Queda com consequências faciais - será o capacete integral a solução?

Mach3

New Member
Boas a todos,

Agradeço as vossas respostas, e vou certamente tê-las em conta na reflexão que estou a fazer, agora que não posso praticar btt durante uns dias.

Talvez isto tudo esteja a ser "ampliado" pelo facto de eu estar a menos de 3 meses de ser pai pela 1ª vez, e como tal a minha mulher estar um pouco mais sensível.

Em relação ao que importa, pois ainda estou como disse em reflexão, mas neste momento tudo aponta para o que alguns utilizadores já sugeriram, óu seja a compra do MET Parachute e de um camelback, a juntar a uma ou outra como por exemplo o amigo meu que costuma ir comigo Às maratonas, ficou já acordado que pese embora ele ande mais do que eu, pr sugestão do próprio a partir deste momento fazermos as maratonas sempre juntos, o que em caso de necessidade garante logo um apoio mais próximo, e impede que suceda o que aconteceu comigo, que foi cair numa altura em que estava sózinho.

Agradeço uma vez mais todas as opiniões, e peço que continuem a opinar, pois o que aqui estamos a debater, poderá ser util a outros que passem por situações semelhantes.


Abraço.


Mach3
 

kris

New Member
Boas
Antes de mais os meus parabéns pelo rebento que vem a caminho e o desejo de que a tua esposa tenha uma hora feliz e sem nenhum problema.
Naturalmente a tua esposa estará mais sensível a tudo o que o BTT implica e como tal tem que se entender, também sou mãe e sei avaliar como ela se sente. Quando se está prestes a ser pai ou mãe temos tendência a mudar a nossa perspectiva e as nossas prioridades mas também podemos fazer o que nos dá prazer desde que tenhamos os cuidados necessários.
Abraço para ti e um beijinho para a tua esposa e para o rebento que vem a caminho.
 

kuto

Member
Sobre o MET "Paraquedas" vi este tipo que se espatifou com um: http://markashburner.com/Blog/531E5336-DBF2-4015-AD08-2AB728D264A5.html
Ollie%20wipe%20out.png
 

anafonso

New Member
Ola Mach3

Antes de mais espero que já estejas a recuperar bem da queda, isso são coisas que acontecem a toda a gente mesmo quem anda a passear :D

Também eu mandei uma valente queda o ano passado numa descida na Maratona de Évora...fiquei toda esfolada, com o braço e a mão cheios de hematomas ...pior do que isto foi o queixo e o peito..voei literalmente da bicicleta e caí com o peito no chão e depois o queixo...por sorte não parti o externo mas ficou bastante marcado, no queixo levei 6 pontos e fiquei com a cara toda arranhada..
Depois desta queda ponderei imensas vezes, primeiro porque numa rapariga, como deves calcular, a figura ainda fica pior, para muita gente, depois porque trabalho na área comercial e na segundafeira seguinte quando me apresentei ao trabalho a minha aparência não era das melhores ehehe :cool:

Felizmente recuperei bem do queixo e nao tenho sequer cicatriz no queixo (o médico que me coseu fez um trabalho excelente), no entanto no peito fiquei com uma cicatriz razoavel e ainda hoje mta gente me pergunta se fui operada ao coração sempre que ando de decote :eek:

Sabes qual foi a solução para tentar esquecer isto? 2 semanas depois estava a fazer outra maratona, desta vez no Algarve, mas ... farto-me de descer a pé agora :D:D:D
Nao mudei de capacete, mudei apenas a minha forma de pedalar e passei a gostar mais de descer a pé..este ano já fiz uma série de maratonas e acredita que ainda me lembro bem da queda quando vou a descer mas aos poucos estou a perder o medo ;)

Espero que consigas ir esquecendo a queda como eu, obvio que que tens de pensar sempre 3 vezes: uma por ti, outra pela tua esposa e outra pelo novo inquilino lá de casa ehehe mas acredita que isso com o tempo passa..
 

ruisas

Member
Sobre o MET "Paraquedas" vi este tipo que se espatifou com um

e se o tipo não tivesse um Met Parachute ???? devia ficar com a fronha linda :)

Como eu fiquei numa queda há uns cinco anos, quando ainda não tinha o Met, e o que me safou foram os óculos, bastante resistentes e que tinham os aros completos à volta da lente.
Penso que se a queda acontecesse com o Met, a coisa tinha corrido muito melhor.


fronha.jpg



oculos2.jpg
 

Carnivore

New Member
Ruisas, essa queda foi no alcatrão ou não?

