RCZ Race + Spinner Aeris 320-100

Mr_Dids

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Boas.
Já estou há algum tempo para fazer a análise da nova bina, mas por falta de disponibilidade (e preguiça!) demorei um pouco mais
Bom, bora começar pelas fotos:

A suspa: :p

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Pedaleiro e Desviador traseiro: :p

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Quadro e guiador: :p

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Agora, a menina aí: :D

2hh2irr.jpg



Bom, passando à parte técnica:

Quadro e Suspa
Quadro - RCZ Race
Suspensão - Spinner Aeris 320-100 2010
Caixa de Direcção - Cane Creek VP-A71


Rodas
Rodas - Alexrims Ace-18
Pneus F - Schwalbe Rocket Ron 26x2.10
Pneus T - Hutchinson Piranha 26x2.00


Transmissão
Desviador traseiro - Shimano Deore XT
Desviador dianteiro - Shimano Deore
Manípulos - Shimano Deore XT
Pedaleiro - Raceface Ride XC
Cassete - Sunrace CSM969 9V 11-32
Corrente - Deore


Travagem
Discos - Hayes 160mm
Travões - Shimano Deore


Periféricos
Pedais - Shimano M520
Avanço - BBB 100 (?)
Guiador - Easton EA30 580mm
Espigão - Original Berg antiga :)s)
Banco - WTB PureV



Alguns destes componentes, lá pelo Natal vão ser trocados: Rodas (Fulcrum Red Metal 5), guiador (Ritchey WCS), avanço (Ritchey 4-Axis WCS), Espigão de Selim (Nuke Proof Warhead), Apertos rápidos (BBB).
Ainda poderei equacionar novos discos e pedais, mas isso mais lá pá frente...​


Bem, agora MESMO tecnicamente:

O Quadro RCZ, com as tecnologias malucas, exemplo o do triângulo traseiro com tubos distorcidos para absorção das vibrações, é um quadro muito bom, com uma relação qualidade/preço ainda melhor. Bastante leve para aluminio (1540g) tem uma rigidez lateral invejável e um design bem apurado :p
A subir é canhão: com o lockout activado, nada mexe, nada range a não ser a corrente. A força que faço é a força que vai para a corrente.

Spinner Aeris: uma suspensão INCRÍVEL, custou-me 110 €na fizzbikes e vale 3 vezes isso. Excelente a descer, grande absorção de vibrações em terrenos irregulares, e como disse há pouco, a subir, com o lockout activado, é completamente rigida. Atenção que o lockout tem de ser activado na suspensão, não tem botão no guiador (mas também não é assim tão necessário). As 1600 g são uma pena para eu me divertir eheh

Desviadores, pedaleiro e pedais: Uma pechincha na fizz: Raceface Ride XC. 900 g e 50 €, integrado, uma beleza a rolar. No caso dos desviadores, dispensam apresentações: XT é XT e Deore é Deore :D. Já nos pedais, são uns de iniciação, Shimano. Dão para o gasto, ainda não tive queixas.

Pneus e rodas: Vejamos, Rocket Ron e Hutchinson Piranha. Um Rocket Ron frontal para uma segurança e aderência bastante boa em qualquer tipo de terreno, e um Piranha leve atrás para rolar. Nas rodas, Alexrims Ace-18, é o mesmo que os pedais: dão para o gasto. Pesadas e com uma rigidez medíocre, mas até agora resistem.

Travões: Shimano Deore. Não são a opção mais LEVE, mas param a bicicleta como deve ser. E isso interessa mais do que as 200 gramas que se podem perder.

Periféricos: Esta é a parte menos boa da bicicleta. Espigão de selim de origem da berg antiga, avanço e guiador: oferendas de companheiro bttista. No que toca ao selim, não há nada mais confortável que o WTB (mas não é propriamente leve). Punhos Ritchey, bastante confortáveis, leves e bonitos.


Desempenho:

A subir, consigo divertir-me em cima dela. À volta dos 11,8 kg, é um canhão a subir. Seja estrada, terra, água, o que for. Isto deve-se em grande parte ao quadro, bastante rígido, e ao lockout da suspensão quando activado: nada mexe, só a corrente.

A descer, passo a melhor parte da volta de btt: é do mais divertido que existe. A suspensão absorve qualquer vibração e pedras e tudo o mais, de maneira a que consiga sentir tudo o que se está a passar na bicicleta, sem grande desconforto.

A rolar: não há muito a dizer nesta parte. Não oferece resistência, e a ajuda da suspensão em terrenos mais irregulares é fulcral :D


Agora, pontos fortes e fracos:

Forte:
Suspensão com grande capacidade de absorção de vibrações e afins (leve)
Quadro muito bom para bases, leve e com capacidade de absorção
Transmissão eficaz
Pneus muito aderentes e óptimos a rolar
Banco confortável
Travagem segura e rápida.


