Recuperação de Bike de estrada antiga

zykon

Super Moderador
100do said:
Que carga de trabalho aí tens....
Bem, para começar uma sugestão: não seria mais facil se tivesses retirado a forqueta? Acho que tens que acabar por a tirar para lubrificar.
Em relação aos cormados, podias mandar cormar (muito caro). Outra soluçaõ que vejo é pintar de preto fosco, mas desmonta isso tudo sff.
Eu comecei a recuperar uma e desisti. Essa é diferente, é mais antiga.
Se aprendi alguma coisa foi que devia ter desmontado tudo.
zykon said:
mag said:
...
É pena não haver mercado para clássicos, senão despachava a gaja por um valor estupidamente caro e actualizada a minha gorda.

:rotfl: :rotfl: :rotfl:

Gamboa, eu ainda tentei desmontar a forqueta, mas a rosca estava em muito mau estado no final e ia rebentar com tudo...
o que eu consegui desapertar deu folga suficiente para eu encher a caixa de direcção de massa :mrgreen:

O espigão de selim também é mais ou menos desse tamanho, e vai ser difícil arranjar um daquela medida...

eu conto fazer o trabalho todo com 100€ ou menos...
vou tentar aproveitar o máximo de material original

Apesar de não ter desmontado a forqueta ao principio, tive que acabar por a cortar para tirar.

Tinha uma rachadela :s

Entretanto ja arranjei outra, vermelha...
Por isso agora a bike provavelmente vai levar uns motivos "brumelhos" por cima do quadro
Uma fita no guiador vermelha, avanço preto...
 

zykon

Super Moderador
Vitorzip said:
Quando for aí beber um copo ao Sco ou ao NoMilk, quero ver isso...

:eek:fftopic:
o sco conheço perfeitamente, o NoMilk é que não.
Quando vieres avisa
:back2topic:
 

100do

New Member
O meu sogro tem uma parecida à do esquilas. Ainda nem pensei em me dedicar a olhar bem para ela.

Duas perguntas:
- Os manípulos das mudanças estão no quadro, é possível metê-las no guiador (com cabos e bichas novos)?
- É possível aplicar travões v-brake? É que aquilo não trava nada de jeito. Já me estou a imaginar a 60km/h naquilo :lol:
 

esquilas

Member
100do said:
- Os manípulos das mudanças estão no quadro, é possível metê-las no guiador (com cabos e bichas novos)?

Eh, soh precisas mesmo de manipulos novos e cabos e espirais

100do said:
- É possível aplicar travões v-brake? É que aquilo não trava nada de jeito. Já me estou a imaginar a 60km/h naquilo :lol:

Dar dah mas jah eh mais complicado, um colega meu soldou os apoios dos v-brakes no garfo de uma bmx, mas uns travoes de ciclismo mesmo nem travao assim tao mal
 

100do

New Member
Eu penso que ela tem uns cantilever, tenho que analisar malhor :s

Mas se lhe mexer não me vou dar ao luxo de fazer o belissimo trabalho que fizeste. Está fantástico, parece nova :wink:

Se chegar a fazer alguma coisa talvez tire os guarda-lamas e a grade que tem atrás, altere as mudanças, precisa de pneus e câmaras, tiro o farolim, dinamo, etc..
A pintura não está má e é cinzenta. A marca não sei, mas o meu sogro diz que as duas bicicletas que lá tinha foram caras, comprou-as na Alemanha, talvez à mais de 30 anos. A outra era mais recente mas já a deu ao meu sobrinho (que já me pediu para a melhorar).
 

BEJIX68

New Member
Vitorzip, Scó bar, muito porreirinho o bar.
Conheço perfeitamente.
O Ulisses é grande amigo, fala-lhe no beja, a ver se ele conhece.
E já agora não vais aparecer na maratona cá de Pombal?
 

BEJIX68

New Member
Zikon, eu tenho uma igual ou muito parecida a essa, de marca UCAL, imagina só.
Só que eu estou a pensar em recupera-la, mas para SS.
tenho de ver se lhe consigo enfiar um movimento pedaleiro da shimano, só que não sei se a caixa é compativel.
E como tenho pensado mais em pedalar do que em desmontar, está um pouco em standby.
Força nos Pedais.
 

coelhone

New Member
Impecavel este tópico malta
Também tenho lá uma "jofeal" acho eu que na altura ainda custou uns cobres
e por acaso já me pus a olhar pra ela para fazer uns km's em estrada
ah, tenho também uma bmx daquelas com mola ao meio e não sei que saida é que lhe hei de dar (aceito sugestoões).
Força ai com os vossos projectos que as máquinas estão impecavéis e outras para lá caminham :wink:
 

zykon

Super Moderador
isto não morreu, não pensem que sim :D

Esta quase pronta.
Falta colar autocolantes, e montar alguns componentes.

entretanto lembrei-me de uma coisa,
o desviador traseiro daquilo é daqueles que encaixam junto com a roda, e ja não está em muito bom estado.
pensei em ir a um serralheiro e pedir para me soldarem na escora, um pedaço de ferro, a fazer de dropout, depois abria uma rosca e colocava um desviador normal.

