Rótulas desviadas

BH Shark

New Member
Ontem fui ao médico porque desde algum tempo tenho vindo a ter dores nos joelhos. Após hora e meia de espera lá fui chamado, expliquei o que se passava e ele analisou-me.

Após me ter mexido nos joelhos disse-me que tinha as rótulas desviadas, mas como sou leigo não sei em que consiste isso. Suponho que as rotulas não estejam no devido sitio mas n sei bem no que consiste.

Depois de me ter receitado uns exames (RX aos joelhos) supreendeu-me: disse-me que devia andar ainda mais de bicicleta.

A minha duvida é esta: sendo um problema nos joelhos o movimento de pedalar não agravaria o problema? E no que consiste as rotulas desviadas?

Boas pedaladas

BrunoP
 

Joao Narciso

New Member
Boas,

Acho estranho voce ter ido ao medico e não ter ele mesmo esclarecidos logo essas duvidas. :ideia:


Boas pedaladas
 

BH Shark

New Member
BTT Rio Azul said:
Boas,

Acho estranho voce ter ido ao medico e não ter ele mesmo esclarecidos logo essas duvidas. :ideia:


Boas pedaladas

Não me trates por você, acho que não fica bem sendo eu muito novo...

O médico não me disse mais nada só disse que tinha que fazer o RX para ver melhor o que se passava... Não me explicou no que consistia o meu problema.

Boas Pedaladas
 

Djinha

New Member
O meu irmão tem um problema que não sei se será o mesmo.
Básicamente é um problema congénito (já nasceu com ele) e consiste numa movimentação anormal e desviante da rotula aquando do movimento do joelho, o que causa desgaste dos tecidos da articulação e daí umas dorzitas bastante incómodas.

De qualquer das formas da próxima vez que fores ao médico, sê chato e pede para te explicar tim tim por tim tim em que consiste o teu problema, possiveis origens, etc.
 

jneves

New Member
oi a minha namorada tb sofre de rotulas desviadas, tem de fortalecer os musculos internos da perna que contrariem o desviamento da rotula, informa-te um pk mais e confirma se andar de bike é bom ou não. pelo k o medico disse a ela andar de bike fara fortalecer todos os musculos da perna e se calhar o perfeito seria o fortalecimento so do musculo k nos interessa neste caso o obliquo interno.
boa sorte
 

c_gomes

New Member
Boas
Eu sofro do mesmo problema e a indicação do medico foi:
Fazer musculação para fortalecimento do obliquo interno, andar de bicicleta mas evitar longas e ingremes subidas. Fazer alogamentos e gelo após o exercicio, tambem fiz fisioterapia e os resultados não foram os esperados apesar de alguma melhoria.
Neste momento ando melhor apesar de notar falta de força, agora ando sempre com mudanças mais leves.
Se usas pedais de encaixe vê bem os alinhamentos e a altura do selim, pois qualquer deste mal regulado e com o movimento repetitivo que é o pedalar pode provocar ou agravar lesões.
Procura na net por "condromalacia patelar"

Um abraço
Carlos Gomes
 

Tomac98S

New Member
Olá..

posso falar do meu exemplo, com a ressalva de puder n corresponder à mesma coisa (só um médico o poderia fazer).

Eu tinha dores num joelho e ficava com o tendão inflamado.
Ora o tendão ficava inflamado, porque não estava "direito" devido a ter a rotula desviada externa, logo o tendão "trabalhava" ou pouco assim / em vez de | (passe o exagero no silbolo).

A rótula devia assentar correctamenta na parte superior da tibia, mas com o crescimento repentido ou alguma coisa que fez a rotula ficar um pouco virada para fora.

Acho que isto tem um nome proprio, mas sinceramente não sei.

Como estava farto de meias soluções, fiz uma força para ser operado e está muito melhor.
Umas doreszitas quando há umas mudanças bruscas de temperatura, mas nada de mais.

Algúma coisa mais que possa "esclarecer" na medida do possivel, é só avisarem.

Cumpts
Tomac98S
 

tojo

New Member
Inflizmente descobri a pouca que sofro tambem desse problema.
Embora ainda não tenha o diagnostico final do medico o que ele me explicou foi que devido as rotulas estarem desviadas a parte interna da perna ficava sujeita a maior esforço e que dai resultavam as dores principalmente quando a carga era muito grande.
O que ele me disse e que teria de fazer um treino especifico para o musculo afetado e que poderia andar de bike a vontade mas que quando doe-se para parar.

Digo-te ja que o gelo alivia bastante as dores.

Eu parei uns dias fiz gelo e comecei a praticar futebol e natação de vez enquando e claro sempre btt, e felizmente a dor passou.
Secalhar esses desportos trabalham esse musculo não sei se sera verdade ou nao.

