raios soltos

pc7

New Member
..antes de tudo, procurei e nao encontrei um tópico parecido, se existir dêem-me o link e apaguem este.

agora sim, Boas tardes ciclistas, vocês pessoal experiente do btt podem dar-me uma indicação? Eu à dias reparei que tinha dois raios demasiado soltos , com cuidado apertei com um alicate (amanhã compro uma chave de raios). Os raios têm que ter todos a mesma tensão? é que a roda nao me parece empenada...
 

ty@gu

New Member
Boa noite a todos!

Depois de pesquisar encontrei este tópico... encontro-me com o mesmo problema do nosso amigo pc7!
Noto que os raios da minha roda de trás estão mais soltos, o que devo fazer? Tentar apertar? Não sei como se faz...

Agradeço qualquer ajuda
 

rsilva

New Member
Os raios devem estar todos aproximadamente com a mesma tensão em grupos de 4, isto para um enraimento convencional, cruzados.

Se vocês não percebem nada disso como disseram, o meu conselho é apertarem um pouco esses raios só até eles ficarem com alguma tensão e levarem a roda a alguém que perceba, correm o risco de ficar com a roda como um chapéu de um pobre.

O sistema de enraimento não é tão simples como parece, porque a tensão de um raio é influenciada por outros, e se apertarem só um com toda a certeza a roda vai ficar empenada.
 

fernanrei

Member
Aconselho procurarem um profissional porque de facto o enraiamento é algo bastante complexo. mas se tiverem muita paciência experimentem tentar e se conseguirem partilhem a técnica usada com o pessoal.
 

ty@gu

New Member
Obrigado pela ajuda, o melhor será mesmo procurar ajuda de entendidos pois corro o risco de ficar ainda pior!

Cumprimentos
 
Top