O que acham?? é viável?
 

Aztec

New Member
Boas!

Há pouco tempo, ia eu a dar uma voltinha de bike, quando vejo num monte (onde os meus avós moraram há muitos anos), uma bike ao abandono.
Das primeiras vezes não liguei...mas depois de passar outra vez, e outra, e outra...disse pra mim mesmo: " aquela bicicleta não pode continuar ali".
Falei com o meu pai, expliquei que havia uma bicicleta ali ao abandono.
Quando me disse que era provável que fosse a bicicleta do meu avô eu fiquei eufórico. E decici meter mãos à obra.
Falou-se com os donos do monte, eu tinha que a levar dali!

Resumindo, fui buscá-la ontem, e já está à espera de mimos :mrgreen:

Aqui está ela...

oldbike006smallbt7.jpg


oldbike007smallyz4.jpg


oldbike008smallna6.jpg


oldbike009smallbl7.jpg


oldbike010smallqr5.jpg


oldbike018smallgj6.jpg


A pintura está boa, só precisa de uns toquezinhos...
Preciso de lixar ali umas partes com ferrugem, e dar umas pinceladas com tinta preto fosco. Em princípio vou usar tinta sintética.

Volto a meter mais fotos, quando ela estiver pronta!

Cumprimentos
 

brunors

New Member
Hardpro

faças o que fizeres não retires aquele detalhe

...MODELO SPORT... da 4ª foto......está demais.

Bom topico pessoal...fico com vontade de ir á procura de uma "pastereira" antiga e fazer o mesmo.

Comprimentos
 

s.cabete

New Member
Boas
Há uns tempos também restaurei uma "pasteleira" com o meu irmão. Não sei quantos anos terá, só sei que é velha.
Foi-me cedida por um amigo, que a queria levar para o "ferro velho". :evil:

Ao contrário do Zykon, para tirar a tinta velha, que estava em muito mau estado, não utilizámos decapante, mas sim uma rebarbadora com uma escova no sítio do disco.

Depois foi pintar, trocar algumas peças que estavam em mau estado (nomeadamente o selim, os pneus, a corrente e os travões), lixar outras que estavam ferrugentas, lavar e lubrificar, e montar tudo.

Resultado final:

http://img526.imageshack.us/img526/8891/dsc02457gf3.jpg

Fiquei bastante satisfeito. :D

Boas pedaladas

Samuel Cabete
 

Fourmag

Member
Recuperação de Bike de estrada antiga

Boas malta!

Depois de ver este tópico fiquei com a "pulga atrás da orelha" e isto porquê. Tenho uma bike de estrada em casa que tem seguramente uns 40 anos. Aquilo é mesmo do tempo do arroz de 15 como os mais velhos costumam dizero. Andei mesmo muitas voltas naquilo mas com o passar dos anos lá foi ficando esquecida num canto até ficar completamente enferrujada. Já pensei em colocar mãos à obra e tentar restaurar aquela peça de museu mas falta a vontade e acima de tudo, o jeito :mrgreen:. Depois de ver este post... Vou pensar melhor no assunto...

Cumprimentos
 

Aztec

New Member
s.cabete...

Esse quadro é igual ao meu!!! :D :D

É uma Sangal, não há dúvida :mrgreen:

brunors said:
Hardpro

faças o que fizeres não retires aquele detalhe

...MODELO SPORT... da 4ª foto......está demais.

Bom topico pessoal...fico com vontade de ir á procura de uma "pastereira" antiga e fazer o mesmo.

Comprimentos

brunors, o detalhe "já foi c'os porcos"...mas vai ser substituído por outro igualmente bonito :mrgreen:


Bem, esta bike tem dado algum trabalho (mas muito gozo), desmontou-se toda, lixou-se,, e pintou-se de outra cor.

Está quase pronta, depois coloco fotos!
 

ricard0

New Member
Boas,

Eu tenho uma Salmar de estrada com uns 25 anos (ou mais) parada na garagem, mas já levou umas rodas da Mavic mais recentes, quando tiver tempo meto uns travões, transmissão nova e espigão mais banco.

A pouco tempo fui mexer nela, dar-lhe um 'banho' e reparei que o quadro em termos de pintura está novo, nem riscos, nem ferrugem, e o peso dele deve andar por volta de 1KG (mas depois peso), a roda pedaleira e o guiador estão novos. :shock:

Os aros é que estão em mau estado, tem espécie de ferrugem (mas preta) e não sei como tirar aquilo, acho que a raspar dou cabo dos aros.

Tenho aqui fotos:

im002030mediumyv7.jpg

(mudanças ainda no quadro, secalhar mudo)
im002033mediumhm1.jpg

(os travões travam bem, e os calços estão novos :shock:)
im002031mediumjo0.jpg

(aqui dá para ver o estado dos aros :s)
im002032mediumgs1.jpg

(pedaleira quase nova :p)

Depois quando tiver tempo hei-de investir alguns trocos nesta bike.

@ esquilas essa bike ficou linda!! :wink: :shock: :p

Cumps.
 
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