Recon ou Sektor

#1
Rock Shox Recon Silver TurnKey Solo Air

ou

Rock Shox Sektor RL Coil U-Turn


Estou indeciso e precisava da vossa ajuda. Podem sugerir outra da mesma gama.

Um dos meus "problemas" será o meu peso. Peso cerca de 110kg :eek:, logo, tenho receio que a Recon a ar possa dar o badagaio e a Sektor por ser de mola, resista mais.
Estarei enganado ou não?!

Faço XC normal com uma ou outra descida mais bruta mas sem saltos ou "radicalismos" :D

Obrigado pela atenção.
 
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#2
Boas.
A Recon Sektor é uma suspensão bem porreira, mas não é um pouco carota (€€€€€€€) em relação á Solo Air? Bom, é verdade que mais vale algo bom, mesmo mais caro, que mais barato e menos fiável. Já espreitas-te a Epicon 120mm a aprox 170€ (RCZ)? Ao ser de 120mm tens uma muito boa margem de desempenho, funciona a ar/mola, tens um peso de aprox 1750g ou 1800g e fica bastante mais barata que as Recon. Bom, mas também não ponho em questão a qualidade e fiabilidade da Recon, pois é Rock Shox e acredito que sejam excelentes modelos (air e sektor). Espero ter ajudado.

Fica bem
 
#3
Olá Marco,

Bem essa Epicon deve ser uma que tenho de ter em conta, visto que aqui vi muita boa opinião acerca dela.
A Sektor que apanhei está por 250€ e a Recon por 200€. A Sektor funciona a mola (corrijam-me por favor) e a Recon a ar.
A minha dúvida está será que por causa do meu peso, se aconselha uma com mola ou ar?
Não ligo muito ao peso. Se uma suspa tiver bom desempenho e fiabilidade pode valer bem as gramas a mais.

Obrigado pela ajuda e se tiveres mais, manda :D
 
#4
Por favor,

opinem mas um de cada vez senão o sistema bloqueia e dá a ideia de que ninguém tem opinião ou não a quer dar publicamente.

Bons trilhos a todos.
 
#5
Boa noite
Eu tenho uma suspenção Epicon rld montada a mais ou menos um ano e ja tem a volta de 800km e ate agora 0 problemas e peso tambem a volta de 110kg
 
#7
faço o que se pode chamar um btt normal subidas, descidas trilhos e puxar por ela depende como anda o fisico, quando comprei a bike trazia uma tora a molas e comprei esta por ser a ar e muito mais leve alem do preço não ser muito 160€
 
#8
Fixe. Também pus a Epicon em equação. Ontem experimentei um Tora ar/mola ( ar tinha de certeza) e achei-a muito interessante... comparativamente à minha, uma Marzocchi MZ comp que mais parece um cabo de uma enchada :D

Experimentei-a numa Berg Vertex carbono. A bicla é porreiraça mas a minha Hardrock dá-lhe 10-0 a descer. Já a subir, a coisa muda de figura :p

Obrigado pela tua ajuda adalac. Se tiveres mais algum detalhe ou opinião manda aí.
 
#9
eu tenho uma sektor rl u-turn e acho muito boa,tens de ter atenção que a mola que vem não é indicada para o teu peso por isso vais ter de comprar a mola indicada que mesmo na net custa á volta de 50€.
a sektor a ar não vai rebentar por causa do teu peso,é só uma questão de ajustares a pressão ao teu peso,é claro que nunca vais conseguir ter a sensibilidade da mola numa suspensão a ar mas tb já anda lá muito perto,eu nas 2 bikes tenho mola e não volto ao ar,é claro que o peso não é o mesmo mas isso já depende do uso que dás á bike.
 
#11
as minhas voltas são mais enduro/all-mountain,tenho essa suspensão montada numa on-one 456 summer season e como dá para reduzir o curso para 115mm e quase que tranca(fica para ai com 20mm de curso)dá para subir muito bem e descer de prego,dentro das minhas limitações.
para andares na lousã e se gostares mais de descer do que de subir é uma boa opçao,penso que não tenhas problemas mas convêm ver se nesse quadro podes montar uma suspensão de 150mm.
 
#12
Gosto sempre mais de descer do que de subir :D mas no XC apanhamos de tudo, não exclusivamente descidas e muito menos descidas daquelas malucas que a minha coragem já não é igual à que quando tinha 16 anos :oops:

Pelo que andei a ver nalguns sites e forums, a opinião de quase todos aponta para que este quadro aguente até 150mm. Mesmo que opta-se por esta, a minha condução não é bruta logo não iria exigir demasiado.

