Rescaldo "13ª Edição Raid BTT Alvalade / Porto Côvo - Alvalade - 22 Maio 2011"

lebrinha

New Member
Boas Tardes!

Muitos Parabéns! Gostei bastante do vosso Raid, participei no percurso de 70 km. Um bom treino aliado a um bonito passeio! Porto Côvo estava no seu melhor, como sempre, no final um banho de água quentinha no parque de campismo e um excelente almoço em boa companhia e a ver os restantes atletas a chegarem através da janela do restaurante " O Pescador";) De seguida não podia deixar de visitar a gelataria Marquês e comer aquela grande "Taça Marquês" .
Mais uma edição onde o BTT Lagoa do Calvo marcou presença.
Até para o ano Alvalade.

Mts Cumps.

Filipe

BTT Lagoa do Calvo
 

GFernandes

New Member
Mais uma participação neste grande evento, mais uma manhã bem passada.
bons trilhos, bons abastecimentos, percurso bem marcado e este ano banho de água kente :p

apenas dois locais fizeram a malta estar um pouco parada, mas no meu caso foi pouco tempo.

espero voltar em 2012

as melhoras ao senhor que pareceu ter tido uma queda valente, quando lá passei parecia nao estar muito bem
 

bganhao

New Member
Boas,

Do já tão falado Alvalade-Porto Côvo e tendo sido a minha 1ª participação, só tenho realmente coisas boas a dizer. Não imaginava que com um preço que muitas vezes se paga noutros passeios/raid's ou mais baixo até, se conseguisse ter uma organização tão boa e com tantas coisas, quer em termos de logística ou ofertas.
Até tivemos direito a uma cena de "batatada" na 1ª ZA, no café por trás da mesma, protagonizado por dois "locais". :)

De menos positivo, para mim, apenas a paragem de cerca de 30 min no single track para passar aquela poça de água. Como já aqui disseram, o BTT é isto passar pelos obstáculos, de preferência em cima da bike. Ainda por cima, com o calor que estava, até sabia bem!!!

A repetir, sem dúvida!!!!

Abraços
 

cgbastos

New Member
Foi a minha primeira participação e adorei o percurso, a organização e o espirito!
Devo dizer que as expectativas eram grandes e que a prova este à altura! Especialmente numa prova em que a logistica é um pouco mais complicada do que nas restantes provas em que tenho participado.

Acho que é a primeira vez em que as Zonas de Abastecimento aparecem mesmo antes de eu precisar delas, o que sabe muito bem.

Só tenho pena de não haver classificações ou tempos registo de tempos. Terminei em 4h15m e não faço ideia se fiquei a meio ou muito atrás. Sei que não fiquei muito à frente porque vi dezenas e dezenas a passarem-me à frente.

Parabéns à Organização e à BTT-TV que tirou boas fotos e as publicou em tempo record!
 

calita

New Member
Foi a minha primeira participação e gostei muito uma grande organização parabens a todos e até para o ano
 

xtrui

New Member
Vivam,

Muitos parabéns à organização deste Raid que continua a servir de exemplo a muitas maratonas nacionais.

Percurso rolante e "macio", com boas marcações e avisos, óptimas ZAs e assistência mecânica, cortes de estrada seguros e um excelente ambiente geral - das populações e dos membros da organização.

Apesar de já ter sido referido pelo campeão Vitor Gamito - parabéns pelo 1º lugar e pelo tempo canhão e muitos parabéns pelo 1º lugar nos Masters do Titan - aqui deixo o meu pedido para não repetirem a "maldade" daquelas centenas de metros lavradas e com valas, antes dos Kms finais em alcatrão até Alvalade. Depois de 110 Kms e de mais de 7H de viagem, aquilo foi um "ligeiro" suplício!

Também gostava de ter alguém a tirar tempos ou de ter alguma assistência junto à meta, mas já conhecemos o espírito da prova. O essencial - banhos, massagens do Mário Gamito e da sua equipa, lavagem para as bikes e uma refeição quente - está junto à meta, e isso é o mais importante...

