Raios rodas Shimano XT 775

FReis

Member
Boas,

Tenho umas rodas XT, que têm algumas "cabeças" dos raios desgastadas, que não permitem já afinação.
Alguém me sabe dizer se consigo arranjar apenas essas peças da própria Shimano ou compatíveis?
Elas são vermelhas e já vi uma foto com azuis, admito que não sejam da Shimano, mas ainda não consegui encontrar em lado nenhum, apenas os raios completos, mesmo assim apenas num site no RU, e caros.

P6130080.JPG


Obrigado e boas pedaladas
 

FReis

Member
Boas,
Obrigado pela resposta, eu sabia qual era o termo inglês, não sabia era se havia algum correspondente em português.
Este "nipples" são exclusivos das rodas shimano XT e XTR (suponho eu), e penso que a marca só vende o conjunto completo, será que se arranjam compativeis?
 

Pedro Barradas

Super Moderador
Isso não tem nada de exclusivo... tens de comprar nipples ( spokes nipples) com a mesma medida dos que já tens... qual a chave de aperto?
Arranjas na NETe nippels de qualidade em aluminio, apartir dos 0,25€/un. ( o grande entrave serão os sempre elevados portes se somente comprares isso...
www.actionsports . de/en/dt-pro-lock-alloy-nipple-blue-11194

Por via das duvidas dirige-te a uma oficina de bikes.
 
Last edited:

FReis

Member
Já fui a uma loja, e dizem-me que são especificos e só encomendando os raios completos, e não me garantiram que arranjavam.
Também envio um email para o representante e não obtive resposta.
Os nipples são estes:

shimano-spoke-with-red-plug+washer.jpg
 
Last edited:

Jepas

Super Moderador
Se não estou em erro o sistema da Shimano é muito semelhante ao da Mavic (Fore):

fore.jpg


Tal como se vê na imagem a parede superior é fechada, implicando que os raios venham (e sejam fixos) à parede inferior do aro. Com isto fica explicado o facto de não se poderem usar raios ou cabeças normais uma vez que estas são roscadas ao aro exteriormente. Como se pode ver na foto do "post" anterior, nem o próprio raio é roscado pois o ajuste da tensão é feito somente entre o nipple e o aro. Isto leva-me a outra questão: as roscas no aro. Tal como na Mavic o aro é roscado para fixar as cabeças, há que garantir que ambas as roscas estão boas (não só as do nipple).

Tal como na Mavic, raio e cabeça são vendidos em kit pois são assim fabricados. Como se pode ver existe uma cabeça no raio que serve de batente ao nipple, não há forma de separar os 2 sem inutilizar pelo menos 1. Tudo indica que o raio seja deformado após a instalação da cabeça para criar o batente no final.
 
FReis não quero ser mau nem estar a desanimar, mas provavelmente podes esquecer isso ...
O mas certo é não arranjares nada, raios Shimano é muito complicado de arranjar. Tinha umas MT65 (o sistema é o mesmo das XT ou semelhante), tive o azar de partir um raio e estive 1 mês à espera dele e o importador nacional teve de pedir à Shimano NL e nessa altura as rodas eram recentes.
No mês passado um colega partiu um e não conseguiu arranjar nada, teve de comprar um par de rodas novo.
 
Last edited:

pratoni

Active Member
Sei que na arrabidabikes (setúbal) uma vez disseram a um amigo meu que tinha raios de rodas xt (não sei exactamente qual a série das rodas do meu amigo mas, a olho nú, parecem iguais a essas) e que o importador já não tinha, portanto se viesse a precisar para ir lá que ele arranjava...
 

Vega

Member
Pois, cuidado com o que compram...

Eu também tenhos uma rodas XT 26´com 24 raios e qual não é o meu espanto ao descobrir que já não existem peças de substituição. Em Abril vi-me grego para substituir um mísero de um raio, porque foram descontinuados...

Agora foi o cubo que deu se si e não tenho solução. Tenho que comprar um novo par de rodas (o cubo já não existe). Fui investigar e já nem é possível comprar rodas iguais. Ou seja, vou ser obrigado a mudar de marca, o que farei com prazer.

De facto são rodas boas, mas quando tens um problema, a solução que a marca dá é comprar umas novas (que no meu caso já nem existem).

Um conselho... comprem rodas de rolamentos. Valeu-me a lição.
 

Vega

Member
eu fiz quase 12000 km nessas rodas (de 24 raios) e fiquei impressionado. Fartaram-se de levar porrada, nunca empenaram, foi raro partir raios, enfim gostei (e peso quase 80 kg, não sou nenhum peso pluma). Se procurares "Shimano XT M788 MTB Disc Wheelset" encontras o par em questão.

O problema é quando precisas de manutenção. Simplesmente não existe.
 

PedroTenreiro

Active Member
Tive umas exactamente iguais tirando a cor dos nipples (no meu caso eram vermelhos). Parti um raio, fui a uma loja de bikes aqui da zona e na hora arranjaram solução. Não foi com um raio shimano mas uma adaptação. Funcionou sempre bem até as vender.
 

edununo

Well-Known Member
Jocas, a Mavic tem montes de modelos de BTT com 24 raios. A Fulcrum também tem alguns modelos. Não são assim tão raros os casos.
 
Top