[Rescaldo] 4ª Etapa UP and DOWN - S. João do Monte

esantos

New Member
Boa noite a todos...
Sou mais um dos que escreve pouco...mas fico preocupado quando leio que "concordam que a pior parte da maratona foi o final"...?! Na opinião e de muitos dos que costumam saltar por cima das pedras dos excepcionais trilhos e empedrados da Serra do Caramulo...falo em nome deles pois durante o banho que tomamos na praia fluvial de São João do Monte comentavamos as ultrapassagens feitas nessa zona e o esforço para tentar ultrapassar uma subida de pedra solta já cheios de dores nas pernas :) E posso garantir que no Caramulo existem muitos trilhos bem mais difíceis que este...e são ciclaveis...

Agora, como é óbvio a parte das marcações é inadmissível, custou-me muito as inúmeras vezes (perdi a conta, mas tive a sorte de nunca estar sozinho) que tive de voltar para traz e ser atropelado por um colega que vinha próximo numa paragem após uma fita escondida...
Sem dúvida que as marcações, condições dos banhos e a segurança nos cruzamentos tem obrigatoriamente de ser repensada!
Ainda quanto à dificuldade, custa-me apòs mais de 10 anos de BTT, numa prova como "Vale do Vouga" no primeiro "single track" ao deixar o alcatrão ver uma grande parte dos "bttistas" descer da bike e ir a pé...Nas provas do Up and Down, costuma estar anunciado dificuldade técnica elevada ou muito elevada...por exemplo "Vouzela" foi maravilhoso...(até já lá voltei para repetir) mas no final, assisti a um colega a reclamar que nunca mais lá voltava, pois andava de bike para se divertir e não para se matar, tudo por causa das "pedras escorregadias"!

Que fique claro que isto é só uma opinião, todos somos livres de gostar ou não de determinados tipos de percursos...agora quanto à "organização", acho que estamos todos de acordo.

Um abraço a todos e boas pedaladas
 
Last edited:

kemp

New Member
Já há classificações e tempos da meia-maratona no site da organização.

Parece que a organização resolveu o problema de quem falhou os pontos de controle com penalizações nos tempos.
 

RX

New Member
Participei em S.J.Monte e faço aqui a minha crítica, a organização foi Péssima nas condições, acho que já são 2 provas com esta classificação, Cantanhede e esta última.

- Deve ser mais bem controlada a prova para que não existam "atalhanços" dos "espertos";
- Os grupos locais que colaboram na organização deve ter responsabilidade e experiência nisto do BTT;
- O INATEL deveria pelos menos 1 semana antes ir verificar e inspeccionar toda a logística, para não falhar nada;
- É inadmissível oferecer banhos de água gelada, quando simplesmente se trocava a botija de gás para aquecer a água;
- Os trilhos quando são perigosos, deve se ter sempre em conta a acessibilidade do pessoal de socorro, queria ver se alguém se aleijava a sério num daqueles carreiros!...nem de helicóptero se chegava lá para socorrer, isto é até um dia correr mesmo mal e alguém ficar estendido de vez!
- Quem organiza deve minimizar os perigos, não custava nada partir as "facas" afiadas em pedra que por lá se encontravam, e lembro que isto é BTT não é "TRIAL" para se percorrerem pistas de obstáculos;
- Por último, devem dar formação ao pessoal que colabora, muitos deles não sabem o que estão a fazer e comigo até aconteceu um deles enganar-me no sentido do percurso, isto não se faz!

Senhores do INATEL, não abandalhem o BTT, vocês sabem fazer melhor e honrar a instituição!
 
