[Rescaldo] 5ª Maratona Vale do Vouga

que rico empeno a custa deste calor torrido!
a organizaçao esta de parabens trabalham com muita qualidade e profissionalismo.
foi a minha segunda em agueda e faz aqui um ano que me iniciei nestas lides e ja da para perceber o que eu ja evului.
pecursso,trilhos, partida reforços tudo muito bem organizado.
trez pontos menos conseguidos no meu entender-faltava um ponto de agua mais cedo- no primeiro control de passagem dos 40 so estava la uma pessoa para contrular- no ponto de agua na divisao das maratonas pare-se que falhou la a agua aos ultimos participantes. 2h38m 139 posiçao.
 

rmcb

New Member
[video=youtube;T3hAbrrEtNs]http://www.youtube.com/watch?v=T3hAbrrEtNs[/video]

Partida da 5ª edição da Maratona BTT do Vale do Vouga, em Águeda.
 

nasp

Member
Ainda a recuperar do brutal empeno. O calor esse sim foi o grande inimigo. Aos moradores que nos deram banhos fabulosos, e agua para os bidons obirgadissimo. Ao Rio Alfusqueiro que temperatura fabulosa, para um mergulho a meio da prova. Quanto á organização, para alem do habitual exelente trabalho, uma só nodoa, a agua que faltou na ultima metade do pelotão, a rever na proxima concertza.
 

PauloMartins

New Member
Que maratona brutal !!
Só não me correu mesmo bem porque devido a um atleta que embateu numa pedra fui obrigado a atravessar -me no trilho o que provocou a queda de uma atleta , queda essa muito feia . Apesar de claro está ter sido uma situação involuntária e mais reflexo do que outra coisa fica sempre um sentimento de " culpa " . Mais uma vez mil desculpas á atleta !!
Aguardei pela assistência a quem telefonámos e os colegas da mesma deram logo apoio mas já não consegui saber mais sobre o estado da atleta apesar de ter perguntado á organização .
As rápidas melhoras é o que mais desejo e aguardo que alguém aqui coloque notícias da recuperação da jovem .

Bem haja
 

Yurmo

New Member
Boas,
Esta é a minha quarta participação em Vale do Vouga, com a ligeira diferença de este ano ter ganho coragem e atirar-me aos 80km. Deve desde já agradecer a preciosa ajuda e companhia do meu amigo Pedro, que consegui convencer a última da hora a partir nesta aventura comigo.
O calor foi o principal inimigo de quem se propôs chegar à eólica, tendo-se registado temperaturas de 40ºC na zona antes do segundo abastecimento, perto dos 46-47km.
Os últimos pontos de água e abastecimentos (após a eólica) já não tinham a qualidade dos primeiros dois, estando a água quente e já não havia bebidas isotónicas...mas há falta de melhor... Julgo que este é o único reparo que tenho a fazer.
Gostei bastante e apesar do sofrimento sentido em algumas subidas infernais sob aquele calor abrasador, diverti-me bastante. Para o ano estarei lá nos 80km (89km era o que marcava o meu no final) se tiver companhia, pois fazer uma coisa daquelas sozinho não é nada fácil. Claro que terei que treinar bem mais...
Fica para recordar o meu 82º lugar em 231 inscritos, com 95 a terminar. Realmente o mocinho à entrada da zona de partida bem disse..."É aqui que se separam os homens dos meninos..." Bem tinha ele razão
Abraço
 

atouguia

New Member
Boas pessoal,

Esta foi a minha 3ª participação nesta maratona. Posso dizer que esteve tudo impecável. Durinha, o sol dificultou em muito, o pó nem se fala... mas de resto tudo impecável. Agradeço à população que tanta água nos atirou para reduzir a temperatura do corpo. O apoio é algo que já é caracteristico desta localidade, por isso mais uma vez um bem haja a todos que apoiaram os atletas.
Como seguia dentro dos 100 primeiros, para mim os pontos de agua e de abastecimento estiveram excelentes, para os que vinham mais atrás parece que não foi assim, por isso acho que é um ponto a rever para o próximo ano.
Parabéns a todos os que participaram tanto como atletas, como membros da organização, por proporcionarem um grande dia de BTT.

Abraço e boas Pedaladas.

Vitor Sarabando
 

Morteiro

New Member
Eu vou ser muito sincero quanto a isto... no ano anterior fiz o meu baptismo netas lides em Vale do Vouga e como tinha adorado, porque simplesmente estava fabuloso o percurso e todo o staff/organização resolvi desde logo que tinha de voltar. Erro muito grande o meu, eles quiseram a taça lá e por isso aumentaram o grau de dificuldade para quem anda nisto para se divertir... o percurso estava feito à medida de 25% do pessoal que anda nisto para algo mais do que passear e divertir-se.
Tenho um tempo total de mais de 5 e meia horas, mas no ciclo-computador fiz apenas 4 horas. O resto do tempo foi a socorrer uma atleta após uma queda e aguardar por água. Se todos os que aqui falam que esteve excelente a organização então na próxima recomendo que experimentem arrancar cá atrás e depois quando conseguirem colocar as mãos numa água (quando passou a haver) que estava caldo me digam algo... como conseguem fazer as tais subidas com o calor tórrido. E eu levei água com força comigo.

