Rescado da Maratona de Vila do Conde - Rompe trilhos / School Eventos 11 Junho 2011

PEDROPINHO

New Member
Bem parece que ninguém quer abrir o rescaldo da Maratona de Vila do Conde, por isso aqui vai.
Como não vale a pena estar aqui alimentar polémicas vou deixar apenas os meus pontos positivos e negativos.
PONTOS POSITVOS:
• Organização tudo em ordem
• Hora de partida exata como deve ser sempre
• Percurso apesar de já conhecer bastante a zona e de ter trilhos já conhecidos era bastante bom
• Abastecimento
• Policia nos cruzamentos das nacionais
• Banho
PONTOS NEGATIVOS:
• PREÇO todos sabemos que custa organizar eventos deste tipo, pagar policia, abastecimentos etc etc. ,mas acho que deviam ser mais acessíveis
• Deveria existir um posto de controlo no alto de S Gens, era muito fácil naquela zona cortar caminho
• Marcação dos trilhos bastante má, quem marca os trilhos tem que ver que quem esta em cima de uma bicicleta e vai a descer a 35\40km não vê fitas nem placas escondidas entre os pinheiros, em cruzamentos nas aldeias uns tinham 4\5 pessoas e outros nenhuns, tal como falei eu e mais betetistas no final com elemento da organização que estava controlar a chegada, se os trilhos estivessem bem marcados tinha sido uma maratona 5 estrelas, assim continuamos sempre de pé atrás com provas organizadas por esta empresa,
Aqui fica o meu rescaldo tal como falei com organização as criticas não são para destruir mas sim construtivas.
Abraço até a próxima
 

JMCCN

New Member
Tenho 44 anos e ando de bicla pelo meio dos montes há pelo menos dez anos. Tenho poiso centralizado em Mindelo, VC, e por isso, tenho por hábito participar em diversos eventos nas redondezas (Póvoa, Esposende, Vila do Conde, Maia e Viana). Tenho uma bike, como agora se diz, de 300 euros (em saldo na Naturbike), travões em V, um capacete do Jumbo, restantes adereços baratinhos (não sei por isso porque é que me roubaram as luvas e o contador de estimação no parque fechado do duatlo Polacos da Serra...), não leio a Bike, não pertenço a nenhum clube (mas estou aberto a propostas) e o único anabolizante é um café, de preferência curto, uma hora antes da partida. O meu lema é chegar sempre ao fim, o que só não aconteceu uma vez (em 2010 em Esposende por que se partiu o drop). O BTT é, assim, um desporto de fim-de-semana e as provas são o treino complementar a outro desporto que pratico desde os oito anos: o voleibol. Tudo isto para dizer que quando me inscrevo e pago a participação (uma vintena de de maratonas desde 2007 ainda em cima de uma Caloi brasileira com para aí 15 anos...) o objectivo é sinónimo de desafio e convívio. Agora, sou, tenho que ser, um participante igual a todos os outros. Ora, o que aconteceu em Vila do Conde este sábado não foi isto. Apesar do aviso prévio do organizador ao microfone quanto às características das fitas e placas de marcação, a prova foi feita para os amigos (sentimo-nos uns estranhos quando anunciado que todos faríamos o percurso de 52 km em 2h15!!!!), que querem é bater tempos e acirrar rivalidades, tem uma mota a abrir caminho e ainda por cima se inscreveram/pagaram preços mais baratos meia hora antes da partida.
É que marcar os trilhos com fita branca e vermelha de largura mínima, em quantidade absurda e nada contrastante com a vegetação ou obstáculos, fez dos ficam cá para trás uns verdadeiros heróis e, sem pertencer ao clube, uns ocasionais rompe-trilhos! Demorei 3h40 e tal minutos, mas mais de uma hora foi, de certeza, em percursos errados, para cima e para baixo à procura das tais fitas ou setas. Como eu, muitos, desesperados, que em cada cruzamento se interrogavam PORQUÊ?
Custava muito ter mudado a cor das fitas, igual a muitas outras colocadas/deixadas criminalmente nos locais em provas anteriores, ou ter afixado mais setas placas sinalizadoras? Sei que a organização tem que ganhar dinheiro, mas é inclassificável poupar no mais importante - segurança. Sem GPS e sem conhecer os trilhos, há que telefonar para os números disponíveis no dorsal. Tempo perdido, já que do outro lado não havia ninguém para, pelo menos, atender a chamada...
Enfim, parabéns a todos os que acabaram a prova com mais de três horas, por que esses certamente, sem querer, conviveram mais, comeram e beberam o dobro e não tiveram medo da dieta, atirando-se a uma ou mais bolas de Berlin com muito creme.
PS: obrigado ao amigo que me emprestou a bomba mais que uma vez para combater o raio do furo-lento
Abç
José Neves
 

