Recuperação de Bike de estrada antiga

Tchivalo

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trek_rider said:
Tchivalo said:
trek_rider said:
mindo said:
Boas, qualquer suspensão da mesma medida dá para esse quadro, vais ter é de colocar também um avanço.

Até breve...

Pois, o problema coloca-se mesmo no diametro do tubo da forqueta. tem de ser mais fino que os normalmente se usa agora...

Exacto o tubo em questão é de uma polegada, para pores a forqueta em carbono com o diametro do tubo em questão só conheço a loja online chain reaction cycles e normalmente são as forquetas de Pista visto estas bicicletas usarem caixas de direcção menos reforçadas por dispensarem um tubo maior. Outro problema que se pode pôr é a caixa de direcção ser de rosca, as bikes antigas usavam este sistema, pelo que sei as forquetas de carbono costumam ser com o sistem no-threadset (???) o que implica comprar um avanço novo , que costuma ser caro ( só conheço a Ritchey WCS e a Chriss King) ,e também um avanço próprio de uma polegada que mais uma vez são caros ou baratos e horríveis.
Aqui vai uma Peugeot que foi recuperada...Pode ser que tires ideias :wink:

dennisbeanlarson31.jpg
Em 1º Lugar, muitos parabens por essa linda máquina que aí tens!!!

A minha forqueta bem como o espigão, tem o mesmo sitema que o teu. Tubo de 1" e de rosca. Agora a minha duvida é a seguinte: se a caixa antiga é de rosca, como coloco uma forqueta nova mas sem ser de rosca??? tenho de trocar a caixa de direcção para uma de 1"???? realtivamente ao avanço exite a opção de comprar para as forquetas de diametro normal e colocar um adaptador, conseguindo assim arranjar algo nao muito caro e relativamente engraçado de aspecto.
Se mais alguem souber onde arranjar uma forqueta de carbono com tubo de 1" agradecia a dica. :wink:

Sim também me esqueci de mencionar essa hipótese, que até é relativamente fácil de encontrar.
Essa Peugeot não é minha...tomaria eu que fosse... :twisted: :cry: :cry: :cry:

:p
 
Só mais uma questão (já armado em chato)!

Qual será a viabilidade de colocar uma roda traseira com 10v, bem como o respectivo desviador e shifters num quadro antigo que so tinha 6v?? será que o quadro tem espaço suficiente??
obrigado pelas dicas ate ao momento :wink:
 

MRocha

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O espaçamento desses quadros antigos varia de marca para marca e ronda os 120/125mm. Um cubo moderno, que aceite 10v tem 130mm. Como isso é cr-mo não deve haver grande problema em alargar 5mm, uma vez que as escoras são suficientemente flexíveis para abrirem essa distância à mão, elasticamente. Mais que esses 5mm não deve ser grande ideia.

Tambem dá para tirar parte das anilhas do lado esquerdo, para encurtar o cubo. :arrow: Mas implica recentrar a roda e usar uma anilha por fora da ponteira para se poder usar o mesmo eixo e aperto rápido.
 
Citação Desnecessária- Consultar Regras!

MRocha, obrigado pelo belo do esclarecimento, mas bem me parecia que não ia ser plug&play :(
Isto dos restauros é mesmo assim, passar o tempo. Bem como tirar toda a tinta, vou aproveitar a oficina e dar um calor nas escoras e alargar mesmo o quadro os mm necessários :twisted: :twisted:, e só depois pintar novamente.
Depois coloco fotos do processo.
 

MRocha

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Não aqueças os tubos :!: :!: :!:
Isso não vai fazer nada bem ao quadro. Com o calor o metal perde propriedades. Experimenta meter um arame no fogo :arrow: Depois de arrefecer dobra-o e vê o que acontece :ideia: Para alem disso não há necessidade...

O que te estava a dizer era simplesmente para aproveitares a flexão natural elástica que têm os tubos da escora. A deformação é suposto ser elástica, ou seja, sem o cubo no sítio as escoras voltam à posição que tinham com o outro cubo. Como se fizessem mola :ideia:

1- Viras a bicicleta de rodas para cima e retiras a roda velha.
2-Com o cubo novo quase no lugar, metes uma mão em cada escora e, fazendo força com os polegares contra o cubo, alargas com jeito as escoras para que o cubo entre no espaço entre as ponteiras.

Não é suposto as escoras alargarem permanentemente... Até porque se forçasses as escoras ao ponto de conseguires meter o cubo novo sem dares um jeitinho ias, quase de certeza, desalinhar o quadro :!:

Se queres que o cubo novo entre nesse espaço facilmente, sem teres que dar o tal jeito de cada vez que metes ou tiras a roda, é melhor alterares o cubo, como te disse no post anterior.
 
Abençoados aqueles que tiram duvidas nos foruns :lol:.
Isto comigo ia funcionar á boa maneira portuguesa, na base do calor e do martelo :twisted:.
Ja percebi a tua ideia. A forqueta também se nota que aperta e alarga e conforme os apertos estao fechados ou abertos.
 

mindo

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hehe, o forum é como as urgências médicas, só que com algumas diferenças, sem a taxa moderadora e com funcionários mais prestáveis :mrgreen: :mrgreen:
 

groundbike

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Será que alguem me pode informar se ainda se vende os bayons/bayos????
comprei umas rodas Mavic que trazem esse tipo de pneu mas não sei se dá para pneu normal.
 