No entanto tenho a Epicon e a Tora 302 U-Turn em equação, principalmente a Tora que já faz 130mm e deverá servir para o que ando e faço e pode ser que ainda dê para comprar uns travões hidráulicos.

No entanto, a Sektor (2011) está com um preço muito interessante de 250€ (abaixo de tudo o que encontrei), faz 140mm e tem tecnologia "Motion Control".

Estou um bocado dividido.
 
#13
Então mas a ar não é em tudo melhor que a molas???

Quanto a questão, acho que ia para a Epicon ou Raidon.
Não terás problema com as suspensões a ar... é uma questão de ajustares a pressão ao teu peso. As suspensões costumam ter um intervalo de psi recomendado tendo em conta o peso do utilizador.
 
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#15
Acho que dará tantas como uma de molas.
Mas isto sou eu a falar...
Se fosse comigo, eu esquecia a sektor ou qlq suspensão a molas. A não ser por questões de €€€. Se isso não for problema, ar... it is. Ganhas em comportamento, perdes (ganhas) em peso.
 
#16
Achas que tem melhor desempenho?

As opiniões parecem dividir-se um pouco acerca disso. Uns dizem que a mola trabalha melhor, outros dizem que é a ar.

A ajuda que estou aqui a pedir é para quem já exprimentou os dois sistemas, ou já exprimentou algumas das referidas.

A nivel de preços:

TORA 302 U-coil TurnKey +- 180€
RECON Siver Solo Air TurnKey +- 200€
SECTOR RL U-coil +- 250€
RECON Silver TK +- 124€
RECON Gold RL Turnkey +- 200€
 
#17
Olá carvalhinho a suspenção (Epicon RLD) de que te falei faz os cursos de 80,100,120 e 140 para isso basta trocar umas anilhas que tem no braço (disse o Sr: da regiabike que foi onde a comprei) e confirmei depois no site da Epicon onde mostram como se faz.
A minha esta com 100 de curso.
 
#18
Acho que é unânime que as suspas a ar têm melhor comportamento que as suspas a molas. Aliás, não vejo nada em que as suspensões a molas sejam melhores, tirando o preço.
Por alguma razão as suspensões que se vê em competição são todas a ar.
Quanto a ter experimentado... tive uma xct (a molas) na minha yukon e neste momento tenho uma RS Recon SL de 2009, novinha, a espera de ser montada na minha futura BH "a la carte".
Entre as duas, o que há a realçar é o peso: a RS, embora não sendo das suspensões mais leves, é MUITO mais leve que a XCT (1870g vs 2200 e tal g), mesmo tendo ainda o tubo de direcção por cortar. Isto é o único ponto que posso avaliar, para já, entre as duas. Mas não tenho dúvidas que a Recon será incomparavelmente melhor no terreno que a xct - mal seria (gama baixa da suntour vs gama média da RockShox).
Já andei, no entanto, em suspas a ar e... é um mundo a parte. Para mim, entre ar e molas, ar sem pensar duas vezes...
No entanto, o que disse, não invalida o facto de haver boas suspensões a molas... A XCR é um bom exemplo assim como Toras e Recons "coil".
 
#19
bem vamos ver uma coisa o suspensão a ar é melhor que a mola para quem faz xc e quer uma coisa leve,agora em comportamento esqueçe lá isso nem sequer vale a pena comparar.
eu neste momento tenho uma lapierre spicy com uma fox 36 van r e a on one com a sektor rl,já tive uma bh com uma r7 a ar e uma rocky mountain com uma fox tallas e como já disse nem sequer tem comparação a nivel de comportamento.
quando o carvalhinho mete o post a pedir opinião sobre uma suspensão de 150mm e eu vejo que ele vive na lousã fica a pensar que ele quer uma coisa que permita subir minimamente bem e que desca muito melhor e ai não há como a mola,agora se ele faz xc talvez seja preferivel uma a ar mais leve e talvez com menos curso pq o u-turn tens de dar um monte de voltas para alterares o curso e não é nada pratico.(para xc)
não deves por de parte a opção de procurar ai nos usados uma tallas pois com 250 ou 300 euros já deves conseguir arranjar alguma coisa e é para mim o indicado para aquilo que queres.
 
#20
Na MINHA opinião, não vale mesmo a pena comparar. As suspas a ar são bem melhores que as de molas em comportamento e leitura de terreno. Mas é a MINHA opinião.