[Rescaldo] 4ª Maratona Festival Bike/ORBITA - Santarem - 8 Novembro 2008

Patton

Member
Re: RESCALDO - 4ª Maratona Festival Bike/ORBITA - Santarem - 8 Novembro 2008

Boas pessoal!

Esta foi a minha primeira participação na Maratona FestivalBike/ORBITA e devo dizer que foi das melhores maratonas em que já participei.
O percurso estava magnífico (faltavam uns singles, mas com tanta gente a pedalar era complicado), talvez só pecando pelo excesso de alcatrão, mas também há que compreender que o pessoal tinha de esticar para evitar confusões maiores quando se entrasse na parte de terra. De resto era 100% ciclável e aquelas paisagens deixavam qualquer um de boca aberta - talvez por isso tivesse passado por tanta gente parada a tirar fotos :mrgreen:!
Os banhos (para betetistas e máquinas :D) estavam impecáveis, sem filas e, pelo menos para os betetistas, com água quente, algo que nunca tinha apanhado (é o que dá ser sempre dos últimos a chegar :mrgreen:)
Quanto ao almoço, esperava confusão mas qual não foi o meu espanto quando ao fim de dois minutos estava sentado com o meu rico empadão (eu gostei :D).
Da parte da tarde foi volta geral à feira e tirar fotos como se não houvesse amanhã :mrgreen:!
Para o ano lá estarei outra vez com certeza.

Cumprimentos
 

shoko

New Member
Re: RESCALDO - 4ª Maratona Festival Bike/ORBITA - Santarem - 8 Novembro 2008

Viva,

Esta foi a minha 1ª meia-maratona, nunca tinha participado em nenhuma outra seja em Santarém ou noutro local, sempre desconfiei do beneficio que uma destas provas poderia me trazer pois não sai propriamente barato, e ao fim ao cabo são apenas mais 40km que vamos fazer de bike. Mas estava errado, de facto o ambiente que se vive numa destas provas é único e só depois de se participar é que se percebe o gozo que dá pedalar com centenas de bttistas.
Quanto à organização do evento para mim foi perfeita, bastante espaço para estacionar o carro, hora de partida relativamentre pontual, abastecimentos com fartura, percurso bem sinalizado e com dificuldades q.b., zona de banhos agradável e água quentinha, só mesmo o almoço é que deixou um pouco a desejar especialmente aquilo a que chamavam de empadão. E o melhor de tudo é que não havia filas para nada, foi sempre chegar e andar quer nos banhos quer no almoço, para mais de um milhar de participantes foi uma logística muito bem escalonada.
Quantos à criticas que aqui se fazem de se atirar as garrafas de água para o chão, percebo que seja mau que assim o aconteça, mas no fim concerteza que a organização se encarregará de fazer as respectivas limpezas.

Saudações a todos
 

Juanita

New Member
Re: RESCALDO - 4ª Maratona Festival Bike/ORBITA - Santarem - 8 Novembro 2008

Em resposta ao Domos:

"Agora queria aqui apenas realizar uma pergunta...
À passagem do tunel da auto-estrada estava um cota deitado no chão, penso que o acidente deve ter tido alguma gravidade, se alguém tiver informações, digam apenas para o pessoal ficar mais descansado...nunca é bom ver ninguém no chão!!!"


O concorrente foi transportado para o hospital, mas felizmente não foi nada de grave e regressou ao CNEMA
 

Juanita

New Member
Re: RESCALDO - 4ª Maratona Festival Bike/ORBITA - Santarem - 8 Novembro 2008

Ao Nuno Rodinhas:

"Um ponto muito positivo, e q desconhecia, é o apoio aos raiders, parte da BIKEZONE, senão fosse esse apoio ao km 28 onde furei, estava feito, ñ tinha câmara extra comigo, valeu o apoio da BIKEZONE, desde já, o meu muito obrigado."

De facto, a BIKEZONE tinha assistência fixa em diversos locais da prova e inclusivemente assistência móvel com alguns bttistas que circulavam entre vós para o que fosse necessário.