Last edited:

gongas84

New Member
Bem sr rx antes de mais deixe me perguntar o que afirma ser atalhanços?
pra mim atalhanços e seguir um caminho q os participantes conhecem e terem conhecimento que isso ira os beneficiar... mas caso o sr nao saiba e sendo eu um dos visados uma vez que segundo o sr eu atalhei porque eu la devia morar ou coisa parecida e conhecia o caminho como a palma da minha mao, fique o sr desde ja sabendo que me limitei a seguir fitas e nao a ouvir um velhote que nem uma tshirt de organizaçao tinha..
Tenho de inaltecer o trabalho do inatel referente a este problema pela parte do andre que neste caso em particular assume o erro das marcaçoes nao desclassificando e bem os atletas que domingo a domingo continuam a gastar o seu tempo e dinheiro pra da melhor forma disputar o up and down
 

helio69

New Member
Já vi as classificações e acho estranho como é que a Natália, que passou por mim quando eu caí, e a qual não voltei a ver, acaba na classificação atrás de mim...
 

RX

New Member
Oh sr gongas84, cada um tira as conclusões que quiser, a sua descrição de "atalhanços" é correcta, Eu refiro-me a quem faz isso em benefício próprio e como sabe há gente capaz de isso conforme fizeram em Cantanhede também!
Em relação ao trabalho do Inatel, não há nada que inaltecer quando as coisas correm mal mais do que uma vez, quem percebe de btt não falha tantas vezes seguidas!
É correcto deixarem acabar o gás e só porque alguém fez barulho disseram "vou ver se mudo a botija"?
É correcto criar boxes e deixar qualquer altleta entrar numa qualquer?
Nesta última viram quantos estavam na box 4? Sabem porquê?...porques os senhores organizadores engaram-se nas classificações anteriores e colocaram todos os da box 4 na box 3, nem sequer existia a 4!....conclusão, alguns atletas que não foram a Castro Daire ficaram prejudicados!

Organizem-se e não façam disto uma brincadeira para uns e para os outros serem gozados!
 

BigDealer

New Member
Boas

esteve a espera para ver as classificações e ver o que se ia passar.

Isto de dar uma penalização a que não tem os 2 pontos de control, e uma vergonha.
Toda gente sabe que numa maratona quem não tiver os crontrol feito é desclassificado.

Pois eu esteve predido e andei as voltas para encontrar o precurso, e cheguei com os 2 pontos picados. Para a proxima meus amigo, a andar sempre para a frente pois vou ser beneficiado, levo apenas 14m de penalização, enconto perdi +/- 20-30m andar as voltas para chegar ao precurso.

Aqui fica uma dica aos atletas que moram na zona da proxima prova. depois de arrancar cortem caminho para chegar o mais rapido a meta. Pois quero ver quem tem moral para os desclassificar.

Se essa situação de apenas colocar uma penalização, se manter por parte da organização. Foi a minha ultima provano up and dwon. Pois não estou para gastar dinheiro em deslocações, e inscrições para ser uma palhaçada.

Cumprs
 

helio69

New Member
Esta solução encontrada apresenta vários problemas.

Desde logo porque se está a beneficiar alguém que deveria ser desclassificado. É de recordar que em situações análogas, de atletas que falharam um controlo, a solução adoptada costuma ser a desclassificação.
Aliás, se parece consensual a classificação da sinalização como má (partilho dessa opinião), a verdade é que a sinalização estava lá, ou então todos nos teríamos enganado no mesmo local. O que não aconteceu, nem pouco mais ou menos.

Tudo indica que o que ocorreu foi em tudo idêntico ao que se passou em Cantanhede, com a agravante de ter envolvido um controlo pelo meio...

Ao adoptar-se por esta solução cria-se um precedente para o futuro, contrário à solução até agora utilizada. Resultado, a partir de agora, e como disse o "BigDealer" passará a compensar cortar caminho quando se ganhar um tempinho significativo.

O próprio regulamento, embora um pouco dúbio, refere que à chegada o atleta tem que apresentar o cartão picado pelos diferentes controlos, pelo que se depreende que só nesses casos o atleta terá classificação. Assim, parece-me que a decisão, além de arbitrária, é contrária ao regulamento.

