Regulação da Rock Shox REBA

Peixinhus

Active Member
Uma outra questão que esqueci de referir no post atrás é referente ao "rebound" penso que seja este termo. Portanto na perna do lado direito da suspensão ( em cima tem o poplock) na parte debaixo tem uma tampinha com uma chave sextavada de 2.5mm para afinação da recuperação da suspensão penso que seja isso. Nas instruções do livro vi que para o meu peso devia dar 2 voltas ( das 5 possiveis) no sentido a favor da lebre. Qual é exactamente a função dessa afinação? De que maneira interfere com o funcionamento da mesma?
Será melhor tirar essa capsula com a tal chave allen e guardar para não perder, é que se puxar um bocadito pra baixo ela sai fácil ? è que com os tombos nos trilhos ainda a vou perder e depois pa arranjar 1 igual vai dar trabalho.

abraço
 

nmb

Member
estás um bocadinho trocado. :mrgreen:

efectivamente no fundo da perna direita, tens o rebound. recuperação. mas giras o perno grande vermelho para ajustar o rebound. se sacas fora o perno vermelho vês que tem na ponta a tal chave sextavada. mas essa chave é para ajustar o floodgate. o floodgate é o ajuste do curso/sensibilidade da suspensão, quando bloqueada. embora também ajude na sensibilidade inicial do curso mesmo quando desbloqueada. nas SL retiras a tampinha dourada que está no topo da perna direita junto ao bloqueio e inseres a chave sextavada. nas race ou team nem precisas porque o ajuste é externo no mesmo sitio. a opção que uso para não perder essa "chave" é mudar o fecho do aperto rápido para o lado direito e o aperto fica debaixo da "chave" ajuste do rebound.
 

oliana

Active Member
Boas pessoal.

Peixinhus.
Eu ponho o manipulo do aperto rápido do lado direito, tal como diz o nmb. Bem encostado á tampa do rebound.

É realmente a melhor solução. Qualquer dia não sabes onde anda essa tampa/chave.
 

ANFO

New Member
Há quem retire o parafuso do rebound. Até quando comprei a minha, aconselharam-me logo a retirá-lo para não o perder. Mas aquele parafuso vermelhinho fica tão bonito :mrgreen: então segui a dica aqui do pessoal e troquei o aperto da roda, solução ideal. :yeah:
 

Peixinhus

Active Member
Boas malta, obrigado a todos pelas dicas já percebi o funcionamento da coisa mas continuo ás escuras relativamente ao curso dos 120mm

jmcdpereira, a tua já veio com 120 de curso e ainda trouxe 2 espaçadores, ??? medi a minha consoante opinaste e medi 105mm ( a bicha tá cas patas no ar logo não força a suspensão por isso medi os 105 porque no chão deve retrair para os 100mm, axo que vem só com os 100 de curso consoante mencionam nas especificações tecnicas. Os 2 espaçadores que mencionei que trazia no saquinho deve ser 1 pa cada lado dos braços logo dará os 120, estarei a pensar correcto?

nmb, estamos trocados os 2 :mrgreen: percebi que a chavinha na minha race trabalhava como afinação agora de quê,perguntava eu, agora pelas tuas palavras vejo que regula a intensidade de bloqueio ok percebi a coisa. ( tartaruga mexe pouco, logo bloqueio máximo, lebre saltitante logo mesmo com o bloqueio a coisa ainda mexe dependendo da força aplicada. ) neste campo já percebi.

Oliana, também tenho o aperto desse lado, estou a perceber a ideia....

ANFO, pois de facto as tuas palavras vêm de encontro á minha perspectiva de perder a coisa...por isso perguntei, mesmo assim a capsula vermelhinha fica bem sim :D mas devido á fragilidade ( aluminio aparentemente frágil) e como a malta anda sempre enfiada no matagal cheio de paus inda vai dar galho :oops: se enfia ali algum ramo e vai estroncar. Vou sacar a coisa ai vou vou.
Agora vejo que já recebeste formação na coisa pelo VT e a julgar viste o desmontar e o alterar do curso podias dar ai umas dicas relativamente á mudança para curso de 120mm, é ai que se utiliza os tais espaçadores para encher a coisa? A tua ficou com a frente mais alta após a alteração, claro?