"Continuo a achar uma enorme falta de respeito ver colegas continuarem a deitar garrafas de água, plástico de barritas/gel ao chão, eu fiz 18kms com a câmara q furei ao pescoço...Será assim tão dificil deixar os trilhos limpos?? Afinal são nossos..."

Realmente o percurso ficou num estado lastimoso, mas fiquem descansados que eu e o organizador fizemos ontem os percursos de 40 e 80, na íntegra, e garanto-vos que recolhemos todo o lixo que encontramos.
 

Abrantini

New Member
Re: RESCALDO - 4ª Maratona Festival Bike/ORBITA - Santarem - 8 Novembro 2008

Bom dia,

Ou eu não participei na mesma maratona que o resto dos foristas, ou sou realmente muito exigente...

Gostei da zona de partida / chegada, pelo colorido e pelo clima que proporcionava. Concordo com alguém que escreveu aqui, que é de uma falta de respeito enorme os atrasados, que até podem ser vedetas, passarem para dentro das vedações com a bike à mão, passando à frente de todos aqueles que se levantaram cedo, para evitar partir no fundo do pelotão. Imaginem que todos faziam isso...
Portanto ponto positivo a zona de partida/chegada. Quando cheguei ainda haviam as bebidas da GoldNutricion, muito boas por sinal :lol:

Percurso, muito alcatrão! Concordo que é necessário ao inicio alcatrão e bem largo para "esticar" o pelotão, por isso a passagem por Santarém é uma boa opção. Os trilhos em terra, achei-os sem qualquer interesse, a maioria deles sujos com pedras de entulho. Nem uma descida técnica, nenhum single-track, apenas uma subida em terra de alguma dificuldade, para mim uma desilusão.

Marcações :arrow: , quanto baste, a fita era visivél a longa distância, apenas após um abastecimento achei confuso qual o caminho a seguir.

Abastecimentos, não utilizei, apenas pedi água. Em relação a este ponto seria interessante as organizações colocarem nos metros seguintes aos abastecimentos, contentores de lixo abertos, para o pessoal colocar lá dentro as garrafas plásticas vazias.

Almoço, também não devo ter almoçado o mesmo que vós.... Comi empadão e estava muito bom! Faltou a bela "mini", o tinto era bom, bem como o doce regional tipico, boa ideia!

No geral daria nota suficiente à prova, agora classificarem esta como a melhor prova nacional :shock: :shock: :shock:

Até à próxima! :p
 

Juanita

New Member
Re: RESCALDO - 4ª Maratona Festival Bike/ORBITA - Santarem - 8 Novembro 2008

Ao JJTO: (desculpem mas não estou a conseguir "citar")

"Aspectos negativos: O lixo deixado pelos atletas, é de lamentar, todos sabemos que nestas provas de competição entram profissionais como não profissionais, também sei que para os profissonais que lutam por uma vitoria ou pelo menos por uma boa classificação, por vezes, e psicológicamente , deitam garrafas e pacotes de barras e géis para o chão só para não terem que carregar com mais umas gramitas até ao fim. Nestes casos penso que cabe á organização porque não estão organizar á 2 dias eventos deste tipo, tomarem medidas de forma a reduzir este problema Poderiam aproveitar um colega das MOTOS para no final fazer o rescaldo do percurso e ir ao mesmo tempo recolhendo a maior parte do lixo."

Atrás do último concorrente circulavam duas viaturas da CMSantarém que fizeram uma primeira limpeza do percurso . Como já disse, ontem o percurso foi todo passado a "pente fino" e garanto-vos que ficou exactamente como o encontramos na passada semana. Aliás, até mais limpo, porque em certas zonas recolhemos outro lixo que não nos pertencia...
 

Juanita

New Member
Re: RESCALDO - 4ª Maratona Festival Bike/ORBITA - Santarem - 8 Novembro 2008

Ao Jon Lord:

"Uma pequena nota de desagrado, para o facto de na distribuição de diplomas de participação, estarem algumas pessoas bastante stressadas, a roçar a má educação, estive meia hora na fila, mandaram-me para uma outra mesa de distribuição e no final nem sequer tinham chegado os diplomas de quem fez os 80 Km, resultado para mim não houve diploma e para a maioria do pessoal tambem não. Um aspecto a rever."

