[Rescaldo] 4ª Etapa UP and DOWN - S. João do Monte

helio69

New Member
Chegado a casa, com menos umas gramas de pele e um ombro que já teve melhores dias, cumpre-me a mim, pelos vistos, abrir as hostilidades...

Assim, e por alto, tenho duas coisas a dizer...

- S. João do Monte, será a freguesia/terra que mais gosto deverá ter em receber uma etapa do campeonato... Muita simpatia por parte daquelas gentes o que leva a que me custe ainda mais dizer o que me vai na alma...

- Além da confusão com as chegadas (coisa que me passa ao lado, a menos que coloque o meu 147º lugar na geral em causa :D:cool:), as várias quedas (incluindo a minha, mas também um pouco por culpa própria por ter arriscado uma única vez onde pensava que era seguro), quadros partidos, furos, rasgões em pneus, material partido, etc., dão-me razão quando digo que não é percurso que se apresente...

Eu ando nisto para me divertir, coisa que hoje claramente não consegui... Não gostei da primeira vez que fui a S. João do Monte (na primeira visita do campeonato), e hoje gostei ainda menos.
Não era duro pela altimetria, mas era duro pela muita pedra presente, e pelo perigo que representava.

Custa-me a crer que uma aldeia em pleno Caramulo apenas tenha este tipo de percurso para mostrar: sem paisagem, pouco ciclável, eu sei lá...

Depois, foram as marcações com fitas de há um ano ou mais, e que nem devem ter saído dos locais tal era a descoloração que apresentavam... Resultado: pessoal a perder-se! E desta vez não eram apenas os mais rápidos, que olham apenas para a roda da frente, seja a deles ou a do companheiro que vá com eles. Mesmo os mais lentos, como eu, que vão para passear, perderam-se com facilidade.

Depois, algum do pessoal que estava na estrada (e era muito, ainda bem) não tem responsabilidade para ocuparem aquele lugar... Desde não dizerem para que lado era quando estávamos em dúvida, até mandarem avançar o pessoal que se aproximava da estrada, em velocidade, enquanto escreviam mensagens no telemóvel, sem olharem para a estrada sequer... Bem, foram quatro ou cinco casos, mas que poderia ter dado mau resultado.

Em resumo... S. João do Monte outra vez? Com pena pelo pessoal de S. João do Monte, que mereceria mais, não obrigado!
 

kemp

New Member
Hélio,

Infelizmente revejo-me nos teus comentários... eu perdi a conta às vezes que me enganei no percurso! Dei por mim a olhar para o colega que ia comigo sem nenhum de nós saber para onde ir. Enfim....

Parece que há uma aposta maior neste campeonato por parte dos participantes do que da organização... :S

Melhores dias virão! Espero...
 

afonso

New Member
Boas
Pela primeira vez por aquela zona do Caramulo,já sabia ao que ia era subir e descer,subir e descer:)
O pior foi mesmo as marcações do percurso da Maratona nem com ajuda do GPS me safei:(
Mas como nisto para curtir o tempo perdido com os erros nada alteram a minha perfomançe final.
Mas são situações a ter mais em conta em futuros eventos.
Nunca pensei que os trilhos finais tivessem tanta dureza era pedra sobre pedra,mas a Rocky quer é pedra,depois o empenado é que sofre:)
Penso como o Helio será que não há menos pedra por aquelas bandas,então o trilho de Dornas feito naquele sentido foi desnecessario.
Bons premios para os primeiros classificados,Presuntos,bacalhau e queijo e ainda mais um Presunto ao primeiro na meta de Mosteirinho"Jose Rosa"
Banhos escelente
Almoço quentinho e reconfortante.
Nota final positivo,mas podem fazer melhor

