[rescaldo] 3ª Maratona btt Póvoa de Varzim - 10/10/2009

#81
Boas,

Pela 1ª vez participei na meia-maratona da Póvoa e confesso que gostei, foi rolante ao meu jeito, apesar do azar que tive de aos 10km's mais ou menos ter ficado sem "cleats SPD" nos sapatos, tive de fazer os restantes km com os pés a dançar, mesmo assim fiz 3h27m, nunca pior!!!

Quanto a organização penso que foi positiva, para a quantidade de bttistas presentes. Marcações exemplares, muito pessoal de apoio em vários locais, lavagem das bikes normal, balneários normais, comida normal, resumindo foi uma boa prova para quem foi da Malveira para a Póvoa fazer uma maratona, e ainda recebi um jersey :)

P.S. a lama, o cheiro, o pó, a chuva, as pedras, as árvores, faz parte do btt, agora para aqueles que não gostam de sujar a bike, existe a vertente ciclismo que é mais limpa :)
 
#82
Boas Camaradas do pedal.
Foi a PRIMEIRISSIMA VEZ que participei numa Prova.
Para um 1º contacto foi interessante...até porque não sabia bem o que esperar.
Fui com 2 amigos eque tinham estado nos 5 Cumes e disseram que esta Prova foi Fraquinha...tendo em conta o Preço da coisa.

O meu objectivo era rolar...tenho mt pouca experiencia e ainda para mais quase treino nenhum, mas para mim no geral correu bem. Cheguei ao fim sem problemas e á frente de muitos.

É de esperar que com tanta malta haja kem goste, kem n goste e kem goste mas k goste mt mais de criticar. OK td bem....faz parte! É sempre preciso melhorar.
Para mim o importante é o espirito de camaradagem. Vi alguma mas vi alguns Brutamontes que julgam q sabem mais disto q qq outro.
Tive varios participantes que estavam parados e a kem perguntei se precisavam de algo e nem sequer responderam...Enfim...é melhor ficar no meio do monte apeado do que admitir q precisam de ajuda!

Não sei se fui o Unico mas n recebi os tempos, nem consegui sacar fotos nem nada, no site!

Saudações e até 1 dia destes por aí!
 
#83
Boas pessoa do pedal.
Antes de dar a minha opinião sobre a prova vou dar uma pequena opinião sobre o que neste forum se escreveu acerca da prova, deixando desde já o alerta de que não pertenço à Organização da mesma, assim como também nao sou Poveiro.
1º Toda a malta se queixa da Lama mal cheirosa. Alguém conhece lama com bom cheiro? Não acham normal haver lama mal cheirosa numa zona essencialmente agricola. Para quem não conhece a zona tem de se lembrar que as Batatinhas, as Cebolinhas, as Cenourinhas e demais legumes que muitos de nós comemos nas refeições confecionadas pelas nossas Marias e também por nós vêm da zona da Povoa, logo se para as Binas é preciso Lubrificantes e outros productos para elas andarem bem, para termos as Cenourinhas as Batatinhas e Cenourinhas é preciso Estrume, seja ele de Vaca ou de Boi ou até quimicamente preparado, porque é sempre estrume e logo vai cheirar mal. Logo para que no próximo ano não haja lama mal cheirosa, e cheiros nauseabundos durante a maratona, vamos todos nos unir e madar Mails ao S.Pedro para que não faça chover, e exigir à Organização que compre uns bons litros de perfume para que no dia anterior ande a espalhar o dito para que pelo menos cheire bem durante a Maratona.
2º Quanto ao percurso ser igual ou parecido ao do ano passado, só vejo uma solução. Que tal a Organização começar a fazer a maratona junto ao Mar, possivelmente nas Dunas, para que depois tenhamos aqui uns BTTistas a dizer que havia muito vento, tinha muita areia, havia muita agua salgada etc. Sinceramente não estou a ver muitos mais percursos possiveis na Maratona da Póvoa, pois como se pode comprovar a Póvoa cresceu muito, muito desordenada e os terrenos agricolas têm dono e os donos podem não quer andem nos terrenos deles, acho que a isso se chama propriedade privada. Portanto temos o percurso que a Organização consegue arranjar e temos de nos dar por contentes.
3º Agora vou falar no preço. Na verdade e para a crise que está 25€ é caro. Mas também não sera caro uma pedalçeira XTR a custar quase 300€. Claro que tudo está caro. Respeitando muito a opinião de cada um, é verdade que este ano não havia a abundância que havia o ano passado nos postos de abastecimento. Mas tal deve-se aos poucos patrocinios que a Maratona teve,(Basta ver e comparar com a do ano passado) assim como a falta de productos se fez sentir devido à crise que as empresas atravessam. Na verdade aquela bebida com saber a Morango não era lá grande coisa, mas temos de nos lembrar que foi um dos que aceitou patrocinar a maratona. Se olharmos o preço com outra visão podemos chegar à conclusão de que talvez não esteja assim tão cara. Senão vejamos: participação na Prova (X dinheiro), Almoço (qunto custa um almoço num tasco ou num restaurante, e muitas vezes mal servido) Jersey (também temos de entrar em consideração que a Organização dá umas parte do cuto da fabricação da Jersey) e por fim os ordenados das pessoas que trabalham na SCHOOL EVENTS, pois caros amigos a entidade Organizadora é uma empresa logo se é empresa tem de tirar algum lucro (chama-se a isso negocio).
Logo caros companheiros do Pedal. acho que em qualquer prova à boas coisas e más coisas e se todos analisarmos a Maratona friamente talvez não tenha sido tão mau participar na Maratona como aqui se quer deixar transparcer.
 