Melhoras.
 

ptm

Active Member
Boas, eu também vou falar do meu caso:
Eu tinha dores no Joelho quando me baixava, quando levava o joelho ao peito,
Fui ao médico ele diagnostico-me um problema congénito (defeito de fabrico) que consiste numa movimentação anormal e desviante da rotula aquando do movimento do joelho, causa provável demasiado esforço, ou rápido crescimento.
Aconselhou-me fisioterapia para fortalecer o músculo vasto interno, andei assim 3 meses na fisioterapia e resultados nada, após muitas idas a ortopedistas, fui operado na cuf descobertas pelo Dr. Varatojo.
A operação consiste no seguinte segundo o Dr. liberta a asa da rotula assim não provoca dores, e 2 anos depois, não me dói nada....mas o joelho nunca fica igual ao outro, mas o problema é que me pode acontecer o mesmo ao outro.
Aconselhou-me andar de bicicleta...mas com moderação esse é o problema.
As melhoras espero ter ajudado.
Um abraço
 
D

Daniela

Guest
Aqui vai a minha experiência longa, neste assunto :|
Com 22 anos, comecei a ter dores no joelho direito, fui à médica de família que me receitou magnésio! O resultado que deu foi uma cris :shock: Algum osso do joelho começou a saltar do sítio e deixar-me dores horriveis, deixei de conseguir fazer movimentos reptitivos, subir escadas, bicicleta, conduzir! Tinha que parar, para me baixar e colocar a rótula( que era o que andava a sair do lugar!)no sitio. Fui ao ortopedistma que me acompanhou em criança, e ele disse-me logo que devia ser desvio nas rótulas, que tinha de ser operada , mas encaminhou-me para outro médico pois ele era ortopedista infantil e eu já tinha mais que 21 anos.
Fui para um médico, fiz exames, e confirmou-se o diagnóstico! :shock:
Fui a outros médicos e todos confirmaram o mesmo.
Foi marcada operação, mas quando fui operado o meu médico estava de férias, e então foi um cavalo(mas muito conceituado) que me operou, não fez nada do que devia ter feito porque achou que não era preciso e mandou-me para fisioterapia com prognóstico rservado e 3 anos de medicação!!! Comecei a fazer fisioterapia e comecei a sentir-me mal, o fisiatra que me acompanhou mandou-me fazer umas tacs com medições e realmente os meus desvios eram grandes...
Desesperei, chorei, berrei, nao voltei aquele cavalo no pós operatório!
Ainda em recuperação, mas com dores e ressaltos da rótula, procurei outro médico que me indicaram, fiz novos exames que ele me pediu, e ouvi que tinha que ir novamente para o bloco pois tinha que fazer a operação que o cavalo me devia ter feito e não fez!
Novamente chorei berrei e barafustei... :|
Tive que esperar quase um ano para poder ser operada, porque a minha mão tava com uma perna partida... :shock:
Nesse entretando, experimentei tudo...Um osteopata que era contra a operação e me mandava fazer bicicleta para o dito reforço muscular, mas que não valia de nada...uns médicos Italianos que vieram cá fazer uma convenção e fui servir de cobaia e me ligaram o joelho com umas bandas autoclantes que mudava todos os dias, durante 3 meses, e até andava bem, mas quando deixei o tratamento, voltou tudo ao mesmo, cartilagem de tubarão que me ajudava nas dores...1001 coisas sem resultado e com sucessivos saltos da rótula e a destruir a cartilagem e a destender o tendão rótuliana. Saia para a noite com o joelho ligado com uma ligadura elastica...
Chegou o dia da dita operação :D
Fui muito feliz para ela, pois sabia que tava em boas mãos e qualquer coisa seria melhor do que eu estava a passar, tinha garantias de uma recuperação a 97%!!! :lol:
Acordei da operação a morrer de dores...muito mal...fixaram-me a rótula com um parafuso e mexeram em tendões e musculos...passei muito mal a primeira semana, pois desenvolvi um processo inflamatório, a fisioterapia 3 dias após a cirurgia era turtura, desaprendi de mexer a perna durante 3 semanas, pois estava dentro de talas e o meu cerebro esqueceu-se como se mexia a perna!!! :cry:
Mas depois de tudo isso, veio o momento mais esperado, o correr, saltar, tudo sem dores e sem a rótula saltar do seu lugar...
Passado um ano retirei o parafuso, e agora passado 2 anos sinto-me muito bem!!! :lol: Tenho sequelas, pois como deixei andar...a cartilagem está destruida...mas o meu médico diz que é preferivel esperar uns anos até inventarem alguma coisa que realmente dê resultado! Pois EU SINTO-ME MUITO BEM!!!
Tenho o outro joelho agora a começar com o mesmo problema, mas antes de avançar para cirurgia, vou começar com umas injecções de cartilagem e fisioterapia de reforso muscular...para aguentar mais uns anos pelo menos!!! :lol:
 

petervmaster

New Member
BH Shark said:
Ontem fui ao médico porque desde algum tempo tenho vindo a ter dores nos joelhos. Após hora e meia de espera lá fui chamado, expliquei o que se passava e ele analisou-me.