abc
afonso


Fotos só do Podio final:(

http://www.facebook.com/media/set/?set=a.230339680329814.62338.100000613522326

Track maratona
http://connect.garmin.com/activity/99791688
 

CarlosCorreia

New Member
Boa tarde helio69
Ainda bem que abriste as hostilidades porque acredito que haja muito pessoal que tenha muito a escrever neste tópico e muitos mais haverá que não seguem o forum mas que têm também muito que dizer.
Começo o meu próprio comentário com o meu desejo de melhorias para aqueles que, infelizmente, vieram a confirmar com as suas quedas que este percurso era um dos mais perigosos, e arrisco dizer, de todos os campeonatos do Inatel.
Depois continuo com o meu agradecimento às pessoas daquelas bandas que tanta simpatia demonstraram pelos atletas.
Agora referindo-me mais especificamente à prova em si, acho que São João do Monte acabou por "matar" a participação de muitos atletas em provas ali organizadas. Só espero que a organização inatel tenha a sensatez de não incluir nos proximos calendarios uma etapa em São João de Monte. Nem dou grande importancia à questão dos banhos porque apesar de ser inadmissivel o que se passou (água gelada quase em fio e metade dos chuveiros a funcionar) acabou por ser o mal menor desta etapa.
No post sobre o rescaldo da 3ª Etapa em Castro Daire fomos falando um pouco sobre a previsão do que seria esta e, eu referi em primeira mão os dados sobre o track, altimetria, Quilometros e grau de dificuldade apresentado (que na primeira vez que vi tinha a indicação de "Só para experientes" e no dia seguinte tinha a indicação de "Muito dificil". Brincámos com a situação e já o kemp dizia:
Atomiko,

Não sei se será o caso, mas não associes o acumulado e a distância ao grau de dificuldade! Imagina que esses 30km com 1000mts de acumulado eram só pedra... :)
o próprio helio69 esperançado de participar numa etapa "acessivel",tinha ainda algumas reservas:
Já vi... Parece-me bem mais acessível que o trajecto de castro daire, pelo menos à primeira vista e pelo que o gráfico demonstra!
O gongas84 (talvez por já ter ido fazer o percurso em treino) logo nos explicou quase na perfeição o que nos iria esperar:
acessibilidade? meus senhores tem tudo menos de acessibilidade... pode nao ser duro por nao ter subidas longas mas descanço so mesmo em alcatrao porque e sempre a levar pancada.... quanto a singles o meu conselho e desmontar por esta a nossa segurança primeiro... 32% de declive cheia de cascalho e com curvas e precipicios pelo meio.... de resto mais uma etapa a sao joao do monte trilhos cheios de paus pedras e silvas
digo que explicou quase na perfeição porque apenas faltou referir que teriamos cerca de 10% do percurso completamente não ciclável.
Agora, afinal de quem foi a ideia!!!???? Pelo que sei colocaram dois "putos" a escolher o percurso, mas mesmo assim, não sabem que quando atribuímos tarefas a crianças as devemos supervisionar ou algo de mau acontece!!!???
E não venham dizer que o pessoal só se sabe queixar e que não tem ideia do quanto é dificil organizar uma prova, atenção que não estou a falar dos organizadores do campeonato, o Inatel, refiro-me aos organizadores desta etapa.
O dia de hoje foi um péssimo dia de BTT e uma péssima promoção ao evento Up And Down.
Ao Inatel as únicas responsabilidades que atribuo sobre o "falhanço" desta etapa é a de ter acreditado mais uma vez em São João do Monte e por não "supervisionar" antecipadamente a criação do percurso.
Sinceramente sinto-me triste por este dia ter acontecido principalmente por todos os azares que aconteceram quer mecânicos quer fisicos, principalemte porque um colega de equipa caiu, se magou com alguma gravidade e teve que ir para o Hospital.
Caros companheiros um abraço e boas férias.
 

gongas84

New Member
Boas caros colegas, depois de uma prova que nao me vem uma palavra a cabeça pra a definir venho demonstrar o meu desalento para com o inatel que mais uma vez continua a fugir com o rabo a seringa....
HJ infelizmente mts atletas se perderam e mts deles supostamente serao desclassificados segundo se houve e devo ser um deles... mas a pergunta q eu faço e porque raio terei de ser desclassificado por um erro q nao e meu mas do inatel pela borrada das marcaçoes que fez... nao sou um atleta q disputa os primeiros lugares mas certamente sou um atleta q respeita os outros e que procura dia pra dia ser melhor e atingir uma melhor classificaçao. Porem este domingo mais nao fui do que gastar dinheiro pelo menos nao tanto como outros que partiram quadros e outros que certamente amnham iram trabalhar com umas belas marcas..
Este problema classificativo e sem duvida um pau de 2 bicos mas a minha pergunta vai pro inatel, o porque de desclassificar os atletas qd o erro e vosso? e vosso porque erraram nas marcaçoes porque eu segui fitas e ainda mais e vosso que nao colocaram pessoa qualificadas pra tal (staff tshirts brancas ) em sitios "problematicos"
Sei que nao agradara a mt gente mas a revolta e grande qd os clientes somos nos e a culpa de quem marcou...
 

helio69

New Member
Eh pá, esqueci-me de falar num aspecto bastante importante...

Foi com grande prazer que voltei a falar com o Alentejano mais nortenho que conheço... Afonso, és dos poucos que ainda restam neste campeonato e que andam aqui pelo verdadeiro prazer que andar de bicicleta proporciona... Grande abraço!