damicl

New Member
Hola,eu solo queria decir que gustoume moito a maratona e decir que perdimnme 2 veces cando ivamos no grupo de cabeza os tres primeiros e decir que o final quedei primeiro e fun rapido e non tuve tantos problemas coas cintas como decides todos......eu creo que sempre se pode mellorar pero hay que ir atentos tamen os cruces e como sa dixen eu fixen os 10 km fibais solo e non tiven problema.

alguen ten fotos e as clasificacions..........un saudo e vemonos na proxima.
 

jmmribeiro

New Member
Boa tarde a todos,

A primeira vez nesta maratona. Gostei dos trilhos, da segurança nos diversos cruzamentos, da simpatia do pessoal no reabastecimento, da localização dos balneários, com água quente, e o meu filho gostou muito da bola de berlim.

Mais uma vez vou "bater" na sinalização, pois estava bastante deficiente, quer a colocação das fitas quer as placas minusculas que mal se viam. As fitas têm que ser colocadas para quem não conhece o percurso e não o contrário.

A School Eventos tem que ter lucro com a organização das provas, isso tem que se entender, mas não pode poupar na sinalização, tem que pensar que faz o investimento em placas sinalizadoras uma vez e que o vai rentabilizar no futuro, em vez da "ganância" no imediato.

Cerca do Km 8 entrei com mais 3 betetistas numa pista de downhill, o que até seria engraçado se fosse em passeio, mas quem ia em perseguição do grupo da dianteira, devem comprender que não foi muito agradável.

No final falei deste episódio a um elemento da School Eventos, que de imediato me disse que quem tinha efectuado as marcações tinha sido o pessoal dos Rompe Trilhos. Achei muito deselegante esta resposta, pois não enviaram os dorsais para as lojas escolhidas, por culpa da Câmara, os defeitos da sinalização foram dos Rompe Trilhos, e assim a empresa sai imaculada.

As parcerias são estabelecidas para o bem e para o mal, e nem que fosse essa a verdade, fica mal a um elemento da organização estar a descartar as culpas ao género de Pôncio Pilatos, é a minha maneira de pensar, mas posso estar errado.

Nas provas que tenho efectuado ultimamente mais importante que os treinos, é conseguir detectar as fitas de marcação. Só as provas da taça de Portugal e a maratona de Portalegre é que escapam.

Para finalizar acho que deveria ter havido mais um posto de controlo, até para segurança dos betetistas de que estavam no percurso certo e não para evitar fraudes, pois quem as comete, só se está a enganar a si próprio.

E as classificações? Para quando a sua disponibilização?

Abração

José Ribeiro "Power"
 

damicl

New Member
eu que iba na cabeza tamen perdinme onde estaba as frechas vermellas do downhill, e despois na baixada onde tiñamos que coller a esquerda e subir a pe polas pedras,ali fomos os 3 de cabeza para abaixo e tivemos que dar volta.

pero bueno son cousas que pasan e por iso eu queria o track para o gps e o final non o puseron online.
 

OETZIxcr

New Member
Boas

Não tenho por hábito criticar negativamente os eventos em que participo, mesmo que não me tenham corrido de feição. Todavia, esta dita "MARATONA" roçou o ridiculo. Passo a expor as minhas reclamações:

1º Os kit's de participação não foram entregues nos pontos pela organização disponibilizados, obrigando uma chegada mais atempada ao local de partida, o que para quem é de longe significa muito tempo.

2º O preço elevadíssimo para aquilo que se pôde usufruir. Convenhamos 12€ deveria dar para mais que simplesmente água, isotónica e bolos (apenas disponibilizados num ponto de abastecimento e no final da prova).

3º TRILHOS MUITO MAL MARCADOS. Como já alguém disse, quando de circula a velocidade significativa, tendo sempre em conta a atenção que é imposta pelas inúmeras adversidades do terreno, não é muito viável a forma como foram feitas as marcações. A título de exemplo andei desorientado 3x.

