[Rescaldo] 4ª Maratona Festival Bike/ORBITA - Santarem - 8 Novembro 2008

Re: RESCALDO - 4ª Maratona Festival Bike/ORBITA - Santarem - 8 Novembro 2008

Foi um prazer participar nesta maratona...

Só uma logística muito boa pode pôr de pé um evento desta natureza, e julgo pelo que vi, ouvi e tenho lido por aqui nota final é muito boa.
Para quem como eu estava "de pé atrás" após ter constatado que tinha acabado de receber jersey dois números abaixo do necessário e uma T-shirt que mais parecia um saco de batatas, teve de se render ás evidências...

Unanimidade de opiniões é praticamente impossível obter, se até no nosso agregado familiar é impossível obter esse consenso, quanto mais numa família tão alargada de BTTistas.

Para mim o trajecto foi muito bem escolhido tendo em conta o número de participantes, uma vez que fiz parte da ultima metade do pelotão, vim-me obrigado muitas vezes a alinhar pela equipa dos desmontas, não por falta de pernas, mas por falta de espaço. E aí vem a primeira crítica, quem desmonta deve no mínimo ceder passagem e ter o cuidado de deixar a melhor trajectória para quem vai montado.

Pontos de abastecimento com muita variedade, pena os caixotes do lixo n terem sido devidamente utilizados. Fica a sugestão q alguém já mencionou aqui, que consiste em colocar os caixotes do lixo cerca de 100m à frente dos postos de abastecimento. Julgo que facilitava toda gente e inclusive a organização que teria menos trabalho na limpeza dos trilhos...
Não quero com isto deixar de condenar os porcalhões... é devido a eles que acredito cada vez mais acredito em tudo neste mundo, pq desde que vi porcos a andar de bicicleta...


Em suma:
Logística – 5*
Marcações – 5*
Trajecto – 5*
Almoço – 5*
Jersey e T-shirt – 3*

Uma maratona a repetir…
 
Re: RESCALDO - 4ª Maratona Festival Bike/ORBITA - Santarem - 8 Novembro 2008

Foi a minha 1ª vez neste evento.

Só tenho a dizer bem do mesmo, para mim foi tudo 5*****.

Espero estar ai no proximo ano e se possivel na companhia de todos aqueles que estiveram este ano.

Boas pedalas a todos.

Cumps

VIVA AS MOLHADAS :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
 
Re: RESCALDO - 4ª Maratona Festival Bike/ORBITA - Santarem - 8 Novembro 2008

Parabens a organização e aos participantes que também merecem.
foi a 1ºvez que tive em santarem a fazer a meia maratona (a mim deu 46Km) e gostei.
Foi fora do normal fazer uma maratona com tanto alcatrão mas foi bom porque não me canseio tanto e deu para fazer a volta na feira sem dor de pernas.

Para o Ano que vém logo se ve, mas este foi bom.

Do meu grupo até foram 5 que já não é mau.
 
Re: RESCALDO - 4ª Maratona Festival Bike/ORBITA - Santarem - 8 Novembro 2008

Eu fui e também vou deixar o meu palpite.

Em primeiro os que disseram que a maratona foi 5 estrelas, devem ser muito pouco exigentes. Considerar esta maratona exelente, só sendo mesmo muito simpático.

Eu demorei 5 minutos a passar a meta, mas a partir dai foi sempre a andar. Tendo em vista o elevado numero de participantes até nem foi nada mau, pois só desmontei em 2 subidas. Neste aspecto apenas é de lamentar a falta de trilhos com mais vegetação circundante, mas isso é devido á zona do pais.

Os abastecimentos estavam perfeitamente banais, tinham o usual. Não gostei das barras de frutos sem cobertura. Pena não terem bolos secos ou algo do genero, em todos os abastecimentos, como tinham nos primeiros, pois eu prefiro.

Não gostei nada do local dos banhos, e de ter de colocar a roupa e mochila no chão. A água alternou entre fria e quente, e depois lá veio quente.
O almoço nem estava mau de todo, marchou tudo.

