Regulação da Rock Shox REBA

Klab

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Rock Shox Portugal

Gostaria de contar com a tua "expertise" para determinar o ano desta Reba Race :)

Agradeço desde já

Cumps




 
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Klab

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Desculpa estar a ser tão chato Rock Shox Portugal :)

Estive a fazer a revisão a essa Reba Race, correu tudo bem e tal(pouca experiência), só está a falhar uma coisinha, coloquei os 110ml no Motion Control conforme vem no manual, mas a malandra não bloqueia :(

Reparei que o motion control é mais recente, é este que está na imagem, a minha pergunta é, será que tenho que colocar 123ml??

Outra coisa, tirei o espaçador e converti a Reba para 120mm, mas isso não influência, pois não?

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[/URL][/IMG]
 

klaser

Well-Known Member
Klab,eu tenho uma Reba igualzinha a essa e realmente meu MOCO é daqueles vermelhos...acho que ess MOCO foi trocado,mete os 123ml que não estraga nada,acho que aconteceu parecido com o Oliana...
 

Klab

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Era isso mesmo, 13ml de óleo fazem toda a diferença, agora sim, está perfeita :)

Um enorme bem haja :yeah:
 

NunoMCCII

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Tenho uma Reba RL sensivelmente há 1 mês, no dia em que a montei na loja puseram a pressão tanto na câmara positiva como na negativa a 110 PSI.

Ontem fui a ver e tinha zero PSI na câmara negativa e 50 PSI na positiva! Isto é normal?

Voltei a por na pressão indicada e ficou normal mas tenho de comprar uma bomba para andar a par que ontem utilizei a de um amigo.
 
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oliana

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Se ficou normal e assim se mantem, deves questionar o técnico da loja.
A pressão colocada deve ser controlada após algumas saídas. Normalmente pode demorar muitas semanas até haver alguma alteração de pressão, ainda que pouco significativa. Não pode haver em tão pouco tempo essa alteração. Ou na loja não colocaram a pressão correta, ou há problema na suspensão. Estou mais inclinado para para a primeira hipótese. A bomba é quase indispensável para quem gosta de ver as alterações de comportamento com as diversas afinações e trilhos por onde andamos. Doutro modo podemos ir á loja controlar pontualmente.
E até a bomba não é 100 % certa. Há que saber usar.
 

NunoMCCII

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Obrigado pela resposta! Entretanto já descobri o que se passava desde que comprei a bomba.

Já andava a bater mal com isto mas afinal é muito simples.

Quando encho a câmara positiva se puser 110psi tirar a bomba e volta a medir vai dar apenas 105psi devido à perda de ar entre o tira e põe.

Na câmara negativa a mesma coisa mas em vez de perder 5 -10psi perde logo +- 50!!

Depois um amigo lá me disse que a câmara negativa é mais pequena que a positiva (até se nota a encher).

Concluindo, se quiser ter 100psi na câmara negativa tenho de colocar 150 porque ao tirar a bomba ela vai perder 50psi.

Pode ser que isto ajude alguém que tenha o mesmo "problema". É o que dá ser ainda maçarico nestas coisas.
 

klaser

Well-Known Member
Estranho isso..perder 50psi na câmara negativa é demais,ou a bomba não presta ou não tás a fazer isso como deve ser....A minha bomba não perde nada,aquele "tsiii" que se ouve é o ar que estava na mangueira,não há fugas...
Se metes 110 na positiva e depois 150 na negativa,neste momento a suspa deve afundar bastante,porque assim que ultrapassamos o valor que colacamos na positiva ela começa a baixar...Se tiveres aquela borracha que se usa pra ver o SAG,dá pra ver na perfeição...Por isso,se relamente está a perder 50psi quando metes na negativa,a suspa deve fazer dois movimentos,o de afundar quando metes 150 e o de voltar para onde estava quando tiras a bomba...
 

klaser

Well-Known Member
Eu também tenho essa bomba..no início tb a fazer uma maçariquices com ela depois aprendi como se funciona com aquilo...
 

NunoMCCII

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Já fui testar e de facto ela sobe e desce conforme ponho mais pressão na câmara -.

Não sei para onde é que está a ir o ar mas se puser 140-150psi ela fica com 100psi e não perde se for medir um dia depois como fiz agora.

Não sei se isto é normal ser assim?
 

klaser

Well-Known Member
Pode haver passagem de pressão entre câmaras..isso não é bom...até porque não se deve encher uma câmara com valores muito diferentes da outra,mais que 10/15 psi de diferença já é demais...
 
Quando voltas a medir a pressão ao aparafusares a bomba na suspensão aumentas a área que tem de ser preenchida com ar, ou seja, antes tens apenas a câmara com 110psi por exemplo, ao colocares a bomba esses 110psi passam a estar distribuídos pelo tubo da bomba também, diminuindo desta forma a pressão. Isto não significa que a pressão estivesse errada. A variação na câmara negativa é maior, precisamente por esta ser mais pequena e precisar de menos ar para atingir uma pressão mais elevada, ora se tens menos ar ele ao entrar no tubo da bomba vai levar a que pressão baixe mais que na câmara positiva.

Espero ter ajudado...
 

NunoMCCII

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Então isso quer dizer que posso pôr 110psi e ficar descansado que eles ficam lá dentro certinhos?

Obrigado pessoal quem sabe sabe.
 

Jorge Gomes

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Sim, é isso. Eu também andava enganado com essa questão mas depois percebi como funcionava. A minha bomba é igualzinha à tua.
A suspensão perde pressão é quando se mete a bomba, não quando se tira!

A câmara negativa é muito afectada por isso pois tem muito pouco ar quando comparada com a positiva.
 

Klab

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Eu também andei às voltas com esta questão, cheguei à conclusão que realmente quando retiro a bomba há uma perda de pressão, no meu caso ~10psi(+) e ~20psi(-).

Coloco a pressão e depois confirmo com um manómetro de pressão digital e confirma-se a necessidade de colocar o diferencial de pressão ;)

 

oliana

Active Member
Bombinhas iguais á minha e truques iguais.
A minha tem quase dois anos e está impecável. Eu tambem tinha duvidas até começar a medir a pressão com um medidor próprio, dos carros, depois da operação de enchimento.
De resto quando a pressão é algo superior na negativa, a suspensão tem tendência a encolher.
Eu por exemplo não enrosco totalmente o adaptador na ponta da válvula. Quando ela dá sinal de que forçou esta, eu páro. Menos voltas para vedamento ao desennroscar.
E a câmara negativa é cheia sempre com a bike (suspensão) invertida.

Boas pedaladas.
 
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