#84
Re:[rescaldo] 3ª Maratona btt Póvoa de Varzim - 10/10/2009

Boas...

Em primeiro lugar quero deixar os

Parabéns ao Caça Mouro Victor pela excelente prestação e pelo 3.º Lugar da Maratona da Póvoa
:clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap:​

Cá fica uma foto, na hora da subida ao pódio... Para ver as restantes, cliquem na foto abaixo...


Em termos de rescaldo... Muito do que foi dito aqui considero altamente injusto à organização, mas vivemos na democracia, e cada um pode dizer o que bem lhe apetece...
Desde o inicio, fui dos que critiquei a organização, no que diz respeito ao valor, mas relativamente à prova em si, apenas tenho uma critica a fazer; Na falta de melhor, era preferível os almoços, terem sido debaixo das bancadas, como no ano passado, do que estarmos debaixo daquele sol infernal...

Pontos restantes de quem participou na meia maratona:
As marcações estavam impecáveis, não sequer nenhum ponto que levantasse dúvidas;
Segurança em cruzamento: Não vi nem senti insegurança nos cruzamentos; Em todos existia alguém a controlar o trafego automóvel. Apenas numa curva à direira e que viravamos à esquerda, podia levantar esse problema, mas seguindo as marcações e as fitas, estariamos na berma esquerda em terra, sem qualquer insegurança...
Li criticas que quem teve encontros de frente com veículos que circulavam em sentido contrário... Malta, em estrada devemos andar por onde? Queriam o quê? um carro da organização à frente de cada um de nós? Vi autenticos herois, em estradas rurais estreitas em trajectórias como se tratasse de um circuito fechado....
Reparei, que em todas as descidas de risco, existia alguém da organização, alertando para a perigosidade, estando em alguns desses pontos ambulancias... Pelo menos em três pontos....

Lama, Àgua choca? havia muita, muita mesma, mas esperava-se o quê depois de uma semana de chuva....

Fui daqueles, que PAREI no abastecimento. Vi caixotes do lixo, não faltava àgua, as bebidas energéticas, as barras e fruta. Não podemos esperar é que sejam do grau de exigência que aqui se fala nem do agrado de todos, nem das dezenas de sabores que encontramos nas lojas da especialidade...

Quanto à dureza, não vou pronunciar... Havia 2 opões e cada um é livre de adoptar o andamento que quer, e isso sim é que faz com que se considere a prova dura...

A chegada, pelo que acompanhei estava a decorrer sem problemas... Funcionou o controlo dos tempos, recebeu-se os sms com os tempos e classificação estava bem visivel no portátil do controlo. Nos banhos, não tive qualquer problema...

Agora, concordo com a maioria de vocês, numa prova destas, com os apoios que tem, é exigível preços bem mais modestos e novos trilhos....

Pedro S.
 
#85
Apoiado.

Parabéns aos Caça.Mouros pela sua excelente classificação...

Já agora... sou Bermelho :twisted: Sp. Braga e SLB :mrgreen:

Mas fairplay ... existe... A gente encontra.se na Taça... mais uma vez parabéns.

PS... será que na próxima prova da taça... vamos ter lama !... ou será que vai ser pó ?!
 