A organização esteve muito mal este ano, em fazer então a prova para apenas 25% do plutão e nos abastecimentos, porque com 5 dias antes já é possível ter um previsão do estado do tempo e portanto deveriam ter um plano B para o caso de estar um sol de torrar. Houve subidas a 17% de inclinação feitas a 34º de temperatura sem ponta de sombra e isto sem água fresca ou natural, apenas em caldo... eu não sou dos prós que sobem tudo num ápice e talvez a água nem aqueça... mas sou daqueles que pagou para se divertir e sofreu como nunca para acabar por ter havido falhas. Posso dizer é o seguinte, o pessoal do staff, entre os 4 e 6 km's finais, tinha água própria e fresca graças a uma mala térmica e deram-me o que quis beber e posso dizer que realmente assim eu revitalizei e pude fazer os restantes km's já a sentir-me muito melhor.

Vou só aqui dizer o seguinte, gostava que colocassem os desistentes e os que tiveram que ser socorridos por falta de hidratação no site oficial, pois não interessa saber só quem acabou, interessa mostrar também o resto.

Eu desde já aqui digo, não volto a Vale do Vouga porque não tiveram respeito por todos os participantes e que fiquem lá com os tais 25% do plutão... para o ano aposto que terão metade dos participantes que tiveram este ano.
 

nunomarques

New Member
Boa tarde pessoal,
Antes demais, uma palavra de coragem e força a todos os que acabaram o percurso inscrito e aos que não conseguiram. Não nos devemos deixar vencer pela dificuldade, acaba por ser um bom treino e uma boa história para contar.
A prova correu-me bem, não malhei :D mas apartir do km 35 a classificação para mim deixou de ter qualquer efeito. Comecei com caimbras numa perna e não pude esforçar mais. Nas ultimas subidas ia a pé :D e uma fotografa nem fotos me quis tirar :mad:, disse-lhe logo que não era vergonha nenhuma ir a pé lool apartir daí, montei-me sempre na bike para as fotos :D
Consegui acabar, mesmo perdendo muitos lugares lool mas foi um percurso espetacular, com uma descida brutal.
Numa parte do percurso havia um ramo muito baixo e houve 2 rapazes que se magoaram nas costas, ficaram com os equipamentos rasgasdos e com parte das costas em sangue. Acho que foi uma falha da organização, pois ao marcarem o percurso deviam ter sinalizado a zona, se não queriam cortar o ramo. Quem sofre com as comsequências são os participantes.
Também acho que a prova devia começar mais cedo, tipo 9h, pois com o calor que estava, acabar meia hora antes dava algum jeito, não muito mas dava. Será por causa do Naciaonal que não o fazem?
Quanto aos abastecimentos, banhos, almoço nada a apontar, tudo bom.

Uma organização de alto nivel, com alguns pontos a corrigir....com todas as outras.

Cumprimentos,
 

rogrego

New Member
Antes de mais o meu bem haja a todos os populares que me "regaram" e deram de beber ao longo do percurso....especialmente ao KM 48 (numa subida monumental em alcatrão) onde aproveitei para tomar banho (eu + 10/20 pessoas) com a mangueira de jardim...

Pessoalmente não me posso queixar da falta de água, aproveitava todas as oportunidades.

Apesar de concordar em parte com o colega anterior, a verdade é que a dureza já era espectável (era bem explicito os 1900m de acumulado que apareciam no site),..No entanto acho que quem desistiu é tão valente como os que acabaram....

Vou só aqui dizer o seguinte, gostava que colocassem os desistentes e os que tiveram que ser socorridos por falta de hidratação no site oficial, pois não interessa saber só quem acabou, interessa mostrar também o resto.

Eu desde já aqui digo, não volto a Vale do Vouga porque não tiveram respeito por todos os participantes e que fiquem lá com os tais 25% do plutão... para o ano aposto que terão metade dos participantes que tiveram este ano.

Apesar de ter chegado exausto, gostei....
 

Un4s33n

New Member
Rogrego, acho que o Morteiro foi à meia maratona e não à maratona...

A organização está mais uma vez de parabéns... correu tudo pelo melhor! Deixava só um reparo... deviam ter umas grelhas no chão do balneário e uns cabides - umas cadeiras para pousar a roupa e um chão cheio de água não dá lá muito jeito!

