"Reforma antecipada da Esmaltina WDR" - transformações

luis biclas

Elos Rápidos
Ora bem, então no dia em que começou a chegar algum do material para as alterações mais significativas da minha maquina, decidi abrir um tópico para as apresentar.
Mas 1º tenho de apresentar o “chasso”.


É uma Esmaltina WDR Race branca, comprada á 1 ano 2 meses e tem neste momento (em nº redondo) 5500kms.

1ª foto que tirei assim que a fui buscar.

99845167.jpg



Analise com material de origem, mas tarde colocarei os artigos alterados/ a alterar.

Quadro: Tamanho 18 (e único) alumínio, peso 2,165g.
O peso dele diz tudo…
(+)
Manobra-se bem
É bonito (são gostos)
(-)
Peso
Peso
Peso


Suspensão: XCM V2, peso (do fabricante) 2500g
Já bastante conhecida pelo pessoal, para iniciação ao BTT serve, depois é demasiado fraca, em drop´s repentinos chega a assustar.
(+)
Preço
Facilidade de efectuar a revisão.
(-)
Peso
Amortecimento fraco
Peso
Bloqueio

Rodas (aros): jingluxincucão qualquer coisa – peso (confirmado por mim) 2,160g
Cubos: Shimano HB-RM65
São da mesma marca do quadro, só lhe colocaram uns autocolantes diferentes.
Acreditem ou não estas rodas foram a 1ª boa surpresa, para um gijo que como eu pesa 85kg e anda sempre aos saltos (derivado á pratica de BMX) até se aguentaram bem.
(+)
Boa resistência
(-)
Peso

Pneus: Camel 26x1.95 – peso (estimado) 800g cada
FUJAM destes pneus, nem dados os queria, não têm qualquer resistência ao furo, são pesados, não têm grip nenhum.
(+)
Se tem alguma coisa de positivo, não encontrei,
(-)
Peso
Não tem grip
Resistência ao furo
Não prestam como roladore
Soltar lama

Pedais: alumínio desses baratos – peso (estimado) 250g
São leves, de resto não aconselháveis á pratica de BTT
(+)
Peso
(-)
Baixa resistência
Estetica (são gostos)

Pedaleira: Marca branca – peso (estimado) 1,100g
Devo referir que empenei 3 em 400kms, duas delas foram trocadas ao abrigo da garantia, á 3ª desisti, fui á loja mostrar a 3ª pedaleira empenada, sem reclamar, ainda me ofereceram umas luvas.
(+)
Se tem alguma coisa de positivo, não encontrei.
(-)
Peso
Falta de resistência
Dificuldade em “rolar”

Travões: Shimano Alivio de discos mecânicos – peso » não encontro informação
Foi a 1ª vez que usei travões de disco, abarandavam, quando lhe coloquei umas pastilhas diferentes das de origem melhorou bastante.
Ainda assim as de origem rolaram 4000kms, mas eu também uso pouco os travões LOL…melhores de que uma boa parte dos V-brake
(+)
Facilidade de executar manutenção
Preço
(-)
Peso (provavelmente)
Estética (são gostos)


Manípulos mudanças/travões: quick shift Alívio M405 8v – peso (do fabricante) 470g
Nada a apontar, funcionam, apenas um pequeno desgaste na manete direita.
(+)
Simplicidade de funcionamento
Preço
Fácil manutenção
(-)
Peso
Estética (são gostos)



Desviador Trás: shimano Alivio 8V – peso (do fabricante) 350g
De vez em quando requer umas ligeiras afinações, agora com 5500kms as roldanas estão nas lonas, levou algumas pancadas em quedas, mas ainda assim funciona sem grandes problemas.
(+)
Durabilidade
Resistência
Preço
(-)
Peso
Estética (são gostos)

Desviador Frente: shimano 050 – peso (estimado) 160g
Desviador o mais simples possível, troquei-o apenas porque não funcionava na nova pedaleira.
(+)
Peso (se for próximo do estimado)
Funcionalidade
Preço
(-)
Incompatibilidade com algumas pedaleiras

Cassete: Shimano HG50 8v – peso (do fabricante)380g
Funciona, foi trocada aos 3500kms mas ainda esta a rolar numa bike velhinha que tenho aqui.
(+)
Durabilidade
Preço (8€)
(-)
Peso

Corrente: Shimano Alivio 8v – peso (do fabricante) 400g
Funciona, foi trocada aos 3500kms mas ainda esta a rolar numa bike velhinha que tenho aqui.
(+)
Durabilidade
Preço (8€)
(-)
Peso

Selim: Wader (WDR) mesma marca do quadro – peso não tenho informação
Com rasgo no meio, até nem é mau, é pena ser tão largo.
(+)
Macio
Preço
(-)
Demasiado largo
Peso (nota-se que é pesado)
Estética (são gostos)

