Regulação da Rock Shox REBA

shelltox

Super Moderador
Eu também adquiri recentemente uma Reba, até agora so far, so good..alias very good.
Para quem vinha de uma Marzo mx comp, estranho por tanta pressão uso +110/-120, contra os +30x2 da Marzo..

Mas a questão que ponho é que nos manuais das suspensões e amortecedores que já tive/tenho é sempre referido no programa de manutenção em todas as saídas lubrificar as pernas, pois só nunca dizem é com o quê ! massa,óleo de suspensão,óleo qualquer,sabão azul(já estou a divagar :mrgreen:). Até aqui tenho usado óleo de suspensão 7.5, por 2 motivos:
1º porque tenho, visto que era eu que o trocava na Marzo;
2º porque a possibilidade de haver 'infiltração' desse óleo de lubrificação no interior da suspensão, como é da mesma 'espécie' não deve brigar

Agora no festivalbike enquanto trocava umas impressões acerca de suspensões, indicaram-me que deveria usar para o efeito, lubrificar as pernas da suspensão, aquele spray de silicone dos tabliers dos automóveis, facilita o atrito nos raspadores(ou guarda pós), amigo das borrachas dos raspadores e anti-estático.

Alguém sabe o mais indicado para o efeito?
 

pp155

New Member
A fizz já me respondeu, a reba esta-se a preparar para a viagem até ao Luxenburgo. vou escrevendo aqui todos os desenvolvimentos. Obrigado a todos pelas sugestões.
 

Seabra

New Member
Boas

Comprei recentemente um RR 8.2, que tras uma reba race, estive a ler o topico e já deu para ter uma ideia de como funciona e suspensão, tenho uma questão que pode parecer um pouco parva, mas como é que voçes carregam as vossas reba com ar? usam os "compressores" das bombas de gasolina?? ou uma bomba normal de encher pneus??


Abraço
 

TMiranda

Member
Seabra said:
... mas como é que voçes carregam as vossas reba com ar? usam os "compressores" das bombas de gasolina?? ou uma bomba normal de encher pneus??

Boas,

para isso precisas de ter um bomba especifica para suspensões, do género destas...

http://www.bikezone.pt/bicicletas/product_details.php?category_id=100&item_id=993

http://www.ciclogiro.com.br/webstore/details.aspx?id=1040962

http://www.patocycles.com/site/index.php?page=shop.product_details&flypage=shop.flypage&product_id=2976&category_id=57&manufacturer_id=136&option=com_virtuemart&Itemid=32&vmcchk=1&Itemid=32

Compressores não servem, pois estamos a falar de pressões muito elevadas... na ordem dos 100 ou 200 psi
 

helio69

New Member
Shelltox... Eu normalemente ponho mesmo o óleo que uso para a corrente... :mrgreen: Até agora, com cerca de 120 horas ou mais, nada a apontar!
 

shelltox

Super Moderador
Obrigado pelas vossas sugestões, no entanto hoje que andava á procura de outra coisa, encontrei a informação acerca da lubrificação das bainhas:

Do: Apply fork oil, RedRum, or Teflon-based lubrication to the upper tube area nearest to the dust seals. Cycle the fork a few times to circulate the lubricant. You can even gently pinch the dust seal, nearest to the upper tube, and add some lubrication (mentioned above) to the inside of the dust seal. This will lubricate the foam ring. Wipe away any excess oil from the upper tubes and dust seals.

http://www.sram.com/en/service/rockshox/tuning_tips.php

Vou continuar com o oleo de suspensões
 

Barroco

New Member
Prezados,

Sou do Brasil (São Paulo) agradeço ao Sr. Moderador por me aceitar no Forum e aproveito para cumprimentar todos os participantes.

Tenho uma Reba 2008 e estou lendo todos os tópicos sobre as regulagens (regulações) desta Suspa.
Estou aprendedo muito, mas muito mesmo e cumprimento todos pelas brilhantes esplanações e profundo conhecimento que possuem.
Parabéns à todos .... sem este Forum, jamais poderia usar a Reba com todas as configurações possíveis.

Acho que seria interessante postarem as suas regulagens e expor o comportamento da Suspa, assim se teria várias configurações para se escolher sem ser necessário ir alterando até chegar ao ideal.

Grato à todos e um grande abraço.
 

Barroco

New Member
Boas.
Epa porra.. uma pessoa pode não estar muito por dentro do assunto, mas ao longo das 7 paginas isto deve ser a 4 ou 5 vez que se repete isto.
Se sabes por ar no pneu tambem sabes numa suspensao, não precisas ir a um tecnico especializado nem ir a lado nenhum. Concerteza a suspensao deve trazer uma bomba com manometro, se não tiver aconselho te adquirir uma, não sao caras, e de futuro dao sempre jeito! vez o teu peso, olhas para a tabela que esta nas jarras na perna esquerda, vez a pressao que diz. desenroscas as tambas, metes ar nas respectivas camaras, cima positiva, baixo negativa. a positiva regula para o peso da pessoa, como todas as suspensoes a ar fazem, esta tens a negativa que te permite regular a sensibilidade, quanta mais pressao metes, masi sensivel a suspensao fica, e mais e o sag (sag=a precentagem de curso percorrido, quando estas em cima da bike) as tabelas sao meramente indicatorias, depois regulas ao teu gosto.
basicamente. se achas que a suspensao "afunda muito" metes mais ar na positva, se achas que não papa bem as inrregularidades e ta sempre muito em cima, começas por por ar na negativa, se achares que esta sensivel mas algo dura, retiras na pressao positiva. quanto as recuperaçoes tens o rebound na perna direita, e ainda podes jogar com a compressao do motion e floodgate na perna do oleo.
Parece confuso mais vais ver que é muito facil, podes mexer a vontade que não estragas nada, e assim é que se aprende, não é sempre a recorrer aos mecanicos e pagar.
qualquer duvida apita.


