Regras de prioridade com velocipedes - Aviso de amigo

NemSei

New Member
Caros amigos que usam as bikes, tanto para fazer "ligação à terra" como como meio de transporte.
Leiam com muita atenção os artigos 31 e 32 do código da estrada para perceberem quais são as nossas prioridades. E porque estou com este post? Bem, porque tive um acidente de bike (depois de fazer 50 Km em terra por locais com o seu nível de perigo) na ida para casa, e acho (ainda não sei, porque o acidente foi hoje e só Segunda-Feira vou resolver a situação) que vou ter de arcar com o para-brisas do carro que o meu ombro e capacete partiu.
O relato do acidente é muito simples:
Ia eu na minha BTT encostadinho à direita a circular normalmente e vem um carro no sentido contrário para virar à esquerda que fez o favor de não parar (O sr foi muito atencioso diga-se de passagem). Resultado, só parei em cima do carro e empacotado no para-brisas.
Inem, policia, hospital... Eu estava mais ou menos descansado que a responsabilidade seria do tipo do carro, mas agora, ao chegar do hospital (estou bem, acho que na Segunda já vou andar - O Sr Capacete fez o favor de desempenhar o seu papel) leio os artigos 31 e 32 e, o que leio leva-me a pensar que quem tinha de parar era eu. Portanto, se o tipo do carro quiser, parece vou ter de arcar com 500€€ para um pára-brisas novo.
Portanto, se for esse o caso, a partir de hoje sempre que ver um carro com sinal para virar à esquerda vou dar-lhe passagem nem que empate o transito todo.
Conclusão: Meus amigos, não vão em conversas de amigos, mitos urbanos, acerca das regras de condução de bikes etc... leiam o código da estrada.


Abraços BTTistas
 

jv-

New Member
Estive a ler o artigo os artigos que referiste e são de facto, manhosos. De qualquer das formas não me parece que no teu caso tenhas culpa, pois é uma situação diferente das referidas. Boa sorte com a recuperação e o problema judicial.
 

M@go

New Member
Boas pessoal. Infelizmente o NemSei tem razão. O velocípede s/ motor (nós cromos das biclas) só temos prioridade em rotundas e caso os automóveis entrem ou saiam de caminhos particulares/postos de abastecimento ou lugares de estacionamento. Esse é o meu trabalho e, temos de seguir o Código da Estrada :(
 

elv1s

Member
Pois, mas também me parece que ao se fazer mudanças de direção, tal como é descrito, perde-se a prioridade. Perante todos os outros. Logo o automóvel, ia fazer uma mudança de direção perde a prioridade em relação à bicicleta que seguia na via contrária.

Era completamente diferente se fosse uma situação num cruzamento, onde aí sim, se aplicam as regras da prioridade. (ou a falta dela para as bikes)
 

abelha2

Active Member
Realmente o código da estrada está mal nesses pontos.

No entanto, acho que há um artigo qualquer, em que diz que "não podemos efectuar manobras que ponham em perigo os outros condutores". Não consegues "safar-te" com esta argumentação? que não tinhas tempo de travar e mesmo assim o carro avançou?
 

NemSei

New Member
Viva,
Bem com os ombros um pouco duridos mas felizmente a nível físico estou bem.
Relativamente às culpas, o meu primeiro post deriva da minha interpretação do que leio do código da estrada. Do que li parece-me que (são os artigos 31 e 32 que regulam esses cruzamentos de veículos) que nesses cruzamentos (são dois veículos que entram em potencial rota de colisão) os veículos a motor que vão virar à esquerda perdem a prioridade perante os outros veículos a motor (os que vêm de frente) porque estes ultimos se apresentam pela direita. Assim, a minha interpretação é que aqui a regra da prioridade para quem vem pela direita aplica-se. Ora, se assim for, os velocipedes perdem a prioridade. Espero estar enganado.
É claro que antes de assumir qq responsabilidade vou-me informar melhor.
Mais, depois disto estou seriamente a pensar fazer um seguro para as minhas bikes, para cobrir este tipo de situações: imaginem que vão a 40km/h e atropelam alguém? As consequências podem ser muito graves e com custos muito elevados. (Depois de assaltado trancas à porta!)

