas estes não estavam no local anunciado … assim e difícil gerir a agua …

Primeiro abastecimento anunciado ao km 23 era mais ao 27/28 …

Na separação já não havia agua não me afectou muito pois estava a contar com agua no abastecimento …. e de qualquer forma até ali houve bastante sombra na subida o que facilitou a mesma ... no primeiro abastecimento houve agua com fartura ou pelo menos quando cheguei havia de realçar estava fresca …

Segundo abastecimento anunciado ao km 43 era mais ao 51/52 …

O problema começou na segunda subida (a caminho do segundo abastecimento) a temperatura aumentou e muito e a agua não chegou … ou melhor chegou com a ajuda dos populares entre o primeiro e o segundo abastecimento recebi agua de uma mangueira e de um senhor que estava armado numa fonte com duas garrafas de litro e meio e um copo para dar ao pessoal ...tirando estes dois populares houve uma pessoa a organização na ultima parte da subida a dar agua … esperava mais com esta temperatura ….

Eu e muitos outros colegas refresca-mo-nos num bidom que estava bem perto do caminho a agua não era potável mas deu para molhar pés cabeça etc … naquela maldita subida o problema não foi a inclinação foi o calor eu e possivelmente todos os outros colegas que encontrei deitados de toda e qualquer forma de sombra na subida estávamos ferver ... não fosse o tal bidom derretia-mos ...

Escapou o ultimo abastecimento que estava anunciado ao km 68 e que se não me engano estava ao 61 ou era 71 … não tenho bem a certeza mas em qualquer dos casos o percurso já não tinha tantas subidas o que facilitou a gestão da agua do segundo abastecimento a este ultimo já para não falar no aumento das sombras …

Resumindo tirando problema da agua que afectou quase toda a gente foi um belo passeio, gostei dos trilhos só foi mesmo pena o calor abrasador que se fez sentir …

Sou da opinião que podia ter sido mais evitado, nesta altura do ano nenhuma prova devia começar depois das 9h quanto muito antes para o ano se fizerem a prova nesta altura anunciem a prova as 8/9h dependendo da temperatura com aviso uns dias antes … acho que o pessoal que lá esteve este ano não vai reclamar e os que viram no próximo agradecem ter escapado ao calor ... afinal de contas toda a gente na inscrição deixa o email nos seus dados logo não deve ser difícil ...
 

Ferrugem

New Member
Como já disse anteriormente foi uma prova excelente, desisti tive uma pequena queda mas depois o joelho começou a doer mais. estava a entrar para viatura de apoio e veio o pai de um atleta da slowdown/ certima pedir-me por favor se um emprestava a roda da frente, e eu como não sei dizer que não lá foi a roda fazer o resto dos kilometros, mas no fim o moço veio entregar-me onde tínhamos combinado, e fez uma bela recuperação.
 
Se isso é verdade, fico muito triste, é algo que tem de ser investigado pela organização...

Assim,fico com a suspeita de ser enganado pelos ditos "profissionais" que são capazes de tudo para uma melhor classificação.
 

ricardo76

New Member
Foi a minha 2ª participação nesta Maratona e adorei.Apesar de já não treinar há um mês , o calor de um dia de Verão (que me fez sofrer muito para acabar os 45 km´s), não invalida toda a beleza desta prova e sua organização para mim uma das melhores a nível nacional. Tal como o companheiro Nsimões partilho da mesma opinião é preciso estar preparado pois tínhamos a papinha toda feita portanto só foi quem quis ir.

Á rapariga que deu uma queda jeitosa antes do reforço as melhoras rápidas pois a coisa estava feia.
É de louvar ver os pais com os filhos a acabar as provas, de ver as raparigas cada vez a participar mais e com muita garra, como disse já aqui outro companheiro dá outra alma á maratona.

Um muito obrigado a todos residentes que apoiavam toda malta aplaudindo (nem sabem o que isso ajuda) e o facto de terem dado apoio com água principalmente nos primeiros 20 km´s .
O resto são mais 45 km´s no meu ciclómetro e o registo de ter acabado mais uma boa maratona.Parabéns á organização e a todos participantes o ambiente foi de salutar!
Para o ano o Clube BTT Sanguedo estará lá .
 

Trekbiker

New Member
Boas.

Após ler os tópicos gostaria de deixar aqui a minha opinião.

Pela primeira vez participei na Maratona. Sou participante habitual da meia e só falhei a primeira edição, porque ainda me estava iniciar nestas lides. Devo dizer que Vale do Vouga é das que mais gosto.

Não sou dos mais rolantes, desco mal e não sou dos piores a subir. Em soma, um tipo normal que quer chegar ao fim sem se magoar, com o corpo cansado mas feliz por se ter divertido.