Basicamente, e como se diz na tropa, o Inatel está a dar o flanco de modo a agradar aos atletas que desta vez se perderam, criando um problema para o futuro bastante maior.

Além de que, mais uma vez e à semelhança do que ocorreu em Cantanhede, quem se perdeu anda no grupo da frente. Se atendermos à tabela disponibilizada, na 2ª metade da tabela classificativa são poucos ou nenhuns os atletas que se perderam, pelo que isto me leva a considerar que o facto dos primeiros se perderem decorre de uma questão resultante do próprio andamento. Assim como um piloto de um avião se aterrar com muita velocidade não consegue parar dentro dos limites da pista, estou convencido que este pessoal que se perdeu terá que, das duas uma, ou ter mais atenção, ou simplesmente andar mais devagar para conseguir ver as fitas!

Tal não invalida a falta de qualidade das marcações.
 

DMFT

New Member
Ainda não está confirmado porque sou da maratona mas acho que tou no grupo dos que cortaram percurso e falhou um ponto de controlo, e salvaguardo que fico na 2ª meia tabela.

Agora se isto aconteceu, não foi com intensão, indo contra os meus principios e queria salientar que existe culpa minha, é verdade, mas se houve tantos atletas a falhar, apenas chego a uma conclusão, AS MARCAÇÕES TEM A SUA MEIA CULPA.

Se atendermos à tabela disponibilizada, na 2ª metade da tabela classificativa são poucos ou nenhuns os atletas que se perderam, pelo que isto me leva a considerar que o facto dos primeiros se perderem decorre de uma questão resultante do próprio andamento.

Sr. Helio69 com todo o respeito, o sr não acha que é a cair no ridiculo?! (Espero que não veja isto como um ataque à sua pessoa, e muito menos quero faltar-lhe ao respeito.)

É que chegar ao ponto de criticar a velocidade a que os outros rodam, para mim é perder credibilidade, e passar a imagem de refilão.
Mais facilmente se chegava à conclusão que as marcações não eram suficientes qualitativamente e/ou quantitavivamente para andamentos mais rápidos. Não será uma análise mais sensata?!

É que começar a criticar o andamento dos mais rapidos, é tão mau civismo como os mais rápidos não respeitarem os que andam mais lento, e que param quantas vezes o desejam e queiram.

Como já aqui foi referido há espaço para todos

Bons treinos e boas pedaladas
 
Last edited:

helio69

New Member
DMFT, eu não critiquei o andamento dos mais rápidos... Simplesmente disse que o facto de andarem mais rápido pode levar a mais lapsos. Assim como que quem anda com mais calma cá para trás tem mais tempo para ver tudo e mais alguma coisa! Onde é que isto é ridículo? Onde é que eu critiquei a velocidade a que vocês andam? Eh pá, quem me dera que eu me enganasse por ir rápido demais... Infelizmente não tenho pedal para isso!

Não sei se conduzes outra coisa que não uma bicicleta, mas se o fazes hás-de reparar que quanto mais rápido conduzires maior é a quantidade de informação visual que vai passar-te em falso...

Além disso, no final, assim como fiz no início do meu comentário, referi que o que disse não invalidava o facto das marcações estarem más. Ponto em que parece todos concordamos!

Não é refilar, o meu comentário surge de uma constatação que também podes observar na tabela classificativa e que passo a explicar por miúdos: Dos 198 participantes na meia-maratona, 35 foram penalizados (pouco mais de 15%). Desses 35, apenas 9 se encontram na segunda metade da tabela classificativa depois de penalizados. Sim, porque sem penalizações apenas 1 chegou acima dos 100 primeiros!

Agora diz lá que não parece haver uma relação causa-efeito!?
 

Pedro Augusto

New Member
Epá... estou farto e cansado que digam que os que andam na frente são uns bardajões que só dão mau ambiente!

