[Rescaldo] 4ª Maratona Festival Bike/ORBITA - Santarem - 8 Novembro 2008

RicardoTerminal

New Member
Re: RESCALDO - 4ª Maratona Festival Bike/ORBITA - Santarem - 8 Novembro 2008

Foi a minha estreia neste evento, e achei 5*****, o percurso os 80km era acessivel e muito agradavél de se fazer, o unico ponto negativo vai para a falta de cerveja no almoço, o que é imperdoável para um almoço de verdadeiro bttista!!! Para mim o empadão estava muito bom!!! :wink:
 

n_reis

New Member
Re: RESCALDO - 4ª Maratona Festival Bike/ORBITA - Santarem - 8 Novembro 2008

Foi a minha primeira vez na Maratona Festival Bike, e apenas posso dizer que gostei bastante, um percurso bastante rolante, mas em eventos com esta quantidade de participantes, é a melhor solução, abastecimentos NOTA 10, as laranjinhas, estavam óptimas, banhos de água quentinha como se quer, parqueamento para as bikes, para podermos ver a feira descansados da Burra, o almoço estava bom qb, o café, se é que se lhe podia chamar isso, para ser horrivel teria que ser um bocado melhor e a exposição estava espectacular. Para o ano, é um evento par certamente não faltar!!!

Saudações BTTistas!!! :cheers:
 

triatleta

New Member
Re: RESCALDO - 4ª Maratona Festival Bike/ORBITA - Santarem - 8 Novembro 2008

Se o ano passado tive oportunidade de fazer algumas críticas construtuivas directamente a um elemento da organização e este ano tive a oportunidade de dizer a essa mesma pessoa que o evento melhorou MUITO em comparação com o ano anterior.

Quanto ao alcatrão, de facto no 80kms, fizémos muitos quilómetros em estrada asfaltada. Mas relembro alguns aspesctos a considerar:
- é a única forma de fazer ligação entre alguns troços de terra;
- serve para comer, beber e recuperar um pouco. Execepto quando é a subir, claro;
- não se podem abrir caminhos para um evento em terrenos que não pertencem à organização.

Para mim, época (bem) encerrada.
 

CMarques

New Member
Re: RESCALDO - 4ª Maratona Festival Bike/ORBITA - Santarem - 8 Novembro 2008

Uma perspectiva diferente…

Nunca me tinha atrevido a participar neste evento por achar que era muita confusão…. Confusão?! Não vi confusão nenhuma, fiz as subidas sem desmontar e as descidas sem stress escolhendo o melhor local por onde passar… realmente o melhor para quem não vai competir é ficar para o fim

E é nesta perspectiva que faço a minha avaliação à logística do evento:

Percurso muito bem escolhido:
. permitindo a dispersão dos muitos participantes
. com algumas subidas muito duras mas que se faziam, eu consegui (mas se forem em menor quantidade... :oops: )
. muitas descidas também cicláveis e sem grande perigo
. algumas partes rolantes para descontrair conversando e conhecendo a paisagem
. muito bem marcado (as fitas largas cor de laranja destacam-se ao longe)

Segurança
Estavam lá, onde era preciso

Abastecimentos
. qualidade, diversidade e quantidade (e já tinham passado pelo menos uns 1450 participantes)

Banhos
. não sei se eram 8 ou 10 duches, mas era a quantidade suficiente (tendo em conta o número de participantes femininas)
. Temperatura da água…esta foi a única parte negativa… parece que as mulheres não tiveram a mesma sorte… a água estava fria (não era gelada… tinha algum aquecimento, mas nem a temperatura tépida atingiu, e os homens ali mesmo ao lado com água quente, estranho…)

Almoço
. foi chegar, servir e sentar…. excelente!
. adorei a sopa e o empadão também estava muito bom

Foi sem dúvida uma agradável surpresa…. um dia muito bem passado.

Dos eventos em que participei até hoje, e tendo em conta o elevado número de participantes, esta foi a que teve a melhor organização

Parabéns à FullSport e para o ano, se ainda tiver forças para isso, lá estarei!!!