Quanto é que mede o tubo do curso externo daqueles que tem a coisa a 120mm, os 120 exactos?

Abraço ai a todos pelas ajudas.
 

jmcdpereira

Utilizador Banido
Exacto, a minha veio com 120 e trouxe os dois separadores no saco, tal como o VT disse nuns posts anteriores...
Vê aqui: http://www.sram.com/_media/pdf/rockshox/dealers/TM_MY09_E.pdf pagina 48 no final e... faz 80mm com 2 "spacers" e 100mm com 1 "spacer" e tal como o VT me dizia sem spacers faz 120mm, ora se os "spacers" não estão dentro da suspensão... estão dentro do saco... assim foi comigo ;)
Agora se a tua mede 100mm e tras os "spacers" no saco... parece que há por aí peças a mais... ou ar a menos na camara positiva ? Ou a mais na negativa e está a roubar curso ? Retirar o ar - e +... repor ar + e - em quantidades iguais (por esta ordem certo ?)... medir novamnete... rezar... tudo na mesma ? opsss
Se calhar o melhor é abrir para verificar, mas quem sou eu para dar dicas... o que sei aprendi aqui ;)
Certamente haverá alguém que dará umas dicas apra essa operação, ou então... no manual que dou o link está lá explicado...
É só uma questão de coragem ;) dizem que é facil...

um abraço

jmcdpereira
 
Olá pessoal das Rebas!

Antes demais,
Peixinhus, a Reba é de que ano? é das novas? se sim, ela faz de facto os 120mm mas tens de tirar um espaçador lá de dentro.
Se for da geração anterior ela só vai fazer 115mm de curso máximo.

O botão do rebound afina a velocidade de resposta, nada mais. e curiosidade; essa chave 2,5mm dá para os floodgate internos e também para as manetes AVID Juicy 7 ! lol

NMB o floodgate não ajusta o curso, só mesmo a quantidade de bloqueio.

O curso é unicamente ajustado na perna esquerda.

O botão do Rebound não é nada frágil! pode sair, mas frágil não é! posso dizer que já suei para tirar alguns mais encravados e deram bastante luta por serem resistentes.

Se compras-te a suspensão numa loja, volta lá e pede para te fazerem a mudança de curso, pergunta o preço se é que tem.

P.S. estou a preparar uma Reba VT com bainhas da WC em carbono, copas da de 2009, piston do ar trabalhado para melhor auto-lubrificação e Motion Control maquinado para circular melhor o óleo. Em principio vai ser testada em campo pelo António Silva... vamos ver se não se desfaz toda! hehehe

VT
 

jayme

New Member
Boas, estou no mesmo dilema pois recebi uma reba SL da fizzbikes onde eles dizem ser de 100mm, mas no saco dos manuais também vinham 2 espaçadores e fico sem saber se está com 100mm de curso como dizem no site ou vem com os 120mm.

cumps
 

Peixinhus

Active Member
Ora viva, VT conforme mencionei no meu 1.º post a reba veio ca minha RR8.2 comprada em Março passado, logo é do modelo de 2008 portanto a reba race será anterior a este ano. Agora que falas tem lá um autocolante com uma escala e uns numeros e sim tem lá 115 max logo é como dizes esta seguramente só dá como máximo os 115. Comprei a bicla na decathlon claro, será que fazem isso lá? Vês algum contra para essa mudança a nivel de fiabilidade no funcionamento uma vez alterada? Era porreiro ela ficar mais alta na frente. Num dá pa 2cm paciencia 1,5 já marcha :D

Tou a ver que a quantidade de espaçadores que trás naõ interfere na coisa.