#86
depinho said:
Como Poveiro, lamento as vossas reações, que considero injustas. Certo é que nem tudo sai perfeito, muito menos quando à partida se leva um preconceito definido, esquecemo-nos dos muitos elementos que estavam ao longo da prova, que habitualmente são concorrentes noutros eventos, dão graciosamente o seu contribuo para que outros possam fazer o que gostam.
Se acharam a prova muito rolante ou muito macia, fossem fazer a maratona não cortassem e se satisfizessem com a meia, para poderem vir para aqui dizer -Há!!é muito rolante, não tinha monte, é um passeio rural, bla bla bla. Levantassem o rabinho e na separação descessem as pedrinhas para os 80, e quando chegassem à subida dos xistos, dos camelos ou do deposito da àgua, já não mandavam as vossas respeitáveis opiniões de domingueiros bem dispostos.
Ao amigo anterior que não encontrou a local de partida e chegou 10 m atrasado, acho que se lhe deve uma desculpa. Não tinham nada de partir a horas e a única via que vem da A28 para a Póvoa, não devia vir diretamente para o local de partida, devia dar umas voltas pelos conselhos vizinhos para que ninguém se perdesse.
Tenho uma rigida, e não me incomoda as pedras das linhas nem as pedras dos trilhos. Quando me chatear das pedras faço estrada :oops:,

O cheiro das lamas não tem a ver com pocilgas ou vacarias, mais próprio de outras zonas e não da Póvoa, mas com o tipo de terreno agrícola que é característico desta zona, assim como locais de muita sombra e humidos que obriga a que as àguas não sejam absorvidas e fiquem a cheirar mal. Não sei se o problema era o cheiro ou era, como vi, a preocupação de sujar os XTR'S.
Local de Banhos – C.D.P, Varzim Lazer, Academia de Ténis e Varzim S.C. todos num raio de 50m., se só no Varzim Lazer se realizam provas de natação internacional (piscina de 50 m), nunca mas, nunca, fiquei sem água como quis, para tomar banho, em balneários com capacidade para mais de 40 pessoas de cada vez, No CDP idem, na academia de ténis aspas no Varzim SC até mesmo os atletas do Benfica ou o Porto tomam banho é perguntar onde foram tomar banho, à mangueira de lavar as bikes ?
Já agora fui controlado em todos 5 controles que encontrei pelo caminho, com várias pessoas sempre preocupadas em nã fazer-nos perder tempo.
Para terminar, só quero esclarecer que a organização da maratona é da Scool eventos , e que alguns elementos do Povoa Club BTT deram o seu contributo por carolice a amizade.
Quanto ao lixo aceito as criticas , das lixeiras permanentes que não sensibiliza a que não ajudemos a conspurcar a natureza, Trata-se obviamente de falta de civismo e vigilância por parte das entidades responsáveis, que nós devemos denunciar.
Quanto ao resto tudo bem :mrgreen:
MUITO BEM!!! MUITO BEM!!! LOL
 
#87
hlinhares said:
Até agora li aqui muita coisa e até acho que andam por aqui alguns senhores a comentar que mais parecem amigos ou que pertencem à organização deste evento.
É só um comentário e é o que eu acho.

As criticas não são destrutivas amigos BTTestistas, as criticas que fazemos aqui são bem construtivas, porque se lhes prestarem atenção para o ano fazem melhor e no que me parece aqui em relação ao ano anterior isto piorou ora não nos ouviram ou não querem. :shock:
Veja-mos outros eventos organizados anteriormente que eu e meus amigos participaram e desde essa altura já tiveram tempo que chegue para melhorar.
Este Fórum é visitado antes e depois do evento pela organização mas o que interessa para eles é publicitar antes e não pedir desculpa aos lesados depois.
Dizem que dão brindes e afins.... que me interessa isso. No ano passado ainda tivemos o RAID de borla o que no meu entender deu para equilibrar os 25€ pagos.

Tenho dito amigos.... é mais uma Maratona para riscar do calendário.
Durante 1 ano de BTT faço muita Maratona / Raid / Passeios , etc... e sei bem distinguir o BOM e o MAU, mas esta é péssima.

Quanto à organização o conselho que dou, não se metam em coisas que não sabem fazer, precisam de uma máquina de fazer dinheiro não se virem pro BTT.

