[Rescaldo]3º Raid do Oeste/2ª Maratona de Óbidos, 2 Setembro

penatabua

Active Member
Olá malta,

Uma maratona ao ESTILO "À BORLIU", muitos singletracks, paisagens de arregalar o OLHO, não esqueço a volta á Lagoa de Óbidos, o alto do Marco Geodésico, o trilho do Canal de Irrigação, etc, etc e a chegada á Meta, colocada dentro das Muralhas do Castelo, dando a sensação de estarmos a entrar num BURACO DE TEMPO, que nos levava á ÉPOCA MEDIAVAL, pró ano a organização "DEVIA VESTIR ESSES TRAJOS MEDIAVAIS", ficava FABULOSO.

Lamento a existência de alguns locais de areia, algo que a ORGANIZAÇÃO, não controla(talvez por isso o RAID/MARATONA, tenha só 80 kms), mas se eles são necessarios, para chegarmos aos SINGLES, que venha a AREIA :wink:.

Parabéns ao(s) responsáveis pelo trajecto, pelo secretariado, pelo almoço e pelo trabalho de marcação e pela simpatia e alegria dos voluntários do apoio.

É um evento que entra na AGENDA "À BORLIU".

Abraço de penatabua
 

Zepic

New Member
[Rescaldo] 3º Raid Oeste/2ª Maratona de Óbidos - 02SET2007

Um grande abraço para todos,

Uma vez que ainda ninguém o fez, creio ser bastante oportuno criar este tópico para que possamos todos partilhar um pouco daquilo que foi mais uma grande prova organizada pelo pessoal do BTT Caldas. Nada tenho a ver com a organização e por isso, fui apenas mais um dos mais de 700 BTTistas que alinharam à partida do 3º Raid do Oeste em Óbidos.

Em primeiro lugar gostava de endereçar votos de uma boa recuperação e rápido regresso aos trilhos do BTTista que seguiu na ambulância, depois de cair no buraco, cerca dos 35km, antes da linha do combóio. :doente:

A primeira parte do percurso foi de facto muito rolante, como o Fred aqui tinha prometido, e por isso deu para fazer grandes médias. A segunda parte não tinha nada a ver com a primeira, pois tinhas grandes subidas (algumas pareciam paredes), zonas muito técnicas e muita, muita areia. Várias passagens tinha de ser feitas com bicla às costas mas... isto é BTT. Eu não me queixo.

Aqui ficam os meus prós e contras:

Prós :yeah:
  • Local da realização - Óbidos, a vila e o castelo, criam um quadro perfeito para dar cor a este evento
  • Secretariado, simplesmente perfeito
  • Zona da concentração (parque e baleários)
  • Vistas expectaculares sobre Óbidos, na segunda parte do percurso
  • Almoço - muito rápido e qualidade q.b.
  • Staff a sinalizar os cruzamentos
  • Marcações em cal no chão - muito boas
  • Meta dentro do castelo - simplesmente maravilhoso acabar a prova naquel lugar. Até fez esquecer a subida final.
  • Excelente "value-for-money"

Contras :nana: :
  • A partida continua a ser uma grande confusão. Por outro lado não apercebi de que tivesse havido um briefing de largada.
  • Várias zonas ao longo do percurso, muito, muito perigosdas, sem qualquer sinalização de aviso.
  • Demasiados estradões na primeira metade mas, muito provavelmente, na zona não há muito mais por onde escolher.

De resto, só posso dar os parabéns a toda a organização, pelo seu profissionalismo e por verificar-se que de ano para ano conseguem sempre melhorar e corrigir o que de menos bom aconteceu.

Parabéns e até para o ano!! :xau:
 

Juka

New Member
Oi pessoal :mrgreen:

Estava tudo a grande nivel, percurso, marcações, pessoal nos cruzamentos,

simpatia por parte da organização, almoço...., até o clima estava espectacular :)

Queria desejar as melhoras rápidas aos que tiveram quedas, pelo que me apercebi,

foram algumas...

Boas pedaladas pessoal!!
 

fcasimiro

New Member
Pessoal,

Ainda estou a ressacar do trabalho da maratona e vou opinar mais tarde quando houver mais opiniões, mas deixo já aqui algumas considerações:
Agradeço as palavras de apoio, pois essa é a principal motivação da trabalheira que dá por um evento desta dimensão de pé.
Quanto as criticas relativas a partida, tem toda a razão e para o ano teremos que optar por uma partida lançada pois infelizmente ninguém respeita a partida e temos que contar com isso.
Em relação aos feridos com alguma gravidade, entraram 4 no Hospital das Caldas e um já saiu com um curativo no braço, a rapariga que se sentiu mal na chegada está ainda internada mas apenas por precaução e estamos a temtar contactar os outros dois casos, inclusive o mais grave que foi para Leiria com traumatismo facial e craniano... Vamos acompanhar estes casos o melhor possível.
Um abraço e obrigado por terem estado presentes.