Por causa de uma estupidez, fui o primeiro a cair. Fiquei um bocado combalido no alcatrão e vi o pelotão a passar todo!

Quantos dos lentos, dos jovens cheios de boa vontade e flores, civilizados e etc, que só vão para ver as vistas e apreciar a volta de bicicleta, é que pararam para ver se estava bem? Zero! Muito menos os que não foram e agora criticam gratuitamente. Esses viram o local da queda no google earth!

Quando me levantei era o ultimo, mas com uma vantagem grande em relação ao penultimo. Lá fui a pouco e pouco passando algum pessoal, guardando sempre todo o respeito e aguardado permissão para ultrapassar, para não ir contra ninguém!
No primeiro ponto de água parei para remendar a bicicleta. Estava lá muita gente que viu a quantidade de lugares que voltei a perder... Ok, siga para bingo!
Recomecei a minha prova, com toda a calma do mundo, tentado obter uma posição que me desse pontos suficientes para continuar na primeira box.

Fui de trás para a frente (acabei em 26º antes da penalização, 52º após penalização) e vi várias pessoas perdidas. Tanto no fim, como no inicio do pelotão! É que eu passei pelos lugares todos, e vi gente desorientada em todo o lado.
Aparentemente o controlo 2 ou 3 estava no meio de uma povoação. Nessa povoação estavam pessoas a controlar a passagem dos ciclistas. Como é que é possível que haja tanta gente a falhar os cruzamentos no meio das ruas lá da aldeia? Será que a culpa é só dos moços que andam à frente, que vão cegos de raiva, a espumarem-se por um lugar melhor?

Coisas que já não se toleram:
- falhas constantes nas marcações;
- balneários curtos e com água fria;
- dar a almoçar carne estragada!

Mas o pior é um colega ter um acidente na recta da meta, e ter de esperar 20 minutos por uma ambulância. E foi ali na meta! Nem quero pensar o que seria se fosse lá meio do nada.:mad:

A meu ver, os participante já toleram muito da organização. O valor da inscrição sobe todos os anos, mas a qualidade não.
É certo que ninguém trabalha para aquecer (e na volta nem comento, porque os contratos entre o Inatel e as colectividades são ruinosos para os segundos), mas se as "organizações" se concentram no lucro, acaba-se o Up and Down.

Eu assino as minhas queixas com o meu nome.
Não concordo que se penalize tanto a malta que se enganou por culpa alheia!

É que me estão a chamar de batoteiro. Em 4 campeonatos nunca fiz por isso! Já desisti na meta, bem classificado, por me ter enganado e cortado caminho. Sempre que detecto o meu engano, volto atrás, e se forem ver o rescaldo de Vouzela, até expus o trajecto que fiz para voltar à prova. Não aceito esse insulto de forma gratuita, tal como muitos dos que aparecem na lista dos penalizados. Portanto, haja o mínimo de respeito na maneira como se aponta o dedo!

Pedro Augusto - dorsal 29

EDIT: como é que é? Sem penalizações apenas 1 chegou acima dos 100 primeiros?
 
Last edited:

helio69

New Member
Parece que não deu para entender quando referi que só 1 chegou acima dos 100 primeiros sem penalizações. Passo a explicar. Na tabela que o Inatel disponibilizou e bem, com os tempos de cada um, penalizações, etc., a primeira coluna parece dizer respeito à ordem de chegada por entrega dos cartões à organização. Segundo essa ordem, apenas 1 dos 35 penalizados ficou acima, ou trocando ainda por mais miúdo para ninguém perceber mal, apenas um ficou classificado atrás do 100º classificado, nomeadamente o dorsal 261 e que entregou o seu cartão em 106º lugar...

Eh pá, vocês conseguem ler o eu que não disse em qualquer lado, mesmo depois de tentar explicar...