Fraco:
Peso de certos componentes (rodas, periféricos, apertos rápidos, bancos, pedais e discos)
Rigidez das rodas


Portanto, podemos concluir que, NÃO sendo uma bicicleta topo de gama, é uma bicicleta à minha medida, modesta mas com material já razoável, com grandes prestações e com uma base para upgrades.

PS: Com esta bicicleta (tem cerca de 1 mês) já bati o meu record: 38km em 1:43 :D:D:D:D

PS2: Completamente fulcral a ajuda do Amaral-TNT para a montagem da máquina. Muito obrigado :D:D:D:D:D:D:D

E pronto, aí tá a bicha... comments fachabor ;)
 
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tiago ferreira

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Bela máquina que tens aí;). É raro ver por aí suspensões da Spinner (já tive uma), a tua Aeris tem muito bom aspecto:D e de certeza que tem um bom comportamento, pois é uma suspensão da gama alta da Spinner.
Falta qualquer coisa na tua análise, podias escrever alguma coisa sobre o comportamento da tua máquina, como é que ela desce, sobe, etc.
 

Mr_Dids

New Member
Ora aí está já a análise completa :)

Sim, a suspensão é uma excelente suspensão. A partir do momento que a testei, tornei-me parte do grupo de pessoas que comparam uma Aeris 320-100 a uma Reba Race de 1 para 1 :D

Então e comentários?? :p
 
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Masil_93

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A bike está muito porreira.
Quanto à suspensão, já tinha ouvido falar nela mas nunca tinha visto. Tem bastante bom aspecto e pelo que dizes bom comportamento, e ainda um bom preço. Já agora, sabes o peso dela?
 

Mr_Dids

New Member
A bike está muito porreira.
Quanto à suspensão, já tinha ouvido falar nela mas nunca tinha visto. Tem bastante bom aspecto e pelo que dizes bom comportamento, e ainda um bom preço. Já agora, sabes o peso dela?

Sei sim senhor colega: 1600 g certinhas já com a forqueta (acho que é assim que se chama) cortada :)
Só uma coisa: tinha uma Gila RST igual à da tua cannondale, mudei para isto e notei uma diferença bastante considerável.
 

Marco Nunes

Active Member
Boas.
Realmente parece que tens uma máquina muito porreirinha para curtires uma voltas por aí sem problemas. O quadro é bonito e se compraste onde eu penso que o fizeste (fizz), acho que é uma boa compra pois lá têm material bastante porreiro e assecivél nestes tempos de crise. Em relação á suspensão, não conheço a marca, mas já a tinha visto na net e parece porreira. Se custou 110 euros, pesa 1.600 kg e portasse bem no terreno, realmente deve ser uma boa suspensão a ter em conta. Em geral, tens uma bike bonita, com equipamento razoável e fiável. Tenho a certeza que a máquina não se queixa de nada. Espero que tu também não.

Boas pedaladas.
 

Mr_Dids

New Member
Boas.
Realmente parece que tens uma máquina muito porreirinha para curtires uma voltas por aí sem problemas. O quadro é bonito e se compraste onde eu penso que o fizeste (fizz), acho que é uma boa compra pois lá têm material bastante porreiro e assecivél nestes tempos de crise. Em relação á suspensão, não conheço a marca, mas já a tinha visto na net e parece porreira. Se custou 110 euros, pesa 1.600 kg e portasse bem no terreno, realmente deve ser uma boa suspensão a ter em conta. Em geral, tens uma bike bonita, com equipamento razoável e fiável. Tenho a certeza que a máquina não se queixa de nada. Espero que tu também não.

Boas pedaladas.

Muito obrigado pelo comentário companheiro.
E não, não me queixo de nada. :D

Boas pedaladas ;)
 

Mr_Dids

New Member
Já agora porque quanto te ficou e onde a compraste?

É bem fixe a bike, parabéns ;)

Antes de mais, muito obrigado :D

Agora, preços não consigo dizer, porque foi uma peça daqui, outra dali, muita coisa "herdada" do meu pai... :D

Mas pedaleira (50€), suspa (100€), pneus(26€ - rocket ron) e agora rodas novas, ainda não coloquei alterei a foto (169€).
O quadro fica por volta dos 150€, de resto não tenho grande conhecimento.

Mas ainda é capaz de valer uns 700, 800€ ;)
 

hrealinho

New Member
Boas!
Antes de mais, grande bike!
A suspa é melhor que a Epicon?? É como a Reba??
Estou na dúvida entre essa ou a Epicon... Não sei ainda qual comprar...
 

essence_s

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Boas, a montagem está equilibrada e com potencial !
Agora é fazer km com isso no mato e ir trocando peças de desgaste por melhores(se possivel)
 

Mr_Dids

New Member
Ora, após um período de "hiato", cá estou outra vez ;)
Ora, tpfernandes: não, o quadro é o modelo de 2008 :)

E aos juízos estéticos referidos, um muito obrigado. Resta actualizar as rodas RCZ Race novas.

E quanto aos pontos fracos e fortes... já está tudo adaptado :D
 
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