Andar de bicicleta tem destas coisas. Eu infelizmente já tenho marcas que chegam e presentemente sou mais consciente a andar e não arrisco nem um terço. Na cara nunca me magoei, mas para evitar magoar a cara já magoei outras partes gravemente. Saber cair também é uma mais valia. No caso do nosso colega penso que se maguou mais pelo facto de ir a beber água, isto é, não ia tão concentrado.
Deixar de andar de bicicleta penso que não é a solução. Como disse, já tenho mezelas que cheguem, entre elas um pulso que está completamente imobilizado e que nunca mais vai ter articulação. Mas não é por isso que vou deixar de andar de bicicleta.

Uma rápida recuperação e muitas felicidades pelo novo rebento.
Ps: Não deixes de fazer o que te faz feliz por um momento menos feliz.
Eu estou à um ano sem andar de bicicleta (por motivos profissionais não estou em Portugal, estou em Timor) e se há coisa que quero fazer assim que voltar é andar de bicicleta.
 

ruisas

Member
Sim, foi no alcatrão, na serra de Sintra um pouco antes de chegar a Gigarós a descer em direcção a Colares.
Um artista, dos bons, vindo de trás não respeitou a distância higiénica e entrelaçou o guiador dele no meu.
Nem tive hipótese, porque o artista entrou em pânico e em vez de tentar abrandar e parar, atirou-se literalmente para o chão, as bicicletas ficaram e eu fui projectado para a frente aterrado de cara no chão. As lesões foram 90% na cara incluindo um dente que teve de ser desvitalizado, mas fui para casa a pedalar.

Penso que uma das melhores regras de segurança no BTT é precisamente a bela distância higiénica dos outros ciclistas.
Já nos chega ter cuidado com aquilo que fazemos, quanto mais evitar o que os outros fazem.
 

JNR

New Member
Sobre o MET "Paraquedas" vi este tipo que se espatifou com um: http://markashburner.com/Blog/531E5336-DBF2-4015-AD08-2AB728D264A5.html
Ollie%20wipe%20out.png

o titulo do blog é freestyle e lá é dito que estavam a fazer uns drops...cada um sabe de si, mas não me parece que o Met esteja pensado para essas habildades...

espero que entretanto esse lábio já esteja melhor, eu proprio, mas por outras razões, também levei uns pontos no lábio inferior e práticamente não se notam, ou melhor, eu noto, mas quem não sabe nem dá por eles...é dos meus lindos olhos:cool:

as questões das quedas e agora ainda mais com o rebento a caminho...eu sou pai há 7 felizes meses e...não tenho caído mas fico a pensar mais, já não é só em mim que posso pensar.
Mas concordo com o que já foi dito, quando o medo é maior que o prazer...muda de desporto/hobby (a sueca indoor nesta altura do ano tem muita saida).

De resto, praticar com atenção e concentração, se pensares bem, o acidente foi realmente num momento em que não estavam no máximo, a ideia da mochila tb é boa, especialmente no inverno.

Se isso descansa a tua esposa, porque não? ainda mais nesta altura! o Met não há-de ser tão mau assim, é um capacete normal com queixal, ou seja, proteção normal MAIS o queixal e podes sempre retirar o mesmo.

Boa recuperação e muitas felicidades, que corra tudo bem.
 

jorgetaotao

New Member
bom dia e antes de mais as melhoras....
eu tambem tenho uma queda com uma lesao muito grave , tive uma fractura do troquiter luxaçao do ombro e ja la vao 9meses e ainda nao estou bem(mas ja andei de bike novamente)e nao sei kando fico a 100%se é que alguma vez fico,e claro que como tu tambem pensei em deixar de andar isso foi o 1º pensamento e é inevitavel, o que penso que deves fazer é continuar a andares mas com muito mas muito mais cuidado porque sabemos bem o que nos custa a lesao,e é muito facil falar para alguns membros do forum mas se um dia tiverem o azar de uma lesao grave com sequelas no futuro vao pensar como nos em desistir.....mas o prazer é tanto em andar que la voltamos.
um abraço e as melhoras

um abraço e as melhoras
 

danihardrock85

New Member
Antes de mais as rápidas melhoras e felicidades para o novo membro que ai vem Mach3!!

