[Rescaldo] 3ª Etapa Up and Down - Vila Nova de Paiva - 06-06-2010

Frei

New Member
Boas pessoal do pedal,
Venho aqui iniciar o tópico para falar da etapa de hoje...
Estamos a fazer progressos no sentido de controlar os atletas que apesar de chegarem depois vão para a frente de todos os outros, mais um ponto positivo para a organização do Up and Down. Em relação à prova em si, logo ao inicio aquela passagem no riacho estragou tudo, um engarrafamento enorme e muitos minutos perdidos. O percurso tinha zonas mal marcadas e propícias a que o pessoal se perdesse facilmente, inclusivé eu me perdi, em relação também às marcações, havia descidas em que as fitas estavam muito distanciadas umas das outras, e a malta precisa de confirmação se está a ir no sentido correcto, já ouvi dizer também que houve um problema com os atletas da frente da maratona no que toca às marcações. No geral a prova era dura, não pelo acumulado de subida, que era pouco e as subidas se faziam a bom ritmo, mas pela dureza das descidas, foi uma malha para as costas. Também não sei que se passou, mas hoje eram só furos e correntes partidas, eu próprio furei, aconteceu-me quase tudo hoje. A zona da meta foi bem escolhida, com sombrinhas para a malta descansar do esforço.
Nos banhos, a água estava quente mas os chuveiros das piscinas não eram lá grande coisa ;)

Em relação ao almoço não posso opinar pois não estive presente.

Cumprimentos,
Ricardo Pereira
 

rpvaughan

New Member
Concordo com o que foi dito. Globalmente pareceu-me mais mal marcado e e com menos pontos de agua que os dois anteriores. Em relação ao acumulado, muito ou pouco é igual para todos...
 

Hardtail Trek

New Member
Boas,
Tb concordo com o que foi dito em relação à passagem no riacho e às marcações, tb fui um dos que se perdeu pouco depois da passagem no riacho devido às marcações (ou falta delas). Quanto ao controlo na partida, concordo apesar de ser chato, mas a minha pergunta é: tanto controlo na partida para depois determinados indivíduos conhecedores dos trilhos locais acabarem por fazer corta-mato duvidoso. Eu vi um tipo a cortar caminho, primeiro pensei que fosse mais um betetista que por ali andava mas depois de ver o dorsal confirmei, há pessoal a atalhar nas provas, tanto controlo na partida para depois ñ existir uma forma de controlar essas situações. Acho que deveria haver um apelo ao desportivismo para tentar dissuadir determinadas situações, tanto na partida como na restante prova... Afinal o que ganhamos com isto? Na minha opinião a corrida é contra nós próprios, é tentar superar os nossos objectivos pessoais. Um individuo que faça batota até pode retirar algum prazer quanto se gaba junto dos amigos acerca das suas proezas, mas no fundo a sua consciência nunca estará tranquila.
Cumpr
 
Last edited:

shido

New Member
Bem sobre esta prova tenho a dizer que gostei muito e temos muitas evoluções. Contudo as marcações? bem que confusão. Acho que isto não pode acontecer haver marcações de outros passeios e fitas com uma cor semelhante. Perder faz parte mas é lamentável ao ponto de se desistir.
Contudo deixo os meus parabéns a todos os envolvidos na prova em especial ao INATEL pelo excelente trabalho.

A todas as associações que vão organizar tenham o máximo cuidado pensem em tudo o que não querem que vos aconteça numa prova para não manchar a imagem deste excelente campeonato do INATEL.

PS: Epa e rancho é que não.

Abraço e parabéns a todos pelo excelente trabalho.
 
Last edited:

visiense

Member
Quanto à prova de hoje, gostei das paisagens e dos trilhos, que, apesar do acumulado significativamente inferior às duas provas anteriores, não perdeu dureza, agora, pelo piso muito exigente, com muita pedra, tanto a subir como a descer. Quanto às marcações, eu fui dos que me perdi, mas sinceramente, foi por distracção minha. De resto, não achei a prova mal sinalizada, mas ouvindo tantos com essas queixas, algo houve de certeza que não correu bem.