Cristina
 

ndionisio

New Member
Re: RESCALDO - 4ª Maratona Festival Bike/ORBITA - Santarem - 8 Novembro 2008

Bons Dias,

Desde ja agradeço a organização da 4ª Maratona Festival Bike estão de Parabens.
Excelente percurso, excelente almoço, bons banhos. Em suma 5 *****

Pró ano lá estarei e para fazer bem mais que os 46 KM. :mrgreen:
 

Mutley

New Member
Re: RESCALDO - 4ª Maratona Festival Bike/ORBITA - Santarem - 8 Novembro 2008

Boas, na minha opinião 3 pontos a considerar e a melhorar se possivel.
1 - Menos alcatrão se possivel.
2 - Bacalhau com natas mas com bacalhau ok :lol:
3 - As massagens com massagistas do sexo feminino era a cereja em cima do bolo :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Tudo 5 estrelas, parabens à organização

Abraços

Francisco Branco
 
M

metale

Guest
Re: RESCALDO - 4ª Maratona Festival Bike/ORBITA - Santarem - 8 Novembro 2008

Bom dia, pessoal.

Não conheço ninguém aqui, e provávelmente só me conhecem como "o parvalhão do carro vermelho que forçou a passagem pelo meio do pelotão" na primeira subida logo após aparentemente terem saído do CNEMA.

Deixem-me dizer-vos primeiro que tudo, que sou muito apologista do respeito pelos ciclistas. É um meio de transporte e/ou lazer tão válido como qualquer outro, e indiscutívelmente tem o seu lugar nas vias públicas.

No entanto, a "supervisão" da parte da polícia ontem não foi tão completa como poderia ter sido. Cortaram na "rua O" (a circular urbana), cortaram na rotunda cá em cima ao pé do hotel, esqueceram completamente a rotunda do retail park (junto ao CNEMA, onde está o aki, jumbo, etc). Quem, como eu, saía do retail park, não tinha nenhuma alternativa para onde ir (uma vez que estavam a dar a rotunda em contramão), mas isso não é grave, desde que estivesse aí a polícia a orientar e a pedir para esperar. Mas os condutores que aí estavam não faziam ideia do que se estava a passar, se era um grupo de amigos, um passeio, ou algo mais organizado (como se veio a perceber depois de mais de 10 minutos) embora sem a presença da polícia ali.

Polícia essa que depois também acabaria por não deixar-nos, condutores, tomar essa subida atrás / no meio das bicicletas, gerando, admito, bastante insegurança (como vim a perceber mais tarde), só mandando encostar os carros lá em cima. Sim, os carros podiam ter parado antes, e esperado que as bicicletas subissem todas. Mas compreendam, eu quando vou numa estrada e vejo bicicletas, não é suposto parar... para isso é que costuma lá estar a polícia, mas não estava. Adiante.

O que vim aqui dizer foi que não foi nada deliberado para atrapalhar ou pôr em perigo os ciclistas, nem da minha parte nem dos outros automobilistas que estavam na minha situação. Foi mais desinformação e falta de conhecimento do que se estava a passar, e para onde deveriamos seguir. Desculpem lá qualquer coisinha quanto a isso... :oops:

Abraço a todos e continuação de boas maratonas.

PS: se este post não estiver correcto aqui, estejam à vontade para mover para outro sítio.
 

luispe

New Member
Re: RESCALDO - 4ª Maratona Festival Bike/ORBITA - Santarem - 8 Novembro 2008

ola a todos bem a minha opnião vai ao encontro de todas as que aqui estão descritas ou seja um percurso razoavél muito alcatrão é certo mas a volta da praxe a santarem tem de ser feita, logo compreende-se bem marcado algumas dificuldades não tanto quanto esperava porque era bastante ciclavel, os abastecimentos 5* ,banhos supreendeu-me a forma como a organização resolveu até estancionamento para as bikes tinham, agua quente enfim 5* já que não facil tendo em conta que são 2000 participantes .Almoço foi alvo de criticas , para mim a comida estava boa não provei o "empadão" o café bem isso tem de ser melhorado consideravelmente De uma forma geral o evento tem tudo para ser o melhor e o maior de Portugal.
QUERIA APENAS DEIXAR UMA PALAVRA AOS "SERES HUMANOS" OU "ANIMAIS" QUE CONTINUAM A DEITAR O LIXO PARA O CHÃO NÃO PODEM PERDER UNS SEGUNDOS A ENCHER O BIDOM OU GUARDAR O PACOTE DO GEL COM ELES ATÉ AO FIM.DESCULPEM MAS NÃO SE COMPREENDE.
 

