Boas.
Já estou há algum tempo para fazer a análise da nova bina, mas por falta de disponibilidade (e preguiça!) demorei um pouco mais
Bom, bora começar pelas fotos:
A suspa:
Pedaleiro e Desviador traseiro:
Quadro e guiador:
Agora, a menina aí:
Bom, passando à parte técnica:
Quadro e Suspa
Quadro - RCZ Race
Suspensão - Spinner Aeris 320-100 2010
Caixa de Direcção - Cane Creek VP-A71
Rodas
Rodas - Alexrims Ace-18
Pneus F - Schwalbe Rocket Ron 26x2.10
Pneus T - Hutchinson Piranha 26x2.00
Transmissão
Desviador traseiro - Shimano Deore XT
Desviador dianteiro - Shimano Deore
Manípulos - Shimano Deore XT
Pedaleiro - Raceface Ride XC
Cassete - Sunrace CSM969 9V 11-32
Corrente - Deore
Travagem
Discos - Hayes 160mm
Travões - Shimano Deore
Periféricos
Pedais - Shimano M520
Avanço - BBB 100 (?)
Guiador - Easton EA30 580mm
Espigão - Original Berg antiga s)
Banco - WTB PureV
Bem, agora MESMO tecnicamente:
O Quadro RCZ, com as tecnologias malucas, exemplo o do triângulo traseiro com tubos distorcidos para absorção das vibrações, é um quadro muito bom, com uma relação qualidade/preço ainda melhor. Bastante leve para aluminio (1540g) tem uma rigidez lateral invejável e um design bem apurado
A subir é canhão: com o lockout activado, nada mexe, nada range a não ser a corrente. A força que faço é a força que vai para a corrente.
Spinner Aeris: uma suspensão INCRÍVEL, custou-me 110 €na fizzbikes e vale 3 vezes isso. Excelente a descer, grande absorção de vibrações em terrenos irregulares, e como disse há pouco, a subir, com o lockout activado, é completamente rigida. Atenção que o lockout tem de ser activado na suspensão, não tem botão no guiador (mas também não é assim tão necessário). As 1600 g são uma pena para eu me divertir eheh
Desviadores, pedaleiro e pedais: Uma pechincha na fizz: Raceface Ride XC. 900 g e 50 €, integrado, uma beleza a rolar. No caso dos desviadores, dispensam apresentações: XT é XT e Deore é Deore . Já nos pedais, são uns de iniciação, Shimano. Dão para o gasto, ainda não tive queixas.
Pneus e rodas: Vejamos, Rocket Ron e Hutchinson Piranha. Um Rocket Ron frontal para uma segurança e aderência bastante boa em qualquer tipo de terreno, e um Piranha leve atrás para rolar. Nas rodas, Alexrims Ace-18, é o mesmo que os pedais: dão para o gasto. Pesadas e com uma rigidez medíocre, mas até agora resistem.
Travões: Shimano Deore. Não são a opção mais LEVE, mas param a bicicleta como deve ser. E isso interessa mais do que as 200 gramas que se podem perder.
Periféricos: Esta é a parte menos boa da bicicleta. Espigão de selim de origem da berg antiga, avanço e guiador: oferendas de companheiro bttista. No que toca ao selim, não há nada mais confortável que o WTB (mas não é propriamente leve). Punhos Ritchey, bastante confortáveis, leves e bonitos.
Desempenho:
A subir, consigo divertir-me em cima dela. À volta dos 11,8 kg, é um canhão a subir. Seja estrada, terra, água, o que for. Isto deve-se em grande parte ao quadro, bastante rígido, e ao lockout da suspensão quando activado: nada mexe, só a corrente.
A descer, passo a melhor parte da volta de btt: é do mais divertido que existe. A suspensão absorve qualquer vibração e pedras e tudo o mais, de maneira a que consiga sentir tudo o que se está a passar na bicicleta, sem grande desconforto.
A rolar: não há muito a dizer nesta parte. Não oferece resistência, e a ajuda da suspensão em terrenos mais irregulares é fulcral
Agora, pontos fortes e fracos:
Forte:
Suspensão com grande capacidade de absorção de vibrações e afins (leve)
Quadro muito bom para bases, leve e com capacidade de absorção
Transmissão eficaz
Pneus muito aderentes e óptimos a rolar
Banco confortável
Travagem segura e rápida.
Fraco:
Peso de certos componentes (rodas, periféricos, apertos rápidos, bancos, pedais e discos)
Rigidez das rodas
Portanto, podemos concluir que, NÃO sendo uma bicicleta topo de gama, é uma bicicleta à minha medida, modesta mas com material já razoável, com grandes prestações e com uma base para upgrades.
