[Rescaldo] 1ª Maratona Pateira de Fermentelos

Yurmo

New Member
Boas,
Parece que tenho que ser eu a abrir as hostilidades...
Gostaria apenas de apontar algumas coisas que julgo serem de fundamental importância para um evento desta natureza, por mais amador que seja.
O percurso seria engraçado não me tivesse eu enganado, se calhar por alguma falta de atenção da minha parte e por alguma deficiência de sinalética do percurso. Digo isto porque não fui o único que se enganou e seguiu pelo mesmo sítio. Mas vejam bem o meu "galo", que ao me perder vou desembocar nas indicações/marcações de outra maratona que vai ocorrer na zona, que fui seguindo até chegar ao Alfusqueiro...para quem conhece estava no percurso de Vale do Vouga. Pelas minhas contas fiz cerca de 25km desse percurso.
Apesar da minha boa vontade em acreditar que não estava perdido, cheguei à conclusão que tinha que estar. Telefonei então para um dos números da organização, disponibilizados para qualquer tipo de situação desta natureza.
Quando comunico ao Sr. que me atendeu e lhe digo onde estou, informa-me que me desviei muito do percurso (devo assinalar que não fui o único a cometer este erro, de percurso). Peço-lhe então para me vir buscar a mim e aos meus colegas de prova, uma vez que para voltar para Fermentelos teria que fazer cerca de mais 20km, e nesta altura já ia com 58-60km. Diz-me que não podia pois não tinham ninguém para estes lados. Seguidamente começa a enrolar que já não saberia muito bem onde fica o Alfusqueiro. Depressa chego à conclusão que o Sr. se estava completamente borrifando para a minha situação e dos meus companheiros de infortúnio. Por sorte sentia-me relativamente bem apesar de ter feito cerca de 30km sem água com um sol abrasador a queimar.
Deixo este testamento para mostrar o meu grande descontentamento em relação a tudo o que se passou. Há aqui uma grande falta de responsabilidade por parte de quem organizou o evento, pois um dos garantes que deve existir sempre é o bem estar de quem participa, o que me parece que não conseguido, nem tentado.
Gostava só de acrescentar que quem me foi buscar a Águeda foi um familiar, que se prontificou logo a me ir buscar, e estava bem mais longe do Alfusqueiro que os Srs. organizadores.
Gostava de estar aqui a dizer que embora me tivesse perdido, a organização se tinha comportado bem, mas não.
Posso só acrescentar que para o ano não contarão comigo.
Cumprimentos,
 

kdcmar

New Member
Não querendo desculpar seja quem for, até porque eu não participei (passei por lá mas não participei), mas desviar 20km do trilho e só depois a que reparam que possívelmente estariam enganados.... é obra.
Será que ao fim de 2, 3km no maximo, ninguem reparou que não existiam fitas á muito tempo?!?!?!
Mas como disse no inicio não pretendo desculpar nem acusar ninguem, é só uma duvida que me "atormenta" ao ler o que foi escrito.
 

Yurmo

New Member
Pois, está bem visto, mas o problema é que existiam fitas e marcações no chão. Não ponho em questão o facto de me ter enganado e seguido por outro caminho. Essas marcações não estavam a 2 ou 3km do sítio onde me terei enganado, estavam bem mais perto, daí o engano.
A única coisa que ponho em questão é a postura da organização, de não estar minimamente preocupada por existirem pessoas perdidas. E foi mais isto o que me "atormentou"..como estou certo que atormentaria o colega.

Não querendo desculpar seja quem for, até porque eu não participei (passei por lá mas não participei), mas desviar 20km do trilho e só depois a que reparam que possívelmente estariam enganados.... é obra.
Será que ao fim de 2, 3km no maximo, ninguem reparou que não existiam fitas á muito tempo?!?!?!
Mas como disse no inicio não pretendo desculpar nem acusar ninguem, é só uma duvida que me "atormenta" ao ler o que foi escrito.
 

kdcmar

New Member
Isso quanto á postura da organização dou-te toda a razão, só levantei a questão por não estar a entender, até porque as "poucas" fitas que vi, tinham um tamanho considerável, mas tambem é certo que encontrei por lá perto, fitas, tambem brancas mas com publicidade que nada tinha a ver.
Infelizmente, esse é o mal de algumas organizações, que sabem efectivamente colocar fitas, mas depois não as sabem retirar. Não digo que logo na hora tenham de ser retiradas, mas creio que em 8 ou 15 dias com toda a certeza que se arranjava um "tempinho" para isso fosse feito.
[[]]'s
 

nasp

Member
As fitas sao brancas mas têm marcas diferente ZURK SLOWDOWN para fermentelos e NEDINA para a vale do vouga, 20km a ver fitas diferentes das 1ªas é obra. Quanto á organização sinceramente nao tem a minima desculpa, nao te ir buscar é no minimo a maior estupides, só prova que apenas estao interessados no lucro e pouco se lixando para quem paga. Pensa positvo assim já treinaste grande parte do percurso da vale do vouga, pelo menos o mais duro.
 

