Rescaldo 2º.Maratona BTT do Cabo Espichel

apdds1977

New Member
Sábado, 15 de Outubro de 2011

Aí vou eu para mais uma aventura...claro que já sabia ao que ia, pois já tinha participado na 1ª. Maratona, a qual não tinha corrido muito bem pois tinha-me perdido 3 vezes e dos 40 kms fiz 50 kms...no entanto ia com expetativas renovadas e pelos vistos elas não foram goradas.

Participei na Meia-maratona (42 kms) e por aquilo que tinha visto no track GPS já sabia que a última parte ia ser violentíssima. No entanto e como me vinha a sentir bem durante o percurso fui fazendo o percurso a bom ritmo, porém, quando cheguei à parte final pensava que me encontrava melhor fisicamente o que não veio a verificar-se, tendo acabado a prova com bastantes dificuldades.

De realçar, a excelente organização, bastante melhor do que a 1ª Edição no que diz respeito à marcação dos trilhos e abastecimentos e esta novidade para mim o controlo por chip dos tempos (já conhecia do atletismo, só que nunca tinha experenciado no btt).

Apesar do empeno, vou marcar na agenda uma 3ª.Edição, caso ela se realize.:D

O tempo final não foi dos melhores, mas o mais importante é que me diverti...:p
 

Biker Terenas

New Member
Boas...

Foi a primeira vez que participei nesta maratona e gostei bastante (apesar de vir com mt más informações sobre a primeira edição).
Logistica mt boa, pq tudo estava mt perto: Estacionamento, meta, banhos, lavagem das bicicletas e almoço.
Novidade mt boa, a introdução do chip que permitiu saber logo tempo e classificação.
Agora o que eu gostava mesmo era de saber sobre as fotos que foram tiradas na prova :)
 

alexb

Member
Eu fui um dos poucos que se aventurou na dos 85 km. Adorei o percurso, embora acho que faltavam algumas partes rolantes nem que seja para recuperar um pouquinho das subidas. Em relação às marcações, estavam excelentes em 99% do percurso. O problema foi que num ou dois pontos elas não existiam fazendo com que eu mais uns companheiros andasse-mos para trás e para a frente a adivinhar para onde seria até que apareceu alguém mais atrasado que lá sabia o caminho.
O que realmente falhou e acho mesmo inadmissivel foi o ultimo abastecimento, na 2º volta simplesmente ter desaparecido sem aviso prévio. Isso fez com que não arriscasse a ultima descida visto que já vinha sequinho à alguns quilômetros e sem água e com o valente empeno que já trazia preferi não correr riscos. Mais tarde encontrei o responsavel pelos abastecimentos que me disse que tinha lá deixado o tabuleiro no chão para os atletas se reabastecerem.
Também não gostei do facto de à chegada ter estado uns 5 min à espera que o controlador acabasse a sua conversa para poder dar a minha maratona por encerrada.
Ainda dobrei dois companheiros da meia e no fim já a organização tinha dado a meia como encerrada sem fazer a mínima ideia de que ainda andavam atletas pelos trilhos.
No geral achei uma boa maratona com muita potencialidade mas achei alguma falta de profissionalismo nalguns membros da organização.
 
Last edited:
D

desliza 1

Guest
ola a todos , como diz o amigo alex talvez aja alguma falta de profissionalismo de alguns menbros da organizaçao ,mas talvez ele nao saiba que todos aqueles que ajudaram fizeram o melhor que sabem e isso nao tem preço , as pessoas que organizaram nao conheço todas pessoalmente mas as que conheço dao os 100 por cento e um bocadinho mais e isso sim e de realçar , falhas a sempre , eu partecipei na meia e achei que estava muito bem conceguida e bem dura para uma meia maratona , no que diz respeito a enganos eu nao me enganei e ainda ajudei por duas vezes uns colegas pois nem sempre o caminho e a direito e avia varias mudanças de direçao repentinas , dou os parabaes a organizaçao e que para o ano a prova seija no minimo igual ou se possivel melhor com umas ou outras alteraçoes que se poçao fazer para nao aver queixas , e para terminar quando ouver as fotos desponiveis que alguem diga alguma coisa .
 

