Recolha da sinalização das maratonas - o eterno problema...

Pata

New Member
Boa noite,

Fui no princípio de Agosto andar de bicicleta na zona de Coimbra e num passeio entre Coimbra e Condeixa deparei-me com inúmeras fitas da Decathlon já bastante encardidas, portanto presumo que já lá estejam há alguns meses.
Salvo erro no princípio deste ano houve pelo menos um passeio nessa zona com patrocínio da Decathlon, como não tenho o track não posso verificar, mas talvez a organização pudesse ir dar uma espreitadela.

A primeira fita que encontrei está logo a seguir a um valente empeno em estradão, depois é só seguir em frente...

Coordenadas:
N 40ª09.226' W 008º27.415'

Se não querem remover as fitas passem a falar com as juntas de freguesia e câmara municipal para fazerem marcações permanentes, de qualidade e não poluentes, como nos caminhos de Santiago.

É sem dúvida muito mais interessante ter percursos já marcados sem ter que andar a seguir por GPS, sendo que para quem vai apenas passar férias se torna num turismo bastante agradável...
 

S. Almeida

New Member
penatabua said:
Olá malta,

Salvo um ou outro imprevisto, uma organização, tem de PROGRAMAR, ESSA ÚLTIMA TAREFA, este ano esperava APOIO de uma PARCERIA, mas PREFERIRAM FICAR A VER O FUTEBOL, [size=10pt]RESULTADO,[/size] eu tive que me desdobrar, com os amigos do costume, para deixar, APÓS 2 dias, os TRILHOS LIMPOS, foram 2 dias num pára arranca, mas andar no campo "È SEMPRE UM PRIVILÉGIO".

INFORMO OS DESRESPEITADORES, QUE A BRIGADA DO AMBIENTE DA GNR, SE RECEBER UMA QUEIXA PODE, LEVANTAR PENALIZAÇÕES AOS INFRACTORES E ELES NÃO COSTUMAM PERDOAR, DEPOIS DE CONHECER A INFRACÇÃO, APESAR DE HAVER UM PERÍODO DE TOLERÂNCIA

Abraço de penatabua

:oops:

Pois é, também concordo que as organizações dos passeios devem retirar todas as fitas! Mas como acaba de referir A ORGANIZAÇÃO deveria PROGRAMAR ESSA ÚLTIMA TAREFA (o que não aconteceu), ao invés de sacudir a àgua do seu capote para o capote dos outros! Devo acrescentar que ao percorrer alguns dos trilhos acabei eu própria por retirar algumas das fitas que por lá ainda se encontravam!

De resto, este não é o local adequado para se falar dos pormenores, que a seu ver, correram menos bem, devendo esses assuntos serem tratados pessoalmente com quem de direito!
 
À mais de um mês que circulo pelos trilhos na zona da subestação eléctrica de Fanhões, e ali continuam umas fitinhas verdes expostas de uma maratona que por ali passou. se alguém conhecer os autores desta maratona que os alerte para o desrespeito que estão a cometer com todos nós
Fica uma imagem da fita, quem conhecer divulgue.

h_GItxdtrGaN1a1yizSixdsVQtuPpRn-xpfHsfj_j70
 

clube Coolmenda

New Member
Boas Pessoal

Sem duvida devemos continuar a martelar nesta tematica das marcações das maratonas e passeios que ficam eternizadas no terreno, mas todos os participantes também devem ter atenção aos milhares de embalagens vazias de gel, barras,aguas e outros elementos que ficam nos caminhos deitados ao chão sem qualquer pudor.
È da responsabilidade de todos os que organizam e aqueles que participam cada um com a sua parte se a cumprir ninguem terá problemas em ceder uma propriedade para se passar no local com um evento.

Cumprimentos a todos
Joao

Clube Coolmenda Team TT
 

mpc

New Member
:bompost:

Sem dúvida que é lamentável, passar num local onde houve ou passou uma prova de BTT e encontrar os "esqueletos" da prova! As conhecidas fitas, garrafas de plástico, etc.

Tem haver mais civismo e respeito pelo ambiente, de todos os intervenientes (organizadores e participantes)!

Aqui penso que a responsabilidade maior é dos organizadores das provas, quem sinalizou antes da realização da prova, deve passar depois da prova no local e recolher os tais "esqueletos" fitas, garrafas, etc. para depois serem reciclados! Não custa nada, é só uma questão de organização!


Aqui o lema deve ser, --- Deixa o AMBIENTE como gostarias de o ENCONTRAR ! --- :cool:


Ninguém gosta de encontrar "esqueletos" enquanto pedala ! ;)
 

Skyforger

New Member
Pois, das grandes criticas e incongruências que sempre apontei a esta coisa do BTT é precisamente esta questão do rasto que as provas, passeios, etc... deixam para trás! Na teoria é tudo muito bonito, aquelas ideias do BTT como forma de interacção e respeito com e pelo ambiente, o usufruir da natureza, entre outras utopias, mas na prática o que se assiste é a organizações (felizmente há honrosas excepções) que depois de ter o dinheiro no bolso que se lixe o resto ou a atletas que proclamam esse tal respeito e harmonia com o ambiente que os rodeia mas que depois são os primeiros a deixar rasto...lá está, a contar que a organização limpe! Se a teoria passasse à prática então não teríamos este problema, mas quando a equação mete dinheiro, ambição, desrespeito e mal formação pelo meio, então vamos continuar a ver este problema a piorar.
Já agora, quem quiser fazer o Raid do Carriço (Pombal) - realizado em Março - praticamente sem precisar de track GPS pode fazê-lo...as marcações continuavam por lá há bem pouco tempo...
 
Top