Questões mecânicas na conversão para mono prato

Discussion in 'Questões técnicas e mecânica' started by ct1ehm, 13 April 2017.

  1. ct1ehm

    ct1ehm Member

    Boa noite colegas do pedal.

    Tenho tido alguns problemas de chupões, os quais receio que me estraguem a escora, visto que ao passar de 2ª para 1ª, por vezes a corrente fica presa entre a escora e a pedaleira. Friso já que não é por limpeza e a pedaleira é nova. Neste sentido uma das hipóteses é mudar para mono prato, mas tenho dúvidas com o prato compatível com a minha pedaleira FC-M8000-2, porque no documento Shimano, para o mesmo número de dentes as referências dos pratos são diferentes para mono e duplo, por ex. 34T Y1RL98070 para duplo e ISMCRM80A4 para mono, em princípio será a última.

    Também tenho dúvidas na montagem do prato, porque na minha óptica, devia de levar anilhas no sentido de aproximar o prato ao quadro, para manter a linha de corrente.

    Alguém me ajuda. Obrigado.
     
  2. klaser

    klaser Well-Known Member

    Está pedaleira já é própria para meter monoprato , escolhe o prato XT com o número de dentes q quer e é só aparafusar no sítio...Se quiser poupar algum também pode por monoprato SLX nesta pedaleira...
     
    ct1ehm likes this.
  3. ct1ehm

    ct1ehm Member

    Obrigado Klaser pela resposta, então se eu quisesse colocar um prato de 34, qualquer das referências que escrevi servirá?
     
  4. klaser

    klaser Well-Known Member

    Não consigo ver os pratos pela referência agora , mas os monoprato têm os dentes completamente diferentes dos outros para uso com dois ou três pratos , são muito mais altos ou tipo narrow / wide . Tem de escolher um prato para 1x11 nas especificações
     
    ct1ehm likes this.
  5. ct1ehm

    ct1ehm Member

    Ok Klaser, compreendi, era o que eu desconfiava.

    Muito obrigado.
    Boa Páscoa.
     
  6. zdjota

    zdjota Member

    nao tenho tido muito tempo livre pra responder, mas vi outro post a falares de chupoes na bike, o desviador dianteiro desregulado e os cabos desgastados teem sido o que mais influencia, mas movimentos centrais mais longos vao influenciar directamente o offset da corrente e ficar mais torcida do que o recomendado pelo fabricante da pedaleira(podes medir com um paquimetro e comparar)

    agora pergunto-me, tens possibilidade de fotos detalhadas? e que deve-se evitar esses chupoes ao inves de os tratar.
     
    ct1ehm likes this.
  7. ct1ehm

    ct1ehm Member

    Obrigado zdjota. Com excepção do desviador traseiro e dos shifters, é tudo novo, montei uma bicicleta do zero e só o material que enumerei é que saiu da antiga. Quanto à linha de corrente está a cerca de 49mm.

    A pedaleira era de 38x28 e eu substitui este último prato por outro de 24, talvez tenha sido esta substituição o motivo dos meus problemas, a conselho de um amigo aqui do fórum voltei a montar o prato de 28 e amanhã farei o voo de experiência no sentido de detectar anomalias, mas tenho fé que nada seja reportado, para compensar o prato de 28 dentes instalei também uma cassete de 36x11, a qual, pelas minhas contas, dará para os percursos que faço, visto que nas subidas mais acentuadas usava a terceira com o prato de 24 e com 34x11. Já agora, a cassete é uma SunRace CSMS0 que vinha com uma anilha espaçadora, sempre usei Shimano sem qualquer anilha, não sabia se havia de a colocar, mas acabei por a instalar, espero não ter feito borrada.

    zdjota Tendo em conta que a configuração já é diferente, creio não valer a pena estar a tirar fotos, mas agradeço a disponibilidade.

    Cumprimentos e votos de boa Páscoa.
     
  8. zdjota

    zdjota Member

    o prato de 24 nao deveria fazer diferenca, a "anilha" da cassete que dizes e o locker preto que fica em frente ao pinhao de 11t?
    depois vai dando feedback

    boa pascoa, que a minha tem sido uma loucura xD(por acaso o dia da pascoa crista coincide dentro da semana judaica)
     
  9. ct1ehm

    ct1ehm Member

    Durante o percurso de hoje tudo correu bem, já me tinha esquecido de como gosto da relação 28x38, é uma relação muito equilibrada, muito regular, sem grandes saltos na passagem de pratos, mas vamos ao que interessa, embora o percurso fosse fácil, sem grandes subidas, meti várias primeiras ( prato de 28 ) e conclui que desde que passe do prato de 38 para o de 28 em 5ª (21t), não surgem problemas e, numa distracção, em terreno com muita areia em que pensava que ia no prato de 28, comecei a baixar mudanças até à 3ª, quando vi que afinal ia no prato de 38, passei para o de 28 e pareceu-me que o chupão habitual ia acontecer, mas como ia devagar e porque meti umas abraçadeiras grandes, creio que só roçou nas abraçadeiras, o futuro o dirá.

