Rescaldo - 3ª Maratona XCM Valongo

Jorge Dias

New Member
Amigos os tempos dos Federados só podemos colocar quando tivermos autorização da AC Porto. Cumprimentos

Andei à procura e não vejo as classificações dos federados.

Já se passaram 2 dias e ainda não estão publicadas??????

No mesmo dia em que se realizou a maratona de Valongo, mas da parte de tarde..., a Associação Ciclismo do Minho esteve envolvida no 1º BTT XCO Os Braguinhas, cuja última prova era às 15H. No final da tarde de Domingo, quem quisesse já podia consultar as classificações da prova no site da Associação. Porque será?

Só posso :clap::clap::clap: a ACMinho e esperar que os problemas???? que assolam a ACPOrto sejam resolvidos.

Cumprimentos,
Jorge Dias
 

ClubeBTTValongo

New Member
Resultado da nossa Iniciativa para uma causa social....

Agradecimento
From: Santa Casa Da Misericordia De Valongo
To: CLUBEBTTVALONGO@GMAIL.COM
...
Exma. Direcção do
Clube BTT de Valongo

Valongo,19 de Outubro de 2011

Bons Amigos:
Cumpre-me vir agradecer, muito sensibilizado, o gesto solidário de V/Exas. do ultimo domingo, dia 17 de Outubro, ao escolherem o nosso CAT- Centro de Acolhimento "Mãe d´Agua", para fazerem a entrega dos "Sobrantes" da vossa festa desse dia.

Constitui para nos um grande estimulo, e uma enorme satisfação, saber que não estamos sós nesta luta e que o serviço desenvolvido na nossa Instituição é sentido e apreciado por uma grande parte da nossa sociedade, como é o caso de V/Exas..
Bem hajam e muito obrigado.

O Provedor

Albino da Silva Martins Poças
 

ricoliveira

New Member
Boas pessoal, vim aqui deixar os parabens ahá organização pelo excelente percurso da meia maratona pois como não participei no dia aproveitei o dia de hoje para fazer a meia maratona, correndo o risco de da sinalização já ter sido retidada, felizmente e compreensivamente ainda lá esta grande parte o que me permitiu fazer sem me perder, realmente uma meia maratona a moda de Valongo, grandes subidas, descidas muito loucas e um percurso praticamente todo em cima da bike, exceto a descida que antecede a famosa ponte sobre o rio ferreira (que por acaso já não se encontrava colocada), mas mesmo sem ela foi possivel atravessar o dito rio. Vou tbm dar os parabens aos participantes, não a todos mas de certeza a uma grande parte pois apesar de eu ir a pensar que ia encontar montes de embalagens de barras e geis, abandonada nos trilhos não foi isso que confirmei, realmente ve-se uma de longe a longe apenas junto ao local onde foi 1º abastecimento e que se encontarm mais garrafas vazias, mas de certeza que a organização quando proceder a retirada das fitas e placas , vão tbm proceder a remoção desses detritos.

Mais uma vez parabens a todos e que em 2012 seja tão boa ou melhor que esta....


Só mais uma nota:

Estive na partida e na chegada da maratona e foi uma pena ninguem ter sido avisado da chegada do vencedor da maratona, pois até um fotografo que estava presente se queixou do facto. Depois de 60 km de pura dureza e de dar + de 10 minutos de avanço ao segundo e terceiro o rapaz merecia uma chegada anunciada como a do ano 2010!!!

Abraços e mais uma vez parabens pelo excelente trabalho!!!
 

FJOTA

New Member
boas

Ricoliveira, ainda não foram retirada as marcações, porque depois do trabalho já é de noite e de bicicleta é dificil, vão ser retiradas no domingo.
Em relação à ponte, tinha mesmo que ser no dia, e foi por volta das 18h00, ainda tivemos que retirar, era lixo a mais no rio/monte, para lixo já tivemos as garrafas que por acaso até vão servir de marcações durante muito e muito tempo...
A chegada não foi anunciada, porque se viste bem, não havia a moto 4 na frente, por avaria, 2010 foi diferente pela grandeza do evento, não são comparáveis.
 

ricoliveira

New Member
Boas FJOTA, quando me referi ás fitas não foi com a intenção de criticar pois compreende-se perfeitamente a permanencia das mesmas durante algum tempo pois e preciso disponibilidade e até digo que só não me ofereço para vos ir ajudar domingo pois estou a trabalhar e não vou poder ir pedalar, mas já agora vou aproveitar e tentar fazer o que ficou por fazer hoje, o resto da maratona, em relação as garrafas até nem que são muitas, estive a 15 dias na maratona do geres ea quantidade de garrafas espalhadas nos trilhos era muito muito maior.

