29er RCZ Race SL - "A Monocromatica" (By iMiguel)

iMiguel

Member
O meu se o largar também cai tudo a dentro. Pareceu-me ter visto por ai algures que, caso o banco desse devido a impactos, um pouco de massa resolvia o assunto. Eu como ainda nao montei a bike não posso confirmar/desmentir o que vi, mas espero não chegar a isso eheh

Tenho que encomendar uma ferramenta para retirar os eixos hollowtech II e aquela pecinha preta dos pedaleiros XT, a que tenho está já nas ultimas...
 

Charly3

New Member
Pois, isso não é muito bom. A medida do tubo de selim obviamente não a consigo confirmar pois não consigo medir por dentro, mas o espigão está com tolerâncias baixas, como podia estar ligeiramente acima. Acho que vou procurar (e medir) numa loja física um espigão 27.2 mas com uma tolerância superior, pois um gajo assim está sujeito a lixar o quadro. A massa resolverá até certo ponto, pois acho que pelo menos no meu caso o espaço é mesmo demasiado. Aquilo aperta sim, mas é um falso aperto que ali está, pois num impacto maior ele vai dar de certeza. Quanto ao pedaleiro, tive de lixar um pouco o quadro de um dos lados onde encosta o eixo, pois tinha uma soldadura ligeiramente mal fresada. Nada de grave, e assim já aquela peça exterior que se enrosca fica bem encostada.
 

iMiguel

Member
Bem, mais novidades.

Caixa de direção finalmente vem a caminho bem como as rodas. Em termos de pneus (tubeless), o que recomendam? Eu na minha "26 uso uns Maxxis CrossMark.
 

iMiguel

Member
Boas.

2.25 não será muito? Pergunto isto porque na "26 o máximo que tive foi 2.1 e aquilo custava a arrastar (sempre andei com 1.9 e/ou 2.0 - é o que dá uma pessoa ser levezinha). Tou desejando de montar isto mas a caixa de direção torna em não chegar... :(
 

iMiguel

Member
Boas.

Finalmente já tenho a cx direção montada, suspensao e rodas (incuindo pneus). Espero amanhã poder terminar o resto (ficando só a faltar cabos para as mudanças por montar). Assim que poder, tiro fotos.
 

iMiguel

Member
Boas.

Ao fim de uns imprevistos e a demora da chegada da caixa de direção, eis que finalmente a monocromática está montada!



(http://tinypic.com/r/2dim4n8/8)


  • Marca: RCZ
  • Quadro: Race 29SL
  • Suspensão: RockShox XC28, 100mm
  • Caixa Direção: Token Semi-Integrada Tapered 1.5" Redutora
  • Avanço: ???
  • Guiador: BBB topbar 5,4 preto BHB-04
  • Punhos: Esigrips Chunky
  • Bar-Ends: Ritchey WCS Wet Black
  • Travões: Shimano Deore
  • Discos (Frente | Trrás): OEM 160mm | OEM 160mm
  • Corrente: Shimano HG53
  • Pedaleira: Shimano Deore XT Crankset Hollowtech II FC-M780(26-38)
  • Desviadores (Frente | Trás): Shimano SLX | Shimano SLX
  • Shifters (Frente | Trás): Shimano SLX | Shimano SLX
  • Pedais: Shimano MD-520
  • Rodas: Crank Brothers Cobalt 2 (tubeless)
  • Pneus (Frente | Trás): Specialized Fast Trak Control, 29×2.0 (tubeless) | Specialized Fast Trak Control, 29×2.0 (tubeless)
  • Selim: Sele Italia FLX
  • Espigão: BBB 27.2×300
  • Aperto espigão: KCNC
  • Grade bidon: Elite Custom Race
  • Peso: 12.1kg


Fui dar uma voltinha pequena com a bicicleta para ver se tudo estava no sitio. Gostei da condução, tive que vazar um pouco os pneus (andava sempre a saltar), a rolar é outra onda. Agora é meter km's nas rodas para ir ganhando calo.
Ahhh e o peso para a montagem que é, está muito bom! Pensei que fosse mais. Sei onde retirar peso (suspensão, avanço, guiador, espigão e pedais), mas para já fica assim.
 