Um abraço a todos,
Eu vim em defesa do evento e tentar repor algum exagero que foi dito aqui.
NÃO CONHEÇO UMA UNICA PESSOA LIGADA Á ORGANIZAÇÃO.
Mas acho que o que alguns comentários são, pelo tom e pela dureza das palavras, mais de alguem que tem algo á partida contra a empresa que organiza do que com o evento propriamente dito.
mais uma vez afirmo: NÃO TENHO QUALQUER LIGAÇÃO Á ORGANIZAÇÃO NEM SOU ADVOGADO DE NINGUEM.

KEEP RIDING.
 
#88
depinho said:
ruiaraujosilva said:
Boas,

......
P.S.2 Caro 'Vita Gomes', ainda bem que a camara de ar que lhe 'Atirei' lhe permitiu chegar ao fim...só não lhe emprestei bomba porque a deixei com um jovem ~ ao Km 20, bomba essa que gostava bastante de rever, por isso caro jovem(dono de uma FOCUS) caso leia estas linhas não se esqueça de dizer qualquer coisinha.

Cumprimentos e boas pedaladas.
adbarbosa said:
Vivas

Esta foi tb a minha 3a edição de maratona da Povoa e posso dizer que foi em termos gerais a pior de todas...não só pelo que já foi dito por quase todos, mas tb pq em termos pessoais tudo correu mto mal....desde falhar a passagem para o percurso dos 80kms (não sei se estava mal sinalizado, mas não vi as indicações...), furar e não ter bomba pra trocar o pneu....quero aproveitar pra agradecer ao colega que parou e emprestou uma bomba ao Km 35 +-...não consegui encontrá-lo no final pra entregar a bomba, mas esta foi deixada com a organização...caso vejas este blog, agradeço que contactes a school eventos...Mto obrigado

será o mesmo ???
Boas novamente....Penso que não se trata da mesma pessoa que me emprestou a bomba...eu possuo uma Canyon e o meu dorsal era o 286 (informação essa que forneci a quem me emprestou)...
 
#89
vita gomes said:
boas mais uma vez,só pra tirar uma duvida: alguem sabe qual era a ideia daquele ciclista numa bike de estrada a fazer btt????seria alguma aposta???? :shock: e já agora para o pessoal q se queixa da lama vai uma pergunta: vocês por acaso paticiparam na maratona do mondego este ano? aquilo sim,era lama..... :wink: pensem nisso! um abraço
Nunca ouviste falar de lebres ????, obviamente fez só a parte de estrada até à entrada do piso de terra.
Não vi, mas imagino, que também é uma coisa que tenho. :lol:
 
#90
depinho said:
ruiaraujosilva said:
Boas,

......
P.S.2 Caro 'Vita Gomes', ainda bem que a camara de ar que lhe 'Atirei' lhe permitiu chegar ao fim...só não lhe emprestei bomba porque a deixei com um jovem ~ ao Km 20, bomba essa que gostava bastante de rever, por isso caro jovem(dono de uma FOCUS) caso leia estas linhas não se esqueça de dizer qualquer coisinha.

Cumprimentos e boas pedaladas.
adbarbosa said:
Vivas

Esta foi tb a minha 3a edição de maratona da Povoa e posso dizer que foi em termos gerais a pior de todas...não só pelo que já foi dito por quase todos, mas tb pq em termos pessoais tudo correu mto mal....desde falhar a passagem para o percurso dos 80kms (não sei se estava mal sinalizado, mas não vi as indicações...), furar e não ter bomba pra trocar o pneu....quero aproveitar pra agradecer ao colega que parou e emprestou uma bomba ao Km 35 +-...não consegui encontrá-lo no final pra entregar a bomba, mas esta foi deixada com a organização...caso vejas este blog, agradeço que contactes a school eventos...Mto obrigado

será o mesmo ???
O depinho tu que és amigo da organização pede para editarem as classificações, ou o que eles ganharam nas inscrições foram gastar ontem á noite e ainda estão a dormir... :hahaha: :hahaha: :hahaha: :pinuteis:
 
#91
Boas
Não sabia que a lama, cheira bem ou mal.
A agua choca dos agricultores não leva detergentes.
A juntas de freguesias aproveitam as chuvas para despegarem as aguas chocas das casas muitas das vezes nos caminhos.
Logo que sai-mos do alcatrão e entramos na ciclovia uns metros a frente tinha dita agua choca despegada de uma casa,e isso não faz crescer o nabinho,grelinho e tomatinho.
O cheiro das aguas chocas da agricultura e bem diferente,os agricultores estão a acabar de incilarem o milho e vão começar a despegarem as suas aguas chocas nos seus terrenos, para virarem as terras,e reparem se o cheiro e bem diferente.
 