Yurmo

New Member
Sei bem que são diferentes as fitas, reconheço o meu erro e não ponho isso em questão. Só acho que a atitude da organização não é a correcta, e todas as pessoas com quem falei partilham da mesma opinião.
 

Un4s33n

New Member
Re: [Rescaldo] 1ª Maratona Pateira de Fermentelos

Parece que o título do tópico deveria ser alterado para "Livro Amarelo da 1a Maratona de Fermentelos"!

Na minha humilde opinião, e leia-se que não faço parte da organização, nem tenho lá amigos, faço o seguinte balanço:

:) Bom:
- percurso variado, muitos singletracks e zonas rolantes;
- número de abastecimentos (foi uma garrafa de água em cada um - e acho que bebi umas 6, uma vez a garrafa que me deram estava a 40º :lol: ;
- banhos;
- almoço;
- simpatia do staff que estava nos abastecimentos;
- estacionamento;
- os motards estiveram 5 estrelas (apesar de nem eles saberem bem por onde era para ir), sempre dispostos a ajudar e a encorajar!
- concentração (banhos, almoço, secretariado, estacionamento, partida, chegada);

:ideia: A melhorar:
- sinalética e marcações (enganei-me várias vezes, por exemplo nos últimos kms, apesar das setas a amarelo no alcatrão, quem vinha a médias de 30km/h não conseguia ter uma reacção eficaz - mal se trava já se passou a cortada - fui em frente umas 3 vezes, inverti a marcha e dirigi-me para o local correcto; encontrei também o que penso serem junções dos 30 com os 60km onde eu não sabia para onde tinha que seguir dado que tinha fitas para ambos os lados da bifurcação com que me deparei);
- uma máquina de café na cantina é sempre importante (há quem se levante à 6h para participar neste tipo de eventos)
- a entrega de prémios foi um momento embaraçoso para a organização, a corrigir porque há quem leve estas coisas muito a sério, mesmo longe dos primeiros lugares;
- a entrega de prémios tão tardia não beneficia ninguém, que apesar de tardia ainda sofreu atraso - há pessoal que tem a família em casa, que tem de fazer longas viagens, etc;
- maior sintonia entre os elementos da organização.

À Organização, resta dizer que valeu o esforço... claro que estão de parabéns pelo trabalho apesar que podiam melhorar alguns aspectos...
Eu vim para casa satisfeito por um dia bem passado de btt (houve pessoal que foi para casa satisfeito pelo efeito "mini" :twisted: )...

Caro Yurmo, o caso que descreves aqui, penso que não deves culpar a organização desta forma. Tu andaste 20km, 30km sem abastecimentos ou água e não desconfias de nada? Não ves ninguém, uma mota, um abastecimento, um habitante local para perguntar se já viu passar outros elementos? Bem sei que não é uma prova de orientação e não tens que andar há procura de fitas mas os que chegaram ao fim também acho que não eram nenhuns iluminados!!! E agora imagina que 3 ou 4 atletas eram negligentes na orientação, um já estava em Aveiro, outro em Coimbra, outro em Águeda, outro em Sangalhos... como era? E se não era só um no mesmo sítio porque o de trás guiou-se pela negligência do da frente...

Estava bem marcado? Não
Tu andas 20km sem certeza? Não

A organização decerto não quer passar pelo mesmo embaraço outra vez (pela marcação) e tu vais querer desconfiar antes de andar tanto tempo enganado! :D
 

Yurmo

New Member
Pois posso-te dizer que já andei bem mais de 20 km com fraca sinalização e sem ver vivalma numa maratona que participei em Abiúl. No entanto cheguei ao fim sem nenhum problema e não sou nenhum mago da orientação., daí não estranhar não ver vivalma.
Claro que foi tudo perfeito e eu (e mais uns quantos magos da orientação) é que devia ter asas para voltar encontrar o caminho de volta. Encerro as minhas hostilidades por aqui.
Para a próxima participo mas vou de mota, pois de bicicleta só noutros sítios.
 

SoBe

New Member
Boas pessoal!

Gostei imenso do percurso. Subidas, descidas, singles, ribeiros, etc... etc... tudo aquilo que queremos quando vamos dar uma voltinha de bicicleta!