Last edited:

icenep

Member
Gostei... alias, estou a pensar fazer uma montagem parecida, aproveitando assim algum material da minha 26".
Ainda estou a ponderar se compro uma bike nova a rondar os 1100euros, ou se monte peça a peça (utilizando algum material da 26", ja fiz as contas por alto, fica-me +- 950euros).
Algumas questoes em relacao a tua montagem:
- pelo que vi no site da rcz, o quadro nao vem com caixa de direccao...é facil arranjar caixa de direccao para este quadro?
- o quadro ja com com dropout nao vem?
- a suspensao para este quadro tem de ser conica nao é?
- que cassete estas a usar? deore? slx? 11-34, 11-36?
- quanto pesam mais ou menos essas rodas?
- para este quadro o desviador é com abraçadeira em cima ou em baixo?
- nesse quadro dá para usar 2 bidons? um na diagonal e outro na vertical? (pergunto isto, porque actualmente os quadros sao tao "fechados" que ja vi alguns que nao dao para usar o 2ºbidon...e como uso 2 grandinhos...preciso de um quadro que tenha espaço para os 2 bidons)

Obrigado desde ja pela atencao.
Parabens pela montagem. Boas pedaladas ;)
 

iMiguel

Member
Boas.

Aqui vão as respostas às tuas perguntas:

- pelo que vi no site da rcz, o quadro nao vem com caixa de direccao...é facil arranjar caixa de direccao para este quadro?
Sim é fácil arranjar caixa de direção. Eu demorei mais porque fiquei à espera que uma loja me informasse se tinha ou não e levei assim 2 semanas. Entretanto procurava em lojas internacionais e encontrava, mas os portes eram proibitivos. No fim, arranjei numa loja ca em portugal bastante acessível e comprei.

- o quadro ja com com dropout nao vem?
Sim, trás o dropout e umas pecinhas para prender os cabos dos travões ao quadro

- a suspensao para este quadro tem de ser conica nao é?
Não. A minha não é cónica e eu uso-a. Tens que arranjar uma caixa de direção com redutor.

- que cassete estas a usar? deore? slx? 11-34, 11-36?
Não sei ao certo porque veio de outra bicicleta, mas se não estou errado é 11-36 (deore)

- quanto pesam mais ou menos essas rodas?
Pesam cerca de 1800g

- para este quadro o desviador é com abraçadeira em cima ou em baixo?
Cmo assim? Quando tiver com a bike confirmo-te

- nesse quadro dá para usar 2 bidons? um na diagonal e outro na vertical? (pergunto isto, porque actualmente os quadros sao tao "fechados" que ja vi alguns que não dao para usar o 2º bidon...e como uso 2 grandinhos...preciso de um quadro que tenha espaço para os 2 bidons)
Infelizmente não dá... No quadro não tem os furos para o 2º dibon, mas já vi malta a sugerir aquele sstema de fixação no espigão para o quadro. Não sei se resulta ou não, ainda não fui artolas o suficiente para testar eheh


Não sei se te respondi da forma como querias, mas tentei. Tenho aqui algumas fotos, mas as mesmas teimam em não aparecer no forum...
 

icenep

Member
Obrigado desde ja pelas respostas as minhas perguntas.
Aqui vao mais... :)

- em relacao a tua suspensao, usas direita porque ja tinhas essa suspensao. Mas o quadro pode e é feito para levar suspensao conica certo?
- em relacao ao desviador dianteiro. Ha aqueles em que a "gaiola" está ao nivel da braçadeira que prende no quadro, e ha aqueles em que a abraçadeira está mais acima que a gaiola. Para esse quadro tanto faz ou é aconselhavel um dos dois tipos?

uuuiii...em relacao ao 2ºbidon é que agora me desiludiu....é que eu odeio usar mochila. Estive a ver agora com atencao as fotos do quadro no site da RCZ e realmente, nao tem la os furos. Tive a ver o outro quadro parecido...o XL, e este sim tem la a furacao.
Alem do peso (+- 100gr a mais, e do preço menos 55euros), sabes que diferenças ha entre eles? é que o XL nas fotos parece mais "feio" e com uma geometria diferente...mas depois nas medidas, é tudo igual...
 

iMiguel

Member
Sim, o quadro leva suspensão cónica, eu uso uma "standard" (digamos assim - falta-me agora o termo certo) porque era a que tinha.