Cumps.

Bruno Atalaia



Bruno,

Parabéns pela explicação, muito prática e completa .... valeu mesmo !!!!!
Com certeza irá ajudar muita gente assim como me ajudou ....

Grande abraço.
Márcio_Brasil
 
Olá,

Excelente explicação Bruno! :)

Mas só um acrescento:
Pôr ar sempre na positiva primeiro e só depois na negativa.
Tirar ar sempre na negativa primeiro e só depois na positiva.

Podes experimentar à vontade, mas se mudas esta sequência o resultado não será o ideal, porque se poes ar + depois de já ter ar - o resultado não será o mesmo do que a soma das duas pressões que puseste.
As camaras de ar mudam de volume com a pressão, logo a positiva ao receber ar depois de ter a negativa cheia, vais necessitar de pressão extra para o mesmo resultado.

VT
 

Barroco

New Member
Prezados,

Tenho uma Reba 2008 nova com PopLock e ao acionar o PopLock ela se comporta como não estivesse travada (bloqueada).
Noto tb que a pressão negativa diminui um pouco no período de 01 dia.

Alguém pode me dizer o que pode estar acontecendo e o que seria possível fazer para resolver ???

Grato.
Barroco_Br
 

arca

New Member
ajuda regulação uspensão rock shok

Boas

adquiri recentemente uma suspensão rock shok reba, mod. 2009. E problema? acho que ela não absorve impactos, a bike vai sempre a fugir, par onde quer e~tipo sempre saltos.

O que se pode fazer aqui? será da suspensão, ou pressão a mais pneu frente. Conclusivamente a bike " pincha muito"
 

arca

New Member
Re: ajuda regulação uspensão rock shok

preciso mesmo da vossa ajuda. tenho sensação que esta suspensão não absorve os pequenos impactos...
 

Lunatic_Lover

New Member
Re: ajuda regulação uspensão rock shok

Para não absorver os pequenos impactos, podes ter dureza a mais na suspensão para o teu peso.

Para ela saltar demais, é porque o rebound dever tar no máximo ( virado para o boneco da lebre).

Não sei o que é "pinchar".

PS- Vê se não tens a suspensão bloqueada :lol:
 
Barroco: Tenta ver se o sistema bloqueia ao rodares o botão com a mão (e não remotamente), deste modo eliminando a afinação do cabo.

Se não bloquear é uma avaria em garantia, envia para reparação.
Se bloquear, tenta afinar melhor o cabo pois o sistema está bom.

Arca: Quanto pesas e que pressão tens na Positiva e na negativa? e no pneu?

Lunatic_Lover: Pinchar é saltar a norte de Coimbra! hehehe

VT
 

khaostik

New Member
Se não bloquear em principio foi a mola interna do bloqueio que saltou. É um problema das rebas... Já aconteceu na minha ex reba team, mas é fácil de resolver. É só abrir e meter no sitio;)
Com azar o sistema de bloqueio está estragado e são 100€:|

Cumprimentos,

Filipe Dias
 
Olá,

- Não, não é um problema da Rebas, uma ou duas suspensões com esse defeito não faz com que as "rebas" tenham esse defeito.
- A mola interna do bloqueio não "salta" frequentemente, alías, nas últimas 200 Rebas que me passaram pelas mão... nenhuma teve esse problema.
- Um sistema de bloqueio custa em média 50€... 100€? onde?

O mais comum ao falhar o bloqueio é:

1- Nível do óleo baixo
2- Piston do rebound danificado
3- Motion Control danificado (pouco comum e geralmente por má intervenção de manutenção, não defeito).

VT
 

Batas

New Member
Já agora...

Rock Shox Portugal, será que me consegues responder a esta questão...

Tenho aqui uma Reba dum amigo que verte óleo por aqui:

op342d.jpg



Este componente dá para desmontar e recolocar um potêncial vedante no local...? Verte quando de vira a btt ao contrário... Ou quando se deita...


Obrigado!
 
Olá,

Olha, sinceramente há lojas que já me disseram que conseguem arranjar isso, pode ser só um O-ring a solução.
Normalmente eu troco o Motion Control por ser mais fiável a longo prazo, mas não discordo de quem consegue arranjar.

Tenta abrir isso sem forçar e vê o que se passa.
Se for caso de por um novo, é coisa para +/- 50€

Entretanto certifica-te de que o nível do óleo não desce muito, ou perdes o bloqueio e mais tarde o rebound.

Boa sorte,

VT
 
Top