Em relação à prova, tive oportunidade de reconhecer o percurso da meia no fds antes e fazer a Maratona sem qualquer reconhecimento a não ser a altimetria e planimetria que estava no site.
Desta forma posso emitir opinião sobre as duas.

Em relação à meia é preciso fazer a separação das àguas. Uma coisa é um passeio, outra é uma meia-martona. Se a prova não tiver dificuldade é passeio, se tiver alguma dificuldade é um prova de BTT. É para isso que as pessoas estavam inscritas e analisando à lupa a prova tinha duas subidas: antes da divisória e a saída do alfusqueiro. O resto eram subidas normais que se encontram em qualquer outra prova, que claro num dia de calor e com quilometros nas perna fazem mossa. Além do mais tinha a descida para o alfusqueiro em que era preciso ter algum cuidado, mas vamos admitir dava um gozo tremendo.

Depois de passar A-dos-Ferreiros, era só curtir, pedalar, gozar os singles e estradões.
Quanto à àgua, todos fomos traídos pelo calor. Eu próprio tinha levado dois bidões e ao fim de 20km já tinha gasto um, mas temos de saber gerir, pois o ciclismo é isso mesmo, gerir esforço. Por vezes não dá e corre mal, mas a vida é assim mesmo nem tudo corre bem e nessas alturas à que encostar às boxes.


No caso da Maratona, só posso dizer que se acharam a meia dura então a Maratona foi cá uma "porrada" que nem fazem ideia. Fazer uma subida aos 470m, levar com 40ºC e depois ainda ir à Éolica é brutal.

O segredo foi beber muita àgua, receber todas as mangueiradas com muita alegria. Foi preciso parar por vezes para recuperar, mas o objectivo era chegar ao fim. Como é óbvio, para mim os pontos de água também foram poucos e desde a ZA2 à ZA3 não haver nenhum foi mau.

Já vi organizações melhores em Vale do Vouga, mas do que pude experimentar desta o balanço foi positivo.

Para terminar acho que a primeira descida foi muito cedo, pois o pelotão ia muito junto. Ou se alongava mais ou as partidas deviam ter sido mais desfazadas.

Parabéns ao pessoal da frente pois fazer uma prova destas (meia e maratona) com os tempos que vocês fazem é para quem tem muita força.
Até uma próxima
 

strunfmania

New Member
eu tendo participado em vários eventos btt que não gostei aqui fica mais um reparo

ACIMA DE TUDO UM ABRAÇO A TODOS OS MORADORES QUE NOS APOIARAM COM AGUAS EM VÁRIOS SÍTIOS DO PERCURSO
VISTO A ORGANIZAÇÃO NÃO ESTAR PRESENTE
EU NÃO GOSTO DE FALAR MAS DEVIDO A HAVER AGUA PARA UNS E PARA OUTROS NÃO,DEIXA -ME MUITO TRANSTORNADO E EU FUI UM DELES

Boas noites!
Como ainda não disseram nada quanto ao preço, dou-vos uma ideia!
Que tal colocar as inscrições a 10 euros ou menos, pois com os apoios que vocês têm não vos ficava nada mal!!
A Câmara Municipal de Águeda, uma vez mais, deve arcar com parte dos vossos custos (despesas de alimentação de todos os participantes e afins!!!), os patrocinadores devem entrar com muito dinheiro tb, por isso acho que está na hora de repensarem a politica de preços da consagrada Maratona do Vale do Vouga, ainda para mais num ano de crise como é o presente!!!!
Quero que considerem este post, como um ponto de reflexão, e não como uma critica destrutiva de todos o vosso trabalho (porque ele existe e é imenso!!)
Já agora outra ideia:
- Acho que deviam divulgar o que fazem ao dinheiro que sobra das vossas actividades (se o dão a instituições necessitadas ou assim...), pois evitavam alguns comentários muito desagradáveis que começam a correr de boca em boca, com o destino que vocês dão ao dinheiro que sobra das maratonas, e nos quais nem sequer quero acreditar!
- como são um clube, têm órgãos sociais, e devem ter apresentação de contas anual, onde se podem consultar as mesmas??? - Acho que todas as Maratonas deviam ser o mais transparentes possíveis, para que não se criem pensamentos como os do ano passado (1000participantes x 20€ = 20.000€, tanto dinheirooooo, será que deram algum a alguma instituição de Águeda???, depois de pagarem os custos que tiveram??, ou será que como á boa moda portuguesa o dinheiro nem sequer chegou???)
MAS ISTO APLICA-SE A TODAS AS ORGANIZAÇÕES DE MARATONAS E AFINS DE BTT QUE PROLIFERAM PELO NOSSO PAÍS DE NORTE A SUL!