#95
Boa tarde

Não posso deixar de referir que pelo que li, o seguinte:
Ninguém é de facto obrigado a inscrever-se numa maratona, que pela sua 3ª vez, não mostrava desde o inicio alguma alteração às edições anteriores. O preço foi tabelado e divulgado, pelo que o valor pago foi o acordado entre ambas as partes.
No entanto, pelo que julgo saber, estes comentários especialmente o que refere o (Zeferino), demonstram intenções pouco claras, dado ser de conhecimento publico que existe de facto um desentendimento entre a Direcção do Clube de BTT, suas extensões e essa mesma pessoa.
Por tudo isto, deixam de parte as questões politicas e de interesses meramente pessoais e dediquem-se a ganhar pontos a pedalar nas subidas e descidas da grande CIDADE QUE É A PÓVOA DE VARZIM, louvando o grande desporto o CICLISMO! :mrsock: :mrsock: :mrsock: :mrgreen:
 
#96
Concordo cris...
Mas acho que esses assuntos não interessam minimamente a quem participou na Maratona da Póvoa, nem a quem segue o tópico e muito menos a este forum....

Estamos todos a esquecer é de um pormenor muito importante da maratona!! Essas sim, mostram bem o que se passou!! valem mais que mil palavras...

 
#97
Esta foi a primeira vez que participei, neste, pensava eu, grande evento.
Sinceramente não me vou alongar muito em comentários, pois acho que foi muita parra e pouca uva.
De positivo apenas a hora de partida e sistema de controlo de tempos.
De negativo, falta de identificação de local dos banhos, lavagem das bikes, local do almoço (e ao sol), a ementa do almoço muito discutível para este tipo de eventos, falta de pessoal em alguns cruzamento, sinalização de fraca qualidade, …

Globalmente, um evento a não repetir!

Má relação qualidade/preço
 
#99
Ola pessoal...

Depois do que li aqui no forum só posso concluir que até correu bem a maratona deste ano, CLARO QUE N AGRADOU A TODOS,MAS ISSO JA É NORMAL!!!!

PARECE QUE ATÉ CORREU TUDO BEM.......E EU NÃO FUI :( :( PARA MINHA TRISTEZA..... :cry: :cry: mas fico feliz pk vi la no podio uma camisola do nosso clube :podio:....BOA!!! e ja para n falar nas nossas miudas que dominaram a classificação!!!! :#1:

BEM SÓ ME RESTA ESPERAR PELO PROXIMO ANO, E DESEJAR A TODOS BOAS PEDALADAS!!!!

CUMPRIMENTOS A TODOS E ABRAÇOS PARA O DEPINHO E PARA O PESSOAL DO POVOA CLUBE BTT :)

(ha...e eu tava a tentar n comentar, mas n resisti....ao colega k achou k a 1 maratona foi a melhor pela presença do Sr. Zeferino.....lamento informar mas ele tambem participou na organização da 2....)MAS ISSO AGORA JA VAI LONGE!!!! E A CONCORRENCIA SÓ NOS BENEFICIA A NOS PARTICIPANTES :mrgreen: :mrgreen:

BOA SORTE PARA TODOS!!!
 
Boas!

Relativamente ao assunto do homem que fez a prova com bike de estrada, parece-me que não se limitou a fazer apenas a parte em asfalto como alguém aqui afimou. Aliás, outro participante falou da sua passagem numa determinada descida onde tinha havido uma queda.

Também no fim ouvi comentários de que ele tinha mesmo terminado a prova até num tempo razoável. Penso que contornou as evidentes dificuldades com o "transporte" ao ombro da bike onde lhe era impossível montar. Provavelmente ao estilo do "ciclocross" de antigamente quando bikes de btt não existiam e apenas os pneus utilizados eram mais grossos que os de estrada normais e com rasgos.

De qualquer forma se é verdade que acabou a prova é mesmo de louvar pois poucos se atreveriam a tentar sequer tal coisa.

Gostava mesmo de saber qual a classificação do atleta e se alguém acompanhou a prova dele nalgum momento. Já vi uma foto da partida onde ele aparece mas não dá para ver o número do dorsal.

Saudações