A School Eventos está em inúmeras organizações (e eu já participei em muitas), já tinha tido alguns dissabores, no entanto nenhum como este. Chegou a altura de dezer - NUNCA MAIS.

Cumps
 
Last edited:

balboa

New Member
BOAS

Ja tinha ouvido falar mal destes organizadores, mas eu ate ter participado nesta maratona, k mais parecia ori btt, nunca tinha tido razão de queixa...
Foi uma desgraça total, falta de fitas o k deu para muita gente perguntar uns aos outros para k lado, mas enfim de certo pouparam nas fitas porque não as tiram assim a poluiçao é minima, as fitas do raid da lama ainda por lá andam, o abastecimento tardio e mt mt pobre, valeu as bolas de berlim na meta.
Postos de control? eu conheço a zona e nao cortei caminho, participo pa ver as minhas capacidades não p ser o 1, como comentou 1 colega percebesse fraca adesão...SERÁ K VOU PARTICIPAR NO RAID DA LAMA DO ANO K VEM?
 

IVERSON

New Member
.

Cerca do Km 8 entrei com mais 3 betetistas numa pista de downhill, o que até seria engraçado se fosse em passeio, mas quem ia em perseguição do grupo da dianteira, devem comprender que não foi muito agradável.




Abração

José Ribeiro "Power"

Boas só uma correção a pista que aqui se fala não é de downhill mas sim de XCO e fez parte da taça de Portugal de XCO deste ano.não era agradável a perseguição neste tipo de troço porquê os da frente também iam na pista por isso se andasses mais do que eles conseguias caçá-los.
 
N

Nirmandade

Guest
O meu irmão também agradeçe o seu obrigado, foi ele que emprestou a bomba..Bem ha-ja o bom convivivo entre betetistas..
 
N

Nirmandade

Guest
Amigos eu gostei da prova teve algumas falhas, mas já tive provas bem piores. BTT Margens do Cavado por exemplo. Criticar ajuda corrigir os erros.O preço é acessivel. Existem gastos.
 

PEDROPINHO

New Member
As criticas aqui deixadas não são para destruir a Maratona a school eventos nem os Rompe trilhos, são apenas pontos negativos que o pessoal gostaria de ver melhorado numa outra organização, estar a colocar culpas em A,B ou C não tem lógica se é uma organização conjunta a culpa é de todos e o proveito também. Se tem dificuldades em organizar uma maratona organizem um simples passeio, ou vão ver inúmeros passeio\maratonas organizados por diversas organizações amadoras que são 5 estrelas.
Já agora quando o colega jmmribeiro fala “Para finalizar acho que deveria ter havido mais um posto de controlo, até para segurança dos betetistas de que estavam no percurso certo e não para evitar fraudes, pois quem as comete, só se está a enganar a si próprio.” Tem toda a razão existia algumas descidas com muita pedra e por exemplo a passagem no ribeiro perto de vilarinho se alguém calha de se aleijar ali não existia ninguém para ajudar por perto.
Parabéns ao damicl pela vitoria e espero que tenha gostado de Portugal, apesar dos contratempos..

Abraço até a proxima
 

damicl

New Member
Gracias Pedropinho,decir que gustoume a maratona e siempre en todas as maratonas hay algún punto negativo y algún fallo de cintas.
Pero por iso non vai ser un recorrido malo e feo.
Vemonos ña proxima.
 

jmmribeiro

New Member
Boa noite a todos.

Caro IVERSON, não respondo a provocações...

Emito a minha opinião, duma forma sempre respeitosa, e se referi que a pista era de downhill, foi porque alguém no local o afirmou, visto não ser da região. De qualquer forma agradeço a correcção.

Por último gostava de o informar de que vou tentar treinar mais.

Sem mais.

José Ribeiro "Power".
 

IVERSON

New Member
Boa Noite, Provocações de quem minha, só me referi a factos a pista é de XCO e se ia em perseguição dos primeiros era o ideal para os apanhar pois é preciso técnica e força neste tipo de troços e se a tiver caçáva-os fácilmente, e a parte da pista foi logo ao Km 8 como disse e no final da prova chegou a mais de 20 minutos do primeiro por isso a perseguição no resto da prova não correu lá muito bem.

cumps

Boas pedaladas e bons treinos
 
Top