Regras de prioridade com velocipedes - Aviso de amigo

e-nuno

New Member
O a) tem prioridade... é estranho mas não deixa de ser um cruzamento e o carro não tem STOP... por isso a bicicleta tem de parar. A bicicleta só teria prioridade se o carro tivesse STOP ou cedência de passagem, se a bicicleta tivesse numa rotuda ou se a estrada da direita não fosse uma estrada mas uma entrada. Nem que fosse numa ciclovia a bicicleta teria prioridade.

Independentemente disso tudo se a bicicleta (ou outro veículo qualquer) tivesse dois metros mais à frente quando o carro chegasse nem toda a prioridade do mundo lhe dava o direito de lhe passar por cima!

Na estrada temos sempre de abrir a pestana e na dúvida é deixar passar... não só pelas regras mas também porque somos imensamente mais frágeis. Se um carro nos atropelar o gajo até pode ficar com o para-choques amolgado, mas (em principio... :D) vai dormir a casa... já nós, mesmo que tenhamos prioridade, não temos chapa à volta. Mesmo com cuidados não estamos livres do que aconteceu ao NemSei, quanto mais sem elas.

Um abraço e as melhoras!
 
Last edited:

easy

New Member
De facto em Portugal o a) tem a prioridade. Penso que é o único país Europeu onde isto acontece. Mais uma vez na cauda da Europa.
 

brtantunes

New Member
Eu como me ensinaram a andar de bicicleta na Suiça como deve ser (até existe uma espécie de exame de condução, isto com 10 - 11 anos na estrada) estava "convencidissimo" que a bicicleta não tinha de dar prioridade, que, no meu ver (e nos ver dos suíços), é o que faz sentido. É como o easy diz "Mais uma vez na cauda da Europa."
É uma situação muito chata assim ... estou mesmo a pensar em fazer um seguro ...

Cumps
 

elv1s

Member
então o que é que está escrito no artigo 35º? é só para alguns? se a) vai fazer uma mudança de direção não pode abalroar uma bike! Só porque sim,.
 
Top