Sobre o desviador na hora do almoço quando for a casa vejo e depois confirmo. Mas tenho a ideia braçadeira prende um pouco acima da "gaiola".

Sobre o segundo bidon, eu também não gosto de andar com o camelback (faço voltas que ficam a doer as costas à custa disso - já fiz as mesmas voltas e não tive dor nenhuma, daí deduzo que seja do camelback), logo 2 bidons são essenciais. O meu quadro é um SL tamanho 20 e encaixo lá bem (preferi não arriscar num XL tamanho 21). A geometria embora seja parecida, há diferenças nos tamanhos. Por exemplo, no seat tube, no 29XL tem 535mm e no 29SL tem 510mm. Até ao momento estou satisfeito com o quadro.
 

icenep

Member
fixe...assim posso manter o meu desviador ;)
Agora a questao do quadro SL nao dar para o 2ºbidon é que me está a lixar a cabeça. Tenho 1,88m, estava a pensar ir para o SL em tamanho 20. Mas como o XL em tamanho 21, tem a furacao para o 2ºbidon...ja estou a pensar 2 vezes, até é mais barato 55euros, pesa é mais 100g :)
Tenho de ir estudar o assunto :D
Obrigado e continuacao de bom projecto e boas pedaladas ;)
 

iMiguel

Member
Somos quase da mesma altura, tenho 1,84 e encaixo bem no quadro, mas se calhar o XL para ti deve ser o ideal.

Até agora as voltas que dei a máquina portou-se lindamente. Ainda me estou a habituar à nova geometria da bike, mas nada que mais uns km's não resolva.
 

icenep

Member
pois, sao 100gr que me vao pesar na cabeça sempre que pensar no assunto, mas por outro lado sao menos 55euros e a possibilidade de andar com o 2ºbidon sem ter de inventar uma fixação para ele (secalhar com as abraçadeiras que vi para colocar o 2ºbidon ia atingir as 100gr que poupava no quadro, lol) :D
 

iMiguel

Member
Eu como não ligo muito ao peso, não me faz diferença. Agora para quem anda a contar as gramas todas, acredito que neste caso tenha uma dorzinha de cabeça ehhe
 

icenep

Member
eu ligo um pouco. E nesta montagem obviamente que vou contar, porque nas minhas bikes vou fazendo alteracoes...so que neste caso, vou montar tudo de raiz, por isso nao tenho ideia de quanto pesará no final. Neste momento tenho uma 26" a pesar 10.700. Nao queria que a 29" ficasse a pesar mais do que 11.200...daí eu ter te perguntado que cassete tinhas e qual o peso das tuas rodas, com o teu projecto dá para ter uma ideia mais ou menos do que será o meu...obviamente que alguns componentes diferem...
 

iMiguel

Member
Sim, quando fiz a montagem ia vendo (do material novo) o peso para ter uma ideia, mas como este projeto foi a reciclagem de peças que tinha numa bike "26, muito material não sei o peso. Quando montei, na loja onde fiz as afinações finais pedi para pesar. Sempre pensei que ficasse com mais de 12kg.

Neste momento alterei o avanço para um outro que tinha aqui em casa (mais curto e com menor inclinação) e vou mudar os pedais (trocar os shimano md-520 que tenho agora para uns exustar muito semelhantes). E porquê esta troca? Porque os pedais que tenho agora já rangem por todo o lado mesmo lubrificados (já deram o que tinham a dar). Se quisesse leveza esta era a oportunidade para adquirir uns egg beater da crank brother.
 

Charly3

New Member
Eu tenho 1.88 e tenho um Race XL em tamanho 21, está impecável. Mas isso não depende só da altura, vai depender um pouco da proporcionalidade entre tamanho de pernas e tamanho de braços. De qualquer das formas deve dar para jogares com o avanço. Quanto ao peso, metes sempre menos 100 gramas de água no bidon :D
 
Top