Raid XO - Centro ao Ocidente - 10,11 e 12 Junho 2011

palxandre

New Member
Aqui…
Donde a terra se acaba
e o mar começa…

(Camões)

Este é o mote para epopeia de 3 etapas a realizar em 3 dias, com início no centro de Portugal e chegada ao cabo da Roca, parte mais ocidental da Europa.
Evocar a epopeia dos Descobrimentos Portugueses e divulgar todo um património natural que liga Proença-a-Nova a finisterra da Europa.
Uma prova de regularidade para ser realizada em equipas de 2 elementos guiados por GPS.

Evento- Raid XO - Centro ao Ocidente
Data: 10, 11 e 12 de Junho de 2011
Distância: Percurso com aprox. 400 quilómetros.
Tipo de Prova:3 etapas lineares e guiado por GPS.
Grau de dificuldade: alto
Formas de participação: Duplas
Preços: A divulgar brevemente
Sítio oficial:http://www.raidxo.com

As inscrições abrem brevemente no sítio oficial e terminam quando atingirmos as 150 duplas ou a 22 de Maio de 2011.

Contamos ter concluído o sítio a 15/11/2010.

Este é um evento Horizontes.
 
Last edited:

filippus

New Member
Boas,

Se é evento Horizontes, a qualidade está assegurada.

Só me falta treinar, arranjar parceiro e GPS.

Conto marcar presença.

Abraço
 

palxandre

New Member
Filuppus,

Vamos procurar soluções para os parceiros. Estamos pouco receptivos a introduzir a classe solo...mas os pedidos são muitos.

BTT SEMTEAM
Será uma epopeia sim. A 10 de Junho, dia de Portugal e das comunidades de língua Portuguesa, daremos a partida de Proença. Vamos evocar os descobrimentos Portugueses e tentar elevar a auto-estima. Começar no interior profundo e chegar ao mar onde, em tempos, partimos para dar a conhecer o mundo ao mundo.
 

palxandre

New Member
Gostávamos de saber quantos são aqueles que a participação em duplas os impede de participar no Raid Xo - Centro ao Ocidente.

Lancem aqui as vantagens e desvantagens de participar em dupla e defendam a tese que a solo é melhor.
 

Hugo660

New Member
A meu ver, a única vantagem das equipas de 2 elementos, e que não é de descorar, é a nível de segurança, tudo o resto é “peso”. Quero eu dizer com isto que uma lesão que impeça de o meu companheiro de equipa participar/acabar a prova, impede também a mim. Quero eu dizer que um problema mecânico que me impossibilita de continuar, também impede o meu colega de permanecer (ainda por cima foi ele que me desafiou).

Mais! Então onde está esse espírito de aventura que todos apregoam que é o btt? Ou será que o btt é um desporto colectivo na sua essência?
Quanto à desvantagem que é ao nível da segurança, vejamos o transportugal, Serpa 160, as mais conhecidas entre tantas outras que há nível nacional mas de menor projecção, e a segurança não é deixada de lado!! (Quase que me atrevo a dizer que existem mais acidentes nas provas de 40/80km do que nas ultras sem querer entrar em off-topic)

Inscrições a solo – não impede de quem quiser fazer a prova com outro elemento de o fazer, e posso fazer a minha (prova) comigo ou com um companheiro que passados 100km estamos juntos e ajudamo-nos mutuamente, até porque não estamos para disputar o primeiro lugar, mas sim para passar um bom bocado.
Inscrições de equipas de 2 elementos… acho algo muito “sui generis”, não se enquadrando de todo neste tipo de provas.
É a minha opinião!
 

palxandre

New Member
Hugo,
Muito clara a tua opinião e de registo, o que agradecemos. Ela tem baseia-se em factos.

O XO tem também uma vertente de espirito coletivo. É nesse ponto e o da segurança que mais nos batemos. O azar de um é também o do outro. A sorte é de ambos, também.
Vamos continuar a "ouvir-vos" para que tenhamos uma prova à altura dos nossos desejos e vossas expectativas.
 

agirão

New Member
Em duplas, para quem o pretender e...a solo, pelo menos para mim!

Pelas razões já apontadas, também a solo!

The SoloMan
 

biketuga

New Member
A única razão que teno de momento para não participar é a falta de um companheiro com o mesmo andamento que eu. Deveriam haver as duas vertentes.

Acho muito interessante este pedido de sugestões.
 

fitty77

New Member
Arranjar um companheiro com a mesma disponilibidade para treinar, com o mesmo andamento, e claro, com o factor confiança que um tem que ter com o outro, é sempre dificil de conseguir. Há pessoas que treinam todos os dias, com as mesmas pessoas, e sabem que podem depender umas das outras numa prova deste tipo. Mas não é o meu caso, não porque não possa contar com elas, longe disso, apenas e só porque temos andamentos diferentes... E em tiradas longas, eu ou o outro companheiro irmos fora do nosso andamento normal é extremamente penoso, tanto fisicamente, como psicologicamente. Para além disso, acresce as situações que o Hogo 660 menciona.
 

JJota

New Member
Boas .
Não tenho nada contra as duplas . É mais seguro e mais complicado a todos os níveis . Dá uma mistica diferente ao evento .
Já fiz os Geo raid´s e sei como é .
Eu por mim gosto mais do formato Solo .
 

rfccarvalho

New Member
Há alguém a defender as duplas?

