[Rescaldo] 3ª Maratona Águias de Alpiarça 07/03/10

iscas

New Member
Bem parece que me cabe a mim abrir este tópico.
Talvez o pessoal esteja ainda a tirar os kilos de lama do equipamento...

Tendo em conta que os factores meteorológicos e tudo o que daí advém não possam ser controlados pela organização penso que muito pouco falhou neste evento.
Secretariado rápido e eficiente, boas marcações, abastecimentos não sei porque não parei em nenhum..., bom detalhe acabarmos no velódromo (foi o meu batismo numa coisa daquelas), boa lavagem das bicicletas, almoço porco no espeto e sopa da pedra (normal) e chegamos ao calcanhar de aquiles da maior parte destas coisas..... OS BANHOS :eek:
Pois é... Depois de apanhar com tanta água e lama em cima tivemos de tomar banho de água fria.....
Mas pronto passou-se aqueles 10 minutos do banho e siga!

P.S.: sei que não fui o único mas o fotógrafo podia-se ter posto a seguir à vala que estava a seguir ao comissário no percurso dos 80. Era uma recta comprida que dava para ver bem que não teria nada de problemáico (pensava eu) e então comecei a comer uma barra, não vi a vala e quando levantei a cabeça a roda da frente enterrou-se até meio da suspensão... Fiz um maravilhoso OTB com direito a arranhões na perna direita e dor no ombro direito (que deve durar)...
 

Rukadurt

New Member
No inicio consegui arranjar uma roda boa,com dois atletas do alpiarça, mas depois um deles foi perdendo o contato conosco e depois foi a minha vez de deixar o outro moço ir se embora,estava com um ritmo muito elevado e ainda faltavam muitos km. Foi então que andei durante muito tempo sem ver viva alma, até que a dada altura o meu polar comecou a meter agua... com tantas poças e algumas bem fundas o iman desviou se do lugar e não estava a dar a contagem certa dos km, decidi então parar para o por a funcionar, foi então que liguei o mp3 e foi sempre a bombar até á meta com um belo som.. SENSATION WHITE.
Com o som a bombar e a concentração sempre em alta,comecei a andar com um ritmo sempre constante ,na casa dos 90% e já na parte final vejo uma roda lá longeee... foi então que fui em perseguição do atleta á minha frente. Consegui apanhar-lo e mantive me ali um pouco com ele, mas o desgaste para o apanhar foi muito e não consegui manter me com ele. Segui o sempre com alguma distancia e ao chegar já a alpiarça eis que o magano se engana e eu passo por ele, chegando assim ao fim desta fantastica maratona, a chegada era na pista de ciclismo dentro do campo da bola do Aguias e até deu para uma pequena entrevista depois de cruzar a meta, só faltava era a televisão!!!! eheheheh
A organização está de parabéns, a escolha do percurso foi 5 estrelas mesmo, tudo ciclavel e com as marcações muito visiveis, nos locais de cruzamento com estradas estava sempre muito publico a ver o ppl a passar e sempre com a GNR por perto e os bombeiros.A lavagem das maquinas foi mesmo rapida não havendo fila.
O almoço foi bom e bem servido dando para conversar sobre as peripecias do pessoal

Fotos no meu blog
ruka-asminhasvoltas.blogspot.com
 

Lonerider

New Member
Rescaldo da 3º Maratona btt "Águias" Alpiarça - 7 de Março de 2010

Mais uma vez a organização desta maratona proporcionou a todos os participantes uma excelente manhã de btt. É uma organização de pessoas que sabem o que fazem, de pessoas do ciclismo e do btt em particular e não aventureiros como às vezes se encontra em certos eventos. Souberam escolher um percurso interessante e adequado às condições meteorológicas que se apresentaram. Considero que tudo neste evento esteve num excelente nível, destancando, no entanto, cumprimento de horários, o percurso e as suas marcações e sinalizações de perigo, a segurança (GNR, Escuteiros e Bombeiros) e acompanhamento durante a prova, o almoço e a simpatia dos elementos da organização. O terreno, esse foi a fruta do tempo!
Um evento a repetir e a recomendar.
 
Last edited:
Boas

Um evento que quanto a mim não teve falhas, desde a partida (à hora prevista) até à chegada no estádio foi tudo 5****.

Lavagens das bikes sem problemas e rápido, banhos (água quente) também sem filas (no meu caso a lavagem e o banho foi no estádio.

Almoço: Sopa da pedra espectacular, porco no espeto ídem, tudo muito bem organizado e sem `" stress".

Quanto a lama, água, etc, paciência, mas não houve chuva (só ameaços)

Os meus parabéns à organização.

Cumprimentos
 

iscas

New Member
penso que 37 se não me engano. pelo menos foi o que me pareceu ouvir ao pessoal que fez a meia
 

AFOITO

New Member
Afinal qts km foram na meia maratona?