Depois de ler o teu testemunho confesso que fiquei com mais medo das quedas do que aquele que já tinha. Ganhei este medo depois de uma grande queda numa descida onde rachei o osso do cotovelo, e fez com que agora desça muitas vezes com a bike á mão.
O que te aconteceu, se fosse comigo colocaria em risco ou mesmo acabava com a minha carreia, pois sou musico (toco trompete) e uma lesão dessas nos lábios teriam grandes repercussões...
O deixar de andar já me passou pela cabeça, mas não deixo, simplesmente ando com mais cuidado e sempre ciente dos meus limites sabendo que o perigo neste desporto está sempre a espreita! e pensando bem, tanto posso ir de cara ao chão a fazer BTT (sei que há mais probabilidades de isso acontecer) como a ir a nadar na rua e escorregar e ir de fronha ao chão!! é como tudo na vida, se temos medo de morrer atropelado por autocarro, ter um acidente de carro, cair de umas escadas e etc. mais vale ficar em casa... mas como isso não é possível, mesmo tendo estes medos temos que andar na rua!! O medo é sinal que somos responsáveis e em doses certas só faz bem :D

Por isso não deixes de andar, anda com mais cautela... e que para cair basta ires na rua e tropeçares, e não é por isso que deixas de andar na rua!

As melhoras e cumprimentos.
 

oliana

Active Member
Um capacete integral pode ser solução. Mas se estivermos a pensar em todo o tipo de quedas, ainda faltam as joelheiras, cotoveleiras, botas com proteção lateral, camisolas com protector da coluna e ombros. Isso utilizo quando ando de moto.
Já tive algumas quedas daquelas que deixam mazelas que são comprometedoras para os movimentos normais do corpo. Sejam pequenas ou grande luxações. Ficamos com algumas dores durante algum tempo e requerem algum cuidado nos esforços fisicos. Treinos mais comedidos. Mas as quedas com ferimentos ligeiros acontecem e não nos devem meter medo. Depois de algumas horas, apenas restam os vestigios vermelhos na pele. As dores já foram.
Se pensarmos no pior então ficamos em casa e compramos um aparelho daqueles de pedalar em seco e armamo-nos em amsters que rolam, rolam na roda e não saem do mesmo sítio.
O btt é mesmo isto. Adrenalina e emoção com algum perigo á mistura. Se assim não fosse nem eu teria aderido a este desporto.

Já agora. Acho que existe um tópico no forum sobre a melhor maneira de cair. As técnicas podemos aperfeiçoá-las ao longo das nossas negativas experiências. Quem anda de moto á mais de 20 anos como eu, sabe do que estou a falar. As merd...acontecem mais tarde ou mais cedo. Temos de estar preparados na reação ao pior. E quer queram quer não, existem realmente melhores maneiras de cair e reagir ao perigo.
Boas pedaladas.
 

pc7

New Member
para passeios de domingo desaconselho completamente. No máximo uma capacete de dirt como o da foto. Tu ao caires teras sempre consequencias. Tu, que inicias-te o topico, disses-te que ias devagar, achas que faz sentido andar de integral e devagar? o integral é seguro, mas tem de haver censo comum..nao é o melhor para um btt menos tecnico. sealhar devias parar de pedalar para beber agua xD
 

flavienserider

New Member
qualquer um está sujeito a quedas, por isso eu vou sempre protegido e claro ando com juizinho porque em primeiro lugar está a minha segurança e depois é que está o exibicionismo. boas pedaladas.
 

Tweasy

New Member
As vantagens e desvantagens dos vários tipos de capacete, como eu as vejo!

O capacete aberto

É o melhor em:
  • Comodidade;
  • Arejamento;
  • Leveza;
  • Facilidade de transporte;
  • Facilidade de colocação;
  • Campo de visão;
  • Preços baixos;
  • Facilidade auditiva;

Cai numa categoria mediana em:
  • N/A

É o pior em:
  • Protecção física e ambiental;
  • Polivalência;

O capacete Met

É o melhor em:
  • N/A

Cai numa categoria mediana em:
  • Polivalência;
  • Comodidade;
  • Arejamento;
  • Leveza;
  • Facilidade de transporte;
  • Preços baixos;
  • Facilidade auditiva;
  • Em protecção física e ambiental;

É o pior em:
  • Facilidade de colocação;
  • Campo de visão;

O capacete integral

É o melhor em:
  • Em protecção física e ambiental;
  • Em polivalência;*

Cai numa categoria mediana em:
  • N/A

É o pior em:
  • Comodidade;
  • Arejamento;
  • Leveza;
  • Facilidade de transporte;
  • Facilidade de colocação;
  • Campo de visão;
  • Preços baixos;
  • Facilidade auditiva;

*É um dos factores mais subjectivos uma vez que depende dos gostos de cada um e dos factores ambientais. Na minha opinião é o capacete mais polivalente porque independentemente dos contras, que tem, permite fazer qualquer tipo de actividade com a maior segurança disponível, dentro do senso comum.
 

Tweasy

New Member
Resolvi fazer esta pequena comparação principalmente para ver o resultado e também ponderar qual deles usar.

