[Rescaldo] 4º Passeio BTT - Pelos Trilhos de Lousada

sparki

New Member
Olá Pessoal!

Desta vez cabe-me a mim iniciar este rescaldo ao 4º Passeio BTT - Pelos Trilhos de Lousada.

Pois é, o S. Pedro não ajudou e às 07h chovia como se não houvesse amanhã!
Acredito que alguns colegas, tal como eu, tenham ponderado se seria viável transitar no monte com semelhante carga de água.
Contudo, e como o que todos nós gostamos é de levantar cedo ao Domingo para ir chapinar na lama, às 8:30 já estava o parque da feira de Lousada repleto de malta apetrechada até às orelhas. E quando digo que o pessoal estava apetrechado, é porque estavam mesmo! Aliás, vi imensos BTTistas com casacos, manguitos, corta-vento, etc... e até tive pena deles. Facto que mais tarde se viria a constatar pois grande parte deles fizeram paragens para realizar o strip. :)

Ao contrário do ano anterior, a saída não se atrasou muito (contudo, também não houve aquele mega-sorteio) e as 9:20 já estávamos de roda no ar.
O início foi durinho, com muita areia solta e terrenos enlameados que teimavam em não deixar as bikes ganhar velocidade.
Mas lá fomos indo, uns atrás dos outros, como ovelhas sem pastor.
De salientar que as inúmeras travessias pelo rio, com "mini-cascatas" a fazerem de paisagem de fundo, estavam demais! Excelente mesmo.
Após 20km, lá apareceu a luz ao fundo do túnel, que é como quem diz, o reforço alimentar.
E que reforço, caros colegas!!!
Desde as famosas laranjas aos quartos, às bananas, às sandes de presunto (que maravilha), aos bolinhos de amor, garrafas de água.... não faltou nada!
Até tinha uma mangueira para os mais cuidadosos darem banho à bike!

De seguida, esperavam-nos outros 20 e tal quilómetros.
E digo "e tal", pois como tem vindo a ser costume nos passeios de BTT, no final o conta-quilómetros engana-se sempre em mais 3 ou 4 quilómetros. :)
Pena foi que esses 3 ou 4 quilómetros a mais fossem sempre a subir, pois as pernas já acusavam algum cansaço derivado de tanto piso anti-rolante.

No final, para meu espanto, ao chegar ao parque da feira, não havia ninguém a anotar as chegadas nem os tempos.
Até cheguei a perguntar "Não existe ninguém a anotar os tempos ou eu é que cheguei tão rápido que nem os vi?" hehehe.
Disseram-me que "Como é um passeio, não há contabilização de tempos".
Pois meus caros organizadores, mesmo sendo um passeio, a malta gosta de ver o tempo no final, acho que é uma coisinha que podem melhorar.
Outra coisa a melhorar, é a lavagem de bikes pois só uma mangueira para tanta malta, é complicado.
Se bem que depois lá surgiu outra mangueirita.

Quanto aos banhos, excelente!
Tal como dizia um colega no balneário, "banhos destes não se encontram em mais lado nenhum", não fosse o facto de termos tomado conta dos balneários da piscina municipal. :D

Resumindo:

Pontos excelentes:
- saída pouco depois da hora marcada;
- trilhos excelentes;
- travessias nas pontes sobre o rio;
- reforço alimentar estupendo;
- banhos do melhor que há.

Pontos a melhorar:
- contabilização dos tempos;
- quilometragem mais exacta;
- mais mangueiras para lavar as bikes;


Veredicto: Adorei, até para ano!