eaoitava

Utilizador Banido
Boas Groundbike
Consegues encontrar esses BOIUX em lojas mais especializadas para estrada, são geralmente caros :twisted: tens que comprar também uma cola própria para os colar aos aros, como parece que nunca o fizeste esse tipo de montagem, o melhor mesmo é levar à loja as rodas e deixar quem sabe fazer o serviço, imagina o que é o BOIUX da frente saltar fora a descer doh essas rodas não dão para pneus normais, convém também andares com um suplente nas voltas, caso fures para trocar.
Na loja pede para veres a montar assim quando tiveres que trocar já sabes como fazer.

espero ter ajudado

Abraços
ASilva
 
O

ovalmaster

Guest
Pessoal descobri isto na net RVBP Road Vintage Bike Portugal e um forum especifico para as bicicletas de corrida classicas basta pesquisar no google.
Estao la trabalhos brutais
 

ze_lora

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Pessoal descobri isto na net RVBP Road Vintage Bike Portugal e um forum especifico para as bicicletas de corrida classicas basta pesquisar no google.
Estao la trabalhos brutais

Bas venho aqui pedir-vos uma ajuda é que eu tenho duas bikes de estrada antigas só que uma tem o quadro grande demais para mim e está um pouco ferrugento o outro não está muito mau de pintura e tem uma medida adeuqada ao meu tamanho.
A minha ideia era a seguinte retirar os elementos de aluminio que uma tem para a outra só que surgiu-me um problema não sei bem como se retira a pedalleira do eixo, pois quero trocar-lhes as pedaleiras tb.
Eu já despertei a rosca com umponteiro e martelo só que fica soltado quadro mas fica agarrada ao eixo
algume me sabe dar umas dicas para concluir este trabalho.
obrigado:D;)
 
G

g-host

Guest
Boas, vou então colocar o antes e o depois da recuperação de uma bike de estrada.

Objectivo: Ter uma bike de estrada para fazer uns treinos curtos e rápidos, sem gastar muito.

O quadro é original reynolds, transmissão suntour, travões CLB, rodas bastante ferrugentas, tiveram de levar todos os raios novos.
7YZL0l6RvmOZnOBwn4VN

O quadro já todo limpinho e pronto a ser pintado
P2gfidSWzfGCMlJz9oh8

Pormenor das soldaduras amarelas:
Bo5MYPzocU3QPm7c9snH

Mais um pormenor:
HtIS4MUaymOrEOjpVKaF

Nem um vestígio de tinta velha:
HMnyzUeTj5cojH8jqwLv

A espiral de travão passou para dentro do quadro, foram eliminadas as braçadeiras superiores:
JeM0NHoqLOMBDeZUivML

Produto final:
s20DRAJhZu8CiI9MZTdi

Optei por colocar mudanças nas manetes de travão, não me consegui adaptar às mudanças no quadro:
Zd0uvCyvaffHkcUHDKdl

Pintura inspirada numa Fausto Coppi que vi na net:
sN9alz2FNtz1zrkgUYd5

Logotipo retirado do site antigo da reynolds
ZPzN5B8YZSIGTDzFnqm8


Tempo de recuperação/montagem:
2 semanas para desmontar, lixar, alterar quadro e pintar.
2 semanas para montar e afinar.
Já lhe fiz 140km, e espero fazer muitos mais.

Até breve...

Boas, também tenho um Reynolds e estou a recuperar o quadro, mas gostava de saber onde arranjas-te os autocolantes da marca. Estão brutais!
 

Tiago6

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também recuperei uma bike de estrada á pouco tempo...A bicla era uma Confersil..Alguém conhece?Qualquer dia posto aqui as fotos..
Abraço
tiago6
 

mindo

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Boas pessoal
g-host os autocolantes das letras desenhei-os com a ajuda de um amigo do pedal e daqui do fórum (LSD), o logótipo da reynolds, retirei-o na net do site antigo da reynolds e mandei uma gráfica imprmir em vinil...

Até breve...
 
Ora boas.
Também restaurei recentemente uma bicicleta de estrada antiga com o intuito de fazer uns treinos. Dirigi-me a uma loja daqui que costuma ter material antigo e comprei uma bicicleta de marca Sangal, que apesar de ter alguma ferrugem e sujidade, não estava má a nível mecânico e foi, por isso, bastante fácil de a por a rolar de novo. Decapei o quadro e forqueta e repintei-os, limpei a transmissão e poli os componentes, para lhes devolver o brilho. Abri as roscas para as grades de bidon e substituí as fitas, borrachas das manetes e pneus, assim como todas as bichas e cabos. Não tenho fotos de quando a comprei, nem durante o restauro, mas deixo aqui algumas do seu estado actual:

DSC02465.JPG


DSC02471.JPG


DSC02473.JPG



Serve perfeitamente para fazer uns treinos regularmente e é uma bicicleta bastante confortável em estradas menos suaves, sendo que o aço parece minimizar algumas das vibrações. Já lhe fiz umas centenas de quilómetros e, até agora, está aprovada :).
 
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fabienbtt

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Apresentação

Boas sou o Fabien Correia tenho 17 anos, e desde de pequeno que gosto de bicicletas! :D

E mostro-vos aqui o ferro velho que tenho para recuperar

Cumps
 
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fabienbtt

Guest
Boas

Tambem estou a começar a restaurar uma bicicleta, mas muitas peças me faltam, era uma bicicleta de estrada, mas aqui a uns anos, o antigo dono da bicicleta modificou várias coisas (para pior).

Deu-lhe para tirar as mudanças devido a não gostar, e a meteu-lhe um guiador alto para não ficar tao torto das costas (guiadores de estrada).

Aqui meto algumas fotos do antigo ferro velho

foto1en.jpg


Assim é o estado quando veio para a minha mão

Vai ser muito dificil meter tudo de origem, devido a falta de peças

 
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