Isto tudo para quêeee??? muito simples, tentar esclarecer se realmente é verdade ou não que há muito gente que vive, e ao que dizem.....vivem bem!!!!, á custa destas actividades, patrocinadas por identidades publicas em milhares de euros!!!!!
Esta reflexão acho que deveria ser feita por todas as identidades que organizam e fomentam esta activade que está em franca expansão: - A DAS MARATONAS DE BTT !!!!, porque se visam o lucro e o proveito de algumas pessoas e não da sociedade em geral, na vez de se chamarem clubes, deviam-se chamar EMPRESAS!

Um abraço a todos,
Paulo Ferreira

depois de ver isto fiquei indignado mas comprensivo e continuei a acreditar neste grupo que organiza esta prova


Caros BTT´istas,

Em primeiro lugar, não nos parece ser este o local mais apropriado para discussões deste tipo!
Perante as acusações e insinuações graves que nos são dirigidas, cabe-nos no entanto, o direito de resposta.
Infelizmente, se calhar por culpa das organizações que não divulgam os CUSTOS organizativos, os praticantes e participantes de maratonas e/ou outro tipo de provas, não conhecem a efectiva realidade e complexidade da organização de uma Maratona, como a do Vale do Vouga e outras desta dimensão.

Um participante de uma maratona, ao efectuar o pagamento da sua inscrição, numa dada prova, está realmente a pagar por uma série de serviços que lhe estão a ser prestados, desde o momento da sua efectivação de participante, até ao fim da sua participação, que normalmente ocorre com o almoço. Para as organizações o trabalho não termina aqui…
São muitas e muitas horas de trabalho, muitas pessoas que colaboram com as organizações, colectividades e entidades envolvidas no terreno. No nosso caso, Bombeiros Voluntários de Águeda, Corpo de Escutas, Guarda Nacional Republicana, etc. Respondendo directamente ao Sr. Paulo Ferreira, poderá questionar estas entidades se o Clube BTT Vale do Vouga, efectua ou não algum donativo anualmente…

As condições que proporcionamos a todos, participantes e voluntários que connosco colaboram, custam muitos euros. Os seguros, custam dinheiro. A preparação da zona de meta, custa dinheiro. Todas as viaturas, envolvidas na organização e marcação de cerca de 130 km de percurso, consomem combustível, que custa dinheiro… Enfim.

As contas 20,00€ x 1.000, são realmente fáceis de fazer, mas meu caro Paulo Ferreira, são básicas!

Os patrocinadores também colaboram, embora não com as verbas que possam imaginar. O retorno que as organizações lhes proporcionam, como é o nosso caso, poderão levar os mais leigos a pensar em verbas que nada têm a ver com as reais.
Seria também interessante que com o mesmo rigor, que faz as suas acusações, Sr. Paulo Ferreira, efectuar um estudo com o retorno que a Cidade de Águeda, tem com a realização da Maratona Vale do Vouga. Questione os comerciantes de Águeda, os gerentes das unidades hoteleiras e demais envolvidos no comércio local da Cidade se a nossa prova é ou não uma mais valia para todos. Logicamente que a Câmara Municipal de Águeda, atenta a este retorno, aposta e apoia a nossa organização.

Teríamos aqui, muito mais para dizer.
Como já escrevemos não nos parece o espaço apropriado e esperamos que os administradores deste fórum tomem a atitude mais sensata acerca deste assunto.

A si, Sr. Paulo Ferreira, teremos todo o gosto em lhe apresentar o que solicita.
O nosso mail é, maratonavaledovouga@sapo.pt
Através deste endereço poderemos agendar uma reunião na nossa sede onde poderá satisfazer a sua curiosidade e ficar a saber que as contas 20,00€ x 1.000, tem muitos mais números para além daqueles que possa sequer imaginar!

Atentamente,
Clube BTT Vale do Vouga

depois de isto mais aliviado


Excelente maratona em quase todos os aspectos …. organização, percurso, marcações, paisagem, simpatia de todo staff almoço e banhos impecável …

Eu fui a vale do Vouga porque ate gosto de subir, desta forma fui a maratona ... chamem-me doido mas cada um tem a sua pancada … não esperava que fosse fácil mas também não esperava temperaturas tão altas …. o mais importante é que cheguei ao fim mas tenho uns reparos …

Devia ter havido mais uns quilómetros de estrada ou estradões para partir o pelotão, as primeiras subidas foram uma tortura não valia a pena tentar montar a bike com tanta gente, mesmo olhando para as subidas e estas não terem nada de especial não havia onde passar sem atropelar alguém …

A tão falada agua … eu sabia que ia estar calor levei dois bidons e contava com os abastecimentos para os repor é perfeitamente possível gerir a agua por um determinado numero de quilómetros mas estes não estavam no local anunciado … assim e difícil gerir a agua …