Um ponto onde se notou a evolução, foi o controlo zero, importante devido a vários chico-espertos. Um ponto negativo, e já o tinha dito na etapa de Nelas, foi não terem o cuidado de não colocarem nos primeiros km's troços onde se facilmente haja engarrafamentos. Aquela zona da ponte realmente era muito bonita, mas naquela altura foi o pior que podiam ter feito. Isto é uma competição amadora, é verdade, mas não deixa de ser competição, e erros destes têm custos na prestação de muitos atletas.


De resto, a organização com qualidade do costume do Inatel Viseu, e apenas um reparo (mais um) a muitos colegas bttistas que continuam a deitar o lixo para o chão nos locais menos próprios, e com uma falta de respeito pela Natureza, pela organização e pelos donos dos locais por onde passamos!

Continuação de boas noites para todos.
 

Xquim Chefinho

New Member
Rescaldo up and down - Vila Nova de Paiva

Boas noites a todos os praticantes de ciclismo,

Fazendo o meu rescaldo desta etapa, tenho de começar por 5.ª feira, no qual me desloquei a Vila Nova de Paiva com mais uns colegas para fazermos o reconhecimento do percurso com GPS, e assim fomos verificando alguns pontos menos bem assinalados, mas a coisa foi decorrendo com relativa normalidade até aos 40km, a partir daí só tenho a dizer que foi uma carga de nervos, fitas por um lado, o GPS a mandar-nos por outro, só posso dizer que chegámos à povoação do Touro e voltámos para trás. Gostaria que alguém me confirmasse se o track GPS estava correcto ou incorrecto.
No que toca ao dia de hoje, domingo, a prova começou bem, de salientar a existência do controlo zero na partida, um ponto positivo. Partida sem problemas de maior, eis quando surge o riacho, com aquelas pedras enormes (poldras). Para mim e para o pessoal da maratona, foi só fazer a filinha indiana e toca andar, mas para o pessoal da meia maratona não deve ter sido fácil! Ao km 8 o meu grande azar, parti o cabo do desviador traseiro, e lá fui andando a ver se arranjava uma chave para apertar o desviador no que desse, bem, consegui isso com dois colegas da Lenamotos.
Um obrigado para eles.
No que toca ao pessoal da minha equipa, Dá Gás Clube de Mangualde, tenho de fazer um agradecimento muito especial ao Pedro Agnelo, pois motivou-me, puxou por mim, empurrou-me na subida grande, enfim foi um colega e amigo nos momentos mais dificeis e talvez graças a ele não ter desistido logo. O resto da prova foi dar uso ao desviador da frente e fazer o resto do percurso nesse estado, mas que não foi nada fácil!!!
Quanto ao percurso achei-o completo, com zonas técnicas, singletraks, zonas para rolar, enfim gostei!
No que respeita às marcações, posso dizer que me perdi depois das eólicas, mas não foi nada demais, mas confirmo que alguns sítios apresentavam uma marcação algo escondida, e por vezes andávamos bastante tempo sem ver nenhuma o quer nos deixava sem saber se íamos bem!
Concluindo, parabéns aos vencedores e a todos os participantes que deram um domingo colorido e algo movimentado a Vila Nova de Paiva.
Boas pedaladas,
Xquim Chefinho
Dá Gás Clube de Mangualde
 

RicardoTerminal

New Member
E querem fazer disto um campeonato de referência a nível nacional!!!! O unico ponto positivo foi o controlo 0, de resto foi um vergonha, inicio da prova a descer, com a descida a acabar numas poldres, marcações do pior que se pode encontrar, banhos pessimos, balneários demasiado pequenos para tantas pessoas, almoço fraco para o qual foi preciso esperar mais de meia hora na fila!!!
 