Cumprimentos e até para o ano

RG

P.S.: desculpem o off-topic mas tenho que deixar, igualmente, os meus parabéns pelas restantes classificações portuguesas no Titan Desert, tão prestigiantes para o BTT nacional; à Celina Carpinteiro, pelo seu 1º lugar nas Senhoras, ao Luís Leão Pinto pelo 3º na Geral e ao campeão Marco Chagas pelo 6º lugar nos Seniores
 

Mais Pedal

New Member
Fantástico Dia de BTT. Percurso muito bem delineado. Gente simpática. Ambiente 5*. 1950 Participantes ??????????, está tudo dito. Este é, sem dúvida, um dos melhores eventos em que participamos. O empenho da Organização e da População é de assinalar. Existe uma comunhão em torno da modalidade que , não é muito comum. Comos fomos os últimos a partir, ( ... )recebemos aplausos e incentivos por parte da população, incentivos esses que se mantiveram em todas as localidades por onde passamos. Parecia, autenticamente, a Volta a Portugal em Ciclismo. Raid com um inicio muito rolante, propicio a boas médias, ( 30-40Km/h ) nos 40km iniciais. Por esta altura, surge o 2º abastecimento junto à Barragem de Campilhas, ( o 1º estava ao Km 21 ), com tudo aquilo que se possa imaginar - fruta, aguas, sumos, bolos, yogurtes, minis e as famosas sandes de carne assada hummmmmm. Findo o abasteciemnto calórico ;-), seguimos marcha, para depois entrarmos na serra do Cercal já com algumas subidas mas, sem dificuldades de grande monta. Ao Km 46 surge novo ponto de assistência mecânica. Depois entramos no " tunel " da Serra do Cercal, trilho muito engraçado e pouco propicio a atletas mais compridos ;-). Saimos da Serra e entramos na parte mais fantástica deste raid, o single da " Amazónia ". São quilometros e quilometros de um single fantástico, rodeado de fetos, arvores e outra vegetação alta, que nos confunde os sentidos. Cheguei a pensar " que raio, estou no Alentejo ou no Caramulo ? ". É uma experiência única e inesquecivel. Findo o trilho, foi rolar com mais ou menos areia ;-( até avistar Porto Côvo. Mesmo à entrada da localidade, uma última " rasteira ", uma valente, embora curta súbida, que acabou com o resto da Sandes de Carne Assada ( LOL ). A chegada foi , ela também, muito colorida e cheia de gente que, mais uma vêz apoiou incondicionalmente todos os participantes que chegavam. Realmente o Povo Alentejano é simplesmente....Diferente. Seguimos para a lavagem das bicicletas no Parque de Campismo e depois Banho num Pavilhão que tinha todas as condições exigiveis a eventos deste calibre. Neste Evento estiveram presentes os 100% Hugo Duarte, Luis Sousa, João Carlos e Victor Francisco - O El Comandante Claudio Marques também terminou de forma simbólica ( as melhoras ) e, mostraram o porquê de sermos diferentes. Termino, reforçando o inicio deste texto, Grande Evento, Grandes Trilhos, Grande Organização, Grandes Alentejanos. Até para o Ano, com o desejo pessoal de trazer toda a comitiva 100%, SERÁ ?...............

Vitor Francisco



Saudações BTTistas
BTT Montijo
 

ventuinhas

New Member
Bom dia
Pelo segundo Ano que participo neste evento e sempre tudo *****.
parabéns a organização, e até 2012.
Abraços.
 

naga

New Member
Boas pessoal,
O passeio estava bastante bom, abastecimentos na hora certa, quase tudo OK, só mesmo um pequeno problema.... depois do celebre charco na "Amazonia" existiam 2 ribeiros no segundo tinha uma Bifurcação do trilho e iamos 15 ou 20 todos picados, o primeiro enganou-se (as fitas estavam tapadas), resultado subimos a serra quase toda outra vez perdi meia hora e desisti dos 120 (vinha a fazer média de 20), o curioso é que o trilho estava marcado com fitas amarela e pretas como algumas que estavam no percurso correcto. O trilho já tinha rastos quando nós passamos. Aconteceu o mesmo a alguns dos participantes aqui do forum ou fomos só mesmo nós as "amélias"? :fpalm::mad:

Naga
 

btomas08

New Member
Boas foi a minha 1 participação nos 120km e gostei.É pena que quando passsei em porto covo estava la uma festa de arromba e em alvalade nao se passava nada a organização devia rever isso.Aquilo nem parecia uma meta.
 