Primeiro abastecimento anunciado ao km 23 era mais ao 27/28 …

Na separação já não havia agua não me afectou muito pois estava a contar com agua no abastecimento …. e de qualquer forma até ali houve bastante sombra na subida o que facilitou a mesma ... no primeiro abastecimento houve agua com fartura ou pelo menos quando cheguei havia de realçar estava fresca …

Segundo abastecimento anunciado ao km 43 era mais ao 51/52 …

O problema começou na segunda subida (a caminho do segundo abastecimento) a temperatura aumentou e muito e a agua não chegou … ou melhor chegou com a ajuda dos populares entre o primeiro e o segundo abastecimento recebi agua de uma mangueira e de um senhor que estava armado numa fonte com duas garrafas de litro e meio e um copo para dar ao pessoal ...tirando estes dois populares houve uma pessoa a organização na ultima parte da subida a dar agua … esperava mais com esta temperatura ….

Eu e muitos outros colegas refresca-mo-nos num bidom que estava bem perto do caminho a agua não era potável mas deu para molhar pés cabeça etc … naquela maldita subida o problema não foi a inclinação foi o calor eu e possivelmente todos os outros colegas que encontrei deitados de toda e qualquer forma de sombra na subida estávamos ferver ... não fosse o tal bidom derretia-mos ...

Escapou o ultimo abastecimento que estava anunciado ao km 68 e que se não me engano estava ao 61 ou era 71 … não tenho bem a certeza mas em qualquer dos casos o percurso já não tinha tantas subidas o que facilitou a gestão da agua do segundo abastecimento a este ultimo já para não falar no aumento das sombras …

Resumindo tirando problema da agua que afectou quase toda a gente foi um belo passeio, gostei dos trilhos só foi mesmo pena o calor abrasador que se fez sentir …

Sou da opinião que podia ter sido mais evitado, nesta altura do ano nenhuma prova devia começar depois das 9h quanto muito antes para o ano se fizerem a prova nesta altura anunciem a prova as 8/9h dependendo da temperatura com aviso uns dias antes … acho que o pessoal que lá esteve este ano não vai reclamar e os que viram no próximo agradecem ter escapado ao calor ... afinal de contas toda a gente na inscrição deixa o email nos seus dados logo não deve ser difícil ...

É pena uma maratona apoiada pela UVP-FPC ter esses problemas de falta de agua mas como eu penso
A federação não pensa em nós betistas por desporto de lazer
Só pensa em federados
E a falta de agua aí não se sentiu
A GNR na descida do bolfiar também não manteve o respeito por nós betistas
visto andarem viaturas a circular quando eu penso que "eles" estavam la para controlarem o transito

QUANTO A AGUA DEIXO SÓ UM REPARO
O ATLETA QUE ACABOU NA POSIÇÃO 270 DISSE ATRAZ QUE JÁ NÃO HAVIA AGUA NA DIVISÃO DAS MARATONAS
E OS OUTROS 648 ATLETAS QUE ACABARAM PROVA COMO E QUE FICARAM JÁ PARA NÃO CONTAR COM OS DESISTENTES
 

NCoutinho

New Member
Pela segunda vez participei na meia-maratona, infelizmente este ano com azar ao km12, um pau destruiu completamente o desviador traseiro e o dropout ainda riscando o quadro. Na companhia de dois amigos que em vez de seguirem e fazer uma boa classificação ficaram e tentamos o plano single speed em 32-16...tudo corria bem até que perto do km 30 a subir de cranks parti a cassete separando o carreto da aranha... que desilusão, primeira prova que não terminei....

O meu obrigado aos meus amigos Pedro e André, estavamos a divertir os 3 foi pena mas mais virão. Ainda foram depois de tudo terminar a prova na desportiva, seus brutos!

Agora, alguns pontos com menos água especialmente para quem andava mais atrás, no entanto como já foi dito á algumas pessoas que por vezes vão sem saber bem para o que vão... A meia maratona tinha alguma dificuldade, o calor e pó não ajudaram, mas apesar disso não havia lá nada de outro mundo, claro que é preciso alguma experiência e algumas voltas de btt sem ser casa-praia.
Apesar de achar que as coisas correram melhor o ano passado, o tempo ajudou mais a organização, penso que a organização esteve bem e com balanço positivo. De salientar alguns membros nos controles, miudos por vezes que encararam o que faziam com muita responsabilidade e faziam tudo com a maior rapidez e ainda empurravam o pessoal para arrancar, 5 estrelas.

Banhos não tive qualquer problema. Almoço, ao contrário de o ano passado sem grande fila e tudo com boa qualidade e variedade.

Para o ano espero voltar e disfrutar dos vossos trilhos. Cumprimentos.
 
Top