Rescaldo - 1º BTT "Rota dos Esteiros" - Estarreja

#1
A organização anunciou 50km para a meia e aproximadamente 90km para a maratona. Quando cortei a linha de chegada, o meu velocímetro marcou 96.34km, percorridos em 3h.39m.17segundos e uma média de 26.36 km/hora. A distância percorrida aproximou-se mais dos 100km do que propriamente dos 90km.
A organização está desculpada. Afinal de contas não anunciaram uma distância exacta.

A grande falha ocorreu ao nível das marcações, muito embora não me tenha sentido particularmente lesado, uma vez que integrei um grupo de (salvo erro) 5 ciclistas, que foi sempre acompanhado por um motard da organização, que nos auxiliou nas zonas onde as marcações escasseavam ou pura e simplesmente não existiam, porque, segundo nos disseram, foram retiradas por pessoas menos escrupulosas.
No final, alertei a organização, que imediatamente pediu desculpa aos atletas e prometeu as respectivas melhorias na edição de 2009.
Estão desculpados. Afinal de contas, este foi o vosso primeiro evento e tenho a certeza que tudo fizeram para proporcionar aos ciclistas um bom dia de BTT.
A vossa humildade sensibilizou-me. Um bem-haja para vocês.

Parei em todos os abastecimentos para beber e abastecer o bidon com água.
Simpatia extrema e fornecimento rápido e eficaz da imprescindível “águinha” por parte dos elementos da organização que neles se encontravam.

Num ou noutro cruzamento, impunha-se a presença de alguém para controlar o trânsito.

Tomei um banho óptimo, numas instalações óptimas e água temperada à vontade do freguês.

O almoço, embora não fosse servido da forma mais expedita, estava bom e a cerveja estava fresquinha. Nunca duas cervejas servidas em copos de plástico me souberam tão bem.
Abominável a falta de civismo demonstrada por alguns atletas (???) dos 50km que, após a lauta refeição, decidiram colocar-se à frente dos bttistas que aguardavam pacientemente na fila, para se reabasteceram e assim tornarem mais moroso o atendimento dos esfomeados e empenados (como eu).

Quanto ao traçado do percurso, o mesmo tornou-se mais duro e exigente a partir dos 50km. Decorrida a primeira metade da prova, estava com um tempo canhão para as minhas possibilidades (29.77 km/hora). A segunda metade tornou-se mais difícil, devido essencialmente à areia, que nalguns casos nos obrigou a apear, e ao vento forte que se fez sentir, nomeadamente junto ao mar.

Resumindo e concluindo: Um evento a repetir em 2009, com a certeza que as falhas existentes, mas desculpáveis, serão devidamente corrigidas.

Um abraço.
 
#2
Concordo com o Miguel Pinto, o resumo dele está muito bem conseguido! Eu também fiz os 90 kms mas ao contrário dele não tive a sorte de ter os senhores da organização a acompanhar-me a partir do km 75... como tal andei completamente aos papeis!!!!

Já estava cansado pois a segunda metade foi mais exigente (muita areia e vento) e ainda por cima ter que andar a bater à porta das pessoas a perguntar para que lado é Estarreja!!!!!!!!!!!!!!!!

Bem esperemos que para o ano não apareçam mais palhaços a tirar as fitas de sinalização, pois sinceramente um tipo cansado e ainda por cima perdido ao fim de 80 km, quando já está a pensar em terminar, não é fácil!

Eu fui avisado no ultimo posto de controlo que muito pessoal se estava a perder na parte final... MEUS AMIGOS SE SABIAM QUE O PESSOAL SE ESTAVA A PERDER... NÃO BASTAVA TER MANDADO ALGUÉM AOS PONTOS MAIS COMPLICADOS PARA MAIS NINGUÉM SE PERDER??????????????????????????????????


Como diz o outro... e o Burro sou eu!!!!!!!!!!!!!!!

Desculpem o desabafo... gostei da maratona... mas há coisas tão simples que não podem faltar!

Vocês conseguiram estar bem no que nas outras maratonas costuma estar mal... como por exemplo óptimas condições para tomar banho, bom estacionamento, abastecimentos rápidos e eficazes...

Bem, para o ano estou lá... mas meu amigos preguem as fitas!
 