JorgeF

Member
Boas,
esta meia maratona foi a minha primeira. Só recomecei andar btt à cerca de 6 meses, após ter estado alguns anos sem andar.
Estava com grande expectativas para, principalmente, ver até onde posso ir neste momento. Não ia para lutar por lugares, pois tinha a certeza que iria ficar nos primeiros a contar do fim. E por ultimo ia também para conhecer a zona.
Em relação a meia-maratona, achei-a bastante puxada, mas por falta de conhecimento, não sei se são sempre assim ou não. Em relação às marcações, a partir do 4º controlo as marcações já eram muito espaçadas. Se não fosse o meu Dakota era capaz de ainda lá estar pois em muitos casos não existia nem direita ou esquerda. Para alem do cansaço e admirar a paisagem, foi um dos factores que me fez atrasar bastante o percurso.
O 1º abastecimento foi muito bom, mas por burrice, ou não, não atestei as garrafas julguei que o que ainda tinha dava para chegar ao 2º abastecimento. Na realidade deu, mas na zona onde supostamente estaria o abastecimento estavam 2 garrafas de 5 litros no chão com algumas gotas de àgua (sem comentários) o que me valeu foi a senhora, muito simpática, do 5º controlo que me disponibilizou agua. Em relação aos assistentes da prova, muitos foram bastantes auxiliares, mas apanhei dois que diziam é para a esquerda e na realidade era para a direita, enfim, julgo que não foi por maldade...
Por fim, percebi que ainda tenho de "malhar" muito para aguentar uma prova desta exigência, pois fui um dos dobrados pelo companheiro Alexb que diz e bem, que a organização não fazia a ideia que ainda estava "em prova". Quando cheguei ao final, cerca de 6 horas depois do começo, ficaram a olhar e a perguntar "Eras da meia ou da maratona?"
Enfim a falta de respeito e o gozo que se instalou nesse momento, deu-me a certeza que para o ano podem estar descansados que não serei um adversário.
Fico aguardar só que me enviem o Jersey, dentro de 4 semanas, para ficar com uma recordação da minha primeira meia maratona, da descoberta de um sitio com paisagens espectaculares para andar de bicicleta.

Caro companheiro Zenith tenho o track em gpx e kmz.

Felizmente mais provas se seguem.

Um abraço
 
X

xsalirx

Guest
eu já tinha ido em 2009 e tinha sido terrivel, mas este ano foi brutal...o melhor percurso que fiz numa prova deste tipo, um verdadeiro percurso de btt e não um percurso de estradões que se fazem mais rapido de bike de ciclo cross, os meus parabens a quem delineou este percurso...
 

Ninja do pedal

New Member
Boa noite
Esta maratona foi de facto a melhor a nível de percurso que alguma vez fiz! A primeira parte do percurso foi uma brutalidade, era um autentico circuito, só ao nível de percursos curtos de 24horas!!!
Estacionamento - espaço para todos e a 50m da partida
Marcações - não me apercebi de qualquer falha, percurso muito bem assinalado com várias confirmações de percurso para ninguém se enganar
Percurso - Como já tinha mencionado, espetacular! Um "parte pernas" constante com um elevado nível de dificuldade técnica e física! (era desnecessário aquela descida coberta de pedras a +/- 3km da meta!)
Pessoal - Simpático e em quantidade suficiente para garantir a segurança e o apoio a todos participantes
Zonas de abastecimento - as necessárias e com abastecimentos de "produtos" aceitáveis e suficientes
Banhos - Sem qualquer tipo de problema (a maratona tinha poucos participantes)
Almoço - Foi o que menos gostei nesta maratona... a carne estava "esturricada"! Comer umas febras com arroz e uma sopa e ter só direito a uma bebida é muito pouco para 6€!

Onde é que andam as fotos???
 