Agora vais me desculpar mas em relação ao anuncio da chegada do vencedor não vou poder aceitar (não que eu tenha de aceitar ou não), mas eu estava mesmo junto da meta, e ouve alguem que teve conhecimento que o 1º já vinha a descer para a meta, tanto que o pessoal da A. C. Porto dirigiu-se rapidamente tbm para lá, quem continuou sem nada saber foi o speker (O ZÉ), peço desculpa mas foi uma falha da vossa parte.

Mas contudo continuo a vos dar os parabens por tudo resto e não deixo de ser um ademirador do trabalho que vcs têm feito para promoverem o BTT em Valongo pois sem dúvida alguma que Valongo é um dos melhores locais para se praticar BTT, só tenho pena que as pessoas com o poder local ainda não tenha sido capazes de reconhecer isso e ajudarem elas tbm a melhorar as excelentes condições que Valongo tem para oferecer ao pessoal que gosta de pedalar por estes montes!!!
 

duchene

New Member
ricoliveira:
Deixa-me só raptar o tópico e fazer um pequeno grande reparo, para que não se propague essa ideia de que a autarquia de Valongo nada faz em prol do BTT no concelho e especialmente pela preservação do suporte físico do desporto, que são as serras do concelho.

A esmagadora maioria dos utilizadores lúdicos da Serra de Santa Justa e Pias, desconhece que já pedalam em Área de Paisagem Protegida de Âmbito Local desde Dezembro de 2010.

A competência de classificação destas áreas protegidas locais foi, durante muito tempo, exclusivamente governamental. Por isso, em 2003 a autarquia apresentou ao então Instituto de Conservação da Natureza uma proposta de classificação das Serras como área protegida, na sequência de várias reuniões prévias com esse organismo e depois de contactos com as Autarquias de Gondomar e Paredes. Não obteve qualquer resposta ao longo dos anos de contactos quer com o ICN, quer com diversos organismos de influência local.

Assim, o processo foi-se arrastando. Felizmente, existiu uma mudança de paradigma que passou para as autarquias a capacidade de instituirem autónomamente Áreas de Paisagem Protegida de Âmbito Local. De imediato Valongo pegou na oportunidade e deu andamento ao processo, que culminou com a aprovação em Assembleia Municipal, por unanimidade, do projecto de classificação.

Na prática isto traduz-se no facto de que a serra começará a ser monitorizada, organizada e transformada de acordo com os padrões de protecção ambiental que se impõem numa Área de Paisagem Protegida de Âmbito Local.

Obviamente uma situação que levou 30 ou 40 anos a criar - numa primeira fase com a invasão de eucaliptos na serra e, mais recentemente, com a persistente destruição de trilhos por parte de alguns praticantes de desportos motorizados e erosão circundante que daí advém - não se resolve em meia dúzia de meses.

Ainda mais quando falamos de espécies vegetais com períodos de crescimento na ordem das décadas...

Há planos muito concretos no sentido de desafectar grandes áreas de eucalipto que actualmente são exploradas para fins comerciais, substituíndo-as por espécies autóctones como carvalhos, sobreiros, castanheiros, medronheiros, entre outros.

Aliás, já foram efectuadas diversas campanhas de reflorestação, quer em área ardida, quer em área previamente ocupada por eucalipto, que visam precisamente recuperar essa mancha florestal original da serra.

Conseguirás encontrar uma delas vindo do parque da cidade, quando se sobe pelas Águas Férreas e que foi recentemente reflorestada com espécies que se enquadram na mancha de vegetação que há longas décadas recobria a serra.

Existe também uma orientação no sentido de proibir futuramente a circulação de veículos motorizados na área protegida, como parte de uma clara intenção de preservação da serra.

Tudo isto irá, a longo prazo, beneficiar também a comunidade BTTista que utiliza a serra de forma recreativa e, certamente, criar melhores condições para a prática deste desporto que tanto gostamos.

No imediato, já terás notado certamente que as bermas do estradão de couce se encontram bastante mais limpas do que em anos anteriores, e que o corredor ecológico continua a ser um sucesso, junto de todos que querem usufruir da serra.

São pequenos passos, mas que vão sendo tomados para devolver a serra à cidade e a todos os que dela queiram usufruir, em respeito pela preservação do último grande pulmão da área metropolitana do Porto.

--

Para não fugir muito mais ao tópico, resta-me dar os parabéns à organização por, mais uma vez, ter conseguido o feito de levar os participantes a conhecer o complexo Xisto-Grauváquico de Valongo e a sua implacável dureza, arrancando não mais que sorrisos à chegada. Quando somos sacudidos assim e terminamos mais contentes do que começamos, é sinal que foi mesmo muito bom!

Venha a próxima!
 