Pedro Fernandes
ZANGÕES-BTT
 
Re:Rescaldo 4º Passeio BTT - Pelos Trilhos de Lousada

Bem... ca fica o meu relato: primeia parte do passeio nao gostei ,muita areia e lama nao dava para rolar e o meu unico senao, aspectos positivos gostei da segunda parte do percurso.
Aquelas pontes de madeira estavam espectaculares principalmente aquela suspensa :yeah: reforço muito bom , no final um duche quente espetaculo, adorei :yeah:
 

Lordebiker

New Member
Re:Rescaldo 4º Passeio BTT - Pelos Trilhos de Lousada

Começando pelo fim...é de elementar justiça considerar este passeio como um dos melhores da zona norte. Ano após ano a organização tem conseguido variar os trilhos, ir eliminando os pontos menos positivos de anos anteriores procurando manter o que de positivo se foi verificando. Como disse os trilhos excelentes que o mau tempo tratou de endurecer (quanto a isso ainda não encontrei organização que conseguisse controlar esta variável) e esconder as paisagens deslumbrantes que concerteza se revelariam. Na minha opinião este factor meteriológico, veio criar uma certa selectividade no percurso que, não fosse o piso pesado, não era demasiado exigente. Mas face a esta condicionante, veio dificultar a vida a quem estava bem preparado e tornar duríssima a tarefa de quem tem relaxado nos treinos. O reforço era mesmo REFORÇO com muita variedade e qualidade. Fica apenas uma nota negativa para o atraso, 20 minutos não se pode considerar ligeiro, pois para quem foi pontual aguardar este tempo e com o tempo de hoje não foi muito agradável. Mas dou o benefício da dúvida pois verifiquei que muitos de "nós" chegou atrasado dificultando o trabalho do secretariado, pese embora a organização ter disponibilizado o secretariado em funcionamento desde 6ª feira, por isso até neste aspecto existirá apenas uma "mea culpa" por parte da organização...e nisso também nós podemos e devemos fazer melhor.
Tal como comecei termino endereçando os parabéns à organização que caminha para a excelência na preparação dos, já famosos, "Pelos trilhos de Lousada"
 

Polegar

Active Member
Pois eu infelizmente não pude ir, pois estou a cargo com uma gripe daquelas quem teimam em não sair. sendo assim quando me coloquei a pé, 7 da matina, chovia cantaros e optei por não piorar a gripe. Com muita pena minha pois ja falei com alguns amigos meus e eles só tiveram elogios ai para a malta. Uma fotos ai da mata no meio da lama é que vinha a calhar bem :mrgreen:
 

Renatogas

Member
Os meus Sinceros Parabens...e deixa-me pena todos aqueles que quiseram ficar em casa
pq eles nao sabem o que perderam!
Nada assinalar....menos a chegada axo que estava muito "pobre" em relação ao ano passado.
Todos se queixam da lama, mas onde esta o vosso espirito de bttista, Btt que é Btt tem que ter Lama. 8)
De resto só quero deixar aqui os meus parabéns ao LousadaBttpor todo o trabalho que tiveram"que nao foi pouco", e pela vossa
dedicação que tiveram de justificar os 500 participantes.

Pro ano è 1000?

Abraço e mais uma vez....Parabèns.
 

depinho

New Member
Foi a minha primeira participação nesta simpática localidade, e não me arrependi do banho que apanhei. 5* em tudo. 44Km são uma meia maratona, mas deu mais "trabalho" e gozo que a maioria das maratonas que fiz. O que mais me agradou foi a totalidade do percurso ser ciclável, não confundiram o BTT com o downhill, como é já usual noutros eventos. Se não andei sempre em cima da bike, não foi pelo terreno mas pelas pernas :mrgreen:. Como disseram, mesmo as descidas pareciam subidas pela lama em em muitos locais abundava, mas esses é o nosso gozo :wink:
Outro ponto bastante positivo, a ser copiado, foi o facto de ao longo de todo o circuito, além do abastecimento, encontrei mais 3 vezes, no cimo das subidas mais agressivas, um jeep com elementos da organização a distribuir água, tendo a simpatia de até abrir as garrafas :p
As marcações estavam inrepreensiveis, substituindo nos desvios as já famosas fitas por setas indicativas. Nunca tive a mínima duvida sobre o traçado, e se num determinado ponto um grupo continuou pela estrada, falhando a entrada, foi porque iam em grupo, e seguiram o lider :mrgreen:, em todos - todos - os pontos mais perigosos ou com passagem de transito estava sempre alguém da organização ou da GNR.
Travessias de rios e ribeiros umas em pontes antigas outras pontes inventadas para a ocasião, que até dava para ir lavando a bike :mrgreen:
Almoço bastante farto - nem o verde branco faltou - banhos sem problemas, lavagem das bikes insuficiente, mas temos de entender que as instalações são emprestadas e a cavalo dado ..... :twisted:
Assim dou os meus parabéns à organização e agradecer a simpatia que por todos foi demosntrada.
Até para o ano.
 