PKangú

New Member
Boas.

No geral, para mim esteve quase tudo bem.
Secretariado rápido e eficaz, partida sempre à hora certa e desta feita já com o controlo 0 implementado.
Percurso interesante com um acumulado acessivel, passagem num local fantástico, que penso ser o bio-parque, e onde as maiores dificuldades foram naturalmente aquelas partes técnicas com muitas pedras, principalmente no circuito da maratona. Alías, para este pessoal, o problema causado pela travessia das poldras nem se colocou.
Abastecimentos com o essêncial e água sempre presente em vários locais, apesar de termos sido favoreçidos por um dia de temperatura relativamente amena.
De referir a excelente assistênçia dada na travessia das estradas.

Quanto aõs banhos foram do melhor. Espaço, chuveiros disponiveis e funcionais, mas sobretudo com o mais importante, água quente.
O almoço, quando lá cheguei, foi só servir e assentar. Tempo de espera zero.
Quanto ao prato escolhido, não desgostei e achei a refeição bastante completa à excepção da falta da cervejinha fresca.

Contudo, uma nota menos boa para as marcações.
Além de ser notório o insuficiente núnero de fitas em grande parte do percurso, as indicações em alguns pontos de viragem eram mesmo muito màs, o que levou muito pessoal a enganar-se. Não foi o que se passou comigo, mas muitas vezes tive que ir à sorte ou seguir as marcas deixadas no chão!..
Sem duvida, um ponto a ter muita atenção, para não por em causa o muito trabalho que uma organização tem ao elaborar uma prova desta dimensão.

Boas pedaladas.
 

GeoGama

Member
Heya!
Penso que os pontos principais já foram todos ditos, mas tenho de adicionar mais alguma coisa ao tópico, a fim de chamar a organização à atenção de algo muito muito grave e que espero que corrijam nas proximas provas!
Como é que é possivel não atenderem o telemóvel indicado no cartão de controlo durante toda a prova? E nem sequer devolverem a chamada? Bem podia estar todo partido à beira de uma valeta escondida que estava por minha conta e risco. Felizmente não foi o caso, eramos quatro e levamos tudo numa boa (e com isto estou-me a referir às 2h que esperámos por alguém que nos fosse buscar), e graças a um dos elementos ter o numero pessoal de alguém da organização.....
Foi a primeira vez em 20 provas do inatel que fiquei pelo caminho, mas fiquei logo com a noção que estou ali por minha conta para me fazer chegar à meta.... vai lá vai :O

Não quero com isto dar na cabeça ao pessoal do inatel que continuo a achar que fazem o melhor que podem com os meios que teem (neste caso os meios foram claramente escassos), mas tomem nota para que não se repitam mais situações como estas e com muito maior gravidade...

De resto, gostei da prova, ou melhor.... dos 14km iniciais..lol
 

helio69

New Member
Mais uma prova do Up and Down e a primeira que consegui terminar este ano... Mesmo assim, com uns percalços no caminho que me fizeram perder dez minutos...

Marcações. Eu que fiz a meia-maratona ia perder-me quando deparei-me com o grupo onde ia incluído a voltar para trás. No entanto ia perder-me porque segui a roda da frente em vez de olhar para as fitas. As marcações embora lá estivessem a verdade é que deveriam ter sido reforçadas. Além disso, em algumas zonas a confusão de placas e fitas era tanta que tínhamos que abrandar para ver qual a marcação correcta. Neste ponto é bom lembrar que as fitas no final são para tirar!

Percurso. Tirando a passagem no rio no inicio, foi bom e durinho para o material! Que o diga o Baião que rasgou um pneu acabadinho de comprar!

Controlo 0... Bom, muito boa iniciativa!

Banhos... Nem parecia que estávamos em Vila Nova de Paiva onde no passeio de há dois anos tivemos uns banhos fantásticos. Poucos chuveiros e muito pouco espaço!