Relativamente ao desempenho, estava bem feliz da vida em 10º isolado quando ao km 50, abusei a descer e dei por mim a bater de frente em cheio num eucalipto, que não saiu da frente para eu seguir rumo à meto! :p

Resultado? Algumas dores no peito, pescoço, gémeo esquerdo, e o cabo do travão da frente "rebentou" pois a direcção deu uma volta integral enrolando os cabos no tudo de direcção! :evil:
Logo de seguida, poucos metros à frente engano-me num corte e acabo por voltar para trás, em forma de círculo, a uma zona onde já tinha passado... MAS, volto a passar pela descida onde tinha "marrado" e lá estava a bela marca no eucalipto da minha manete de travão esquerda, que com a queda também ficou na vertical... lol...

Enfim, da próxima desço LIGEIRAMENTE mais devagar e de preferência com um pneu traseiro que não seja slick...!!!

Espero que ninguém se tenha magoado e que todos se tenham divertido, tal como eu!!! :D

Afinal o btt é mesmo assim! De vez em quando temos de ir ao chão!!! 8)
 
J

João Mota

Guest
Olá viva...
Só tenho a dizer que na situação do colega que se perdeu, tem toda a razão...No minimo , no minimo a organização,Que se dizia ser organização, deveria pensar que já tinha "15 Pinpões" no bolso e que deveriam pensar nas pessoas que se poderão perder,se poderão aleijar,Etc.Não é só o "Venha a nós"... Falta o resto...
 

joaog

New Member
Viva a todos,

Nao dei pelo briefing inicial se e' que houve pois estava ca' para trás mas, e' importante haver um briefing pois eu nao sabia que tipo de fitas que ia encontrar, nao sabia das marcações amarelas no chao ou seja, nao estava a par do tipo de sinalética usada. Pereceu-me ver tambem algumas fitas arrancadas em alguns sitios. Quando se chegou à EN que liga Oliveira do Bairro a Aveiro, nao estava ninguem da organizaçao no que entendo ser uma zona perigosa devido ao transito.

Numa apreciaçao final diria que, tirando algumas partes do percurso ondes as marcaçoes eram escassas ou nao existiam, a confusao com as classificações e uma ou outra coisa, o evento esteve a um nivel medio. Vamos la' pessoal que seguramente para o ano a coisa vai sair muito melhor.

Cumprimentos

joaog
 

Un4s33n

New Member
Queria acrescentar 2 coisas ao meu rescaldo:

- Havia uma vala enorme que ocupava o trilho inteiro (acho que até ouve um bttista que partiu ai o guiador e foi mais ou menos ao km 30), que acho que não estava bem sinalizado - felizmente eu conhecia e avisei quem vinha atrás... mas a coisa podia ter ficado feia;
- No início, aquela travessia de 30 metros na água fez com que os bttistas todos fizessem os restantes 55km da maratona com pedras e areias no sapato o que cria desconforto nos atletas, e atletas desconfortáveis depois nem usufruem do percurso :D Ficamos todos com os pés devidamente esfoliados!!!! :lol: :lol: :lol:

joaog said:
Viva a todos,

Nao dei pelo briefing inicial se e' que houve pois estava ca' para trás mas, e' importante haver um briefing pois eu nao sabia que tipo de fitas que ia encontrar, nao sabia das marcações amarelas no chao ou seja, nao estava a par do tipo de sinalética usada. Pereceu-me ver tambem algumas fitas arrancadas em alguns sitios. Quando se chegou à EN que liga Oliveira do Bairro a Aveiro, nao estava ninguem da organizaçao no que entendo ser uma zona perigosa devido ao transito.

Numa apreciaçao final diria que, tirando algumas partes do percurso ondes as marcaçoes eram escassas ou nao existiam, a confusao com as classificações e uma ou outra coisa, o evento esteve a um nivel medio. Vamos la' pessoal que seguramente para o ano a coisa vai sair muito melhor.

Cumprimentos

joaog

Quanto à Sinalética, uma exploração mais atenta do site resolvia o problema:

http://www.btt-pateira.com/Sinal%E9tica.php

Deixo também o link do fotógrafo que me disse, que em princípio, disponibilizaria as fotografias ainda hoje:

http://www.andrenetofotografo.com/
 

mtavares

Member
Boas

Eu tive sorte, consegui fazer os 60 km sem me enganar, mas concordo que as marcações tinham algumas falhas.

De resto apenas quero criticar as classificações, mesmo sendo uma brincadeira há quem vá com um pouco de espirito competitivo, não entendo a presença de um computador na meta quando estão a apontar os numeros à mão... tambem não vi ninguem a verificar se eu tinha feito 30 ou 60km... ou se fáz um passeio sem tempos e ninguem reclama nada, ou no caso de fazer com tempos que seja de uma forma mais organizada. E onde posso consultar o meu resultado??

Trilhos muito bons, alegria nos pontos de assistência, bons banhos e boa comida, concordo com o Un4s33n que os premios deveriam ser entregues mais cedo.