Gaija

New Member
Re: RESCALDO - 4ª Maratona Festival Bike/ORBITA - Santarem - 8 Novembro 2008

Quanto à maratona em sim só tenho a dizer que gostei! Também achava de 1600 pessoas ia ser muita confusão mas qual quê? Não notei nada. Fiz o percurso ao meu ritmo e sem ter incomodado ninguém sempre que desmontava. Nem dei pelos quilometros passarem... As subidas é que foram o pior :s Se calhar não era preciso tantas "paredes" Subidas sim mas tão grandes não... O percurso estava muito bem sinalizado. O pessoal era simpático e o apoio e preocupação de outros participantes é algo que nos toca sempre! Aliás... posso ter sido das últimas a chegar... mas cheguei com um sorriso de Orelha a Orelha. Muito feliz! Senti-me umai :#1:

O meu banho foi a seguir à CMarques e eu tive água quentinha :p Outras que lá estavam ao mesmo tempo tomaram de água fria... Acho que foi uma má escolha do termo-acumulador Foram todas para o mesmo lado ;)

Bacalhau com natas? Massagistas? Onde? Onde? Levei com EMPADÃO que estava 5* e sopa 6* e SOBREMESA 10*.

Agora o ponto negativo. Não vai paraa organização. Vai para os participantes que atiram o seu lixo para o chão. Embalegens de geis, garrafas de água, bidons, CÂMARAS DE AR! Não me digam que caiu tudo da mão que não acredito. Mas é vergonhoso que um desporto dito AMANTE DA NATUREZA provoque tanto lixo. Se para se pertencer à liga dos primeiros é preciso adoptar esse tipo de comportamento, então prefiro bem mais a minha liga dos últimos! Talvez a introdução de uma penalização de 1 min para quem fosse visto a deitar lixo fora mudasse algumas mentalidades... devolver a embalagem ao sítio de onde ela vem não vos corta o ritmo... e que peso tem ela? É o que tenho a dizer... Vergonhoso!
 

Nakaias

New Member
Re: RESCALDO - 4ª Maratona Festival Bike/ORBITA - Santarem - 8 Novembro 2008

Para mim esteve tudo 5*****! Banho de água quente, almoço bom e sem fila, "garagem" para as bicicletas, abastecimentos, assistência, marcações, o percurso (variado q.b.), enfim, tudo excelente (ainda mais pelo número de participantes).
Um reparo para muita gente que subiu a pé sem se preocupar minimamente em desviar-se para deixar passar quem subia montado :cadeirada:; e continuo a não perceber porque é que o pessoal se queixa das muitas(?) subidas... Toda a informação sobre altimetria foi disponibilizada desde o início, bem como os road-books. Só foi "enganado" quem quis...
Para o ano, concerteza, lá estarei! :exacto:
 

Dr.Toxic

New Member
Re: RESCALDO - 4ª Maratona Festival Bike/ORBITA - Santarem - 8 Novembro 2008

Boas caros colegas,
Os parabens á organisação por este evento...de facto é mesmo o evento do ano visto entramos mesmo num meio em que só se fala em bikes por todas as vertentes..
Fiz os 80kms e,visto ser de Viseu e gostar de subir e descer, acho que o percurso foi duro como todos os outros pois tudo depende do ritmo que impomos...engraçado foi que ao km 40 e pouco juntei-me a dois colegas (um de Sintra e outro da Sirla Team) e até á final foi sempre a dar gaz,ninguem queria ficar pa trás...foi muito bom...fizemos o sprint até á meta...o de Sintra fez 20º eu 21º e ou da Sirla Team 22º...se estes amigos lerem esta mensagem favor dizer algo...espero que nos encontremos por aí...
Um ponto negativo para a organisação: massagens feitas por homens??????????? na...... para o ano keremos algo muito mais relaxante... :hehe: :cheers: :D
Abraços a todos e venha agora a Maratona da Beselga....
 

BR_STB

New Member
Re: RESCALDO - 4ª Maratona Festival Bike/ORBITA - Santarem - 8 Novembro 2008

Bom..que mais há a dizer, evento 5*
Correu-me pessimamente mas não deixo de admitir que tudo estava maravilhosamente preparado para receber o pessoal.