Sardoal

New Member
E onde estão as classificações?
Sinceramente,já participei em eventos muito melhores.
Este é mediano.Se desse um a nota dava 1 "suficente"
 
Boa tarde,
Venho deixar o meu parecer referente à segunda maratona do cabo Espichel na qual participei, nomeadamente na meia-maratona.
Sem entrar em pormenores, devo dar os meus parabéns à organização da prova, dado que os comentários referentes à 1ª edição não foram os melhores, mas, penso que todas as pessoas deverão analisar individualmente e pessoalmente a prova, sem emprenhar pelos ouvidos ou, neste caso, pelos olhos.
A 1ª parte, até ao cabo, propriamente dito, simplesmente magnifico, o traçado escolhido dificilmente poderia ser melhor, no entanto, pode-se dispensar descidas kamikaze que poderão levar a algumas quedas e dissabores entre praticantes, no entanto, aí sim, faz sentido o uso obrigatório do capacete.
Subidas à mão, também é dispensável, fui para andar em cima da bicicleta, não para ela me montar, ela, a bicicleta. Esqueci-me da toalha da praia... só queria lembrar a organização que apesar do tempo estar quente no início do outono, mais uma vez, todos nós fomos para andar de bicicleta e não para ir à praia... com tanta areia, pensei que ainda iria encontrar banhistas no meio do trajecto, dado que o mesmo está aberto ao público.
De evitar também seria o troço final, dado que, após algum cansaço em cima do corpo, aquela descida tipicamente para cabras da montanha, seguido de uma subida gloriosa, não foi propriamente uma escolha feliz para alegrar os participantes, dado que a partir dos 30km vi muitas pessoas a descer da bicicleta em qualquer subida por minima que fosse.
Zonas de abastecimento, orientações a meio do percurso, sinalização, apoio da GNR, só posso dizer, perfeito! Os caminhos em zona de rocha em single tracks, perfeito! Pessoalmente adorei fazer esses troços. Como alguém já disse, seria positivo a existência de mais estradões para recuperar/descansar as pernas um pouco. O caminho ao longo da costa, magnífico (excepto o caminho de cabras), bastante divertido! Banhos quentes, perfeito! Tempos intermédios e final no fim da prova, perfeito! Almoço quentinho, boa sopa, bom arroz, só agradeço a mudança de talheres.
Agradeço que reduzam a exigência física da prova na próxima edição, acabando por a maioria disfrutar muito mais da maratona, afinal, a maioria de nós de profissional temos pouco ou nada.

Sardoal, experimenta abrir a página da ludysfera no que respeita ao evento da maratona de BTT e carrega na tecla "F5" para fazer um refresh à página, que aparece lá tudo, como que, por magia!!
Quanto a teres já participado em eventos muito melhores, provavelmente deve ter sido fora do âmbito do BTT, sei lá, futebol de praia, xadrez? Quanto a dares uma nota a este "evento" agradeço, como todas as pessoas que irão ler este post, que fundamentes correctamente a tua nota (podes seguir até a estrutura do meu post que não acuso de plágio).

Obrigado e um abraço!
 

Malhas

New Member
Eu sou dos que considerou o percurso muito bom, muito técnico e de dificuldade alta, mas muito bem desenhado, a aproveitar todas as potencialidades em BTT que o Espichel nos pode proporcionar. Conhecendo as dificuldades da zona, optei pela meia-maratona, cujos 42 km me satisfizeram plenamente.
Relativamente às marcações, tenho visto poucas com tanta sinalização. Eram placas, fitas constantes, setas e outros traçados no chão. Estava tão bem marcado que, o único "senão" foi um jovem da organização me mandar virar à esquerda quando as setas e fitas mandavam à direita! Optei por seguir as fitas e bem, fazendo todo o caminho correcto (que dava uma pequena volta de quase 1 km e voltava a entrar no estradão que o rapaz indicava).
Os abastecimentos foram normais (aqueles bolos são uma delícia) e os banhos com água quente, junto da chegada / Partida / estacionamento / Secretariado / local do almoço (no qual não participei).
O sistema de chips (já conhecido do ori-BTT) para controlos de passagem foi muito bem pensado, ainda que o "clear" e o "start" tenham que ter outro sistema em casos de maior afluência de participantes. Mas é porreiro ter logo à chegada o acesso ao tempo final e tempos intermédios (porque não a classificação?)
A minha nota negativa vai para 2 situações:
- A questão dos jerseys - é incompreensível que sejam entregues daqui a 4 semanas. Pelo menos entregavam os daqueles que pediram com a antecedência necessária... se é que teriam alguns para entrega;
- Fui 3º na Meia-maratona - parece que haviam prémios mas não vi essa informação em nenhum local (nem no regulamento da prova), pelo que depois de malhar 3 sandes de choco, vim-me embora, pensando que tudo tinha acabado (parece que o meu lugar no pódio ficou vazio).