Já tou a ficar Reba-rbado

abraço a todos
 
Desculpa não saber o que é uma RR... lol

Tens então uma Reba das que já não se fazem? :mrgreen: essa só vai até 115mm

A questão da fiabilidade nem se deveria colocar, uma vez que é uma opção da marca.

Tens de perguntar na Dechatlon, mas a julgar pelo que ouço... não fazem.

Se compraste cá a tua bicha, eu faço-te isso de borliu, com todo o gosto, só pagas os portes.

VT
 

nmb

Member
VT,

RR é RockRider, o modelo das binas da Decathlon. Portanto é comprada cá.

Realmente enganei-me na cena do curso no ajuste do floodgate :oops: é o ajuste apenas do bloqueio :mrgreen:

Agora se ele mede 105mm, cheira-me que já tem os dois espacadores fora e está com 115mm mas com ar a mais na negativa o que lhe retira algum curso. Eu tenho a minha com 110mm porque optei também por lhe colocar uma pequenina quantidade de ar negativa acima do valor da positiva para ficar uma beca mais suave.

jayme said:
Boas, estou no mesmo dilema pois recebi uma reba SL da fizzbikes onde eles dizem ser de 100mm, mas no saco dos manuais também vinham 2 espaçadores e fico sem saber se está com 100mm de curso como dizem no site ou vem com os 120mm.

cumps

medes ;)
 

Peixinhus

Active Member
Boas rebosos :mrgreen:

VT obrigado pela oferta de te prontificares a dar uma olhada gratis na minha bicha. Quando te referes se comprei cá, sim comprei na decathlon e posso mostrar a factura se isso servir como prova, creio que tenho na activação da garantia a parte da suspensão referenciada.
Já vi que tens loja ali juntinho ás devesas e és da Feira logo somos quase vizinhos ( sou de Grijó ) se entrares em contacto cmg enviando-me o teu contacto uma vez que tens esse serviço off. Passo ai na loja a combinar futuramente

Abraço
 

fitibomba

New Member
Sei que não é bem assunto deste tópico mas alguém me sabe dar informação quanto ao peso da reba sl 2008 e do modelo de 2009? E quais as principais diferenças entre as duas?

Cumps e agradeço desde já
 

jmcdpereira

Utilizador Banido
Aproveito a deixa para perguntar qual a diferença entre a Reba Race de 2008 e 2009, e principalmente como distingo fisicamente uma da outra ?
como sei que aquela que comprei é de 2009 e não de 2008 ? A data de fabrico é agosto de 2008...

jmcdpereira
 

jmcdpereira

Utilizador Banido
E onde se vê no site os modelos dos anos anteriores ?

Só vejo os modelos recentes, que são iguais à minha por isso suponho que seja de 2009.
Mas onde estão os modelos dos anos anteriores apra eu ver as diferenças fisicas e tecnicas ?

jmcdpereira
 

fitibomba

New Member
Pelo que pude constactar através de um googlezito a reba de 2009 é uma que tem nas pernas da suspensão umas riscas vermelhas e diz "reba" em letras relativamente pequenas.. A de 2008 é uma que diz reba em letras maiores e que ocupam grande parte da perna da suspensão.

A nível técnico não encontrei nada msm :|
 

nmb

Member
2008:

rockshox_reba_100_da_disc.jpg


2009:

RockShox_Reba.jpg


a diferença técnica visível é o facto dos apoios dos travões serem agora postmount e antes eram IS:

RockShox_Reba_PM-280-80.jpg
 
Por fora a maneira mais rápida é mesmo visualizar aquelas "gordurinhas" a meio das copas, são umas saliências que albergam os casquilhos.
O topo das copas é também mais anguloso e tem uns pequenos suportes para a bicha hidráulica do travão.
Como já mencionaram, tem apoios Post Mount e a antiga tinha I.S.

Por dentro são bastante diferentes, mas isso não se vê! lol

VT
 
Top