Fred.
 

Mox

New Member
Pessoal , simplesmente fantastico .

Um agradecimento a Organização , pessoal espetacular desde o principio ao fim .
Adorei a participação na minha primeira maratona , nunca esperei que fosse tão espetacular .
Consegui levar a minha mondraker curve até ao fim , 80 km com vistas lindas e momentos de grande adrenalina.
A segunda parte a partir dos 40 km ... aquelas subidas pareciam paredes , algumas a mão , outras montado nela , mas deu-me um gozo tremendo .
Infelizmente tive algumas caimbras no gemeo direito o que me fez perder algum tempo parado .
Acho que o tempo ate foi amigo , pensei eque o calor de ontem nos viesse " assombrar" =)
Queria agradecer ao rapaz que fez os 1ºs 40 km cmg que me deu bues força e era um fixe , fiquei curioso em saber a sua classificação , mas nao me lembro do nome .

as melhoras ja agora pro rapaz das fracturas , as rapidas melhoras mesmo .

Cmarques como correu ?

um abraço a todos e os parabens a toda a gente e aos escuteiros de óbidos =)

hehehehe
 

Fario

New Member
Excelente!!!
É a palavra que me vem a cabeça para classificar esta Maratona. :yeah:
Já algum tempo que não me divertia tanto numa prova com estas caracteristicas, principalmente na 2ª metade, que era como já foi dito, bastante mais técnica.

A Organização está de parabéns.
Para mim estava tuda bem, tirando os trilhos com areia :lol: que para o fim já faziam moça...e o que eu delirei com a chegada, dentro do Castelo de Óbidos.... heeee espectaculo. :hehe:

Esta é sem dúvia uma Maratona para repetir.
Desejo, uma boa e rápida recuperação ao nosso colega de trilho. As melhoras para ele.
Parabéns
 

Jack

New Member
oi pessoal do pedal, antes de mais queria enviar as melhoras para o pessoal ke se aleijou. Em relação a prova, mt bem organizada apenas alguns pontos a rever, a partida ouve alguma confução poucos abastecimentos havia pessoal a passar sede com aquele calor td. Mas o ke adorei mesmo mt mt foi a entrada no castelo valeu a pena a subida(ke fiz em sprint :) Gostaria de saber as clasificações. abraço a todos
 

bob76

New Member
Queria agradecer ao BTT Caldas pelo excelente evento que organizou e pelo belo dia que proporcionou aos mais de 700 atletas presentes, pontos a rever penso que só mesmo a partida e o primeiro abastecimento, penso que deveria ter havido um abastecimento de água por volta dos 20kms, de resto tudo cinco estrelas, até para o ano.
 

barfly

New Member
Boas para todos.
Em primeiro lugar as melhoras para aqueles que tiveram o azar de cair, que voltem depressa.
Em relaçao ao raid ou no meu caso mini raid quase perfeito,só em relação á partida acho que devem rever para que corra melhor para o ano, e achei o primeiro abastecimento um pouco tarde, no meu caso não me fez diferença mas havia alguns atletas a desesperar.
Só mais um aparte no ano passado fiz tambem o mini raid e gostei mais do percurso mas isso é uma questão de gosto pessoal nem sequer é critica.
De resto tudo muito bom.
Parabens á organização.
 

Trufox

New Member
Estive pela primeira vez na zona de Óbidos a pedalar. E... ADOREI!!!

Parabéns pelas excelentes marcações, algo que muitas outras organizações deviam fazer também, pois tenho a sensação que é muito pouco provável que alguém se perca! Foi das melhores que já vi!

Partida... No comments!

Primeiro abastecimento algo tardio, pois penso que para quem fez o mini-raid, apenas estava a 7,5km do fim, já pouca diferença fez... Digo eu, que fiz mais 40km... E esses km sim... muito, mas mesmo muito bons!

As melhoras para os nossos colegas BTTistas que se magoaram. Espero que em breve voltem aos trilhos!

Fiquem bem e boas pedaladas!

Edit: Alguém sabe o site das fotos? E classificações?
 

Zepic

New Member
Fred,

Vão haver classificações aqui na net ou no vosso site? Sei quanto tempo fiz mas gostava de ver se não fui o último!!
 

triatleta

New Member
Olá!

Esta foi a minha 4ª maratona em termos absolutos e tenho menos experiência neste tipo de actividades. Gostei muito da 1º parte mais fácil e para "moer" e da 2ª parte mais exigente e para "doer". Achei todo o percurso muito acessível desde que se tivesse a devida atenção em locais mais perigosos e exigentes técnicamente.