Espigão se selim: Feel´s – peso não tenho informações.
Partiu o encaixe aos 4500kms, era muito ruidoso.
(+)
Preço
(-)
Fragilidade
Ruidoso (nos apertos do selim)

Avanço: Promax 90mm 5º - peso não tenho informação
Nada a apontar, ainda esta a trabalhar na fininha invertido devido ao grau de inclinação.
(+)
Resistência
(-)
Peso (nota-se que é pesado)
Estética (são gostos)

Guiador: Force-x, elevedo 20, 620mm e 31,8 – peso (do fabricante) 310g
Nada a escrever
(+)
Preço
(-)
Peso

Caixa de direcção: Neco smi-integrada – peso (do fabricante) 105g
Nada a apontar, funciona, apenas é lubrificada de vez em quando.
(+)
Durabilidade
(-)
Peso

Aperto de rodas shimano, punhos e aperto de espigão de selim de marca branca.
Nada a escrever excepto que são feios.




A bicicleta custou, em promoção, na altura 280€, valeu a pena o investimento, pois apesar de não ser grande coisa portou-se muito bem.
Uma bike que se manobra bem e em que a maioria dos componentes cumpriu bem a sua função.
Relembro que eu peso 85kg e já pratiquei BMX, e até as rodas se aguentaram á pancada (ainda tenho os aros originais cá em casa).
Agora que já eu tenho uns kms em cima já começa a ser um pouco “curta”, há necessidade de lhe trocar alguns componentes, apesar de os originais ainda estarem em funcionamento geral aceitável.
 
Last edited:

luis biclas

Elos Rápidos
Itens já alterados:

Avanço:
Antes – Promax
Agora - Ritchey pró

Selim:
Antes – WDR
Agora – BBB anatomic design

Pneus:
Antes – Camel 1,95
Depois - Tioga 2.1
Agora – Maxxis Larsen TT Kevlar 1,9

Punhos:
Antes – marca desconhecida
Agora – Bontreger Race X Lite

Espigão de selim:
Antes – Feel´s
Agora – Truvative Stylo

Corrente:
Antes – Alivio
Agora – HG 53

Aperto de selim:
Antes – marca desconhecida
Agora – Woodman

Desviador da frente:
Antes – Shimano 050
Agora – Shimano Alivio

Pedaleira:
Antes – marca branca
Depois – Shimano SIS e Shimano Alivio
Agora – Shimano Deore 2010

Pedais:
Antes – Aliminio Marca branca
Depois – Primo pró-BMX
Agora – Shimano M424

Rodas (aros):
Antes – marca branca
Agora – os cubos mantêm-se, os aros são uns Mavic antigos (não sei a ref.)


Foto de como ela está agora: (nesta ainda não esta montado o avanço Ritchey)
img2713kq.jpg


Nesta já tem o avanço...
img2893tm.jpg



Itens que vão ser alterados ainda esta semana (já começaram a chegar)

Desviador traseiro:
Agora – Alivio 8v
Vai levar – SLX Shadow



Desviador da frente:
Agora – Alivio
Vai levar – SLX

Manípulos/manetes:
Agora – Shimano Alivio
Vai levar –SLX
Nos travões, enquanto não tiver guito para os hidráulicos, as manetes serão umas Deore 2010

Cassete/Corente
Agora - Shimano HG 50
Vai levar - Shimano HG73

Vai ainda levar varias peças, como espaçadores vermelhos TOKEN, tampa de direcção vermelha TOKEN e apertos de roda vermelhos TOKEN.
 
Last edited:

klaser

Well-Known Member
Luís,pra ajudar-te nas tuas reduções de peso,tenho os dados do desviador da frente sis50 (185g)..e o avanço original promax 310g....tenho outros dados anotados por aí,se precisar apita...
 

luis biclas

Elos Rápidos
Obrigado
Embora já não tenha esses componentes, mas dá sempre jeito.

Era para começar hoje as alterações, mas não chegou o resto do material, houve um problema qualquer nos correios, a ver se amanhã já começo com as mudanças.
 

luis biclas

Elos Rápidos
Ora bem finalmente tenho o material QUASE todo.
Neste momento falta ainda, o desviador da frente, tinha aqui um Deore, mas vendi-o (LOL), falta, por lapso meu, espirais novas (para as mudanças), não vou colocar cabos novos nas espirais velhas.
Depois há ainda um pequeno problema, nos manípulos SLX não vieram os visores, mas na Regiabike rapidamente se aprontaram a envia-los.
Até os podia montar assim, mas aproveito e vejo se eles me arranjam espirais. e vou pensar em que desviador compro.