HR

New Member
Viva,

Em jeito de rescaldo a este passeio em que participo pela 3º ano consecutivo daria 19 em 20!

O "ponto" a menos da nota máxima deve-se a 2 detalhes, atraso na partida e apenas 1 mangueira na lavagem das bikes (pelo menos enquanto estive por lá...) de resto esteve tudo em excelente plano:

- chocolate quente a quando do levantamento do dorsal que se desenrolou sem demoras;
- aquecimento em bikes de indoor com uma prefessora de ficar :shock: :mrgreen:;
- percurso ciclável embora muito duro motivado pela lama, mas isto é que é Btt, certo!?;
- marcações sem falhas e com excelente "vigilancia" em tudo o que eram cruzamentos;
- reforço bom;
- vários pontos de água;
- banhos 5*;
- almoço 5* em que até arroz de forno por lá andava :shock:;
- simpatia geral de todo o staff da organização e até dos populares que iam puxando pela malta;

Por fim, um grande abraço aos TombaTrilhos que mais uma vez compareceram em força levando a boa disposição habitual a um dia que se esperava bastante cinzento!

Muitas e boas pedaladas...
HR
 

laluca

New Member
Olá colegas de btt
Mais uma vez rumei a Lousada para levar uma tareia, desta vez meia culpa do Sº Pedro que tratou de endurecer mais o percurso (falta de treino).
Vamos ao que e importante
Percurso 5*
Reforço 5*
Marcação 10*
Cruzamentos 5*
Saída 4*
Resumindo foi excelente e mais uma vez o lousadabtt esta de parabéns :) :)
 

masantos

New Member
Boas
Este sim cumpriu, um passeio onde nao se pode apontar falhas maiores, de resto é BTT (chuva ,lama ,terra ,pedras ,subidas ,descidas e empeno)
 

hugo almeida

New Member
boas caros colegas em nome do clube de cicloturismo lousadabtt, agradeço a v/presença no 4º passeio pelos trilhos de lousada, assim como as v/opiniões e sugestões para nos ajudar a fazer cada vez mais e melhor.

FOTOS E WWW.FILFOTO.NET E EM BREVE NO SITE WWW.LOUSADABTT.COM E 4PASSEIOLOUSADABTT.BLOGSPOT.COM
 

n3rson

New Member
Boas..
Esta foi a minha primeira prova em Lousada e que tareia que os organizadores e S. Pedro nos arranjaram :lol:
Pontos Positivos:
Percurso - mesmo duro era espectacular, depois da Zona dos Insultos :D tivemos descidos espectaculares, fiquei arrependido de nao levar para-brisas do meu carro.
Marcações - tudo muito marcado em todos os pontos necessários, nao havia hipótese de nos perdermos
Reforço - fantastico. Aquelas sandes de presunto estavam de comer o chorar por mais :mrgreen:
Cruzamentos - espectacular. nao havia um cruzamento onde não houvesse pessoas da organização ou policia. Muito bom.
Simpatia - espectacular,fantastica.. a malta de lousada sabe receber os BTTistas
Pontos Menos Bons:
Saída - ocorreu na normalidade mas com um algo atraso.

Para o ano lá estarei..

Abraço.

E as Fotos?
 

pintox

Member
hugo almeida said:
boas caros colegas em nome do clube de cicloturismo lousadabtt, agradeço a v/presença no 4º passeio pelos trilhos de lousada, assim como as v/opiniões e sugestões para nos ajudar a fazer cada vez mais e melhor.