(e o vouguinha? Acho que estava na hora de mais uma tirada, mas desta vez em sentido contrário!)

Track já disponível no facebook das mulas... Endereço em baixo!

Rescaldo oficial em breve....
 

zequitomba2

New Member
Já faço o Up And Down a três anos, já tenho por isso alguma experiência nestas andanças, e o que eu gostaria dizer acerca desta prova e dos seus organizadores:confused::confused::confused:, não o faço porque não sou mal educado, agora digo que quem marcou o percurso mais valia que desse a pasta a outro pelas razões já atrás referidas, e fosse de férias.
Só tenho pena que o Inatel, tenho abdicado de outras provas, em que se notava trabalho e esforço por parte das organizações locais, em favor desta em que não houve nenhuma preocupação em tornar os trilhos mais ciclaveis(até uma lixeira atravessei).Já nem falo dos banhos . Espero que alguém tenha aprendido alguma coisa hoje.
Parafrazeando o outro, VILA CHÃ DO MONTE - "JAMAIS".
 

afonso

New Member
Grande Helio,é sempre um prazer rever malta amiga:yeah::yeah:
Estava a ver que acabava o Upandown e não se encontrava-mos.
Pois é somos poucos mas bons que andamos nas Maratonas e que tem como unico objectivo competitivo terminar:)
Tens que te aventurar nas Maratonas para a malta por a conversa em dia:)
Quanto ao Vouginha o que está a dar é ir até Santa Comba Dão..:)

abc
afonso
 

visiense

Member
Boas!

À última da hora, apareceu algo que não me permitiu comparecer em S.J. do Monte. Mas, pelo o que aqui li, não perdi muita coisa...

Como o Hélio disse, eu tenho simpatia por essa prova, nem que seja pelo facto de ser uma pequena aldeia a tentar fazer o seu melhor. E em anos anteriores, apesar da dureza, foi sempre das provas que mais gostei (referindo no entanto que colocavam sempre troços desnecessários e perigosos). Infelizmente, problemas logísticos sempre existiram, e esses, quando fui não foram resolvidos, e pelos relatos aqui feitos, continuam a não ser. Sendo assim, e visto que este ano o percurso ainda foi pior (o que é um atentado, dado que o Caramulo certamente terá percursos muito bonitos, duros, mas sem este grau de perigosidade), penso que devem colocar seriamente a hipótese de para o ano deixar de fazer parte do campeonato. Ou então, alguém que pegue na organização e altere significativamente as condições oferecidas.


Já agora, e dados os problemas que têm aparecido nalgumas etapas, deixo uma sugestão: talvez devam ser definidos prazos para cada organização apresentar as suas condições e percursos, e com algum tempo de antecedência, ser feita uma visita de inspecção. Não sei se o orçamento chega para essas viagens, mas penso que seria uma maneira de controlar a qualidade do campeonato. É que é preciso não se esquecerem de uma coisa: cada organização tem responsabilidade na sua etapa, mas no fim de contas, quem é prejudicado por erros organizativos é a organização da Inatel.

Cumprimentos e boas pedaladas!
 

helio69

New Member
Tomei a liberdade de escrever um pequeno artigo sobre o que me vai na alma há já muito tempo sobre o up and down e no que ele se transformou, o qual coloquei no blog das mulas.

Porventura será uma visão não partilhada pela maioria do pessoal que participa no campeonato, mas...

Deixo também algumas sugestões sobre o figurino. Pode considerar-se que seja ainda muito cedo na medida em que o campeonato vai a meio, mas mais vale dar sugestões mais cedo do que dá-las tarde de mais.
 

gongas84

New Member
helio deixa me dizer te que concordo plenamente ctg... disputo pontos quero um lugar melhor q na anterior mas parte de mim e da minha educaçao parar ou perguntar a uma pessoa caida se esta bem... mts dos que andam no up and down deviam se envergonhar do que aconteceu em cantanhede... eu vi atletas dos 20 primeiros a empurrar as pessoas.. e trata las mal... vergonhoso... mas ainda mais vergonhoso e o inatel nao admitir os seus erros...
 