Boas

Sim o meu Polar tambem marcou 37km, sem duvida uma maratona das boas como já foi aqui dito, a questão da agua fria nos banhos do Velodromo foi apenas temporaria pois durante a minha lavagem de bike ouviu-se dizer “a água está fria” pensei logo (ui nem acredito nisto) eu até costumo ser AFOITO nestas coisas, mas ontem não me apetecia nada depois de estár inscrito nos 80 virar para os 40 e mesmo assim chegar empenado é daquelas provas para esquecer, depois quando fui ao banho uauuu táva quennnte…..

Obrigado a todos especialmente á organização.

Cump.
PA
 

rfccarvalho

New Member
Também estive presente na maratona dos 80 mais um companheiro da Casa do Benfica de Tomar para percorrer os trilhos de Alpiarça!
Quanto à organização dou os meus parabèns pois pareceu-me que estava tudo 5 estrelas...partida a horas...percurso muito bem marcado com placas, fitas marcações no chão e diverso staf espalhado pelo terreno!
Na hora do banho é que a aguinha quente não colaborou e como me encontro gripado e como não ia almoçar por lá....optei por so tirar a maior e tomar um banhinho quente em casa!

Nota postiva para o evento...para mim serviu para espantar a gripe e pedalar na companhia de alguns amigos!

Cumps

Ricardo

Casa do Benfica de Tomar BTT
 

Espigão

New Member
Bom dia,

Antes de mais, foi um prazer conhecer o utilizador bpbernardo que foi incansável quer no tópico da promoção do evento quer no próprio dia sempre preocupado com que tudo corresse da melhor maneira possível aos participantes.

A mim não me correu lá muito bem...:roll:

Parti na frente com o grupo que se formou mas depois daquela entrada atribulada nos trilhos (com um jipe pela frente) e logo com algumas valas cheias de água, perco o meu bidon e depois só mais à frente é que dou pela falta dele. Volto para trás para o ir buscar e com isto tudo devo ter ficado no fim da maratona...doh

Depois foi recuperar alguns lugares e por volta do km20, dou um valente tralho numa zona do percurso mais "falsa". Levanto-me meio combalido mas sigo viagem na mesma. Depois mais uns 3km´s à frente, vejo que tinha perdido novamente o bidon na queda e lá volto novamente para trás para o ir buscar. Lá achei o bidon mas devia estar novamente no fim da maratona e depois desmotivei completamente. Numa zona de ambulância fiz um pequeno curativo e apanhei a estrada de alcatrão até Alpiarça.

Ter levado apenas um bidon de litro não foi boa opção... enfim...:eish:

Quanto à organização, acho que esteve muito bem e quero realçar a extrema simpatia da mesma.

Relativamente ao percurso, notou-se o esforço da organização em escolher trilhos mais transitáveis. Ainda assim, percurso muito pesado e com algumas zonas mais perigosas mas sempre muito bem sinalizado e com grande apoio ao longo do mesmo.

As ambulâncias é que não tiveram descanso. Acho que nunca tive conhecimento de um evento com tantas quedas. As melhoras a todos os acidentados (vi algumas bem feias).

Quanto ao banho, apesar de ser a conta gotas, apanhei água quente.

Às 11h00 já estava despachado e ainda esperei até às 11h30 por novidades do almoço até que perguntei a um elemento da organização pelo mesmo que me disse que apenas iria sair às 13h00. Como a viagem ainda iria ser um pouco longa, pus-me a caminho mas sem antes experimentar uma bucha de porco no espeto. Mais uma vez, muita simpatida dos senhores "encarregados do porco" :mrgreen: que não me deixaram sair de Alpiarça sem provar o mesmo.

Tive muita pena de não poder ficar para experimentar a sopa da pedra e outras iguarias do almoço e como é óbvio, conviver com os amigos e assistir ao resto da festa.

Resumindo: evento a não faltar numa próxima edição!

Aspectos a melhorar:

- Não sei se havia mais algum local para banhos (penso não) mas não creio que apenas 6 chuveiros em balneários algo reduzidos, sejam condições para 300 participantes tomarem banho. Acho que a "sorte", foram as muitas desistências, e o pessoal dos 40 ir chegando bem antes do pessoal dos 80km e assim os balneários irem "escoando"...

- A questão do horário de almoço. Se com um percurso pesado os primeiros dos 40km fizeram tempos à volta da 1h30 bem podiam antecipar a hora do almoço para as 12h. Provavelmente não estavam à espera que fossem tão rápidos mas mesmo assim, 13h e muito tarde para este tipo de evento com estes percursos...