PS: Com esta bicicleta (tem cerca de 1 mês) já bati o meu record: 38km em 1:43
PS2: Completamente fulcral a ajuda do Amaral-TNT para a montagem da máquina. Muito obrigado
E pronto, aí tá a bicha... comments fachabor
Já estou há algum tempo para fazer a análise da nova bina, mas por falta de disponibilidade (e preguiça!) demorei um pouco mais
Bom, bora começar pelas fotos:
A suspa:
Pedaleiro e Desviador traseiro:
Quadro e guiador:
Agora, a menina aí:
Bom, passando à parte técnica:
Quadro e Suspa
Quadro - RCZ Race
Suspensão - Spinner Aeris 320-100 2010
Caixa de Direcção - Cane Creek VP-A71
Rodas
Rodas - Alexrims Ace-18
Pneus F - Schwalbe Rocket Ron 26x2.10
Pneus T - Hutchinson Piranha 26x2.00
Transmissão
Desviador traseiro - Shimano Deore XT
Desviador dianteiro - Shimano Deore
Manípulos - Shimano Deore XT
Pedaleiro - Raceface Ride XC
Cassete - Sunrace CSM969 9V 11-32
Corrente - Deore
Travagem
Discos - Hayes 160mm
Travões - Shimano Deore
Periféricos
Pedais - Shimano M520
Avanço - BBB 100 (?)
Guiador - Easton EA30 580mm
Espigão - Original Berg antiga s)
Banco - WTB PureV
Alguns destes componentes, lá pelo Natal vão ser trocados: Rodas (Fulcrum Red Metal 5), guiador (Ritchey WCS), avanço (Ritchey 4-Axis WCS), Espigão de Selim (Nuke Proof Warhead), Apertos rápidos (BBB).
Ainda poderei equacionar novos discos e pedais, mas isso mais lá pá frente...
Ainda poderei equacionar novos discos e pedais, mas isso mais lá pá frente...
Bem, agora MESMO tecnicamente:
O Quadro RCZ, com as tecnologias malucas, exemplo o do triângulo traseiro com tubos distorcidos para absorção das vibrações, é um quadro muito bom, com uma relação qualidade/preço ainda melhor. Bastante leve para aluminio (1540g) tem uma rigidez lateral invejável e um design bem apurado
A subir é canhão: com o lockout activado, nada mexe, nada range a não ser a corrente. A força que faço é a força que vai para a corrente.
Spinner Aeris: uma suspensão INCRÍVEL, custou-me 110 €na fizzbikes e vale 3 vezes isso. Excelente a descer, grande absorção de vibrações em terrenos irregulares, e como disse há pouco, a subir, com o lockout activado, é completamente rigida. Atenção que o lockout tem de ser activado na suspensão, não tem botão no guiador (mas também não é assim tão necessário). As 1600 g são uma pena para eu me divertir eheh
Desviadores, pedaleiro e pedais: Uma pechincha na fizz: Raceface Ride XC. 900 g e 50 €, integrado, uma beleza a rolar. No caso dos desviadores, dispensam apresentações: XT é XT e Deore é Deore . Já nos pedais, são uns de iniciação, Shimano. Dão para o gasto, ainda não tive queixas.
Pneus e rodas: Vejamos, Rocket Ron e Hutchinson Piranha. Um Rocket Ron frontal para uma segurança e aderência bastante boa em qualquer tipo de terreno, e um Piranha leve atrás para rolar. Nas rodas, Alexrims Ace-18, é o mesmo que os pedais: dão para o gasto. Pesadas e com uma rigidez medíocre, mas até agora resistem.
Travões: Shimano Deore. Não são a opção mais LEVE, mas param a bicicleta como deve ser. E isso interessa mais do que as 200 gramas que se podem perder.
Periféricos: Esta é a parte menos boa da bicicleta. Espigão de selim de origem da berg antiga, avanço e guiador: oferendas de companheiro bttista. No que toca ao selim, não há nada mais confortável que o WTB (mas não é propriamente leve). Punhos Ritchey, bastante confortáveis, leves e bonitos.
Desempenho:
A subir, consigo divertir-me em cima dela. À volta dos 11,8 kg, é um canhão a subir. Seja estrada, terra, água, o que for. Isto deve-se em grande parte ao quadro, bastante rígido, e ao lockout da suspensão quando activado: nada mexe, só a corrente.
A descer, passo a melhor parte da volta de btt: é do mais divertido que existe. A suspensão absorve qualquer vibração e pedras e tudo o mais, de maneira a que consiga sentir tudo o que se está a passar na bicicleta, sem grande desconforto.
A rolar: não há muito a dizer nesta parte. Não oferece resistência, e a ajuda da suspensão em terrenos mais irregulares é fulcral
Agora, pontos fortes e fracos:
Forte:
Suspensão com grande capacidade de absorção de vibrações e afins (leve)
Quadro muito bom para bases, leve e com capacidade de absorção
Transmissão eficaz
Pneus muito aderentes e óptimos a rolar
Banco confortável
Travagem segura e rápida.
Fraco:
Peso de certos componentes (rodas, periféricos, apertos rápidos, bancos, pedais e discos)
Rigidez das rodas
Portanto, podemos concluir que, NÃO sendo uma bicicleta topo de gama, é uma bicicleta à minha medida, modesta mas com material já razoável, com grandes prestações e com uma base para upgrades.
PS: Com esta bicicleta (tem cerca de 1 mês) já bati o meu record: 38km em 1:43
PS2: Completamente fulcral a ajuda do Amaral-TNT para a montagem da máquina. Muito obrigado
E pronto, aí tá a bicha... comments fachabor
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