Mas posso reformular o meu raciocínio de modo a ninguém ficar melindrado... Ora aqui vai. Depois de ver a tabela classificativa, chega-se à conclusão que com uma sorte imensa, 163 dos 198 participantes na meia-maratona tiveram a felicidade (talvez devida à providência divina ou à mão invisível) de não se enganarem num determinado cruzamento mal sinalizado... ;)

Agora mais a sério...

Eu apenas levantei a hipótese que devido à velocidade que levam, os concorrentes mais rápidos são mais susceptíveis de se enganarem por não terem tanto tempo para olhar em redor à procura de fitas... Não foi critica nenhuma, nem chamá-los de batoteiros, nem muito menos o escrevi com qualquer intenção escondida... Ao olhar para a tabela dei conta do FACTO dos penalizados terem chegado todos (à excepção de um) entre os 100 primeiros. E também dei conta do FACTO de, entre os 100 últimos participantes a chegar, apenas um se ter enganado nesse ponto. Se calhar ofendi alguém ao levantar uma hipótese, mas se alguém se sentir melhor farei como Galileu!

As marcações são más. Eu enganei-me e já expliquei porquê. Voltei para trás. Sabe Deus quantas vezes é que o que aconteceu em S. João do Monte já aconteceu antes, embora sem as mesmas consequências por não existir um controlo nesse troço que muitos falharam. Mesmo em Castro Daire, e eu já tinha feito o percurso uns dias antes, enganei-me na aldeia de reriz e atrás de mim vieram mais dois participantes. Dei conta do erro e voltei para trás, mas apenas porque conhecia. Se continuasse em frente teria poupado 300 ou 400 metros a subir e continuaria no percurso.


Esta situação poderá já ter acontecido diversas vezes, mas, por azar, desta vez e como disse atrás envolveu um ponto de controlo!
 

Al Jazeera

New Member
E que tal, so todos vós se calassem?
Nao acham que ja estao a cair no ridiculo!???

Falem mais de BTT e partilhem as fotos que a malta que aqui vem, quer é BTT.

Com tanto comentário já parece uma novela. Só falta vir aqui um dizer que a culpa é da troika!!!

 

siulm10

New Member
Meus amigos, não participei também por imprevistos de ultima hora, no entanto já faço também o up and down a 3 anos e só tenho uma coisa a dizer, Amigo Enes volta por favor pois a supervisão das provas só era feita por ti, e desde que abandonas-te mais ninguém quer saber disso, ainda me lembro de ter feito algumas idas contigo aos percursos e por vezes até davas umas quedas e alteravas logo esse ponto por ser mais perigoso.
Digo mais uma coisa este ano ainda vou terminar o campeonato porque Seia e Mangualde têm uma capacidade de organização muito boa, no entanto pro ano não me apanham de certeza.
 

pjpl

New Member
pois é isto nem merecia comentário.

Simplesmente vergonhoso.

falharam um ponto são desclassificados, não têm outra desculpa. Caso houvesse mais de 50% do pessoal a enganar-se, ainda se compreendia, agora enganaram-se, de propósito ou não as regras são para todos e desta vez não foram cumpridas.

Penalização = 1 / 2 x 3 = 14,5 min
que regra boa

quem garante que os que não picaram a 2ª vez não atalharam muito mais cedo?

Se os que não picaram a 2ª vez tivessem sido dos últimos a chegar de certeza que ninguem dizia nada eram desclassificados e mais nada, agora como foram os meninos bonitos da frente, para eles vale tudo, até alterar o regulamento.
é uma vergonha para o pessoal do inatel, cada vez mais a enterrar o up and down.
 