Algumas fotos do material.
Os calços são para a fininha...
43619286.jpg

78320505.jpg

70839319.jpg
 

luis biclas

Elos Rápidos
As "obras"
Desviador traseiro SLX Shadow
Antes:
(não liguem á corrente suja, apanhei uma molha ontem, e ainda não a tinha limpo como deve de ser)
desviadoralivio.jpg


Depois
desviadorslx.jpg


Uns mimos:
Tampa, anilhas espaçadoras e apertos TOKEN vermalhps.
Antes:
tampaeesppreto.jpg


Depois
tampaeespvermelhos.jpg


Antes
apfrentepreto.jpg

Depois
apfrentevermelho.jpg


Antes
aptraspreto.jpg

Depois
aptrasvermelho.jpg


Por hoje foi tudo
Fica uma foto do geral...
geralx.jpg
 

luis biclas

Elos Rápidos
2ª parte das obras quase terminada.
Manetes Deore e manipulos SLX montados, levou cabos e espirais novas.
Os visores para os manipulos ainda não chegaram, bem como o desviador da frente.

Antes
antess.jpg

Depois
depoisz.jpg


Antes
antz.jpg


Depois
87004742.jpg
 

luis biclas

Elos Rápidos
Ontem e hoje tive oportunidade de testar o material mais a "fundo", foram 95kms alguns dos quais por trilhos mais técnicos.
Muito bom material, os componentes (manipulos, desviadores, corrente) SLX alem da estética e do peso, tambem ganhei em rapidez, eficácia e suavidade, o sistema 2 way quick release dos manípulos SLX permite uma passagem de mudanças de forma suave e rápida. Este sistema permite meter mudanças só com um dedo melhorando assim a segurança.
O desviador quase não se dá conta da existência dele, não se ouve aquele "rec-rec" quando se mete uma mudança, suavidade e precisão...
Relativamente aos travões, com a colocação das manetes Deore e das pastilhas Aligator (e dos cabos e espirais novas) a travagem melhorou SIGNIFICATIVAMENTE, mais tacto ao toque na manete e maior potencia na travagem.
Só me arrependo de não ter metido tambem uma pedaleira SLX, mas a Deore esta-se a portar muito bem.
Agora a próxima dor de cabeça vai ser a suspensão...
 
Excelente trabalho assim dá gosto andar na bike,quando é alterada com gosto fica com a nossa personalidade:) agora é dar-lhe gázadas.

Não te esqueças de pesá-la, dá para ver que não é leve,mas vai com o tempo€€

Boas pedaladas

Paulo Pinto
 

luis biclas

Elos Rápidos
Fazendo contas de cabeça, com o novo material, esta entre os 12,700g e os 13,000g, de origem teria por volta de 14,200g.
Com a troca da suspensão aproximar-se-a dos 12kg.

Valores a confirmar quando tiver uma balança (que dê para a pesar) por perto.
 
Last edited:
Acho que estas bikes... vistas como "mais fracas", assim equipadas ficam com uma pinta mto fixe! :)

Tenho aqui uma 2ª bike a precisar duma suspensão mto baratinha, se quiseres despachar essa ao preço da chuva... :assobio:
 

luis biclas

Elos Rápidos
Hoje descobri um bocado de tEla descolada no meu larsen de traz, fonix, ainda queria ver se eles duravam mais uns 1000kms, assim vou ter de meter já os Ignitor, mais cedo do que contava.
Retirei um pouco de pressão e virei o sentido de rotação para ver se ele anda mais uns kms, pelo menos até chegar aos 2300-2400, tem neste momento 2000kms.
Ainda bem que já comprei os Ignitor se não estava (quase) descalço.

img2994h.jpg


Com o descolar da tela ficou ligeiramente "ovalizado", com a pressão baixa não se nota tanto, vou andar assim uns kms para ver, hoje durante a minha saida só notei porque rolei 3 ou 4kms em alcatrão a 30-35kms/h e ai notou-se a roda de traz aos saltos...
 

klaser

Well-Known Member
Luís,quando pesar pese com uma balança decente,não essas chinocas q o pessoal usa..Senão a gente engana-se muito...A minha o máximo que consegui foi metê-la com 11860g,mas também foi sem gastar grandes dinheiros porque estava tesinho...mesmo assim deu uma trabalheira dos diabos. Isso de tirar peso no começo é fácil,depois fica difícil,depois fica caro,a seguir muito caro,caríssimo e quando se dá por ela já está obsceno de caro.....
 

luis biclas

Elos Rápidos
A minha meta é para rondar os 12kg, penso que com a suspensão (da XCM para a Epicon) consigo esse objectivo, ficará a rondar os 12000-12400g.
Para baixar dos 12 neste quadro não é fácil, requer mais guito que o normal, LOL...

Este mês não dá, mas no final do próximo já devo de conseguir comprar a suspensão.
 

essence_s

New Member
Boas, está a ficar altamente o "chaço".
Só com essas alterações já deve parecer outra bike, então quando trocares essa suspensão e esse guiador....!
continuação de bons upgrades
 
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