Cumprimentos e até uma próxima!:yeah:

Hugo Carvalho
 

rfccarvalho

New Member
Volto a dar os Parabèns à organização pelo prontidão com que as classificações e cerca de 600 fotos foram colocadas no seu site! Ontem ao final da tarde já estavam lá...é disto que o pessoal gosta! Para o ano e se puder...lá estarei!


Cumps
 

luis_andre

New Member
Foi a primeira vez que fiz esta maratona e desde já os meus sinceros parabens
fiz o percurso dos 40 km (ou 36 segundo o meu conta kilometros) e foi espectacular...rolante, bem assinalado...faltou foi mais uma ou duas subidas :p
aspectos positivos: secretariado, meta, percurso (organização em si)
unico aspecto negativo: a queda a entrada do estádio, que me deixou com menos umas gramas de pele.
certamente uma maratona a repetir
continuem com o bom trabalho
 

Team T

New Member
Viva,

Não posso deixar de colocar aqui a minha opinião sobre esta maratona, foi a 2ª vez participei e tal como na primeira gostei muito, voltarei certamente para o póximo ano, é sem duvida alguma uma maratona organizada por pessoas que sabem o que é andar de bicicleta quer seja de Estrada ou BTT, e não deixam por mãos-alheas os pregaminhos do Clube que representam.
Com isto, podemos disfrutar de uma optima organização logistica e um sentido de responsabilidade assinalavel na selecção dos trilhos, tendo em conta as condições climatéricas, que não dão treguas, assim, e pelo que consegui perceber junto da organização no Sabado quando fui levantar os dorsais, o percuso (meia-maratona) teve de ser alterado, entenda-se também encurtado para evitar zonas que apresentavam condições que não condiziam com o grau de exigencia a que esta organização se obriga, para que tudo corra dentro da normalidade expectavél para esta altura do ano e com estas pluviosidade.
Após a partida que decorreu sem atrazo, constatei isso mesmo, trilhos ciclaveis, até surpreendentemente cicláveis, muito embora a agua abunda-se e a lama também, mas cá para nós, só custa mesmo nos primeiros kilometros depois já não importada nada, a sinaletica estava toda lá, e por vezes acompanhada de alguem que reforçava a necessidade de maior percaução, controlos rápidos, abastecimento no sitio certo, que não parei mas agarrei uma aguá, a chegada foi muito bem idealizada, mas para quem vinha com os travões no ferro, não foi a melhor, as quatro viagens a 90º, sendo a ultima para descer as escadas, não deu me deu jeito nenhum, sendo mesmo ultrapassado por um participante, mas não cai e isso é muito mais importante para mim, sendo que a chegada no velodromo foi a cereja no topo do bolo.

PARABENS,

Até ao próximo ano.
 

iscas

New Member
Só mais uma coisa... Havia um fotógrafo que me tirou 2 fotos que não constam na galeria do Picasa que está no site...
Uma das fotos lembro-me que foi tirada na entrada da ponte que havia na barragem e a outra no meio do percurso não me lembro onde... Tenho quase a certeza é que era o mesmo senhor...
 

grazios

New Member
:D Boas,
Pessoal , gostei dos ver por cá para fazer esta maratona, como era de esperar as condições não poderiam ser as melhores , o tempo , não estava a ajudar já algum tempo, as marcações de há um mÊs tem vindo a ser alteradas todos as vezes que fomos fazer um recunhecimento do precurso.até no própio dia o tivemos de fazer.MAS se não fosse este tempo teriamos uma maratona e meia maratona de grande qualidade os trilhos seriam para todos os gostos e com um pouco mais de subidas com single trek de loucos ,mas não foi possivel..... fica, garanto-vos para a proxima.
Gostava de agradecer a todas que se envolveram neste evento,mas pessoalmente a donos de terrenos pôr a nossa disposição os trilhos que queriamos ,ao srº joão teodoro (disponoblizar a bruta 4x4 nissan),ao bombeiros municipais de alpiarça,ao escuteiros de alpiarça,ao moto club amigos do sartela casalinho,e em especial aos membros os nucleo cicluturismos 100%TT Alpirça (Luis Silva e Luis Esteireiro nas marcações percurso ,Carlos Peso na elaboração do percurso e apoio informatico e Bruno Bernardo acompanhamento informatico nos sides.
A todos os PARTICIPANTES que tiveram com nosco nesta aventura molhada.
Obrigado,
Nuno Grazina;:cool:
 
Last edited:

jlalmeida

New Member
Gosto de ler estes comentários acerca do evento. Escolhi o evento errado neste fim de semana... paciência, são os riscos que temos que correr..
 

100% TT

New Member
É verdade jlalmeida a maratona foi 5 estrelas não a nada a dizer, a chegada a pista de ciclismo foi brutal o spiker no final era do melhor que há, para o ano será a 6 de Março ou seja 1º fim de semana de Março com muitas novidades já equacionadas, é uma data a não esquecer
 
Top