#3
boas malta!!
eu tambem estive presente prova e gostei bastante!! os comentarios anteriores ja dizem quase tudo, embora eu fosse dos 50kms, tambem tivemos (grupo que integrava) la umas exitaçoes devido a algumas marcaçoes que nao estava muito esclarecedoras, mas mesmo assim adorei !!
para quem organizou esta prova, os meus parabens, uma vez que no que toca a criticar, nao ha muito por onde se lhe pegue... tambem foi muito bom ver os bombeiros presentes tantas vezes ao longo do precurso, visto que ninguem esta livre de azares; felizmente correu tudo bem!! :mrgreen:
quanto ao grupo que integrei de inicio (aproximadamente 8kms) ate ao fim, so tenho os mais rasgados elugios a fazer... foram todos fantasticos, todos trabalhamos muito bem, e o que realmente "apimentou" esta prova foi o espirito que se fez sentir no grupo; cada um de nos trabalhou nao so para si, mas tambem para o grupo, o que era um incentivo extra para pedalar cada vez mais e mais forte!! (e penso que nenhum dos membros do grupo se conhecia, ò menos eu nao conhecia ninguem, mas andamos todos como se treinassemos todas as semanas todos juntos... explendido!!) :clap:
a todos estes homens que pedalaram pelo mesmo objectivo, mando um grande abraço !! :D
fico com a vontade de para a proxima ediçao voltar!! :D :D
 
#4
gostei ,não consegui chegar ao final da prova por razões técnicas, mas o almoço estava óptimo.
:D com as criticas já feitas espero que sirvam para melhorar e não para derrubar, eu para já não tenho nenhuma a fazer que mereça relevância. parabéns organização, força para a próxima. maisum
 
#5
Estavam reunidas todas as condições para uma manhã espectacular de btt. Sol, calor qb, paisagens bonitas, a praça por nossa conta, excelente ambiente, até o som do micofone estava bom...! Parece que apoio não faltava! Mas infelizmente foi apenas uma bela amostra do que realmene poderia ter sido! O meu rescaldo no final da maratona 90km resume-se a uma palavra: "vergonhoso"!
Vergonhoso o facto de no que diz respeito ao ponto mais importante nestas provas, que são as marcações, ainda por cima numa percurso muito rápido (média de 31,2 km/h aos 48km), ter-se verificado uma completa falta de, cuidado, atenção, verificação, respeito por todos, conhecimento, experiencia, etc...! Não vale apena desculparem-se com o fato de ser a primeira, porque certamente existem praticantes de btt na organização, porque certamente era fácil colocar uma uma mota a partir ás 8h45 com um saco de fitas, e verificar o percurso calmamente, porque não era dificil terem colocado setas a avisarem viragens a 90º , porque não era dilficil terem colocado marcas de cal no chão...! Apatir dos 75 km andamos perdidos cerca de 12 KM, andamos para trás e para a frente, batemos os mesmos caminhos várias vezes, ligamos para a organização, perguntamos ás pessoas onde estavamos, até ao final nunca mais conseguimos encontrar uma marcação, para cumulo, no final, a avenida estava cheia de trânsito, um perigo!!! Não consegui encontrar inguém que não se tenha perdido nos 90km

Quanto ao resto:

Os abastecimentos e os banhos merecem nota positiva.
o almoço, desisti, o tempo de espera era "desesperante" e a fome era muita e o corpo mas principalmente a mente não merecia ser mais castigada. Foi pena porque cheirava bem e o animal estava com bom aspecto, e é sem dúvida a melhor parte destes convivios desportivos, onde para além de se recuparem as forças, relatam-se todos os pormenores da corrida, marcam-se novos encontros, etc.

Foi pena, porque realmente parecia terem tudo para proporcionarem uma espectacular manhã de btt! Falharam nos aspectos mais importantes e mais básicos destas coisas.
Agora só vos resta continuar a pedir desculpas, e prometerem que irão realizar uma nova maratona para apagar esta péssima imagem que deixaram!!!

Até lá vamos continuar a pedalar cada vez com mais prazer!!
Abraço.
 

joaog

New Member
#6
Viva a todos,

Bom, aqui vao alguns comentarios, nao com o objectivo de desanimar ninguem mas, com o simples intuito de serem comentarios construtivos para futuras ediçoes.
Bom, ja' muito se falou das marcaçoes. Num percurso rapido como este, simples fitas em cruzamentos ou cotovelos nao sao suficientes. Marcaçoes em cal com traços a bloquear as varias alternativas podiam ter sido uma soluçao. Mesmo a colocaçao de setas antes dos cruzamentos, ajudariam a preparar as varias curvas rapidas e apertadas do circuito.
Nos abastecimentos, nao vi ninguem com a garrafinhas de agua na mao, forçando os atletas a terem que se deslocar ao local ondes elas estavam, fazendo assim, perder tempo e perder o ritmo. Transito intenso de tractores, carros e outros ao longo do percurso, poderiam ter outras consequencias nao fosse os constantes avisos que iamos dando uns aos outros. No final (Meta 50km) nao havia agua, tendo a organizaçao remediado o caso com algum atraso. Depois foram os balnearios que fizeram o pessoal dos 50 kms secar + de 45 minutos à espera que abrissem as portas. Nao fui ao almoço logo nao comento!
Julgo que sao pequenos pormenores que facilmente se podem corrigir no futuro.