Ludos

Benevolent dictator for life
Staff member
8º ano consecutivo a fazer os 120Km de Alvalade > Porto Covo > Alvalade resumem o quanto gosto deste evento e desta gente que trabalha muito e afincadamente para por toda aquela estrutura de pé.
Haja saúde, e ao 3º domingo do mês de Maio lá estarei :wink:

A única sugestão construtiva que tinha a fazer, já a fiz quando cheguei a Alvalade, e nem sequer se tratou de uma falha, antes será uma optimização de recursos.
Boas marcações, bons abastecimentos, uma imensidão de meios humanos e uma mobilização de toda a população daquela zona, são alguns dos factores que fazem desta uma experiência única que me levam a regressar ano após ano.

Há por aqui muitas sugestões/opiniões, algumas delas fruto da 1ª participação e desconhecimento da história deste raid.
É preciso perceber que este é um evento único e de características diferentes dos demais. Há ideias/sugestões que se fossem seguidas tiravam a mística à coisa e transformavam este raid em "mais uma maratona" completamente banal.

É fácil de perceber que o tremendo ambiente de festa que se consegue em Porto Covo, é em parte resultado do percurso linear até lá, que leva centenas de famílias a deslocarem os transportes do ponto de partida para o ponto de chegada! Tirem esta necessidade (que não existe para quem faz os 120Km) e rapidamente percebem porque é que à chegada à Alvalade não temos aquele mar de gente (além de 75% das pessoas participarem nos 70Km ). O resto é próprio do ambiente já natural de Porto Covo, o estar à beira mar, o potencial turístico que atrai visitantes alheios ao raid, acabam por contribuir para esta "discrepância" entre as duas metas.

Ainda assim considero o ambiente na escola em Alvalade bem positivo, tínhamos música porreira, relvado à sombra para ficarmos esparrachados à conversa com amigos e desconhecidos, caixas com sandes de carne assada e uma máquina de imperiais :mrgreen:

btttv.jpg


tobiasm.jpg


(Obrigado à malta da BTT-TV pelas recordações :yeah: )

Na minha opinião há que manter a identidade do raid, isso implica não seguir toda uma série de características muito comuns de todas as outras provas que preenchem os fins-de-semana.
Este trabalho tem sido muitíssimo bem conseguido ao longo destes anos.

Os meus sinceros parabéns a toda a gente do FC Alvaladense, e obrigado por tudo :)

Haja saúde para em 2012 lá estar novamente a 20 de Maio (não é?) :wink:
 

BikeGirl :)

New Member
Boas malta do pedal!

A minha 1ª participação e adorei! O percurso até Porto Covo foi muito mais bonito do que de Porto Covo até Alvalade, mas tudo muito bom. Os meus 120km correram bem, embora com 2 quedas sem gravidade, com 7h00 de tempo total. Agradeço desde já aos amigos da Arrábida que fizeram os últimos km comigo e me deram força para as últimas pedaladas!! :)
 

Ludos

Benevolent dictator for life
Staff member
"O quê, o Ludos fez um post sobre o Alvalade Porto Côvo e não falou das sandes de carne assada?"

Sim! :mrgreen: Não me esqueci, enquanto escrevia o post houve vagar para comer uma (se no dia são boas, com dois dias sabem ainda melhor :mrgreen: :lol: )

sdca.jpg


Como sempre, excelentes e imprescindíveis! Nem se atrevam a tirá-las dos abastecimentos :wink:

Aproveito ainda para dar os parabéns às mulheres que se aventuraram nos 120Km e à malta das tandem, passei por um casal na serra do Cercal, aquilo é que é espírito de equipa! :mrgreen:

Boas pedaladas!
 

Atsionac

New Member
Olá mais uma vez!
Tb gostava que houvesse mais festa em Alvalade, mas percebo que se em Porto covo acabam 1500atletas e em Alvalade só 400, é normal haver mais familiares pessoal e amigos lá, a solução era todos fazerem os 120Km, eheheheh.

Abraço
 
Top