Para o ano lá estarei.
 

firmaster

New Member
Bem está na minha hora de evangelizar este tópico!
:shock:

Antes de mais parabéns pelo esforço em realizar este evento Maratonista á volta de um dos locais mais bonitos da zona de Águeda, como o caso da Pateira!

Positivo :D :

-Trilhos, single tracks.
-Abastecimentos
-Simpatia das poucas pessoas que ajudaram nos postos de controlo
-Pessoas a assistir durante o percurso
-Almoço, local de almoço, minis, porco no espeto, sopinha...
-Banhos
-Quantidade de prémios atribuidos
-Placas das marcações (uma boa ideia PVC, para poderem ser reutilizadas, uma ideia que defendo sem dúvida)
-Policia sempre no local certo, mas em falta na zona de Oliveira do Bairro.

Menos Bons :evil: :
- Falta de fitas onde era necessário, principalmente cruzamentos! Havia locais que tinham 5 e 6 fitas e outros nem por isso.(acho que não era por causa de falta de fita)
- Notava-se uma falta de pessoal em zonas perigosas e muitas vezes nem havia ninguém onde deveria estar.
- Distâncias muito longas no caso dos 60Km onde não se via fitas, pelo menos de 100m em 100m deveria existir uma fita, apesar de ser sempre em frente.
- Classificações em falta atempadamente.
- Chegada muito desorganizada, não percebi para que era o computador, faltavam fitas a indicar para onde era a chegada.
- Marcações no chão ilegiveis na maior parte do trilho.
- Briefing Inicial, havia música mas faltou o microfone, quanto á indicação do trilho com marcas bastava dar uma vista atenta no site tal como já foi dito aqui.

Outros que não verifiquei :shock: :
-Assistência médica, vi a ambulância da CVP, alguém teve problemas para ser socorrido?


Não posso dizer que me perdi, uma vez que tenho por norma caso ache que esteja fora do trilho voltar logo ao ponto anterior que me lembro.
Mas hesitei cerca de 3 vezes e não ia a andar á campeão!lol

Alguns aspectos a melhorar, e espero que não desaninem com alguma má vontade de alguns, comigo podem contar sempre, mais não seja para o passeio.

Grande abraço.

Para quem quiser aqui fica a volta dos 60Km para Gps - http://www.gpsies.com/map.do?fileId=gqdgxkmalppvivqe
 

joaog

New Member
Quanto à Sinalética, uma exploração mais atenta do site resolvia o problema:

O facto de estar no site nao invalida a ausencia do briefing. Note-se que mesmo no site, não se faz qualquer alusão às setas amarelas marcadas no solo.

Abraços

joaog
 
B

btt2

Guest
:roll:é com pesar que tomo conhecimento do desvio do atleta em questão,pois como sou desta zona e que por sinal bem conheço,mais ou menos previa que algo de semelhante poderia acontecer, dado o imenso baralho de fitas e sinais de diversos eventos que se tem realizado por aqui,(maratona dos bombeiros de oliv. do bairro em 2008,maratona da pateira,maratona do vale do vouga já com marcações ,eventos de t.t. em jipp etc...)emfim um sem nº de imformação que sem duvida iria levar a este tipo de situação que todos devemos lamentar,daí ter optado em boa hora por participar noutro evento nesta mesma data tambem aqui ao lado...
Penso que tambem em termos de chegadas as classificações serão desvirtuadas dado que este percurso para quem o conheça é propicio a atalhos significativos que se reflectem no final na ordem de chegada,não quero dizer que seja o caso,mas há mentalidades para tudo... e a organização aí não tem o minimo de culpa e penso que deverá ser insentivada a continuar e a melhorar pois bem precisamos de bons eventos onde participar:abraço ao forum.
 

aliriocaiado

New Member
Apesar de estar perto dos 50 anitos ainda nao demoro 3h 18m e tal a fazer 30ks. Mas sim os 60km mesmo com um furo , nas calmas e passando em todos controles. Mas com tantas confusoes ,espero que para o ano tudo corra pelo melhor a esse nivel ,porque aprova e muito agradavel .Ate la. :
 

vascompsousa

New Member
Oi amigos. Ainda não me tinha pronunciado sobre a maratona. Bem, quero louvar a organização pelo esforço que fez para que tudo corresse bem. Infelizmente , não foi o caso, no que respeita às marcações (que alguém as surripiou) , e no que se refere à classificação. Nos 10 primeiros classificados , dos 60 km, alguns dos participantes, relativamente a maratonas feitas muito recentemente aqui por perto (Lac, por exemplo), espectacular é a recuperação desses atletas que nos habituaram com tempos muito modestos, e com bikes de base , alcançaram aqui nesta prova os 10 primeiros. Para eles um bem-haja e de novo o regresso à crença de que existe o pai-natal .


Abraços


Vasco
 
Top