Rápida acumulação de lactato (vulgo, ácido láctico)

nuno do vez

New Member
Bom dia
Gostaria de saber como posso retardar ou ate mesmo depois de ter bastante ácido láctico que nao consiga eliminar gostava de saber o que fazer ou ate mesmo tomar ou comer... quem sabe ...???!!!!!
E esta situação eu deparo principalmente nas subidas mais ingremes onde a acumulação rápida de ácido láctico persinte em me "atacar".

Obrigado
 

Knock

New Member
Boa tarde.

Para aumentar a capacidade do músculo de tolerar o lactato é necessário um treino específico dessa capacidade. Aí conseguirás aguentar uma maior concentração desse produto do metabolismo quando realizares esforços que solicitem a via anaeróbia láctica. Para a sua eliminação eficaz recorre-se à apelidada "recuperação activa", prolongando o exercício em intensidades baixas (50-60% da frequência cardíaca máxima ou de reserva).

Quanto à alimentação pouco à a fazer penso eu de que ;)
 

nuno do vez

New Member
Obrigado Knoc
E que tipo de treino específico eu pooso fazer para retardar o Acido lacteo ??? alguem me pode ajudar ? Obrigado
 

Knock

New Member
Não estou dentro da área específica do ciclismo, mas posso deixar aqui um exemplo de séries com vista ao desenvolvimento da tolerância láctica. Considera isto apenas como um exemplo e não como algo absoluto. Este é um trabalho de qualidade e por isso devem ser respeitados os intervalos de recuperação. No mínimo, para recuperar de um trabalho deste tipo o organismo necessita de 48h de intervalo para um novo trabalho desta capacidade, daí que deva ser efectuado com moderação e apenas se tiveres uma base de treino razoável. São intensidades elevadas e desaconselhadas para pessoas que não trabalhem regularmente.

Aqui vai o EXEMPLO:

1 a 3 x (3 a 12 repetições) de 1 minuto com 40'' de intervalo entre cada repetição e 6 minutos entre cada série (podem ser a rolar a uma intensidade mais baixa)

Frequência cardíaca máxima (esforço máximo de modo a aguentar o minuto que dura a repetição)

A duração total do trabalho deve ser inferior a 30 minutos.

O trabalho pode ser feito em terreno plano.


Espero ter ajudado e espero também não ser alvo de duras críticas por aqui :twisted: Volto a referir que o ciclismo não é a minha área específica.
 

rm6

Member
Boas,


Penso que o que podes fazer para ganhar mais tolerância ao ácido láctico, é treinos de alta intensidade, em ferquências cardiacas de 75% a 85%, por um periodo de 30 a 45 minutos em cada sessão, fazendo picos, isto é, tenta rolar entre os 75% a 80% e de vez em quando tenta atingir os 85% e depois baixa para os 75%, não podes esquecer é no final deixares os musculos recuperarem e um dos métodos utilizados é rolares um pouco em ferquências de 60% a 75%, para que o ácido láctico vá sendo dissipado, outra ajuda muito importante é a recuperação pós-exercicio, tenta ingerir, fruta rica em antioxidantes (maças, amoras, etc...) para também ajudar o musculo a recuperar (isto é meramente um exemplo).

Algo que também podes fazer, é durante as voltas que fazes, ingerir água, antes, durante e depois mas com alguns aditivos :):):), podes sempre fazer uma bebida caseira para te ajudar a repôr sais, vitaminas e minerais, eu por exemplo faço o seguinte:
- água
- sumo de limões (não é o mesmo que sumo de limão :):):) )
- mel
- uma pitada de bicarbonato de sódio
- " sal

Digamos que é um isostar caseiro :):):)

tenta também fazer uma alimentação cuidada, por exemplo: ao pequeno almoço - muesli com uma peça de fruta, a meio da manhã outra peça de fruta ou um iogurte, o almoço o normal :mrgreen: a meio da tarde mais uma peça de fruta ou pão etc.. tudo isto irá manter os teus niveis de inergia, nas melhores condições possiveis, e ajuda também a recuperar.

Para já não me ocorre mais nada, mas se surgir mais alguma coisa eu aviso :mrgreen:

espero ter ajudado, porque é isto que faço para ganhar mais resistência ao acido lactico, esse safado :mrgreen:
ainda estou a "entrar" neste forum por isso estou um pouco nervoso :mrgreen:

grande abraço

P.s - desculpem os erros
 

BeAsT

New Member
Se Não Tiveres Muita Paciencia Para Fazer Treinos de Retardação do Ácido Láctico, Podes sempre Tomar 3 Cápsulas de IntraXcell, Que tem a Funcão de retardar a Função do Mesmo...