De resto eu fui, com a camisola oficial, tamanho correcto, ao meu ritmo, e satisfeito por ter partido lá de trás.

Achei a maratona média, nada de falhas graves, apenas pontos onde se pode, e deve, melhorar.
 
Re: RESCALDO - 4ª Maratona Festival Bike/ORBITA - Santarem - 8 Novembro 2008

Eu gostei e sou da liga dos últimos! Foram umas largas horas de convívio com a natureza e com outros betetistas, muitos dos quais não conhecia, ora de bicicleta à mão, ora pedalando, por caminhos e trilhos bonitos, variados, diferentes...
Parabéns à organização e obrigado por não se esquecerem da liga dos últimos e montarem um evento de BTT em que todos podem participar, cada um com os seus objectivos, nem que eles sejam apenas praticar uma actividade física saudável em contacto com a natureza e em convívio com os seus semelhantes sem causar transtornos não razoáveis a alguém.
Em suma, juntando a visita à feira, foi um dia de bicicletas em cheio.
Devo dizer que tenho sempre o maior respeito pelo ambiente e não deixo nunca lixo nos trilhos e quando desmonto, o que acontece frequentemente, procuro sempre deixar livre o melhor caminho para quem vem montado e dirijo-lhes sempre palavras de incentivo para chegarem mais longe.
Quero também dizer, por ser de inteira justiça, que cá atrás na liga dos últimos, da qual sou assíduo frequentador, não costumo ver esses atentados contra o ambiente ou contra os betetistas que seguem montados nas suas bikes. Viva a liga dos últimos!
É um evento, sem dúvida, a repetir e a recomendar a todos os betetistas.
Atrevo-me a deixar uma sugestão, ou a reforçar uma sugestão que já foi dada por alguém aqui no forum: criação de três percursos com distâncias e dificuldades diferentes. Por exemplo um percurso de 40Km mais assessível, um percurso de 65Km de dificuldade média e um percurso de cerca de 100km para os mais dotados que acharam o percurso deste ano demasiado fácil. Uma coisa assim tipo Penedo Gordo. Não têm montanha dêem-lhes distância para que não se queixem!
Até para o ano ainda com mais gente, se possível, porque isto é uma festa, a festa das bikes!
 
Re: RESCALDO - 4ª Maratona Festival Bike/ORBITA - Santarem - 8 Novembro 2008

Lonerider said:
(...) Quero também dizer, por ser de inteira justiça, que cá atrás na liga dos últimos, da qual sou assíduo frequentador, não costumo ver esses atentados contra o ambiente ou contra os betetistas que seguem montados nas suas bikes. Viva a liga dos últimos!
:clap: :clap: :clap:
também acho isso, neste caso os últimos são os primeiros :!: :!: :!:
Acho que os "pseudo-prós" que vão na esgalha lá na frente acham um papel de barra energética é um peso enorme a transportar.
Em relação a ser-se último, é como sempre digo, se não existissem últimos não existiam primeiros :twisted:

António13_PT said:
(...) apenas é de lamentar a falta de trilhos com mais vegetação circundante, mas isso é devido á zona do pais.
pois....
Mesmo não tendo ido à Maratona sei qual é o percurso (moro aí e também fiz o reconhecimento do percurso na semana anterior ao evento ) e garanto que nesta zona até existem alguns trilhos engraçados e até um ou outro singletrack bonitos de se fazer e , com jeitinho, consegue-se fazer um percurso de 80 km com pouco alcatrão. A questão é que, colocar nesses trilhos mais de 1 500 participantes é complicado.
é o mal das molhadas :mrgreen: :roll:
 
Re: RESCALDO - 4ª Maratona Festival Bike/ORBITA - Santarem - 8 Novembro 2008

Ola pessoal!

Foi a minha 1ª vex neste evento e o qe tenho a dizer é que não achei nada d especial!! Contudo, reconheço a dificuldade de por em pé um evento desta envergadura! bom trabalho!