Também creio que os reabastecimentos líquidos deveriam ter sido mais!

De resto, a próxima é em Castro Daire, onde o percurso será um pouco mais duro (mas não muito)
 

almeidan

New Member
Controlo km zero:
Já há muito se reclamava este tipo de controlo. Peca por vir tarde, mas enfim... mais vale tarde do que nunca!!!

Controlo ao longo das provas:
Só posso falar da meia-maratona, pois é nesta que participo. Um controlo, embora em local desconhecido, penso que é muito pouco. Depois desse controlo e quem já conheça o percurso...

Marcações:
Francamente más. Saliente-se que o grupo dos 15 primeiros da meia-maratona, que seguiam todos juntos, perdeu-se por volta do km 15. Havia fitas de cor parecida por todo lado. Quando se perdem apenas alguns elementos é natural que tenha havido uma distração da parte deles, mas quando se perdem dezenas de elementos, alguma coisa está mal. Deve-se começar a pensar em retirar as fitas de outras provas aquando da marcação das provas do INATEL. E deve-se obrigar as organizações a retirá-las depois da realização das mesmas.

Almoços:
Outra vez rancho... parece que estamos na presença de um festival de folclore todos os Domingos de prova. Deve haver um tipo de almoço mais adequado a atletas que acabaram de fazer 2, 3 ou mais horas de esforço, não? Já para não falar do tempo de espera e do espaço onde os mesmos são servidos.

Km 2:
Ao que parece, um desastre. Felizmente tiva a sorte de passar nos primeiros lugares, mas quem possou cá mais atrás teve de esperar uns bos muitos para sair dali. Já para não falar da imensa pedra que o percurso tinha na fase incial e que provocou furos, trilhadelas, corrente partidas, etc.

Provas são provas! Mas será que é preciso sofrer tanto?

Vamos lá melhorar isto e cabe a todos nós fazê-lo
 

Michel Machado

New Member
Boas, ate agora tenho tido uns pequenos azares ao longo das etapas que ja passaram, mas esta foi sem duvida a que tive mais azar, mas isso porque a organização marcou muito mal algumas zonas, o que me irrita é que tinha de me perder a 1 km do fim, estando eu e um elemento das Pedras Vivas isolados do 3 Lugar, o que nos fez acabar praticamente em últimos, agora eu penso, será que tinha sido tão dificél colocarem la uma placa a mais, devido a ter me perdido numa zona que se passava outra vez no mesmo sitio, onde tinha de ir para a esquerda e as fitas estavam la vem visíveis para a direita, por onde acabamos por ir, espero que tenham atenção a esses pormenores, pois é muito lamentável depois de termos feito tanto esforço. Na minha opinião, esta prova foi a pior ate agora, muito lamentável.
 

siulm10

New Member
Boas pessoal, relativamente a organização poderá ter tido algum deslize o que é normal, agora quero colocar aqui 3 questões.

1- Toda a gente se perdeu?
2- Então se houve pessoal que foi efectuar reconhecimento do percurso como é que na prova ainda se foram perder?
3- Pode ficar prejudicado o pessoal que não se enganou e que foi atento com o maior cuidado as fitas colocadas?

Ps: Fui chamado 1 vez por uma distracção minha numa zona onde o percurso estava bem sinalizado e se um colega não me avisa-se eu perdia-me...
A partir dessa altura comecei a ter mais cuidado e cheguei ao fim sem me enganar, agora pensem nisto.
Tive também umas cenas caricatas, em que algumas vezes chamei pessoal que se tinha enganado onde estava tudo bem marcado, mas a ansiedade de ganhar mais 1 ou 2 lugares faz isto, inclusive na ultima vez que chamei o colega novamente que se estava a enganar a 1km do fim, ele não ligou muito, resultado acho que ele fez + 20km com o engano....
É óbvio que quem está na frente e se engana é muito chato, pois sei o que é isso.
 

shido

New Member
Bem em todas as provas há sempre alguém a filmar. Sabem me dizer se é para algum video só no final do campeonato? ou se podemos ter acesso ao video e fotos das provas já realizadas?
 