A prova não era assim tão difícil, o calor, a falta de sombra e vento é que fizeram estragos...

Fiquei um pouco triste pela maratona não ter passado por aqueles single-tracks que contornam e atravessam o rio alfusqueiro - é uma parte fantástica e a sombra e a água tinham sido bem vindas!!!

Obrigado à equipa dos Galitos pelo apoio!

Parabéns à Organização da Prova!
 

RuiXpto

New Member
Fiquei um pouco triste pela maratona não ter passado por aqueles single-tracks que contornam e atravessam o rio alfusqueiro - é uma parte fantástica e a sombra e a água tinham sido bem vindas!!!

Suponho que a meia-maratona fez esses single-tracks que pela sombra que tinham efectivamente foram fabulosos.

Ab

Rui
 

P7

New Member
quero deixar aqui os parabens e um reparo á organização;
o unico reparo que tenho a fazer foi a falta de agua no ponto que fazia a separação da meia e da maratona pois quando lá cheguei já não havia nenhuma e atrás de mim ainda havia muitas centenas de participantes (eu acabei em 270º, por isso podem calcular) e no ultimo control que ficava a +- 2 klm´s do final tinham tantas embalagens de garrafas que quando lá passei de carro para vir embora cerca das 13,30h ainda lá ví embalagens de agua.
quanto a todo o resto a organização esteve 5*
secretariado -rápido
sinaletica -muito boa
marcações humanas -bem colocadas
assistencia medica - felizmente não sei (mas ouvi dizer que era rapida)
banhos - bons (a agua podia estar um bocadinho mais quente)
almoço - não sei (foi em casa)

quanto ao traçado tirando o calor , seria bem mais engraçado se tivesse chuvido um bocadinho esta semana para acalmar o pó que foi demais e muita das vezes nem se via onde se enfiava a roda da frente e se fosse outro participante á nossa frente só sabiamos que ele tinha travado quando batiamos na sua roda, mas com o tempo não adianta reclamar pois o S.PEDRO nunca dá o livro de reclamações para preenchermos.

para o ano lá estarei pela 4ª vez
 

kemp

New Member
Suponho que a meia-maratona fez esses single-tracks que pela sombra que tinham efectivamente foram fabulosos.

Ab

Rui



Algumas fotos desses single-tracks da meia-maratona.


100_7421.JPG



100_7422.JPG



100_7426.JPG



100_7427.JPG



Podem ver aqui mais algumas fotos que tirei.
 
Last edited:

icemiguel

New Member
Dificil

Pois meus amigos bttistas esta prova era boa para todos, menos para os que andam nisto para se divertir.Acho que uns 20 por cento dos atletas gostou. Prova algo exagerada no que diz respeito a subidas, e para a malta estar a dizer que houve agua para toda a gente é simplesmente mentira. Muita gente se queixou de falta de agua logo a seguir as subidas mais técnicas. Agua para a malta mais atrasada só houve mesmo no alfusqueiro , e se não fosse a boa vontade da população, pura e simplesmente mais gente iria desistir. De resto e tirando o exagero de subidas e a falta de água esteve bem...mas se querem ter sempre muita gente nesta prova, não a podem fazer a contar com quem leva as provas a sério , pensem também no resto das pessoas que gostam de se divertir pois esses também ajudam a compor as provas. Obrigado.
 

nasp

Member
Kemp foi mesmo ai ionde pus a pernas de molho, que descida e single fantastico, só foi pena as caimbras, fabuloso mesmo.

Icemiguel, acho que eles já estao a pensar nisso, uma das maiores vistrudes deste pessoal da organização é saberem ouvir, e é tambem saberem utlizar o que ouvem para corrigir, por isso é que esta prova é uma das melhores do país.
 

NSilvaXP

New Member
Boa tarde!

Concordo com a esmagadora maioria do que já aqui disseram.
Fiz a meia-maratona e achei os trilhos espectaculares e, contrariamente ao que têm dito, bastante acessíveis - sendo muito rolantes e subidas longas (apenas curtas trepadelas de grande inclinação) - mas nesse aspecto acho que ninguém pode reclamar, a planimetria era muito explicita! O grande problema foi mesmo o calor intenso que levou a uma grande desidratação.
Claro que a falta de água em algumas zonas de abastecimento não ajudou, e certamente será algo que irão rever, mas também por lá vi atletas (ou artistas) que nem bidon levavam!!!

Como sempre a grande vergonha de todas as provas em que participei até hoje: atletas que deitam lixo para o chão - e mesmo um senhor que vi a atirar uma garrafa para dentro duma casa!!
Meus senhores(as) haja civismo, ou numa próxima edição arriscam-se a não serem tão bem recebidos pelos populares - que muito nos ajudaram!!

Eu gostei!!

Nuno Silva, 695º com 3:56.
 
Top