O meu objectivo era baixar o meu tempo pessoal mas dei por mim ao Km 30 cheio de cambrias e tive que abrandar e parar constantemente...foi um castigo o resto da maratona...

De resto e comparando com as ultimas que participei gostei mt.

Pena foi mm as jerseys que foram para a gaveta...

Parabens a todos os que tiveram envolvidos na organização.
 

braulio.afonso

New Member
Re: RESCALDO - 4ª Maratona Festival Bike/ORBITA - Santarem - 8 Novembro 2008

Boas. Para mim Foi a estreia no Festibike. E numa opinião geral, achei que quase tudo esteve bem... o Almoço podia ter sido melhor de facto, mas percurso, marcações segurança etc esteve tudo ao nivel do preço Pago na inscrição...

Agora só me desagradou uma coisa.... COM TANTO ESPAÇO NO CNEMA HAVIA NECESSIDADE DAQUELE ENTUPIMENTO TODO INICIAL??????

Eu por acaso só demorei cerca de 6 min. a passar a partida após o arranque , mas acho que os ultimos demoraram mais de 8min....

Como dizia o Diácono Remédios..." NÂO HABIA NEXECIDADE....."""ZZZ

Cumprimentos a todos ;)
 

JJTO

New Member
Re: RESCALDO - 4ª Maratona Festival Bike/ORBITA - Santarem - 8 Novembro 2008

Bom dia

Na minha opinião a Maratona de 2008 foi melhor que a anterior, houve mais e melhor BTT !!! :) Parabéns á Organização :p

Aspectos Positivos: Percursos, Abastecimentos, Água quente, Almoço.

Aspectos negativos: O lixo deixado pelos atletas, é de lamentar, todos sabemos que nestas provas de competição entram profissionais como não profissionais, também sei que para os profissonais que lutam por uma vitoria ou pelo menos por uma boa classificação, por vezes, e psicológicamente :mrsock:, deitam garrafas e pacotes de barras e géis para o chão só para não terem que carregar com mais umas gramitas até ao fim. Nestes casos penso que cabe á organização porque não estão organizar á 2 dias eventos deste tipo, tomarem medidas de forma a reduzir este problema :!: Poderiam aproveitar um colega das MOTOS para no final fazer o rescaldo do percurso e ir ao mesmo tempo recolhendo a maior parte do lixo :ideia:

Para o ano que haja saúde para voltarmos novamente :yeah:
 

Trufox

New Member
Re: RESCALDO - 4ª Maratona Festival Bike/ORBITA - Santarem - 8 Novembro 2008

Tal como tinha já dito na promoção do evento, o percurso não era muito difícil, tinha era uma 4 ou 5 grandes paredes a dificultar a coisa... Não encontrei nenhum problema desta vez com o evento, tirando que me calhou empadão... Aquele areão podia ter sido contornado com uma estrada que passa mesmo ao lado... Mas enfim a areia também faz parte...

Já agora o diploma de participação com o tempo e classificação foi uma ideia muito gira!!! Pena a classificação :rotfl:


Classificações já disponíveis em http://www.fullsport.pt/full_maratona2008/store/index.php?pag=paginas&enterprise_id=55
 

mago

New Member
Re: RESCALDO - 4ª Maratona Festival Bike/ORBITA - Santarem - 8 Novembro 2008

Boa tarde,

já agora vou dar o meu contributo também, com a avaliação pessoal desta maratona.

É apenas a segunda que faço (fiz a do ano passado). Alguns dizem que foi mais dura que a anterior, eu achei mais acessivel.
A minha classificação melhorou substancialmente do ano passado (22º) para este ano (6º).

Montar um evento desta envergadura e ninguém encontrar defeitos não é mesmo nada fácil.
Conheço o Carlos Pereira (Fullsport) há mais de 15 anos, foi meu colega na Sicasal (1993) e mais tarde meu director desportivo no Barbot/Torrie (2002). Agora somos parceiros, já que represento a GoldNutrition que está em eventos organizados pela Fullsport, e por outro lado a Fullsport é o fornecedor dos meus equipamentos de BTT. Só para dizer que o Carlos Pereira em tudo o que se mete é com intuito de ser a referência nacional.

