Regras de circulação

Boas

Este documento está bastante jeitoso também para os mais velhos, estou convencido que muita gente desconhece muitas das regras que ali estão expostas. é como diz o RuiDiegues!!.

Cump's
 

LGMR

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ontem foi pela a ic1 para setubal, mas foi so um bocado camions de um lado e do outro tava um bocado assustado tem de se ter cuidado
 

Padrinho

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Por acaso procurei isto para outro fórum para elucidar os mais novos, mas acabei por rever infracções que fazia e faço e já nem me lembrava, geralmente ninguém liga muito a esta parte quanto tira o código. Mas hoje em dia com cada vez mais pessoas e carros a circular nas estradas torna-se importante saber por ramos onde se pode pisar.
 

Arpeggio

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"18 – Posso circular na berma da estrada, para não empatar o trânsito?
Não, é proibido. E atenção, a bicicleta é um veículo e também faz
parte desse mesmo trânsito. Quando a faixa de rodagem tem marcas
rodoviárias, a via de trânsito mais à direita é delimitada por uma linha
branca contínua à direita, para além da qual é definida a 'berma'."

Quando quiser morrer, vou cumprir isto.
 
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easy

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Claro Arpeggio, a berma é muito mais segura, não haja dúvida:

- Tem muito mais lixo acumulado que na estrada (cheia de coisas boas para furar pneus portanto)
- tem sarjetas onde cabe uma roda inteira. Não é raro estarem escondidas por água ou lixo.
- tem por vezes inclinação elevada
- em muitas curvas tem o relevé ao contrário.

Sim, vou já passar a circular na berma, é realmente muito mais seguro..
 

klaser

Well-Known Member
Olha,fazia uma coisa que pensava que era proibido,mas afinal se pode..quando ando sozinho levo auricular em 1 ouvido para música (tb não sou maluco de não querer ouvir os carros à minha beira)...mas afinal é legal.....
 

Arpeggio

New Member
Mete-te numa nacional e diz-me que andas na estrada, com os popós a passarem a 100 km/h ou mais a 10 cm de ti, quando tens uma beira de metro e meio.
 

easy

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De facto é isso que faço nas estradas nacionais e asseguro-lhe que é o mais seguro em todos os sentidos.

Ao contrário do que o seu senso comum lhe diz, ocupar a faixa dá mais segurança ao ciclista. Não digo isto apenas por experiência própria, estudos e estatísticas comprovam o que lhe digo. Compreendo que para quem desconheça o passeio e a berma pareçam o mais seguros mas ao optar por circular lá para evitar automóveis em grande velocidade está a correr ainda mais risco.

Há três coisas que eu considero fundamentais na estrada, qualquer que seja o meu modo de locomoção: ver, ser visto, ser previsível. Na berma coloca-se tudo isto em causa e passo a explicar porquê.
1. ver: na berma passamos a concentrar-nos em coisas que na estrada não existem: sarjetas, lixo, tamanho da berma etc. É fácil de perceber que se passamos a estar concentrados nestas coisas passamos a descurar outras.
2 ser visto. Estando na berma estamos à margem do tráfego, pondo em causa a nossa visibilidade perante os outros. Se encontrarmos cruzamentos pelo caminho ainda pior e a probabilidade de acidentes do tipo left-crossover ou right hook aumenta exponencialmente.
3. ser previsível: na berma é difícil manter uma trajetória. Há obstáculos, lixo, por vezes automóveis estacionados que é preciso evitar e contornar. Ao andar a ziguezaguear somos tudo menos previsíveis

Você nesse caso tem de pensar como o automobilista: Para o automobilista a berma não é uma prioridade, não é lá que ele quer estar, não é por lá que ele tem de ir, não está à sua frente e não é um objetivo. Caso veja algo na berma (um peão, um animal, um ciclista), o automobilista pensa que pode manter a velocidade e o rumo sem grande problema. De facto em grande parte dos casos isto é verdade mas há sempre aquela situação em que o peão atravessa ou o ciclista tem de evitar um objeto e regressa de repente à estrada, é normalmente quando acontece algo de inesperado que o acidente acontece.