FOTOS E WWW.FILFOTO.NET E EM BREVE NO SITE WWW.LOUSADABTT.COM E 4PASSEIOLOUSADABTT.BLOGSPOT.COM

[/quote



No site filfoto.net não consigo visualizar fotos do evento :s, já estão disponiveis ???
 

bibo_

New Member
Boas bttistas...

Este passeio pelos trilhos de Lousada foi sem dúvida excelente. :clap:
Endereço os meus parabéns à organização e às gentes de Lousada por toda a dedicação e simpatia, principalmente ao “massagista” que me ajudou ao quilómetro 30, quando os músculos começaram da dar de si, resultado da "dureza" do percurso associada à falta de treino.
Uma palavra de apreço às senhoras/meninas bettistas que se fizeram representar em bom número neste passeio.

Quase que me esquecia… e o aquecimento?!... ai o aquecimento… muito bem conduzido pela Srª Professora! : :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Abraço e… até breve….
 

rmatos

New Member
Eu só tenho a dizer o seguinte:

Se para o próximo ano continuarem com um REFORÇO deste "calibre" eu desisto no local do reforço :mrgreen: :mrgreen:

Onde já se viu: Sandes de presunto, marmelada, fiambre, bolinhos de amor (uma menina disse-me que eram cavacas), minis, vinho, sangria....ahhh, e sumos também, e um individuo ser obrigado a sair dali para cumprir mais 20 e tal kms. Tá mal, muito mal :evil: :mrgreen: :mrgreen:


Quanto ao resto do passeio acho que os colegas já disseram tudo que eu poderia ter dito :twisted: :twisted: :twisted:


Para o ano os RODAS TORTAS BTT lá estarão...faça sol, chuva, frio, neve 8) 8) 8) 8) 8)
 
B

BERNARDINHO

Guest
Cumprimentos aos camaradas do pedal e em especial aos que participaram neste passeio.

Antes demais, a prova ficou condicionada pelo mau tempo, facto que é QUASE imprevisível.

Vou começar pelos aspectos a melhorar:
- demasiados trilhos em vinhas, sendo que as terras das ditas vinhas são cultivadas, como tal, são "terras moles" e mais fáceis de enlamear, digo isto, porque Lousada tem trilhos fantásticos, em monte, mais consitentes e desafiantes;
-falta de um segundo reforço(mais leve), porque de facto a prova foi bastante dura, originada pelo mau tempo;
-a entrada numa estrada principal (alcatruada) e depois retomar os trilhos;
-uma mangueira para lavar as bikes, facto que originou filas enormes, agravado pelo facto de a malta estar toda molhada.

aspectos a não mexer;
- passagens em pontes de madeira, nos rios;
-reforço fantástico;
-almoço extraordinário;
-convivio fenomenal.

Espero que não levem a mal, principalmente a organização, mas penso que é sempre possível fazer melhor, sendo que cabe aos participantes contrbuír com as suas opiniões, melhores ou piores.
PARA O ANO AÍ ESTAREI.
 

Olibrito

New Member
Foi realmente um passeio muito bem organizado. As pessoas da organização foram excepcionais sempre a tentar ajudar.

As senhoras do almoço foram excelentes, assim como, o almoço.

Vou ver as fotos que tirei e colocá-las cá.
 

fgomes

New Member
O 4º Passeio Pelos Trilhos de Lousada, foi a todos os níveis espectacular.

O único ponto negativo a considerar, não é para a organização mas sim para alguns dos participantes.

Não consigo perceber que pessoas ligadas a este desporto, pessoas que em principio gostam de natureza não contribuam para a sua preservação. Era enorme a quantidade de lixo espalhado pelos trilhos, então logo a seguir ao reforço era só embalagens de gel vazias, depois da zona de insultos era só garrafas de água espalhadas pelo trilho fora.

POR FAVOR, MAIS CUIDADO;


O empeno foi considerável, a organização esteve a todos os níveis irrepreensível.



Parabéns LousadaBtt

Até 2010.
 

btt199

New Member
Boas
Tudo correu muito bem, tirando o aspecto que o fgomes mencionou bastante lixo que o pessoal deixou pelos trilhos. Temos de ter cuidado..
Até para o ano.
PARABÉNS
 
Top