Pessoalmente poucos aspectos negativos tenho a apontar. E alguns dos que tenho nem é para a organização, mas sim para a mentalidade e postura de alguns participantes.

A começar logo pela partida, acho uma falta total de respeito, "atletas" que chegam mais tarde que os outros, porque faz frio e na caminha é que se está bem, e acham-se no direito de colocar as suas bicicletas á frente dos que já lá estão há mais de uma hora a guardar a sua posição de partida! Não li no regulamento da organização o artigo que referia que os betetistas "rápidos" poderiam colocar-se na frente dos menos rápidos, e nem li qual o critério de seleção desses mesmo ciclistas.

Quanto aos abastecimentos não me posso pronunciar, pois nunca páro. Só sei que a GoldNutrition forneceu cerca de 4000 barras energéticas.

No final também colocámos máquinas a fornecer bebidas isotónicas Goldrink e proteina de recuperação Total Whey. Mas como já é habitual os primeiros "sentam-se" em frente ás máquinas e bota abaixo, só que passadas 3 horas ainda está a chegar pessoal, e esses não chegam a "cheirar" o produto. Gastámos 250 litros de água, 30 frascos de Goldrink e 10 frascos de 2kg de Total Whey morango.

Os banhos estavam 5 estrelas, apanhei água quente :wink:

O almoço, não estava mau, tendo em conta o número de refeições que tiveram que fornecer, as minhas criticas vão para a falta de imperial :cheers: e o café ser muito fraco.

Parabéns Fullsport e especialmente Carlos Pereira.
Para o ano podes contar de novo comigo e com a GoldNutrition. Eu próprio tirei os meus apontamentos de forma a melhorar o serviço para o próximo ano.


ps. também podem encontrar fotos em www.freebike.pt

Vitor Gamito
www.gamito.eu
 

triatleta

New Member
Re: RESCALDO - 4ª Maratona Festival Bike/ORBITA - Santarem - 8 Novembro 2008

É pá, na sequência desta crítica do Vitor Gamito, vou dizer que eu próprio também melhorei :D e este ano não saltei as barreiras de protecção para me posicionar mais à frente :mrgreen: Mas rapei um frio do caraças durante uma hora :mrgreen: e o aquecimentos foi sempre a fundo ao zigue-zague entre os outros participantes atrás de um indivíduo de branco com mochila às costas e com uma TREK vemelha :wink:
 

Pescador

New Member
Re: RESCALDO - 4ª Maratona Festival Bike/ORBITA - Santarem - 8 Novembro 2008

Parabens, teve excelente...
O percurso muito bem escolhido, durinho como se gosta :mrgreen: e que deu para esticar o pelotão e evitar engarrafamentos
O almoço não era nada de especial mas até gostei do empadão
Objectivo cumprido, ficar nos 200 primeiros (123º 2:11)
Agora é treinar mais para que na próxima fique nos 100 primeiros :roll: :roll: :roll:
 

mchaparro

New Member
Re: RESCALDO - 4ª Maratona Festival Bike/ORBITA - Santarem - 8 Novembro 2008

Estive LÁ

So tenho a dizer que o percurso  tinha muito
alcatrao mas de resto teve muito bom :D


Espero ire para o ano
5***** :hehe:
 

huppy

Member
Re: RESCALDO - 4ª Maratona Festival Bike/ORBITA - Santarem - 8 Novembro 2008

Boas tardes

Eu estive presente pela primeira vez e gostei bastante, tudo de bom ja foi mencionado!
Eu pessoalmente achei que os inscritos eram muitos, ouve 2 ou 3 sitios que tive que andar por culpa do excesso de pessoas, as passagem estreiras e as subidas complicadissimas nao podem ser colocadas tao proximas da partida!
As marcacoes depois da divisao para os 80 km podiam ter mais 1 ou 2 fitas que tive de andar em 2 ou 3 sitios em "busca da fita perdida".
E pior ainda chegar ao restaurante com um cheiro agradavel a bacalhau e ja nao havia! :cry:

Mas pelas criticas que ouvi dos outros anos melhou muito, estiveram muito bem, as criticas que assinalei nao considero graves, apenas pontos a referir, nada de mais!

abrazzo
 
Top