Eu uso e Dá Resultado, Mas no Meu caso também há muito treino á mistura Portanto n passa de um Suplemento. :D
 

nuno do vez

New Member
Obrigado por a vossa ajuda.. vou seguir os vossos concelhos, primeiro vou experimentar a receita caseira,sempre é mais natural, mas atenção não sou contra os suplemetos ate mesmo pelo contrario, são uns optimos suplementos para recuperação apos o exercicio e não só.... :lol: :lol: Cumprimentos

ps. o spinn bike será um bom treino penso eu. estou certo ?
 

rm6

Member
Sim,

o indoor cycling vai ajudar-te bastante, têm umas sessões de alta endurance que te ajudam a conseguir mais tolerância ao lactato.
Tem é cuidado em não abusar das sessões de alta Endurance (alta intencidade), senão não consegues recuperar devidamente.

abç
 

BeAsT

New Member
Cuidado é com a Fatiga no Caso de Treinares Todos os Dias em Bike de Spinning...Isso Pode Trazer Lesões. Ah, e esqueci-me de Dizer que o IntraXcell Vende-se onde se vende todos os OUTROS Produtos da GoldNutricion. Pena é ser Caroooo.
 

nuno do vez

New Member
Boa tarde
Quer dizer se treinar indoor cycling 2 x semana e bika 2 x semana nao será de mais certo ?
de uma aula de cycling para outra aula devo descansar cerca de 48 horas certo?
Obrigado por a vossa ajuda

Nuno Araujo


WWW.BTTTERRASDOVEZ.COM
 

rm6

Member
2x por semana de indoor só irá fazer bem, tenta é fazer umas das sessões em baixa/média endurance, ou seja, tenta fazer a sessão a rolar entre os 65% e os 75%, assim dá tempo para recuperar e também treinar a parte cardio :mrgreen: que também é muito importante para aguentar as sessões de Alta Endurance (75% a 85%), assim vais criando uma boa base de trabalho.
Com o tempo começas a notar resultados muito satisfatórios.
Não esqueças da hidratação, antes durante e depois do exercicio e da alimentação.

abç
 

match

New Member
Esse é mesmo um problema que atormenta bastante.

RM6>
Nao entendi bem o exemplo citado.
O que quis dizer com : 1 a 3 x (3 a 12 repetições) de 1 minuto com 40'' ??

1 a 3 séries?. E cada série com 3 a 12 repetições?
E entre cada série 6' de recuperação?
 

nhunho

New Member
Lactato, lactato o eterno inimigo dos atletas...
O objectivo de qualquer plano de treino entre outros, é o de tornar o metabolismo mais eficiente. Produzindo mais energia e menos lactato, aumentando a rapidez de eliminação, retardar o seu aparecimento e aumentar a tolerância do organismo a este.
Não deves confundir dores musculares, que podem ser resultado de má recuperação, com acumulação de lactado.
Deves determinar o teu limiar anaerobio-> intensidade de esforço a partir da qual se acumula o dito no sangue.
E partir daí elaborar um plano de treino objectivo.
 
nhunho said:
O objectivo de qualquer plano de treino entre outros, é o de tornar o metabolismo mais eficiente. Produzindo mais energia e menos lactato, aumentando a rapidez de eliminação, retardar o seu aparecimento e aumentar a tolerância do organismo a este.
Não deves confundir dores musculares, que podem ser resultado de má recuperação, com acumulação de lactado.
Deves determinar o teu limiar anaerobio-> intensidade de esforço a partir da qual se acumula o dito no sangue.
E partir daí elaborar um plano de treino objectivo.

Esta é realmente a única situação passível de optimizar a eficiência fisiológica do atleta, para que o mesmo consiga tolerar maiores intensidades de treino/competição, produzindo menos ácido láctico.
Só com muito treino específico de tolerância à produção de lactato é que conseguimos ir retardando a produção do mesmo pelo organismo - mais propriamente o que se consegue é suportar cargas de treino mais elevadas, com menor custo energético para o organismo.

Neste sentido é necessário realizar um teste de esforço com análise da evolução da curva de lactato, para à posteriori ser possível prescrever um plano de treino orientado quer para a tolerância láctica, quer para a optimização da eficiência aeróbia do organismo.

Em relação a valores de frequência cardíaca de treino... depende do resultado do respectivo teste. O valor de treino de Limiar pode ser de frequências cardíacas na ordem dos 75% até 90% ou mais da frequência cardíaca máxima... pelo que, guiar por valores baseados apenas em cálculos com a Frequência Cardíaca, dificilmente nos poderão ajudar a evoluir.

Bons Treinos

TA
 
Top