Concluindo: apesar do overkill, o capacete a usar será o integral mas um modelo simples e, de preferência, em carbono. No caso de grandes extensões de asfalto e caminhos sem pedras ou materiais que, em caso que embate com a cara, possam lesar gravemente, podemos sempre meter o integral no guiador e aproveitar o ar fresco. Acabamos por estar sujeitos ao perigo mas de uma forma controlada e reduzida, no caso de termos algum bom senso!

Um abraço e boas pedaladas!
Tw
 

Mach3

New Member
Boas,

Pois de facto estive algum tempo (bastante) sem pedalar, em 1º lugar devido à queda e também porque fui pai em Janeiro.

Voltei agora à pedaladas, e ando de MET Parachute, mais devido a pedido de familiares, pois a cada volta que dou só me apetece retirar a mandíbola.


Mas não posso dizer que não estou saisfeito, torna-se um bocado mais quente, e esse ´o unico defeito, pois não sinto que reduza o campo de visão por ai além, nem me sinto penalizado plo peso.

Cumps,

MAch3
 

Tweasy

New Member
Boas,

Hehehe, ainda bem que voltaste! Eu mal chegue a Portugal vou mandar vir a minha Canyon.
Estou é com medo dos roubos... não a vou deixar fora um único dia mas e se me abordarem na rua?

Ainda bem que gostas do teu MET, já tinha pensado em comprar mas não sei. Já caíste alguma vez com ele?
O meu problema com os integrais são os desenhos dos mesmos... metem-se a inventar e a meter cores mesmo horríveis e querem que sejam comprados, tá quieto!

Um abraço,
Tw
 

Mach3

New Member
Boas,

Sim para já com 3 ou 4 voltas apenas com ele estou satisfeito sim, mas digo-te desde já que é mais quente, e a fita não é tão confortável como no meu ETTO. Outra coisa que tem é que dificulta o beber líquidos, pois a mandibola restringe o acesso, no entanto tudo se leva.

Nunca caí com ele, por isso em termos de segurança não posso falar, no entanto e sem ter caido, digo que este capacete não vale o que custa e só por não haver concorrência no mercado se pode explicar este preço absurdo, pois a marca faz-se cobrar o que bem entende, ainda bem que não paguei o valor dele actual, pois comprei-o em promoção na Sport Zone.

Cumps,

Mach3
 

Tweasy

New Member
Boa noite,

Pois é, vou comprar integral. Que se lixe o interminável calor e os olhares ridículos!
Ao menos se for com a fronha no chão já não ganho um facelift...

Nas subidas tiro o gajo e meto no guiador e no asfalto idem!
Acho que vai compensar nas descidas e nos trilhos, ei de cair e vou estar protegido.

Um abraço,
André
 

Psilippos

New Member
As quedas que se dão no BTT (e na vida) são acontecimentos que fazem geralmente pensar que (1) com maior protecção, os danos teriam sido menores e/ou que (2) se o nosso comportamento tivesse sido outro naquele momento crucial (o que causou o acidente), o desfecho teria sido certamente outro. O certo é que se é verdade que existem precauções básicas que se devem ter, situações há que simplesmente não podemos controlar. Tal como na vida, ao decidirmos fazer BTT fazemos automaticamente também (mais ou menos conscientemente) uma análise do custo (o dano potencial) e do benefício (o gozo, a melhoria da saúde).

Já repararam como os acidentes são quase sempre "estúpidos"?

Também eu tive a minha quota parte de "reflexão". Ando de bicicleta desde que me conheço e como qualquer pessoa que faça BTT (ou ande de bicicleta assíduamente) as quedas são uma surpresa esperada. Tenho tido sorte. Mesmo nas mais feias - do género de cair por uma ravina abaixo - nunca passaram de mais ou menos ligeiras escoriações. Todavia, no verão de 2004, a montar-me na bike o pneu da frente escorregou num bocado de musgo que estava entre as pedras e eu, que estava a conversar animadamente, caí desamparado (nem sequer tive tempo de por as mãos a proteger a cabeça). Resultado: quatro costelas e uma clavícula partidas e uma semana internado em vias de ser operado por perfuração eminente dos pulmões (pelas costelas). Deu-me que pensar. Estive quatro anos sem andar de cicicleta e quando voltei institivamente as mãos não saíam dos travões. A pouco e pouco consegui voltar a andar normalmente (sem medo de descer em especial em certos troços mais técnicos). E a vida continua.

Resumindo: existem factores que podemos (e devemos) controlar - luvas, capacete, etc., mas existem muitos outros factores que, sozinhos ou conjugados, podem fazer as coisas correrem mal. Estes são bastante difíceis de controlar. Mas, ao fim ao cabo, a vida é mesmo isso. Um risco. O BTT também.
 
Top