Quem regula os erros dos comissários da FPC?

Br1Car12

New Member
Boa noite

Poderá alguém me ajudar nesta questão, estão os comissários do ciclismo acima da ética e da verdade desportiva?

Esta questão surge no contexto da classificação de uma maratona regulada pela Associação de Ciclismo do Porto e arbitrada por um colégio de comissários da FPC. Muito resumidamente, acabei a prova nos 10 primeiros classificados da geral e quando sai a classificação oficial, 3 dias depois, constato que a minha classificação não aparece, nem nos desistentes, nem nos abandonos, nada... Espantado com a situação envio email à ACP e... nem uma resposta, envio email à FPC e ... nem uma resposta...

Valerá a pena protestar sabendo que desde já a classificação do campeonato estará manipulada?
Que direitos tem um atleta federado perante esta situação?
Já alguém se deparou com situações semelhantes?

Desde já obrigado a todos pela possível ajuda
 

Jorge Dias

New Member
Viva,

A mim já me aconteceu algo semelhante:

Em 2012 na Maratona da Meda - Taça XCM, também não aparecia o meu nome na classificação, e por acaso até havia uma fotografia minha a cortar a meta com o elemento da AC Porto ao meu lado, responsável pelo controle das chegadas. Enviei mails para a Associação Ciclismo do Porto, foram eles que organizaram a prova, e nada.

Em 2013 na Maratona BTT XCM Internacional de Vila do Conde - Taça XCM, apareço com DNS. Na listagem da classificação apareço com o frontal 183 mas no secretariado deram-me o 187 (sou individual e portanto não houve troca de frontais dentro da equipa...). Enviei mail para a Organização que o endereçou para a Fullsport, que respondeu que por ser Federado só a Federação é que podia regularizar. Telefonei para a Federação a colocar a situação e questionei qual o mail a utilizar para comunicar oficialmente o erro que tinham cometido e pedir a regularização. Enviei o mail. Não me responderam. Na maratona seguinte, em Manteigas, falei pessoalmente com o diretor do BTT, Alexandre Domingues, e relatei-lhe o sucedido. Referiu que não tinha tido conhecimento do meu mail, pediu que o reenviasse para ele que trataria do assunto. Fi-lo no dia seguinte, e não recebi resposta, nem retificaram a classificação. No mês seguinte desloquei-me a Vila do Conde para ver o Campeonato Nacional de XCO e quem encontrei lá? O tal diretor do BTT nacional, Alexandre Domingues, que interpelei para saber o que tinha acontecido ao meu mail que lhe foi enviado diretamente, conforme tinha solicitado, e não é que teve o desplante de me dizer que tinha tratado do assunto e que me tinha respondido?
Tive que o chamar de MENTIROSO, não gostou, mas teve que engolir, pois nem retificaram, nem me responderam, nem ele nem ninguém da Federação. Não gosto de confrontos, mas gosto menos de pessoas sem carácter.

A minha resposta foi que este ano já não me federei.

Desejo-te sorte, mas o meu exemplo não augura nada de bom.

Boas pedaladas.
Jorge Dias
 
Top