GeoGama

Member
Já li e reli o que vai neste tópico, concordando com umas coisas e outras nem tanto..... no entanto relembro ainda o que já foi dito no tópico da prova de cantanhede, após eu mesmo ter sido um dos que fez algumas criticas (que se vieram a revelar bem construtivas como se viu na prova seguinte de castro Daire) e me parece importante que todos tenham em mente neste momento:
Trabalhamos para os atletas que participam, mas também é deles que se espera respeito, educação, e desportivismo. Nunca como hoje o campeonato tem tudo publicado online e qualquer reclamação deve ser efectuada a quem de direito: André Duarte (Agência de Viseu da Fundação INATEL) e não mandar para o ar à espera que fique resolvido.
 

Hardtail Trek

New Member
Isto está animado!
Estava agora a reparar nas frases que o fórum coloca debaixo do nick de cada um de nós. Gosto particularmente desta "Se pedalares como falas..." o que acham que falta ali? Alguém tem sugestões? Tipo: Se pedalares tanto como falas até sobes paredes!
Existem muitas críticas ao Up & Down... Mas só lá vai quem quer. Se não nos agrada arranja-se outra coisa melhor para fazer no domingo de manhã... Eu no próximo dia 4 Set. vou até Nelas, não é porque não quero ir a Seia, a mais uma etapa do U&D, é simplesmente porque prefiro ir à Maratona de Nelas.
Alguma contenção nas críticas pessoal. Façam sugestões, o campeonato, segundo me parece, tem sido gerido de uma forma flexível. Têm sido realizadas reuniões onde quem quiser falar pode fazê-lo e têm vindo a ser feitas melhorias ou tentativas de melhorar, como é o caso das Boxes. Mas as coisas nem sempre correm bem… Agora eu acho que, se por motivo de críticas sucessivas, os principais dinamizadores do campeonato se fartam disto e para o ano acabam de vez com a brincadeira irão haver muitos críticos e menos críticos com bastante pena. Este campeonato pode ter aspectos menos bons, que podem ser melhorados, mas tem muitos aspectos positivos e um grande potencial, cada vez mais se vêem nos trilhos miúdos com uma pedalada impressionante, é assim que eles começam, quem sabe ñ se estão a criar futuros campeões…
E o pessoal mais velho, que apesar de não ter pretensões de vir a tornar-se atleta de alta competição gosta de andar ou mais rápido, ou mais lento, gosta de actividade física, de desafios, tanto faz, e em vez de levar uma vida mais sedentária opta por ir às provas, preparar-se minimamente para aguentar essas provas, ou treinar para chegar mais na frente ou para chegar nos primeiros lugares, cada um com os seus objectivos… Acho que são todos legítimos.
Eu acho que é muito mau reduzir o Up & Down apenas a um campeonato cheio de aspectos negativos, onde se come mal, toma-se banho de água fria, as marcações estão péssimas, as classificações são injustas, o pessoal é todo mal-educado, etc.
Quem atalha e acha que ganha alguma coisa com isso engana-se, não ganha coisa nenhuma, apenas um motivo para se gabar aos amigos durante uma semanita de uma coisa que não conquistou com mérito. Pelo que vi, na prova o pessoal não andou a atalhar propositadamente e se não houvessem penalizações não me criava confusão, acho que a maioria do pessoal que foi penalizado, se tivesse feito o percurso sem confusões tinha conquistado uma posição muito melhor, com todo o mérito, apenas tiveram o azar de se ter perdido e desenrascaram-se. Em Cantanhede houve mais “chico espertismo” e ninguém foi penalizado.
Mas já me estou a alongar demais, não tarda muito ainda levo com a frase “Se pedalares como falas..." debaixo do nick.
Boas férias e bons treinos pessoal.
 

shido

New Member
helio69 muitas vez só se enganam os primeiros e os restantes não, porque depois o erro é corrigido pela organização. e nada tem a ver com velocidades. E neste caso foi mesmo erro da organização.A mim elementos da organização mandaram me em sentido contrário. Este assunto está mais que falado. Não vale a pena continuar a degradar tudo que tem de bom este campeonato fantástico. E apenas o Inatel ter atenção com as organizações e por em práticas algumas das sugestões aqui faladas.
 
Top