Agora, se você estiver na estrada, está visível, está no caminho, é um obstáculo que não pode ser ultrapassado sem que antes sejam tomadas as devidas precauções. O automobilista neste caso abranda, olha o espelho para verificar que não se encontra já alguém a ultrapassá-lo, olha para o outro lado da estrada verifica se não vem ninguém, enfim, verifica se o pode manobrar em segurança.
 

Arpeggio

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Eu cumpriria isso tudo com total descontracção e segurança, mas confio muitíssimo mais no lixo, vidros e sarjetas da berma do que nos automobilistas. Tenho anos de ciclismo de estrada e sei muito bem do que falo. As regras de trânsito são todas muito bonitas e eficazes se toda a gente, sem excepção, as cumprir. Infelizmente um ciclista na estrada é um alvo a abater em demasiadas mentes de pessoas que conduzem automóveis.

Quando ando na berma tenho atenção à berma e ao trânsito. Quando tenho um obstáculo, como um carro estacionado, se for necessário desmonto e ultrapasso-o a pé.

Lixo nunca vi, pelo menos nas estradas onde ando.
 

NAmaral

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Infelizmente tenho que concordar com o Arpeggio...

Ainda à pouco tempo na nacional do Carregado para VFX, num local onde não existe berma e tive mesmo que ir na faixa de rodagem, um sacana de um motorista de pesado, fez-me uma razia com o atrelado que enfim.. não me borrei apenas por uma razão, não calhou.

Para ajudar, deu uma buzinadela valente quando estava a passar ao lado..

Enfim, não vale a pena chamar nomes à mãe desta besta, que até pode ser boa senhora.

Cumprimentos.
 

easy

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Eu sei que é contra-intuitivo mas como já escrevi, há estudos e estatísticas que apoiam o que eu referi acima. Quando escrevi aquilo não tive muito tempo para colocar as fontes, por isso desta feita vou tentar explicar mais um pouco recorrendo às fontes donde retirei os dados. Por exemplo o seguinte site que deveria ser de leitura obrigatória antes de alguém pensar sequer em andar de bicicleta: http://bicyclesafe.com/.

Ao circular na berma o acidente que pretendem evitar é serem atingidos por trás ("Collision Type #10:The Rear End, Pt. 2" no referido site). Este tipo de acidente é raríssimo como podem ver nas estatísticas apenas 3,8% dos acidentes registados são deste tipo e quase todos eles aconteceram à noite com ciclistas que não utilizavam luzes. Reparem na dica nº 7 para evitar este tipo de acidente, é precisamente o que eu defendo, ou seja, circular na via um pouco mais longe da berma e do passeio. Normalmente circulo no sitio onde os carros circulam com os pneus do lado direito, quando não quero que me ultrapassem por razões de segurança (não levar tangentes) ocupo mesmo o meio da via.

Circulando muito perto da berma ou do passeio colocam-se muito a jeito para serem apanhados noutros tipos de acidentes. Por exemplo:
Collision Type #1: The Right Cross
Collision Type #2: The Door Prize
Collision Type #6: The Right Hook
Collision Type #8: The Left Cross
Collision Type #9: The Rear End


Como compreenderão facilmente a esmagadora maioria dos condutores são pessoas de bem, não são assassinos. Acredito sim que haja de vez em quando alguma ingenuidade, incompetência, distracção, desconhecimento do que é andar de bicicleta ou de como se comportar perante ciclistas, alguns maçaricos até, mas assassinos não. Quero com isto dizer que se de facto vos virem na estrada não vos vão passar por cima de animo leve.
 

Ming@s

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Boas,

Acho que o importante mesmo é respeitar o proximo, e respeitar a sinalização.