Maam

New Member
Boas

Já algum tempo q nao exponho a minha opinião nestas bandas, mas que acompanho semanalmente.
Bem, 1º tenho a dizer-vos (pôr 1pouco de história) q fui 1 das vitimas da etapa do ano passado (Luxaçao no ombro drt). Pensei, na altura, q fosse azelhice minha (talvez sim!!), mas este ano fui para enfrentar o "fantasma" vivido e ao longo desta etapa constatei q, de facto, é mesmo uma etapa perigosa. Qtas, mas qtas xs pensei nesta etapa o q se passou no ano passado? E isto td por causa, como aqui já falaram, do percurso da prova. É q já nem falo no estado da bike...isso ainda é o menos. As probabilidades de haver quedas eram elevadíssimas... Como dizia o outro "Não havia necessidadezzzzzzz!!"

Para mim, fiz uma cruz nesta etapa. Temos pena!
Mesmo os banhos, a comida, as marcações (perdemos 1s qts, logo a seguir ao 1º reforço)

Ponto positivo, para mim, foi, eu próprio, ter chegado ao fim.
Por fim, desejar as rápidas melhoras aos acidentados. Boas férias.
 

Valter Cagaréu

New Member
Bom Dia Pessoal do Pedal….
Iniciei pela primeira vez o UP-and-Down este ano, o Amigo Nelson do Vicio do Pedal propôs arranjar-mos um grupo de amigos e tentar-mos a nossa sorte. Na amizade que o BTT traz e de uma forma semi-competitiva encontramos uma forma engraçada de competir entre nós e no final rirmos um pouco com as classificações tiradas.
Mas de uma forma geral esta prova de S. João do Monte foi o descalabro total … já tenho alguma experiência em organizar provas de BTT, pois como sabem os CAGAREUS participam na organização do evento da Maratona de Aveiro, e como sabem as marcações, seguranças, banhos e alimentação são os tópicos principais para que uma prova corra Bem.
Quando os percursos, altimetria, etc. somente aparecem na véspera da Prova é um sintoma que algo não está bem!!! e isso aconteceu na de Cantanhede e agora em S. João do Monte.
Como a maioria já referiu, marcações e segurança do Percurso estava Péssima!!!!
Mas em pouca palavras vou contar a minha prova …..
Depois de me ter perdido umas 3 vezes, “discutido” com pessoas que pensava eu serem da organização … mas eram simplesmente populares a tentarem ajudar nas orientações do percurso … perdi-me sem qualquer possibilidade de voltar para traz …. Segui uma fitas que também eram laranjas … mas diziam KTM … quando me apercebi … tinha feito uma descida cheia de pedras com uma extensão de cerca de 4km … Nahhh, já não dava para voltar para traz … farto de dar voltas entres as povoações de Vila Mendo e Agadão, encontrei um popular que me disse … uiiiii para S.João do Monte terá que subir ir até uma rotunda e seguir as indicações de Alcafaz … lá fui eu … sempre a subir até a tal rotunda e depois de Alcafaz … onde fui dar???? … à N230 no inicio da subida para o Caramulo … sabendo onde estava pensei eu … eiiii ainda tenho tanto para subir!!!!. Bom … lá fui eu sempre a Trepar até a bonita Povoação de S. João do Monte …. Cheguei com 61km onde cerca de 30 feitos em alcatrão tentando, pelo menos, chegar a “meta”….
Muito mau … já tenho dezenas ou mesmo um centena de provas feitas … mas com a falta de marcações como esta … Nunca.
Pagamos a totalidade das provas … mas assim não dá … possivelmente não irei a mais nenhuma … ir daqui para Seia para encontrar o mesmo problema ??? …

Um Abraço a Todos e as boas melhoras para o nosso amigo do Pedal ...
 
Last edited:

kemp

New Member
Grande Valter. Mereces um prémio por ter feito 61kms... :D


E fotos? Vi lá tanta gente com máquina e só o Afonso é que tem fotos?
 

portoforever

New Member
Bom dia caros companheiros,

Venho aqui expor a minha opinião, apesar de não participar no UP and DOWN BTT.
A minha equipa pretende participar neste campeonato para o ano que vêm.
Eu concordo pois relativamente a algumas provas em que temos participado, o custos das mesmas por vezes são excessivamente caros.
Desde deslocações, alojamentos, inscrições..., e mais as manutenções das bikes, o btt torna-se um desporto dispendioso mas não deixa de ser fascinante no meu ponto de vista.
Já ando nestas andanças a alguns anos e sempre considerei o btt como um desporto de convivio e de prazer.
Por o UP and DOWN BTT ter um excelente preço de inscrição e se realizar na zona centro, donde eu sou, fiquei bastante satisfeito pois com a crise é sempre bom poupar mais alguns €€€.
E como sigo o forum btt e os rescaldos das provas deste campeonato, as vossas opiniões deixam-me um bocado céptico.
Não é que eu seja um maçarico, se não fizer em cima da bike desmonto e vou a pé, mas uma boa sinalização sempre ajuda a evitar os acidentes. Agora preocupa-me trazer a minha namorada para estas andanças, pois para quem não tem muita técnica, e com os trilhos perigosos, mais vale a pena dar as nossas voltas de fim-de-semana aqui na zona.
E depois, uma boa organização se fizer bem o seu trabalho, terá sempre uma resposta positiva por parte dos participantes, o que aumenta o sucesso da mesma e a sua divulgação.
Vou continuando a seguir os vossos comentários e vendo como correm as próximas etapas, a ver se a organização retifica algumas destas situações.