De facto, foi uma inovação, mas o sistema informático não ajudou na rapidez que esperavamos. Os diplomas ficaram todos impressos ao final do dia e a organização vai decidir a melhor forma de vos entregar, por CTT, envio para Lojas, ou de outra forma. Mas eles são vossos e vão-os receber.
 

Juanita

New Member
Re: RESCALDO - 4ª Maratona Festival Bike/ORBITA - Santarem - 8 Novembro 2008

Ao Rock 9.2:

"Verifiquei alguma confusão com engarrafamentos na estrada com os carros, neste aspecto penso que fomos uns previligiados mas acho que os automobilistas não gostaram muito de esperar, não sei o que poderá ser feito para melhorar mas talvez passe por mais informação que naquele dia se irá realizar um evento desta envergadura..."

O único problema que existiu, penso que foi nas duas passagens pela nacional 114, que gerou algum engarrafamento de trânsito automóvel. Mas à velocidade que vocês desciam e entravam na Nacional, depois de passagem no segundo Posto de Abastecimento, não nos restava outra solução do que cortar o trânsito na estrada. Também estive lá cerca de 15 minutos parada, mas ninguém morre por causa disso... Tem de existir alguma compreensão e preservar a integridade física dos participantes. A organização colocou nesses locais, em ambos os sentidos, placas de dois metros dirigidas aos automobilistas a informar do que se passava e agradecer a compreensão...
 

Juanita

New Member
Re: RESCALDO - 4ª Maratona Festival Bike/ORBITA - Santarem - 8 Novembro 2008

Em nome da organização, agradeço as mensagens que aqui deixaram :wink:


E para 2009 fica a promessa de cerveja, bom café e massagistas femininas :mrgreen:
 
Re: RESCALDO - 4ª Maratona Festival Bike/ORBITA - Santarem - 8 Novembro 2008

boas tb foi a primeira participação no festival bike quanto á partida passei á meta ja iam decorridos 6m57s mas mesmo assim fiquei nos primeiros 350 para mim foi exelente, quanto ao percurso alcatrão quanto baste e devo de dizer que já participei em muitas maratonas e meias maratonas, mas poucas tinham o nível de dificuldade como esta foi sempre a subir doh.
-percurso: muito alcatrão, muita subida
-Banhos: bons estavam quentinhos
-almoço: bom havia muita escolha (bacalhau e empadão)


podem ver aqui algumas fotos que fui tirando durante o percurso
http://btt-aguiar.blogspot.com/
 

Gaija

New Member
Re: RESCALDO - 4ª Maratona Festival Bike/ORBITA - Santarem - 8 Novembro 2008

Juanita said:
E para 2009 fica a promessa de cerveja, bom café e massagistas femininas :mrgreen:

a mim bastava-me mesmo só uma massagem :D É que só soube das massagens pelos relatos :(


Já agora... Alguém me sabe dizer o ACUMULADO REGISTADO PELAS VOSSAS MÁQUINAS dos 40 km?

Obrigada :)
 

ASG

New Member
Re: RESCALDO - 4ª Maratona Festival Bike/ORBITA - Santarem - 8 Novembro 2008

Gaija said:
a mim bastava-me mesmo só uma massagem :D É que só soube das massagens pelos relatos :(

Ah pois é... massagens???? ONDE???? :evil:
 

ruilopes

New Member
Re: RESCALDO - 4ª Maratona Festival Bike/ORBITA - Santarem - 8 Novembro 2008