Pedro Ribeiro

New Member
Boas:
Eu fui mais um dos que nem sequer acabaram a prova porque se perderam... Esta porva na minha opinião só teve um ponto positivo, o controlo 0. De resto foi uma banhada total.. Seguia no grupo dos 15 primeiros da meia-maratona e perdemo-nos todos. será que somos nós que somos todos cegos??? pior é k nem demos conta que nos perdemos, porque o caminho que seguimos estava marcado com fitas muito parecidas com as do inatel, apenas um pouco mais escuras, pormenor que passa facilmente despercebido. Resultado, 15 km a seguir as fitas erradas e quando percebemos isso estavamos do lado oposto áquele que deviamos ter ido. Penso que a culpa disto não é directamente do inatel, mas eles é que dão a cara pela prova, portanto à que responsabilizar esta gente.. A falta de chuveiros e a agua fria dos banhos ate se aguenta, o tempo de espera para comer o que parece ser ja, infelismente um prato de referencia destas provas, massa com grao, (porque carne escassa), ate nem tem muita importancia. Agora na marcação não pode haver falhas, é demasiado mau. Principalmente nesta prova deveria ter sido cuidada ao pormenor. Teria sido a prova mais rapida de todas talvez se os primeiros nao se perdessem, e portanto como á partida a organização sabia que a prova era rapida deveria ter especial atenção com as marcações.. Enfim, lamento e espero que nao se repita...
 

helio69

New Member
Uma das razões que leva a que o Up and Down tenha a participação de tanto atleta prendem-se com o esforço evidenciado pelo pessoal do INATEL.

Acabei de receber um mail em que o André pede desculpas pelas falhas nesta etapa, para além de oferecer a quem esteve em Vila Nova de Paiva a inscrição na próxima etapa em Castro Daire...
 

Frei

New Member
Pelo menos a organização oferece a inscrição na próxima etapa como forma de compensar os atletas...

E fotos? Não há? só na subida longa haviam uns 2 ou 3...
 
S

seven tt

Guest
olá a todos!!
participei em todas as etapas de 2010, e tenho verificado que algumas coisas não tenham corrido bem; mas nota-se um grande empenho por parte da organização
para tentar ultrapassar isso, mas estou certo que por mais que a organização faça nunca poderá agradar a gregos e troianos.
Em relação á etapa de V N Paiva eu acho que esteve tudo dentro dos parametros normais( eu não me enganei porque já não me guio pelo que vai á minha frente, mas sim pelas fitas).Aproveito a ocasião para alertar a organização para os duches frios, sempre rancho:(:( e para o facto das bebidas do almoço estarem sempre quentes,com o calor sabe sempre bem beber uma agua fresquinha.
abraço
 

byttor

New Member
Boas,

1º Felecitar a organização pelo Controlo 0

2º Outra vez Rancho!!!

3º Aqueles duches!!!!

4º Eu não achei o percurso muito mal marcado, se foram os 15 primeiros que se perderam então eu devia vir logo atrás desses 15 porque tambem arranquei na frente e fui quase até ao fim sem me perder, só a 3 km da meta é que saí uns 100metros do percurso apenas por distracção e já vinha desde os 25km a pedalar e a puxar sozinho na esperança de apanhar alguem. Tive sorte e mais atenção ao percurso!!!

5º Espero que Castro Daire tenha mais subidas acentuadas e longas (paredes) para pôr o pessoal a deitar os pulmões pela boca, porque até agora está muito fraquinho em termos de paredes....
 
Last edited:

byttor

New Member
Outra coisa...

Ter atenção por parte das organizações em não escolher os primeiros km´s do percurso com descidas acentuadas e passagens estreitas...
 
Top