Quanto ao percurso, nao desgostei!, diria diferente do habitual! Embora plano, os constantes buracos nos estradoes, endureceram o que parecia ser facil. As bonitas paisagens da ria deram um excelente pano de fundo.

Gostaria de deixar aqui o meu reconhecimento ao empenho e trabalho que seguramente todos tiveram para que isto fosse possivel.

Saudaçoes bttistas,

joaog
 
#7
Maratona quanto a paisagens ESPECTACULAR. Mal marcada sim, muito confusa apesar de em alguns trajectos não ser muito dificel saber para onde ir. Só fiz os 50 Km, não sei a média que fiz pois nao ligo à média que faço, vou para me divertir. Acho que devido ao calor que estava, e ao pó associado a muitos BTTistas a passarem nos trilhos deveria ter havido mais pontos com abastecimento de água. Mas a maior inovação desta Maratona é o controlo através da electrónica. Agora já ninguem pode ficar com duvidas. Banhos do melhor que vi, balnearios grandes, chuveiros com fartura, água morna, quente ou fria, conforme o gosto de cada um. Almoço bom, mas com alguns que não entendem que devido à falta de mesas que se fazia sentir, continuavam sentados, apesar de já terem terminado, andando e resto dos BTTistas à procura de mesa para se poderem sentar. Até cheguei a ver alguns de pé a almoçar, enquanto outros continuavam nas suas alegres palestras, sentados, mas já tinham almoçado. Como primeira maratona organizada pelo Grupo Desportivo, só deixo dois pequenos reparos. Para o ano arranjem mais mesas para que mais pessoal possa comer sentado, o sitio onde se almoçou é aprazivel fresco e bonito. E à entrada da cidade de Estarreja terem sinalética para se saber onde é o Secretariado da prova e os parques de estacionamento á disposição dos BTTistas. Para o ano à mais, contem comigo e com o resto do grupo. Até lá saudaçoes BTTistas e já agora até FAFE.
 
#9
Aqui ficam algumas imagens desta maratona
http://[[url]http://img389.imageshack.us/img389/395/imagem008sk4.jpg/img][/url]
A partida
[img]http://img166.imageshack.us/img166/1946/imagem009vv8.jpg
no percurso
http://[[url]http://img166.imageshack.us/img166/8080/imagem021ly9.jpg/img][/url]
[img][[url]http://img370.imageshack.us/img370/8498/imagem023vr9.jpg/img][/url]
no abastecimento
[img]http://img166.imageshack.us/img166/1401/imagem030gs4.jpg
[img width=800 height=600]http://img519.imageshack.us/img519/5917/imagem032jv3.jpg[/img]
[img width=800 height=600]http://img519.imageshack.us/img519/5756/imagem036ap9.jpg[/img]
[img width=800 height=600]http://img166.imageshack.us/img166/7248/imagem041vz3.jpg[/img]
na fila para a paparoca (Porco assado na brasa com arroz de feijão vermelho)
[img width=800 height=600]http://img370.imageshack.us/img370/8510/imagem042ew3.jpg[/img]
[img width=800 height=600]http://img166.imageshack.us/img166/8572/imagem043ps1.jpg[/img]
por fim uma bike que estava na zona da paparoca, tera feito a maratona?
[img width=800 height=600]http://img519.imageshack.us/img519/59/imagem044bk8.jpg[/img]
 
#10
Já se encontram disponíveis as classificações da meia e da maratona.

http://www.tecnioffice.net/cdtc/btt/lista.html

Espectacular o sistema que permite ver os tempos intermédios em cada ponto de controlo.

No meu caso concreto e como sempre, evito a confusão inicial, onde a probabilidade de ocorrência de situações perigosas é mais elevada e, dentro das minhas possibilidades, vou galgando posições.
No primeiro controlo, ocupava (salvo erro) a 44ª posição. No final terminei em 16º.
A diferença entre o tempo registado pelo meu velocímetro e o tempo oficial, resulta da paragem em todos os pontos de abastecimento.

Independentemente da posição final obtida, o meu principal objectivo foi cumprido, ou seja, não me espalhei, nem sofri qualquer lesão.

Cumprimentos a todos (participantes, organização e colaboradores) e até para o ano, se deus quiser.
 
#11
A minha avaliação é positiva.
Devem melhorar a marcação. Tambem me perdi devido á falta de fitas ao km +/- 80.
Achei pobre os abastecimentos.
No final terminei em 30º dos 90 km.
Nada mal para um velho...
Uma sugestão: deixem as pessoas escolher na altura que km fazer.
Os meus colegas estavam escritos para os 90 e por qualquer razão foram para os 50 e foram privados de tempos e classificação.
Habitual é cada um escolher e em função dos pontos de contolo por onde passa ser colocado na lista da meia ou da maratona.
Força para o proximo ano.
Nuno Noddy
www.noddybiketeam.blogspot.com