Defendo que este tipo de eventos seja envergada por equipas 2 elementos. Neste país todos temos a mania que conseguimos fazer melhor algo, sozinhos...mas 2 pessoas, mesmo que sem estarem ao mesmo nível, conseguem ultrapassar desafios de maneira diferente!

A solo...damos o que temos e não temos...não desfrutramos totalmente dos trilhos, das paisagens e somos capazes de andar o tempo de duração da etapa, a pensar no raio da semana de trabalho que tivemos ou vamos ter, nos problemas da vida e na maldita crise!

Em duplas...o andamento não é do mais forte nem o do mais lento! Há o desafio do próprio percurso conciliado com a constante adquação do ritmo da equipa. Apreendemos a ter paciência, a desfrutar do que estamos a fazer e das paisagens, aprofundamos uma amizade, capacidade de superar-nos em equipa e temos conversa para 5 ou 6 horas de prova.

Da questão da segurança todos já percebemos!

Todos os dias temos de saber lidar em equipa seja no trabalho ou em relações pessoais e isto também se treina!

Nem só treinar muito as pernas é suficiente!

É este o desafio das duplas...apreendemos muito e desfrutamos mais! A solo vamos para casa com pouco!

É o meu ponto de vista!
 

jlalmeida

New Member
Em duplas, para quem o pretender e...a solo, pelo menos para mim!

Pelas razões já apontadas, também a solo!

The SoloMan

Concordo...
Embora seja um adepto das duplas, concordo que quem o queira fazer a solo tenha essa possibilidade. No entanto, acho que a questão das duplas é muito interessante, pelo espírito do trabalho colectivo e pelo partilha dos bons e maus momentos.
No entanto tenho uma má experiência com duplas. No ano passado em S Pedro do Sul o meu parceiro do GEO decidiu ficar na cama no segundo dia só porque .. não lhe apeteceu fazer a segunda etapa. Num misto de raiva e coragem fir toda a segunda etapa sózinho e cheguei à meta com tanta satisfação como se tivesse ganho a etapa.
ps: perdoa caro Fernando mas esta faz parte do meu "baú de memórias" do BTT.
 

palxandre

New Member
Ricardo, é um bocado esse o espírito que se procura nestas provas. Um trabalho a dois, em equipa, onde um sofre as dores do outro e as vitórias e derrotas são de ambos. A isto chama-se partilha.
É bonito, e mostra uma coerência muito acima da média, a tua opinião. Principalmente porque és um jovem. Passado que está o elogio, tenho também de concordar com o Jalmeida...é frustrante não terminar por causa de um parceiro que não lhe apeteceu. Mas vejamos a parte positiva das coisas: existe um baú e ainda se mantém o respeito pelo colega: perdoa caro Fernando....apesar de tudo, amigos.

Nós como organizadores temos de ver as coisas de 3 lados: a dos que preferem a solo, os que defendem as duplas e a do retorno do investimento. Os argumentos, que aqui vão ficando, serão registados na nossa balança de prós e contras. Juntaremos o retorno e teremos uma solução.
 
Last edited:

palxandre

New Member
Para trazer um pouco do espirito das grandes provas mundiais, o Raid Xo terá acampamentos. Nesses acampamentos estarão montadas tendas, numeradas, para todos os participantes. Ainda não decidimos é se são tendas duplas ou solo.
 

fitty77

New Member
Não resisto a perguntar uma coisa: o que é que impede 2 pessoas inscritas a solo de fazerem a prova juntos? O sentimento de partilha, companheirismo e espirito de equipa não é o mesmo? Não fiz muitas provas de resistencia, mas já vi provas de 12 e 24 horas serem feita por pessoas a solo e durante toda a prova andarem sempre juntos, como se fosse uma dupla. No final compreendi o que os unia, e a satisfação não é a mesma que uma prova feita em duplas? Do meu ponto de vista, a questão das duplas apenas obriga.... quem quer ir a solo a ficar em casa. A forma de conciliar as vontades de quem defende duplas ou solo, é haver inscrições a solo.

Rfccarvalho, compreendo o que dizes, e concordo sem duvida com o que mencionas. Fazer uma prova de resistencia a solo, por vezes acaba por nos dar o tédio. Mas será mais verdade em circuitos fechados. Em provas em linha, cada km é novidade.

Por outro lado, repara que temos que lidar em equipa todos os dias das nossas vidas, bem ou mal, temos que o fazer, seja no trabalho, na familia, numa patuscada com os amigos, etc, etc, etc. Tudo é feito em equipa nas nossas vidas. Não poderá isso ser uma motivação para uma pessoa, por uma vez, fazer algo sozinho, numa de evasão total, só ele, a bike e os trilhos, sem mais nada com que se chatear, apenas aproveitar o dia e a satisfação de no final ter chegado ao fim porque no dia a seguir, a rotina das nossas vidas vai voltar.
 

LAMEGOBIKE

New Member
Duplas ou solo?

Os meus cumprimentos;

Esta irá ser a minha 1ª participação num evento com tão exigéncia física e psicológica.

Em relação á participação (solo ou equipa), a minha opinião é de acordo com a experiência que tenho a nível profissional.

Nas duas situações existem factores negativos e positivos. Não é necessário aqui os descrever, pois os visitantes deste tópico saberão bem ao que me refiro.

Assim, vou só tecer alguns promenores.

Ou temos algum amigo com quem treinamos e sabemos bem quais as capacidades e limitações e aí sim, pode-se fazer uma parelha. No meu caso, apesar de fazer uns 800 a 900 Kms por mês, prefiro ir a solo pois não tenho companhia para este tipo de prova (por agora).
 
Top