Abraço
 
Last edited:

bttsempre

Member
Viva! Eu já tive um acidente semelhante e o carro teve que pagar todos os estragos.
A Companhia de Seguros considerou que o automóvel como mudou de direcção não tem prioridade, logo foi o culpado do acidente!
De qualquer modo é sempre bom ter um seguro. Eu sou sócio da Federação Portuguesa de Utilizadores de Bicicleta.
Calma que tudo se resolve e boas pedaladas!
Btt sempre
 

MrOverclock

New Member
Não fui ler os artigos, mas pelo que me lembro, um carro tem prioridade sobre a bicicleta mesmo que este se apresente pela esquerda (que é o caso, vem de frente e vai virar para a nossa direita é o mesmo que vir a direito da nossa esquerda para a direita). Infelizmente não tens a lei do teu lado, mas como o bttsempre disse, pode ser que até tenhas a sorte que ele teve, caso tenha mesmo sido um caso idêntico.

Eu tenho pedalado na cidade e tenho andado como se estivesse a conduzir o meu carro, no que toca a prioridades. Nos cruzamentos ou em situações em que as rotas colidem, são os automobilistas os primeiros a ceder a prioridade perante a minha bicicleta tal como se eu fosse de carro! Prudentemente normalmente sigo caminho.

Há que ter sempre cuidado, certamente o condutor do carro nem te viu, senão ter-te-ia deixado passar, ou então ia com demasiada pressa e esperava que tu travasses com medo dele. lol.

Pode ser que o condutor do carro tenha aprendido a lição e comece, a partir de agora, a dar prioridade às bicicletas :cool:


Desejo-te as sinceras melhoras e que recuperes a 100%! 500€ ainda é um dinheirão... mas lesões físicas não há dinheiro que compense!

A bicicleta teve danos?
 
Last edited:

brtantunes

New Member
bttsempre, Ser sócio da Federação Portuguesa de Utilizadores de Bicicleta parece-me uma boa ideia. Estou a ponderar seriamente tornar-me sócio também. Para além do mais, não é nenhuma fortuna comparado as despesas que se podem ter em certos acidentes. Obrigado pela dica.

Cumps,
 

NemSei

New Member
Viva, a bike não teve nem um arranhão (pelo menos visível - ainda não a vi com muita atenção), pois quem fez os danos ao carro foi o meu corpo. Mas o carro, ao contrário do que eu pensava, tem também o capô amolgado pelo que a brincadeira deve sair um pouco mais cara do que os 500€ acima referidos. Enfim, vamos ver o que dá. Agora é esperar e esperar também que as dores que tenho no ombro passem depressa.
 
Last edited:

FMCurto

Active Member
Ainda nâo fui ver os artigos referidos,mas segundo aquilo que tenho presente do código da estrada as biclas só perdem prioridade para os automoveis se forem mudar de direção.

Os automóveis são inclusive obrigados a dar passagem aos peões quando mudam de direcção (mesmo sem ser na passadeira) como é que uma bicla perde prioridade se continua em frente?

EDIT:
DE facto,depois de ver o referido artigo 32 fico na dúvida.
SE por exemplo o automóvel vier em sentido contrário para virar à esquerda supostamente teria prioridade sobre o velocípede,mas se estiver um peão a cruzar o desvio onde o automovel vai este teria obrigatoriamente de parar.Quer parecer que alguém deturpou o espírito da lei.
 
Last edited:

PSFerreira

New Member
==================================================
Código da Estrada:

Artigo 29.º
2 - O condutor com prioridade de passagem deve observar as cautelas necessárias à segurança do trânsito.

Artigo 31.º:
1 - Deve sempre ceder a passagem o condutor:
a) Que saia de um parque de estacionamento, de uma zona de abastecimento de combustível ou de qualquer prédio ou caminho particular;
c) Que entre numa rotunda.

Artigo 32.º
4 - O condutor de um velocípede, de um veículo de tracção animal ou de animais deve ceder a passagem aos veículos a motor, salvo nos casos referidos nas alíneas a) e c) do n.º 1 do artigo anterior.