Um abraço e boas pedaladas
 
Last edited:

cagaréu

New Member
Olá pessoal,

sou socio do Inatel à alguns anos, é uma instituição de prestígio constituida em 1935 que tem por missão a promoção das melhores condições para a ocupação dos tempos livres e lazer.É muito triste que os responsaveis da secção de Btt no Inatel dêm cobertura ao que tenho lido nos rescaldos do Up and down, devem ser os mesmos senhores que arruinaram o Extreme Btt de Celorico da Beira e os mesmos que em Linhares da Beira depois de um dia de frio e chuva nos ofereceram banho de agua gelada e um mísero espaço para almoçar em pé e nem os vôos em parapente que nos calharam em sorteio se dignaram cumprir pois sempre que ligámos para lá nunca estavam condições(diziam eles).
O projecto UP and down é interessante mas penso que está a precisar de ponderação por parte dos responsaveis, está demasiado competitivo ao ponto de valer tudo menos arrancar olhos e essa não é a missão para a qual a Fundação INATEL foi constituída.

Hernâni Amaral
socio 407690
 

shido

New Member
Boa tarde amigos.

Ainda não sei o que dizer. Fico triste com o que tem vindo a acontecer. Neste momento o campeonato não consegue agradar aos primeiros, devido aos erros excessivos, nem aos que vem muitas vezes por um percurso agradável, devido à dificuldade dos percursos e perigos sem necessidade nem sentido nenhum.
Fácilmente se percebe que a culpa é de quem organiza as provas, contudo o INATEL tem de por mão sobre o que tem vindo a acontecer para que o Fantástico campeonato UP and DOWN se mantenha por muitos e bons anos.

Abraço
Boas pedaladas
 

morais.lopes

New Member
Boa tarde,

Normalmente não costumo postar no fórum, mas depois de ler tanta coisa, não posso deixar de dar a minha opinião.

Quanto à componente competitiva, esta só existe nos atletas que andam no TOP10, não percebo porque é que os restantes falam em competição. Deveriam falar em superar objectivos próprios e terem respeito pelos demais que percorrem os mesmos trilhos. Façam uma introspecção e verifiquem à distância que está a competição quando ficam a horas dos 1ºs e quando nem sequer falamos dum campeonato nacional de BTT.

Marcações - muito más mesmo, devem melhorar para o próximo ano (sugestão - retirem todas as fitas no final das actividades. Utilizem cores que se salientem da natureza)

banhos - não sei....fui tomar banho ao rio e a água estava excelente!

Amoço - ao que a organização nos habituou...má!! Sorte que havia uns frangos a rodar no assador e foi a melhor opção.

Trilhos de São João do Monte........ADOREI!!!!!;)
Venham mais provas como estas que eu alinho!!! Em nenhum momento me senti ameaçado pela perigo que esta proporcionava. Foi das provas que mais me diverti com todas as componentes técnicas que apresentava (subidas e principalmente descidas)
Para os que não se sentem preparados podem sempre praticar cicloturismo, muito mais seguro!

NOTA final:
São João do Monte - com trilhos destes ALWAYS
Organização - é o que é!! com as limitações que todos conhecemos e toleramos!

Respeito todos os que escreveram neste rescaldo, embora a minha opinião seja diferente de quase todas escritas até agora
 

CarlosCorreia

New Member
Trilhos de São João do Monte........ADOREI!!!!!
Venham mais provas como estas que eu alinho!!! Em nenhum momento me senti ameaçado pela perigo que esta proporcionava. Foi das provas que mais me diverti com todas as componentes técnicas que apresentava (subidas e principalmente descidas)
Para os que não se sentem preparados podem sempre praticar cicloturismo, muito mais seguro!
Com do devido respeito pela tua opinião, gostaria apenas de saber se pelo meio do teu divertimento subindo e descendo os trilhos, que quanto a ti não apresentavam qualquer perigo, conseguis-te ver as espectaculares paisagens que o Caramulo tem para nos oferecer.
Abraço
 
Top