O mal dos tugas éque por vezes não nos respeitamos uns aos outros.

Cu,ps.
 

NAmaral

New Member
easy.. Eu concordo e assino com tudo o que descreves-te.. alias é o que faz mais sentido.

No entanto, embora que pessoalmente nunca tenha desenvolvido nenhum estudo sobre o assunto, e aceitando que as tuas fontes o tenham feito com rigor, já tive casos concretos que me fazem comportar de forma um pouco diferente.

Concordo quando dizes que a maioria dos condutores não são assassinos, sem dúvida! Mas outros estudos revelam tb que cada vez mais condutores, utilizam o acto de conduzir como escape às pressões e frustações do dia-a-dia, de forma inconsciente e sem a noção da "arma" que têm nas mãos, ao seu controlo.

Quando vou andar de bicicleta, o objectivo para além da boa forma fisica, nem é tanto treinar para esta ou aquela prova até pq não as faço, apenas descontrair um pouco. E não tenho um Santo dia em que volte para casa sem ter alguma situação. Este domingo, a descer em direção a Alenquer, uma rapariga nova que devia ir com "fogo" na passarinha, meteu-se ao meu lado, abriu a janela, mandou encostar na berma, chamou "querida" à minha mãe, apertou um pouco a trajectória e depois acelerou e lá foi ela, entendes? E situações destas são demasiado recorrentes em função da imensa falha de civismo, que quase todos apregoamos mas não temos.

Alias, nunca a falar com alguém, testemunhei quem quer que fosse atestar a sua falta de civismo, "a conduzir sou uma besta", conheces quem o faça? Mas que elas andam ai, andam. E não são poucos.

Cumprimentos.
 
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abelha2

Active Member
um user falou aqui de circular na berma.

Eu nas bermas sempre tive medo de circular, por causa dos camiões, pois aqui as estradas são um pouco estreitas e com muitas curvas, e tenho medo de ser esmagado contra uma parede por um camião. Por isso vou adaptando por forma a ser visto. tento tambem ao maximo facilitar a ultrapassagem, se numa curva sinto um carro atras de mim, e tenho visibilidade, e vejo que não vem ninguem em sentido contrário, chego-me par a abeira e faço sinal para me ultrapassarem, pois como se diz "amigo não empata amigo". (se respeitar-mos os automobilistas, e lhe facilitarmos a vida, a não ser que o mesmo seja uma besta autentica, a proxima vez que este se cruzar com um ciclista, certamente não terá uma imagem má destes, e terá cuidado).
Não acho que faça sentido, em estradas com bermas muito largas (nao falo daquelas que tem 20cm entre a linha branca e o rego da agua, mas sim daquelas que tem 1 2 ou ate mais metros de largura) irmos nos ali no meio a 40, e os carros que vão a 90 terem de ir atras de nos. E não se esqueçam de uma coisa, nos devemos circular na faixa de rodagem, mas o mais a direita possivel, e isso origina muitas tangentes....eu pelo menos nesses casos de bermas largas prefiro a berma
Não se esqueçam tambem que os nossos para choques são a pele, e que quanto mais provocarem\irritarem os outros condutores mais probabilidade há de acontecer um acidente. Por muita razão que tenham (embora o codigo da estrada nos seja pouco favoravel) nos ficamos sempre piores.

Se um condutor vos irritar em vez de discutir com ele, vinguem-se nos pedais, e pedalem com mais força na proxima subida, que acalmam-se e evitam discuçoes desnecessárias.

Circular em cima de passeios, para alem de desrespeito pelos peões é um grande perigo! Antes tambem o fazia, mas uma vez, na nacional 1, como tem muito transito e naquela zona praticamente nao andam peoes, circulava sempre por cima do passeio....Até que um carro saiu lançado de marcha atras de uma garagem para cima do passeio à confiança, e quase nao conseguia travar a tempo.
 
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