Após me ter mexido nos joelhos disse-me que tinha as rótulas desviadas, mas como sou leigo não sei em que consiste isso. Suponho que as rotulas não estejam no devido sitio mas n sei bem no que consiste.

Depois de me ter receitado uns exames (RX aos joelhos) supreendeu-me: disse-me que devia andar ainda mais de bicicleta.

A minha duvida é esta: sendo um problema nos joelhos o movimento de pedalar não agravaria o problema? E no que consiste as rotulas desviadas?

Boas pedaladas

BrunoP

Boas amigo

O concelho que lhe dou é muito simples. Vamos ser práticos, cada caso é um caso e cada um deve proceder da maneira mais adequada para minimizar o problema.
Deve fazer o Rx aos joelhos e se for necessário outros exames de forma a descobrir exactamente o problema. Depois o médico irá indicar-lhe um diagnóstico mais preciso. Como se trata de um clínico geral, presumo, deve nessa altura consultar um especialista que lhe dirá concretamente o que fazer.
Esta é claro a minha opinião, lembre-se que o primeiro diagnóstico pode não estar correcto ou por outra, completo, daí o rx.
 

gingasbtt

New Member
Boas.
Também sofro do mal de rotulas deaviadas, 10 mm no joelho esquerdo e 15 mm no direito.
Após exames e mais exames, liquido no joelho e sindrome iliotabial, detectaram que tinhas as rótulas desviadas.
Não fui operado, estou à duas semanas em fisioterapia para ser reavaliado no dia 30 de Abril e depois logo se verá, até lá, não posso fazer nada.
A ver vamos.
Cumps
 

ptm

Active Member
Eu também tenho (tive) ou tenho ainda no outro joelho, esse problema, o desvio ao certo não sei quanto era mas que causava dores isso causava,
Não me podia baixar
Levar o joelho ao peito era um problema
Mudanças de direcção repentinas nem pensar
Pedalar causava dores
Após a operação à 2 anos
Levo joelho ao peito não dói
Pedalo como nunca pedalei
Baixar não dói mas causa uma ligeira impressão
Rotações espontâneas não aconselhável ( futebol nem pensar )dar um pontapé em seco evitar .

Por incrível que pareça uma das piores coisas é quando vou as compras ao supermercado e ando com o carrinho aquele movimento de rotação não é nada saudável para o joelho.
Mas a coisa boa nisto tudo é que descobri um vicio abafado pelo futebol o BTT.
As melhoras
 

PerleKes

Member
Boas.
Também sofro do mal de rotulas deaviadas, 10 mm no joelho esquerdo e 15 mm no direito.
Após exames e mais exames, liquido no joelho e sindrome iliotabial, detectaram que tinhas as rótulas desviadas.
Não fui operado, estou à duas semanas em fisioterapia para ser reavaliado no dia 30 de Abril e depois logo se verá, até lá, não posso fazer nada.
A ver vamos.
Cumps
É parecidissimimo com o meu caso. Como é q resolveste?Foi ao sitio com fisio?
 

kuto

Member
A rótula devia assentar correctamenta na parte superior da tibia, mas com o crescimento repentido ou alguma coisa que fez a rotula ficar um pouco virada para fora.

Acho que isto tem um nome proprio, mas sinceramente não sei.

Penso que é: "Desvio Básculo Externo" caso seja desvio para "fora" e "Desvio Básculo Interno" se o desvio for para "dentro".
Eu tenho "Desvio Básculo Externo" no joelho esquerdo e as dores apareceram quando fui de férias 15 dias e não fiz exercício ...
Como pratico tai chi, a coisa tá controlada :cool:
 

Markulino

Member
Boas malta!

Sou Técnico de Radiologia (ou seja, o Sacana que está atrás do vidro aos berros, ehehehehe)
Devem ter feito 3 incidências aos joelhos (frente, laterais e de papo para cima (axiais)).

Curto e grosso, deve de haver por aí alguns músculos mais fraquitos que precisam de algum trabalho para irem ao sitio.
Isto , para malta mais nova, entenda-se. Em casos mais graves fazem TC aos Joelhos (TAGT's) ou mm RMN.

Como já foi dito, podem ser condições congénitas ou derivadas de Traumatismos antigos ou mm uma coisa perfeitamente normal como as "dores de crescimento".
Exercicio é sempre um bom "tratamento", nem que seja corrida ou marcha para ajudar o crescimento muscular ou ajudar os "Legos" a trabalhar na sua correcta posição.
A outra opção passa por uma Cirurgia "correctiva" e garanto-vos que não será a melhor.

Qq duvida, apitem.
Tenho algum material didáctico que poderá ajudar.

1 abraço
 

jnnunes

New Member
Amigo Markulino

Eu tenho as rotulas deslocadas e ando bastante de bicicleta e de vez enquando tenho dores nos joelhos. Será que devo continuar a andar de bicicleta ou posso piorar a situação?

Abraço
 
Top