Quanto a sugestões:
1. Partida: lançada ou num local diferente da partida virtual, mas sem obrigar os participantes a cruzarem-se uns com os outros na mesma estrada de acesso ao local de partida. Um briefing com meganone ou aparelhagem na partida virtual também ajudaria a esclarecer os participantes;
2. Abastecimentos: compreendo que os recursos humanos para estes eventos são difíceis de captar, mas controlar participantes de agrafador na mão e dar água não é muito compatível. Por isso, sugiro que diferenciem funções ou que coloquem as garrafas já abertas em cima de mesas próximas de todos os controlos, tal como estava a ser feito em Gaeiras;
3. Segurança: percurso muito bem marcado. só se perdia quem queria ou se estivesse muito distarído. Mas em alguns cruzamentos de estradas principais não havia ninguém e, por exemplo, após o 1º controlo um FIAT Punto não atropelou um grupo por muita sorte. Havia múdos da organização que estavam em zonas sem perigo que podiam ir para os referidos cruzamentos não vigiados. E, já agora, se não der muito trabalho, colocar pessoal da organização com bandeiras amarelas e um apito (tal como existe no ciclismo de estrada), apenas e só nas zonas mais perigosas, pode ser uma boa solução para prevenir acidentes.

Se me lembrar de mais alguma coisa, escreverei aqui.

De resto, PARABÉNS pelo evento porque correspondeu ao vosso empenho.
 

Chaves

New Member
Boas

Tudo cinco estrelas, pena o pessoal não ter mostrado mais alguns singles da nossa zona, mas mesmo assim conheçi caminhos novos mesmo ao lado de casa :shock:, aqui tão perto e nunca tinha dado por eles!!!

A partida acho que gerou muita confusão, mas não por causa da organização, havia era alguns que não tinham percebido que havia uma partida simulada e outra real e assim gerou-se a confusão :wink:

As melhoras para o pessoal que se lesionou e magoou com gravidade, melhores dias virão.... FORÇA

e aos tantos badalhocos que vi pelo caminho a deitar lixo para o chão um grande bem haja (faço ideia a vossa casa :lol:)

Obrigado BTTCaldas e continuem o bom trabalho... :wink:

Xau
 

TGV

New Member
Olá pessoal,

Já cá cantam algumas dezenas de raids e maratonas e quando opino faço-o com inteira legitimidade e com bastante matéria para poder comparar. Aqui já foi dito o que esteve menos bem mas pelo que me foi dado observar dos membros da organização, tenho a certeza que isso irá melhorar futuramente. Mas em termos de balança o "fiel" pende claramente para o que esteve bem e bom. Parabéns a TODO o pessoal envolvido no raid. Sou de longe, sou cota, mas para o ano aí estarei. Eu adorei.
Abraço a todos e melhoras ao pessoal acidentado.

TGV
 

pirilampo

Member
Boas
Eu também fui e adorei. A vista fabulosa e voltinha em volta da lagoa só yem uma paalvra...divinal.
Só tenho 3 coisas a apontar:
A 1º aos meninos que deixam o lixo para trás
A 2ª á organização que podiam nos controles pôr uns copinhos com ginjinha para dar mais força :D :#1:.
A 3º é que levei a familia e disseram que havia uma visita guiada por òbidos e pelo que soube a câmara Municipal não disponibilizou ninguém o que é chato e lá teve a maria e o puto de ficar á espera na chegada, :wink:.
É mais uma maratona que fica a fazer parte das voltinhas por este Portugal.
Cumps á organização que estava tudo espectacular e melhoras aos colegas hospitalizados que tiveram menos sorte do que nós.
 

blaster

New Member
Boas, queria desde já dar os parabéns à organização pois acho que no geral as coisas até correram bem. Já foram mencionadas as coisas que eu achei menos boas.
Adorei a chegada! Alto ambiente. As marcações com cal também tiveram muito bem.

Quero agradecer ao companheiro(vestia o equipamento do Lance Armstrong-discovery chanel) que me acompanhou mais de 20km, dos 40km (quase sempre na minha roda) mas que fez com que me desse mais animo. E que por várias vezes, mais no fim, que se adiantava e esperava por mim. Isto sim é espirito!

E por último, as rápidas melhoras para os companheiros que tiveram o azar de ter acidentes(talvez pela falta de sinalizações de perigo).

Até à próxima.

Luis
 

burninhu

New Member
Parabéns à organização, é bom lembrarmos que com tanto bttista a logistica começa a ser um pesadelo, e daí também a correcta opção (na minha opinião claro) de ter trilhos mais abertos nos primeiros kms uma vez que se houvesse uma entrada para um single apertado seria o desespero do funil. Por enquanto ainda só fiz o mini raid que as pernas ainda não chegam para mais e queria agradecer o espirito de todos os que ofereceram ajuda quando me viram parados devido a um furo, é este espirito que conta. Quanto ao lixo que alguns aindam teimam em não carregar até ao caixote é melhor nem comentar porque o texto ía azedar.

Mais uma vez parabéns, e obrigado.
 
Top