FJOTA

New Member
Boas
Ricoliveira, eu percebi a das fitas, só disse quando vao ser retiradas.
Da chegada do vencedor, eu não estava nessa zona, não sabia do que se passou, mas tomáramos nós que fossem essas as falhas, se estiveste no Geres, como eu tambem estive, speaker e meta era coisa que nao havia praticamente, mas mesmo assim gostei muito do Geres, nem achei a falta de agua uma falha grave como andaram para aí a dizer, agua é que nao faltava na serra.
 

ricoliveira

New Member
Boas pessoal, cá estou eu novamente e desta vez tenho de concordar contigo FJOTA, realmente no Gerês houve algumas falhas mas como tu antes referiste não podemos comparar eventos, e só o poder pedalar por aqueles locais deu para esquecer todas as falhas.
Em relação ao que referi sobre a falta de apoio do poder local, acredito e até concordo que que algumas coisas estejam a ser feitas pela serra e que isso possa ver a trazer beneficios para quem pedala por lá, mas continua a haver pouca divulgação e as vezes até vontade de facilitar a realização de eventos, tal como uma competição de donwhill na fabulosa pista existente, uma maior divulgação dos eventos em alguns pontos do concelho, (por exemplo nos paineis electrónicos existentes nas paragens e outros espalhados pela cidade), criar parcerias de forma a promover uns passeios de btt para todos os municípes (tipo bike tour, mas em btt) que poderiam ser tbm úteis para dar a conhecer a realidade da serra e tudo o que tem sido feito em prol da mesma e muitas outras coisas que ajudassem as pessoas a vir conhecer Valongo. Por exemplo a ideia da ponte a atravessar o rio Ferreira na zona da Azenha, foi fantástica, porque não aproveitar a ideia e criar alia uma ponte pedonal de forma a unir o corredor ecológico, (verde) de forma a formar um circuito e que ia permitir não termos de regressar por onde fomos, e como até já li em algum lado essas pontes pedonais estão previstas.

Nota: Acredito que com o tempo e algumas mudanças de mentalidade isso venha a acontecer, grande abraço a todos!
 
Last edited:

daSilva15

New Member
pessoal, nem fotos dos pódios há??
como vamos nós dar aos patrocinadores fotos nossas nos podios, se nem isso existe??
se queremos ter alguem a invistir em nós temos de retribuir-lhes!
 

cesar.ribeiro

New Member
Boa tarde pessoal,

Do meu ponto de vista (como iniciado neste desporto) a prova foi organizada ao milimetro até à partida e pouco mais.. tudo correu bem até ao inicio mas apartir do momento em que a prova começou parece-me que toda a organização desmobilizou (talvez para apoio durante a prova) e a chegada foi, no minimo, muito pobre.. Sem anuncio algum, sem qualquer indicações, apenas se limitaram a apontar dorsais. Tive pena que assim fosse pois apercebi-me que estavam presentes bastantes equipas com apoios e a falta de visibilidade em nada ajuda a que eles se mantenham ainda pior nesta altura de crise.
Em termos de percurso estava 100% (ou não estivessemos em Valongo) e em termos apoio durante a prova igualmente!
Tive pena que a inscrição apenas desse direito a um dorsal, um gel (amostra) e a pedalar!!!! Para mim que sou local e pedalo em Valongo 80% do tempo foi um bocado frustante, penso que deveriam melhorar nesse capitulo mesmo sendo uma prova oficial não ficava mal uma lembrança...
Outro detalhe foi a falta de local para lavagem das bikes junto à chegada (ou pelo menos não estava visivel nenhuma indicação que causou algum transtorno a quem quis ir logo embora e teve que "levar" a terra toda nos carros!!
De qualquer forma adorei a competição (mesmo só tendo participado na promoção de 40Km e ficado em 19º...).

Abraço e fico a aguardar mais provas!!!
 

Coriolis

New Member
Boas

Tenho de dar o mérito à organização por ter organizado esta maratona, que por si só já merece os parabéns.
Gostei do percurso e diverti-me bastante!!

No entanto, esta organização continua a demonstrar várias fragilidades tal como no ano anterior:
- Site da maratona com pouca informação e estagnado - ninguém é obrigado a ter conta no Facebook ou cá no Fórumbtt para consultar as novidades
- Falta de actualizações: percurso, lista de inscritos,... - tanto pessoal a pedir ajuda aqui no fórum e nada
- A 2ª parte do percurso podia ter melhor marcação
- A entrega dos prémios foi muito má. Não se admite a falta de um pódio quando estamos numa prova federada de um Campeonato Regional
- Almoço foi muito fraco. Ter como bebida apenas água da torneira é muito mau!
- Classificações dadas apenas no Fórumbtt, quando deveriam estar no site da prova

Creio que são falhas pequenas e podem rever isso em próximas edições, tornando esta maratona uma referência.

Nota negativa merecem aqueles que residem perto de Valongo e não participaram, limitando-se a pegar na bike e ir assistir quando poderiam ajudar à festa.
 

andremariz

New Member
@Coriolis, mas porquê que eu havia de pagar para andar no "meu quintal" onde já conheço a maioria dos trilhos?!?

Quanto ao resto, acho que tens razão, pelo menos na parte da divulgação/informação da prova.
 
Top