Mas tirando isto, 5 *s.
 

Espigão

New Member
Ora viva. Hoje já consigo escrever melhor... :lol:

Aspecto negativo para mim neste evento só houve um ou melhor, não houve: farinha torrada nos abastecimentos :lol: (um dos poucos aspectos positivos da 1ª Edição)

Quanto a esta edição, estão sem dúvida de parabéns a Ludyesfera e o GDU Azoia pelo esforço demonstrado na melhoria dos aspectos que correram menos bem na última edição.

Destaco:

- Secretariado rápido e bem organizado;

- Sistema de partida (partida por distâncias separadas por 15m);

- Sistema de controlo dos participantes através de chip;

- Desenho do percurso. Os meus parabéns ao autor pois apanhou toda a beleza e dureza do Cabo Espichel. Aconselho quem faltou a esta Maratona que faça este track;

- Sinalização. Nada a dizer ou talvez devesse ter sido um pouco mais reforçada com placas de mudança de direcção colocadas com mais antecedência antes das viragens. De resto muito bem com fitas em fartura, uso de tinta no piso a cortar caminhos errados e a sinalizar mudanças de direcção, etc…

- Abastecimentos. Qb e bem localizados.

Não utilizei os balneários nem almocei e por isso não posso comentar estes aspectos.



Como aspectos menos positivos:

- Falta de briefing antes da partida. Ninguém soube de que forma o percurso estava sinalizado e outros dados do percurso/logística, etc.

- Fraca qualidade do dorsais. O meu chegou ao fim nas últimas e preso não por um fio mas uma braçadeira. Se estivesse um tempo ainda mais húmido ou chuvoso nem sequer tinham partido para a prova.

- Falta de identificação dos elementos da Organização no terreno. Isto levou-me até a nem parar num PC, pois o elemento para além de não estar no local, não ter a box do chip consigo, não ter qualquer identificação… às tantas quando me acenou parecia mais um estranho (que o era) com duvidosas intenções do que propriamente um elemento da Organização. Uns tinham colete, outros t-shirt de staff, outros “à paisana” … pareciam que estavam a decorrer uns 3 ou 4 eventos ao mesmo tempo.


Aspectos negativos:

- Não encontrei.


No meu site tenho um rescaldo mais completo desta manhã empenante :lol: de BTT com mais dados, a minha prestação, suplementação feita, etc. ;)


A 3ª Edição tenho a certeza que irá surpreender ainda mais e para isso é só corrigirem o correu menos bem nesta Edição e manterem toda a restante qualidade.

Até uma próxima!


Cumprimentos betetistas

Hugo "Espigão" Carvalho
 

Espigão

New Member
Pelas várias mensagens que tenho recebido no meu site, afinal havia farrinha torrada...dohdoh

Só me enfiavam bananas nos bolsos da jersey... :lol:

Mas a culpa foi minha que não procurei bem. Que jeito tinha dado na última volta em que a energia já faltava...

Sendo assim, não houveram aspectos negativos. :lol:

Cumprimentos

Hugo Carvalho
 
J

jorge_baltazar

Guest
Bom dia
A organização agradece a participação e os feed-backs colocados neste rescaldo e enviados por mail.
Com algum atraso face à nossa intenção (mas 1º fizemos questão de fazer a limpeza do terreno) foram colocadas as classificações no site (ainda falta fazer uma retificação no escalão feminino). Também foram colocadas no Picasa do GDU Azoia mais de 1000 fotos tiradas por elementos da organização e por alunos e professor do curso de fotografia da EB Nav. Rodrigues Soromenho - Sesimbra.
Até à próxima atividade
Jorge Baltazar - Dir. Prova
 
Last edited by a moderator:

alexb

Member
Sentido dos ponteiros do relogio. Já agora quando é que estão disponíveis os resultados da maratona? Só lá estão os veteranos, parece-me.
 
Top