O único aspecto negativo vai mesmo para o percurso que devido a oelevado número e participantes adquiriu contornos específicos... eu percebo que os estradões ajudam a dispersar o pessoal, mas o mesmo tipo de percurso durante 45 km? quem quer andar põe-se a mecher rapidamente... talex uns 10/15 km iniciais não?... bem tb não sou eu que vou dar ordens porque de organização de eventos não percebo nada...

Cupms

»»»» http://bullriders.wordpress.com/ «««««
 
Re: RESCALDO - 4ª Maratona Festival Bike/ORBITA - Santarem - 8 Novembro 2008

Boas pessoal...acho que sim senhor têm razão na questão dos plásticos das barras e outros que se podem guardar no bolso atrás..gosto de andar bem mas isso não m impede...agora as garrafas penso que se der uma golada ou duas e deixar cair 10 metros á frente penso que não é por aí que me considero poluidor pois deixo num sitio onde sei que a organisação,sem grandes esforços,pode recolher...sem ser nesses locais,sim senhor acho que o pessoal deveria pensar melhor e tentar evitar...mas,na minha opinião, não deveriam culpar ninguem pois pode haver pessoal que tenha ficado nos primeiros lugares e que não tenha feito essa asneira...temos é de sensibilisar toda gente..
Boas pedaladas...
 
Re: RESCALDO - 4ª Maratona Festival Bike/ORBITA - Santarem - 8 Novembro 2008

Dr.Toxic,

Subscrevo inteiramente a tua opinião. Ainda para mais quando os abastecimentos são feitos em estradas de alcatrão e dentro das localidades, mais fácil se torna identificar as garrafas e limpar o local.

Já fora destas zonas, tenho sempre o cuidado de não deitar nada para o chão. Acho que é aí que está o problema, porque é muito complicado para a organização limpar posteriormente.

TAmbém acho que há pessoal a fazer lixo desde os primeiros aos últimos lugares. Não vamos rotular as pessoas desnecessariamente. Acho que devemos é todos ter cuidado e preservar a natureza se queremos continuar a tirar partido dela.
 
Re: RESCALDO - 4ª Maratona Festival Bike/ORBITA - Santarem - 8 Novembro 2008

Engraçado foi que já houve uma maratona (Maratona dos Gatões) em que desclassificavam o pessoal que deitava lixo no meia da mata....não sei se aplicaram esta sanção a algum participante mas pelo menos no inicio da prova avisaram....e o engraçado foi que lá no meio havia sempre pessoal da organização...se estavam a controlar não sei, mas até é provavel...
Boas pedaladas e força que agora é que vem a altura que mais gostamos...chuvinha.. :D :D
 
Re: RESCALDO - 4ª Maratona Festival Bike/ORBITA - Santarem - 8 Novembro 2008

Hetfield said:
Acho que devemos é todos ter cuidado e preservar a natureza se queremos continuar a tirar partido dela.
essa é que é a grande verdade!! às organizações compete retirar todas as marcações e aos participantes compete não colocarem lixo no chão,mas se alguem por "lapso" deixar cair uma garrafa ou uma prata a organização tem o dever de limpar.
 
Re: RESCALDO - 4ª Maratona Festival Bike/ORBITA - Santarem - 8 Novembro 2008

Como já foi dito, penso que se o lixo for deitado naquela zona logo a seguir aos abastecimentos não faz mal nenhum, pois nessa zona, concentra-se o lixo todo e é fácil à organização efectuar a sua recolha. O que acho é que mesmo por parte das organizações deveriam até (como já foi dito) colocar caixas, ou contentores, ou o que fosse, nessas zonas, sei lá, cerca de 20m após o abastecimento, para a malta deitar o lixo e facilitar a sua recolha. Fora daqui, condeno todo e qualquer tipo de, propositadamente, deitarem lixo para o chão. E digo propositadamente, porque também é verdade que muitas vezes acontece irmos, por exemplo, ver do bidon da água e.... oops, já lá não vem (por acaso nunca me aconteceu...) ou alguma coisa que venha no bolso do jersey ou assim. Cabe à organização, uma vez que vai passar depois nos locais para retirar fitas e afins, recolher estas situações pontuais. Mas claro que se formos nós, que damos conta desse lixo, a recolhe-lo, também não faz mal nenhum .
 