    Zdjota a anilha é para colocar antes da cassete ou seja antes do carreto de 36 dentes.

    Cumprimentos e boas pedaladas.
     
    Last edited: 15 April 2017
  10. RMDVENTURA

    RMDVENTURA Member

    No caso de converteres para 1x11, tal como disseram, tem de ser com o prato especifico de 1x.....! Podes optar pelo SLX (foi o que fiz e a minha pedaleira é igual) em vez do XT. É mais barato, ainda não sei é se a duração é a mesma.
     
    ct1ehm likes this.
  11. ct1ehm

    ct1ehm Member

    Muito obrigado RMDVENTURA, depois do voltar ao prato 28, não tem havido qualquer crise ( chupões ), mas tenho tido cuidado nas passagens 38 para 28, por outro lado, em breve vão deixar de existir misturas de 10 com 11 velocidades, só me falta o desviador traseiro que chegará na próxima semana, para ter tudo em 11 velocidades e veremos o que isto dará. Na eventualidade dos chupões voltarem a acontecer, então avançarei para 1x11.

    Cumprimentos e bom fim de semana.
     
  12. zdjota

    zdjota Member

    e sem a anilha o que acontece?
     
  13. ct1ehm

    ct1ehm Member

    zdjota, não sei o que acontece sem a anilha, na minha opinião não acontece nada, mas fui aconselhado pelo Vítor Reis a montá-la porque existem rodas que a requerem.
     
  14. ct1ehm

    ct1ehm Member

    Boa noite caros amigos e companheiros do pedal, lembrei-me de passar por aqui e dizer-vos como tem passado a minha bike relativamente aos " chainsuks ". Um ano depois e 3800 km feitos, informo-vos que tive zero " chainsucks ". Fiz alguns melhorias na máquina, como alteração das rodas para DT Swiss XM1501 atrás e Veltec ETR-Strike à frente, retirei-lhe algum peso e sinto-me muito orgulhoso da minha Cube. Ando a pensar em mudar para mono prato, se não gostar sempre tenho hipótese de voltar ao anterior.

    Muito obrigado a todos os que me ajudaram e votos de um óptimo fim de semana.
     
  15. elpatron

    elpatron Member

    Boas
    @ct1ehm tambem estou a pensar mudar a minha transmissao tripla para essa que estas a usar 28×38 que cassete estas a usar ?
     
  16. ct1ehm

    ct1ehm Member

    Elpatron, estou a usar uma SunRace MX8 11x40.
     
  17. elpatron

    elpatron Member

    Nao é muito pesado ?
     
  18. ct1ehm

    ct1ehm Member

    Compreendo, quando mudamos de configuração temos sempre esse receio, mas não, não acho nada pesado e eu não sou exemplo para ninguém até pela minha idade, mas também é em função dos locais onde andamos, podes ficar com uma ideia aplicando a fórmula: " nº dentes do prato / nº dentes da K7 * Perímetro da roda ", fazes as contas para a configuração que tens e para a configuração que pretendes e tiras uma conclusão. Tens uma forma mais simples que é um app para Androide denominado Bike Gear Calculator.


    Cumprimentos e boas pedaladas.
     
  19. klaser

    klaser Well-Known Member

    Para onde eu ando, 28/40 é muito pesado...mudei o prato para um 26 (o mais pequeno). Também há de ter em atenção uma coisa, estas cassetes têm o carreto maior (40, 42, etc) feito em alumínio, por isso convém calcular a relação que se precisa não apelando sempre para o uso deste carreto mais leve, senão o uso vai ser muito intenso e o mesmo vai " derreter" muito rápido...
     
    ct1ehm likes this.
  20. elpatron

    elpatron Member

    @klaser eu estava a pensar 28×38 e cassete 11×46 mas a cassete Xt tem um grande salto por isso a minha duvida .
    Atualmente uso 22×30×40 e cassete 11×36
     

Share This Page