Ola a todos.
Fim de semana sensacional, para quem tem paixão pelas bicicletas.
A feira tava fantástica e pena que o paitrocinio não abrir os cordões a bolsa.
Esta maratona esta cada vez melhor, e já e sem duvida uma das melhores maratonas que se realizam
em Portugal, por isso os parabéns a FullSport e ao Sr Carlos Pereira, tava tudo 5 estrelas.
A prova em si ja sabia que iria ser muito dura, difícil já que o percurso era selectivo e a concorrência
era fortíssima, e foi isso mesmo que veio a acontecer.Tive que ter muita concentração e espírito de sacrifício
para poder vencer,sabia que não podia deixar a corrida para o fim já que os meus principais adversários eram
fortíssimos a rolar e de certeza que na parte final tirava bilhete, por isso tive que atacar muito forte nas principais
subidas e ai consegui ganhar a corrida, já que só o José Silva e o Sérgio Ribeiro que iam para os 80km conseguíram ir
no ritmo, desde já agradeço a estes dois grandes ciclistas que muito me ajudaram e incentivaram nos muitos km que
rolamos juntos, na viragem das duas maratonas a vantagem já era +/- de 1 minuto para o David Inácio e para o Ismael
Graça mas não dava para tirar o pé do acelerador já que estes senhores são mesmo muito fortes a rolar, e foi com os dentes
cerrados que os últimos km foram feitos, mas valeu sem duvida o esforço, e muito bom vencer na maratona da minha cidade e
perante os meus amigos.
Quero igualmente dar os parabéns a todos os participantes da maratona e sem duvida e grande espectaculoso ver tanto ciclista junto,
e os parabéns aos vencedores Ze Silva, Ângela Fernandes e á Madalena.
Estão tb de parabéns o meu amigo e colega de treino Rodolfo que conseguiu um excelente 4 lugar, a minha futura colega de equipa
Sandra Araújo que mostrou que esta ao nível da atleta polaca nas maratonas e sem duvida ao Rodrigo Gomes que fez uma excelente classificação
na maratona dos 80km.
Foi o terminus da época agora são 2 semanas de descanso activo, para preparar a próxima época com o meu treinador
(prof João Mascaranhas) e espero que a próxima época corra bem, já que o desafio de pertencer a equipa da BTTrihos
onde estão o meu amigo e campionissimo Ricardo Marinheiro, Rodrigo Gomes, Sandra Araújo e Daniel Marques e sem duvida
de enorme responsabilidade, mas vamos a luta.
O meu muito obrigado ao Sr. Luís do ginásios Power Life de Santarém que sempre me apoio e me disponibilizou o seu ginásio
para fazer a minha preparação, espero poder continuar a contar com ele.

Ao rui santos e ao nuno rodinhas um abraço de amizade pelas palavras, e podem contar sempre comigo para bombar forte
nas vossas provas (raid de Granja e Rota dos Castelos)
Ja chega de papos pro ano a mais.
Um abraço a todos.
Pedro Lopes

FOTO01.jpg


FOTO02.jpg


wallpaper.jpg


san081152b.jpg
 

pesteves

Utilizador Banido
Re: RESCALDO - 4ª Maratona Festival Bike/ORBITA - Santarem - 8 Novembro 2008

Boas
Fui para os 82 Km, e gostei do percurso. Boas subidas :yeah:
É uma pena ver tanto lixo espalhado, mas ainda bem que tudo ficou limpo.
Parabéns à organização.

Pesteves
 

Juanita

New Member
Re: RESCALDO - 4ª Maratona Festival Bike/ORBITA - Santarem - 8 Novembro 2008

Informo que os diplomas que não foram levantados, serão enviados por CTT, durante as próximas semanas.
 
Re: RESCALDO - 4ª Maratona Festival Bike/ORBITA - Santarem - 8 Novembro 2008

Leio as reclamações :roll:

:arrow: Os jerseys eram pequenos e as t-Shirts mais ainda;
:arrow: A supervisão do trânsito pela polícia não foi tão completa como poderia ter sido.
:arrow: Alguns participantes mais tardios colocam-se à frente de outros na meta de saída;
:arrow: Percurso com muito alcatrão, Muita “parede” e sem “single tracks”;
:arrow: Há quem se apeie nas subidas e não se desvia p´ra deixar passar quem vem montado.
:arrow: “javardos” que se acham “prós”( E mesmo que o fossem ?) a deitarem o lixo no chão;
:arrow: No final as máquinas que forneciam bebidas isotónicas e proteína de recuperação foram só para o “bota baixo” dos primeiros e os últimos ficaram a “cheirar” nada ?
:arrow: A água do banho, apesar de não estar gelada estava fria.
:arrow: O empadão não prestava e o bacalhau com natas (embora pouco melhor) acabou cedo, não havia cerveja e o café, mesmo p´ra ser horrível tinha de ser melhor;

:shock: :shock: :shock:

Pois eu nesse mesmo dia...
:p Levantei-me à hora que quis, saí de casa em primeiro e sem passar à frente de ninguém;
:) Levei um dos meus jerseys que tem a minha exacta medida;
:D Escolhi o percurso que me apeteceu, rolante e trepante QB e até com um ou outro single track e não precisei de polícia nem encontrei algum pelo caminho;
:wink: Não estorvei ninguém quando me apeteceu parar... parei onde quis e quando quis;
8) Não tive de me chatear a chamar “ porco de mer**” a alguém que mandasse lixo para o chão;
:lol: Cheguei a casa, retirei do frigorífico e bebi a minha bebida Isotónica, tomei o meu duchinho bem quentinho, comi uma grelhadinho acompanhado de salada e no fim, bebi um decafeinato Intenso, tirado na minha nova Nespresso.

Hummm ??? Porque será que, fazendo eu BTT há quase 14 anos !!!! Morando eu no Vale de Santarém, ali a 2 quilómetros do CNEMA não fui à Maratona Festibike ???
Porque será ??
Pelo menos.... não reclamo.

:twisted: :twisted:
 

pjventosa

New Member
Re: RESCALDO - 4ª Maratona Festival Bike/ORBITA - Santarem - 8 Novembro 2008

Antes de me alongar com comentários e sugestões queria referir que gostei muito de participar nesta Maratona (mo meu caso foram os 40 kms) e penso repetir para o próximo ano.

Já li muito do que aqui se disse e embora haja muitas opiniões, algumas com sentidos opostos, se formos ver bem, todos têm razão. É uma questão de expectativas.

Este evento teve quase 2.000 atletas. Isto faz toda a diferença. Já fiz meia dúzia de competições e a mais numerosa tinha para ai uns 500 Bttistas. Quando se tem um alvo tão populoso é normal que o produto oferecido tenha isso mesmo em consideração, naturalmente sem os detalhes, tipo artesanal, quando a “clientela” é muito menor. E neste contexto acho, pessoalmente, que o produto oferecido foi simplesmente ESPECTACULAR. A todos os níveis. Obviamente pode melhorar e para mim basta alterar um só aspecto que mencionarei ai à frente.

Não podemos nem devemos estranhar que exista muito alcatrão, aliás os quase 9 kms efectuados dentro da cidade até ao primeiro piso de terra tiveram uma componente de público a assistir com dimensão que não é normal ver-se em outras provas de BTT. O que é deveras entusiasmante. Eu gostei muito.

Foi igualmente importante que os trilhos escolhidos fossem mais largos, sem a tão famosa e apreciada componente do chamado “single track”. Que eu também aprecio particularmente. Nestes moldes, infelizmente, não dá e temos que entender e aceitar isso. Os mais fundamentalistas terão que ir fazer outras provas com menos pessoal. No meu caso saio com a malta da Venda do Pinheiro / Malveira, quem quiser visite o nosso ponto de encontro em http://www.forumbtt.net/index.php?topic=19565.new;topicseen#new e pode desfrutar de mais belo que há do Oeste para pedalar, ou então escolho outras provas com em Óbidos, ou no Alentejo, etc…

Vou-me deixar de teorias e mencionar que valorizei a Organização. Não tive quaisquer ressalvas (pelo menos relevantes) para uma prova tão grande e que envolve tanta gente. Temos de nos orgulhar de termos pessoas capazes de liderar e montar este espectáculo. Valorizei também o espírito de competição que vi. Aguerrido, mas sem faltas de respeito. Ultrapassagens, mas sem pôr em causa a integridade física do colega. Com tanta gente foi muito bom poder passar, verificando que a minha condição física está ok, mas também ser passado e pensar que ainda pode melhorar (vou apostar nisso). Valorizei os postos de abastecimento e as indicações, não tendo havido um único momento em que tive dúvidas quanto ao trajecto.

Para mim, a única falha foi no track (40 kms) disponibilizado na Internet, tinha menos 3 kms e uma subida a menos. Vivemos bem com isto.