Re: RESCALDO - 4ª Maratona Festival Bike/ORBITA - Santarem - 8 Novembro 2008

Já agora ... ... nesta maratona, aconteceu comigo, na separação dos 40 para 80km, parei e bebi uma garrafa de água ali mesmo, no fim pedi a alguém da Organização se me podia pôr a garrafa vazia no lixo e o que me disseram foi o seguinte: "deite aí para o chão que depois nós apanhamos", o que para eles, provavelmente e segundo a minha ideia, durante aquela confusão toda, seria mais simples e mais fácil, porque há sempre quem, em andamento, deixe as garrafas de água vazias até e ao longo de algumas dezenas de metros destas zonas, que eles, Organização, iriam ter que apanhar de qualquer modo.

Provavelmente, alguém fora deste contexto, que me visse a deitar a garrafa para o chão, pensaria: olha que porcalhão!!!

Nem sempre o que parece, é!

A principal "responsabilidade" é, sem dúvida, dos participantes. Não há desculpas para deixar as embalagens de barras, gel, ou outras, ao longo do percurso, mas também acho que a Organização deve fazer a sua parte, antes, durante e depois. Antes, ao alertar os participantes (mais distraídos!!!!!) para respeitarem a natureza e para não atirarem deliberadamente lixo para o chão, indicando os pontos onde poderá, eventualmente, existir recipientes de recolha de lixo colocados pela própria Organização (como já se referiu aqui, logo a seguir ás zonas de abastecimento), durante, ao prever esses mesmos recipiente e depois, no final do evento a percorrer os percursos e recolher todo o lixo que eventualmente lá tenha ficado.


Abraços
 
Re: RESCALDO - 4ª Maratona Festival Bike/ORBITA - Santarem - 8 Novembro 2008

Boas amantes do BTT,

Eu fiz os 46Km e acho que o percurso e as "paredes" estavam fenomenais, se não fossem súbidas extremamente estreitas e com o piso completamente irregular, o que obrigava o pessoal ir a pé, devido ao alargado número de participantes.

Não sei se já aqui foi abordado este tema, mas em relação aos JERSEYS de tamanhos reduzidos, peço a todos para reclamarem á Fullsport, não fiquem parados e não pensem que ficam com os jerseys em casa sem os utilizarem.

Eu mesmo antes da prova reclamei o meu jersey e calção, e a Fullsport, em 3 dias, enviou-me por correio os respectivos tamanhos correctos.

Por isso, eles têm que assumir os próprios erros deles, e o valor do jersey fazia parte do total da inscrição, daí que nunca deixamos de ter razão se reclamarmos.

Aconselho-os a fazer o mesmo que eu fiz.

No resto, adorei tanto a Maratona como toda a Feira.

Bons Trilhos,
DM
 
Re: RESCALDO - 4ª Maratona Festival Bike/ORBITA - Santarem - 8 Novembro 2008

Gostava de deixar aqui mais uma palavra de grande apreço á organização, pois acabei de receber pelo correio um diploma com o nº do meu dorsal, a minha classificação final e respectivo tempo efectuado.

Muito boa iniciativa!!!!!!!!!! :clap: :clap: :clap:
 
Re: RESCALDO - 4ª Maratona Festival Bike/ORBITA - Santarem - 8 Novembro 2008

cácá said:
Gostava de deixar aqui mais uma palavra de grande apreço á organização, pois acabei de receber pelo correio um diploma com o nº do meu dorsal, a minha classificação final e respectivo tempo efectuado.

Muito boa iniciativa!!!!!!!!!! :clap: :clap: :clap:
Subscrevo!! Já tinha dito que achei tudo muito bom, tendo em conta o número de participantes, e reafirmo-o. Esta é mais uma prova do profissionalismo e empenho da organização.