Artigo 35.º
1 - O condutor só pode efectuar as manobras de ultrapassagem, mudança de direcção ou de via de trânsito, inversão do sentido de marcha e marcha atrás em local e por forma que da sua realização não resulte perigo ou embaraço para o trânsito.
==================================================

Isto é um pau de dois bicos.
Pelos artigos 31 e 32 estás desgraçado.
Pelos 29 e 35 pode ser que te safes, se conseguires provar que ias abaixo do limite de velocidade (40km/h nas localidades, 45km/h fora delas) e que a distância de travagem não foi suficiente para evitar o acidente.

Enfim, o q interessa é q estás vivo, o resto a bem ou mal resolve-se.
Boa sorte e as melhoras.
 

ricbarata

New Member
NemSei as melhoras para ti e boa sorte para a resolução do caso ...

já andava a pensar em ter um seguro e sendo assim ,com tantos problemas que nos podem acontecer vou fazer-me sóçio da FPCUB ,mas talvez a partir de janeiro ,por acaso tamném estou no "estaleiro" ,mas no meu caso devido ao meu excesso de velocidade numa descida em Monsanto ,só voltando a andar daqui a umas semanas .

Abraço
Ricardo
 

MrOverclock

New Member
40 e 45km/h? Não era 25 e 35km/h? era capaz de jurar... e até por isso é que as bicicletas eléctricas ou electricamente assistidas desligam o motor a cima dos 25km/h
 

elv1s

Member
==================================================
Código da Estrada:

Artigo 29.º
2 - O condutor com prioridade de passagem deve observar as cautelas necessárias à segurança do trânsito.

Artigo 31.º:
1 - Deve sempre ceder a passagem o condutor:
a) Que saia de um parque de estacionamento, de uma zona de abastecimento de combustível ou de qualquer prédio ou caminho particular;
c) Que entre numa rotunda.

Artigo 32.º
4 - O condutor de um velocípede, de um veículo de tracção animal ou de animais deve ceder a passagem aos veículos a motor, salvo nos casos referidos nas alíneas a) e c) do n.º 1 do artigo anterior.

Artigo 35.º
1 - O condutor só pode efectuar as manobras de ultrapassagem, mudança de direcção ou de via de trânsito, inversão do sentido de marcha e marcha atrás em local e por forma que da sua realização não resulte perigo ou embaraço para o trânsito.
==================================================

Isto é um pau de dois bicos.
Pelos artigos 31 e 32 estás desgraçado.

Precisamente esses artigos é que dizem que tens razão. É só perceber o bom português.
Reparem o 31º diz que todos perdem prioridade ao sair de parques e afins. Depois no 32º o velocípede perde prioridade em todo o lado excepto a) e c)

O 35º implica também problemas para o lado do condutor, visto que fez uma mudança de direção da qual resultou perigo para o transito, ou melhor um acidente.
 

bttsempre

Member
Atenção! O condutor ao mudar de direcção não pode por em perigo os outros utilizadores da via, o que foi o caso do carro que atingiu o Nemsei.
Até uma ambulância em marcha de urgência não pode colocar em perigo os outros utilizadores da via!
Boas pedaladas!
BttSempre
 

MrOverclock

New Member
Agora que pensei no assunto...

Ou o carro vinha com uma velocidade elevada, chegou e virou como se não houvesse amanhã... ou a bicicleta vinha bem embalada e o condutor ou não viu ou esperou mesmo que esta parasse... A bicicleta se viesse a cerca de 25km/h (não é por ser o limite que dou esta velocidade como exemplo), e se o carro abrandasse para fazer a manobra acho que dava bem para travar a tempo, pelo menos um dos veículos... Já para não falar que um para brisas não parte com um encosto (tomando de princípio que o ciclista não era nenhum peso pesado)
 

jfvo

New Member
Depois do que se tem lido referente a prioridade dos velocípedes digam mediante a imagem qual o que avança primeiro???

prioridade.jpg
 
Last edited:

elv1s

Member
O bom senso diz que o velocípede continua na sua vidinha, pois o a) vai fazer uma mudança de direção e perde prioridade sobre tudo, mas é nestes casos que b) tem de ir de olhos bem abertos para antever que a) acha erradamente que passa antes de b) porque é mais rápido, e pode ter que fazer uma manobra de emergência para não se aleijar...
 
Top