A minha SUGESTÃO: Simples e resolvia o problema da necessidade do alcatrão e dos trilhos largos (isto se houver outros, dado que não conheço a zona). Façam saídas faseadas, por distância, sexo, escalões etários, profissionais, amadores, etc…. Há tantos critérios que podiam ser adoptados. Não entendo porque não se pensou nisso. Com a tecnologia disponível não haveria qualquer problema em efectuar uma classificação final e o problema dos aglomerados ficaria diminuído. Pensem nisso.

Abraço,

Paulo
 

sagghy

New Member
Re: RESCALDO - 4ª Maratona Festival Bike/ORBITA - Santarem - 8 Novembro 2008

Boas,

Pela primeira vez participei no evento, e só posso dar os parabéns a todos, e por isso:

PARABÉNS a TODA a ORGANIZAÇÃO do EVENTO !!!

Tudo muito bem organizado.

Abraço e continuem assim.
 

JoãoM

New Member
Re: RESCALDO - 4ª Maratona Festival Bike/ORBITA - Santarem - 8 Novembro 2008

paulo_strike_ribeiro said:
Leio as reclamações :roll:

:arrow: Os jerseys eram pequenos e as t-Shirts mais ainda;
:arrow: A supervisão do trânsito pela polícia não foi tão completa como poderia ter sido.
:arrow: Alguns participantes mais tardios colocam-se à frente de outros na meta de saída;
:arrow: Percurso com muito alcatrão, Muita “parede” e sem “single tracks”;
:arrow: Há quem se apeie nas subidas e não se desvia p´ra deixar passar quem vem montado.
:arrow: “javardos” que se acham “prós”( E mesmo que o fossem ?) a deitarem o lixo no chão;
:arrow: No final as máquinas que forneciam bebidas isotónicas e proteína de recuperação foram só para o “bota baixo” dos primeiros e os últimos ficaram a “cheirar” nada ?
:arrow: A água do banho, apesar de não estar gelada estava fria.
:arrow: O empadão não prestava e o bacalhau com natas (embora pouco melhor) acabou cedo, não havia cerveja e o café, mesmo p´ra ser horrível tinha de ser melhor;

:shock: :shock: :shock:

Pois eu nesse mesmo dia...
:p Levantei-me à hora que quis, saí de casa em primeiro e sem passar à frente de ninguém;
:) Levei um dos meus jerseys que tem a minha exacta medida;
:D Escolhi o percurso que me apeteceu, rolante e trepante QB e até com um ou outro single track e não precisei de polícia nem encontrei algum pelo caminho;
:wink: Não estorvei ninguém quando me apeteceu parar... parei onde quis e quando quis;
8) Não tive de me chatear a chamar “ porco de mer**” a alguém que mandasse lixo para o chão;
:lol: Cheguei a casa, retirei do frigorífico e bebi a minha bebida Isotónica, tomei o meu duchinho bem quentinho, comi uma grelhadinho acompanhado de salada e no fim, bebi um decafeinato Intenso, tirado na minha nova Nespresso.

Hummm ??? Porque será que, fazendo eu BTT há quase 14 anos !!!! Morando eu no Vale de Santarém, ali a 2 quilómetros do CNEMA não fui à Maratona Festibike ???
Porque será ??
Pelo menos.... não reclamo.

:twisted: :twisted:

Daí viver-se em democracia, em que cada um exprime a sua opinião livremente e, pelo menos nisto, só vai quem quer!
Por outro lado, e acima de tudo, só quem vai é que faz falta!

Abraço e Boas Pedaladas,
JoãoM
 

mdaniel

Member
Re: RESCALDO - 4ª Maratona Festival Bike/ORBITA - Santarem - 8 Novembro 2008

Pois após 2 anos impossibilitado de marcar presença, este ano não falhei :mrgreen:.
Para 1ª participação numa maratona desta envergadura achei tudo muito bom, não nos devemos esquecer que não é organizar um evento para 100 ou 200.
A comida era boa q.b. , os banhos eram quentes, as marcações visiveis e os precalços que houveram foram derivados ao amontoado de participantes, sendo muito dificil evitá-los.
Resta-me dizer que se for possivel para o ano lá estarei :mrgreen:.


E parabéns para a organização pois parece-me que de ano para ano têm aprendido com os erros :hehe:
 
Top