29er RCZ Race SL - "A Monocromatica" (By iMiguel)

iMiguel

Member
Boas.

Após muitos anos a pedalar em bikes de roda 26, eis que vou dar o salto para o mundo das 29er. O salto não vai ser muito sentido, pois já possuo outra bicicleta de roda 29, uma Single-Speed (a minha "Chaimite Alentejana" - como podem ver o projecto dela pela minha assinatura).
Após de matutar muito no assunto (e a corresponder os pedidos de há muito tempo das costas - a altura (1,84) não perdoa), vou mudar de ares. Os componentes vão saltar todos da bike de roda 26 (não, não é da On-One, é da minha primeiríssima bike - Specialized Hardrock), excepto as rodas e suspensão que a chaimite vai emprestar enquanto não arranjar trocados para upgrades a essas peças.

Aqui vão umas fotos do quadro (peço desculpa pela qualidade, mas o telemovel não faz milagres...)






O quadro tem um peso anunciado de 1700g, mas a verdade é que pegando nele é bastante leve mesmo com dropout e aperto de espigão já metidos. Não sei exactamente o peso porque não tenho balança para pesar (espero faze-lo quando tiver a bike toda montada). A cor foi o que mais me encheu o olho... Um preto baço lindo!! Nas fotos não temos essa percepção, mas ao vivo a conversa é outra.

Alguns componentes que me lembro (assim por alto) são:
  • Pedaleira: Shimano XT ( 26-38 ) [coisa a rever mais para a frente]
  • Aperto espigão: KCNC
  • Pedais: Shimano MD-520
  • Pneus: Specialized Fast Track 29x2.0
  • Travões: Shimano Deore
  • Discos: Avid 160mm (ambos)
  • Suspensão: Rockshox XC28, 100mm

Resumindo, até agora as expectativas foram correspondidas e continuam altas até ao último momento da montagem. Sei já em antemão que o maior peso vai ser as rodas ( > 2000g : roda + camara ar + pneu), mas isso é coisa para ficar resolvido para quando houver uns trocados no bolso (pode ser com o dinheiro do IRS ajude!). A montagem dos restantes componentes, espero ir fazendo durante a próxima semana.
 

AlmadaBTT

Member
Parabéns pela compra ! Essa cor é igual à minha e realmente é linda! Na última volta fiz-lhe um risco e quase chorei :cry:
A suspensão tb é igual à minha não desilude mas penso que seja algo a melhorar...uma RECON por exemplo.
 

Baba

Member
Por acaso a escora também não me enche as medidas, mas é sem dúvida das melhores relações preço/peso/qualidade do mercado. Eu montei a bike da Maria com um quadro race sl 26 dos antigos (com a escora traseira a direito) e acho o quadro lindissimo, e com um peso de 1440g. Tenho pena de terem alterado o desenho do quadro mas acredito que, tal como eles dizem, este tipo de escoras tornem o quadro mais confortável.
Eu ainda tenho esperança que a on-one volte a fabricar o scandal em 29. Pode ser que nessa altura também dê o pulo para as 29.
 

iMiguel

Member
@almadaBTT:
É o que se pode arranjar para já. Não é má, sempre é melhor do que o ferro que tenho na actual 26 que vou "desmanchar"...

@Baba:
A On-One tem quadros bonitos (tanto que tenho 2), mas para este caso, queria algo com 3 B's (Bom, bonito e Barato) e por acaso dei de caras com a RCZ. Não que não a conhecesse já, mas eu é que não me lembrava de ir ver essa marca. Logo logo também não me agradou as escoras traseiras, mas depois pensei ao contrario, ou seja, há que ser diferente das outras bicicletas! :D

@Insignia:
Assim o espero. Espero que fique uma bike porreira tanto em condução, conforto e que encha o olho :)
 

anfil89

Member
Tópico subscrito - Check

Vou acompanhar este tópico com muito atenção, pois para alem de adorar estes projectos, tenciono fazer o mesmo no futuro :D
 

iMiguel

Member
@Anfil89:
Estou à espera de uma resposta da loja de bikes de Castro Verde. Quando for lá podes sempre ver a bike ao vivo e a cores (como se costuma dizer).
 

iMiguel

Member
Tenho que ir lá por caisa de 2 coisas (e isto porque não tenho as ferramentas: Tirar o eixo pedaleiro e meter a caixa de direção. De resto faço em casa.
 

anfil89

Member
Investe numa caixa de ferramentas, dessas na casa dos 30-50€. Eu investi numa e foi a melhor coisa que fiz.

Já agora podes dizer onde vives? Quem sabe dê para combinar uma volta um dia :)
 

iMiguel

Member
E tenho caixa de ferramentas, mas nao tem essas 2 ferramentas que preciso e como são coisas que se usam esporadicamente, não vou investir (ok talvez no extrator de eixos pedaleiros devia investir, mas pronto).
 

iMiguel

Member
Boas.

Preciso de comprar uma caixa de direção com redutor (o quadro é para suspensão cónica, mas a suspensao que tenho não o é). Onde posso comprar?
 

rushman

New Member
Quase todas as lojas tem esse tipo de caixas, ou entãp colocas uma normal com uma anilha que faz essa função de redutor.
 

iMiguel

Member
Eu sempre fiz confusão com as caixas.. Nunca sei se é 11/5, 1 1/8... Depois tenho receio de comprar uma que nao seja a mais adequada...
 

rushman

New Member
As cónicas são 1 1/8 (polegada e oitava) em cima e 1 1/5 (polegada e meia) em baixo.
Mas no teu caso aconselho a ires a uma loja com o quadro e a suspensão e eles que montem a caixa indicada ao teu material.
 
Last edited:

iMiguel

Member
Boas.

Obrigado pelo esclarecimento. Costumo ir a uma loja, mas desta vez decidi ir a outra por ficar mais perto e por ser dia de semana (a que costumo ir só vou lá aos fins de semana). Desde segunda ficaram de me ver a dita caixa, à qual ainda não obtive resposta (ja liguei e deixei msg e nada). Queria montar isto o mais rápido possível para desocupar espaço, mas está complicado de arranjar a dita caixa...
 

Charly3

New Member
Viva iMiguel, comprei umas caixas dessas numa loja em Setúbal, não sei se posso colocar aqui o nome ou link do produto.
Já agora faço uma pergunta, qual a marca do teu espigão? Eu comprei um BBB, supostamente 27.2, pelo menos é o que trás lá gravado, acontece que o medi com o peclise e apresenta medidas entre 27.05 e 27.09, entra muito largo no tubo da minha RCZ. O tubo também não me parece ter a melhor fresagem, mas pronto, penso que o tubo é que deve vir com uma ligeira tolerância mas o espigão deveria vir com os 27.2 exactos.
 

Charly3

New Member
Ok, o meu no fim de apertado também não mexe, mas entra muito largo, por exemplo, se eu o largar desapertado ele cai pelo tubo abaixo. E está sujeito a dar quando houve um solavanco maior no selim, em buracos, etc. O teu entrou justo ou assim mais para o largo também? O meu BBB é um skyscraper.
 
Top