Queda com consequências faciais - será o capacete integral a solução?

Mach3

New Member
Boa Tarde,


Sei que já existem alguns tópicos a debater quedas graves e o uso de capacete integral, no entanto não encontrei um tópico só que reunisse a informação que pretendo daí estar a abrir um novo tópico.

O que me sucedeu foi que este fim de semana na Maratona Cegonhas do Sado tive uma queda estupida (muito estupida mesmo), em que a 5 km/h enquanto bebia água, perdi o controlo da bicicleta e aterrei de cara no chão em cima de uma pedra, o que provocou 2 fissuras fundas no exterior do lábio superior, o qual ia abrindo de um lado ao outro.

No entanto apesar de tudo tive sorte pois não parti nem a cana do nariz, nem nenhum dente, pelo que lá me safei com alguns pontos no exterior do lábio superior, no interior do lábio inferior e um no nariz, o que faz que neste momento ande a comer sopa por uma palhinha.

O que eu pretendo saber concretamente, é se existe algum utilizador aqui no fórum que já tenha passado pelo mesmo, e se existe por esse ou outro motivo alguém que faça XC com capacete integral, pois neste momento estou em período de reflexão sobre a minha continuidade ou não na prática do BTT.

Agradeço que partilhem o máximo de opiniões sobre situações semelhantes à minha, ou simplesmente sobre opções de capacetes integrais e as vossas expriências com os mesmos.


Abraço,


Mach3
 

canuco

New Member
Boas,
Antes demais, desejo-te as melhoras.
Em relação ao resto, acho que nem deves parar para pensar nisso, porque se tivesses caido e esfolado uma canela ias pensar em passar a usar caneleiras? ou cotoveleiras? ou joelheiras? O BTT é um desporto violento, com quedas perigosas, mas que temos que ter consciencia dessas situações, que são no meu ponto de vista, muito pontuais...

Em relação ao capacete, já vi uns á venda, tipo de BTT mas com encaixes para por uma protecção do queixo...
Se te sentires mais seguro com um capacete integral ou modular, não vejo nnhum mal em usar em XC.
 

luis biclas

Elos Rápidos
Antes de mais deixa-me desejar-te as melhoras.
Depois acho que não devias de pensar muito nisso, doutra forma tinha-mos de andar a praticar desporto com um fato de aço almofadado por dentro e a pesar 100kg.
Aqui á uns meses numa queda parti 2 dedos, e nem por isso passei a andar com luvas de boxe para proteger as mãos, quando praticava BMX também tive umas quedas "mazinhas" e nem por isso pensei em andar de armadura.
Acho que deves usar protecções, mas as quedas e consequentes lesões são inevitáveis, a não ser que andes de armadura.
Eu por brincadeira costumo dizer "se tens medo de cair, fica em casa, pois a questão não é SE vais cair, é QUANDO vais cair"
Mas...é como diz o "canuco" se te sentires mais seguro, vai em frente, á por ai bons capacetes com protecção facial.
 

Mach3

New Member
Boas,

Antes de mais obrigado pelas respostas, mas a questão aqui nõ tem a ver com o facto de me ter lesionado, mas sim com as marcas da lesão, que no meu caso só o tempo dirá como ficam, e o que me causa mais duvids é que uma lesão na cara, não pode na minha opinião ser comparada com uma lesão num braço, ou nas costas, pois penso que ficar com a cara marcada, é pior do que ficar com uma marca numa perna.

Cumps,

Mach3
 

Giro

New Member
Boas, antes demais as melhoras, mas penso que o capacete integral não é a melhor solução pois como é fechado custa mais a respirar nas subidas, integral só para descidas e mesmo assim...(até a descer me custa a respirar :lol:)
O capacete que falam penso ser estes mas isso protege pouco, protege dos ramos e pouco mais;)
 

carmona

New Member
Boas
Antes de mais as melhoras. Infelizmente o que te aconteceu pode acontecer a qualquer um. Claro que as probabilidades são baixas! Mas pode acontecer. Há uns anos uma pessoa que conheço ia a andar, simplemente a andar cai e partiu uma perna!
Eu próprio já tive algumas quedas, que veem do tempo do BMX, e de vez em quanto no BTT. Quando nos acontece algo é normal que fique algum receio a cerca de 3 anos cai em Sintra, numa descida, durante algum tempo as descidas eram feitas de uma forma mais "controlada", mas depois o nosso subconsciente guarda essas passagens.
Se achares que isso de deixa mais seguro, então usa o capacete.
As melhoras.
Abraço.
 

canuco

New Member
Posso contar um acidente que aconteceu com um amigo meu numa maratona..
Numa descida em curva, a roda da frente fugiu na areia e ele foi embater numa esquina de uma casa e abriu o capacete ao meio e rasgou o queixo tendo que levar uns 8 pontos..
Pelo que ele conta, se não fosse o capacete, dificilmente estaria cá para contar a história...
Mas não foi por isso que ele ficou com medo, ganhou foi mais consciencia do que estamos sujeitos quando andamos nas nossas maquinas.
Quando era motard maçarico ensinaram-me uma coisa, quando o medo for maior que o prazer de conduzir, o melhor é desistir de andar.
Não desistas, disfruta da máquina, mas com juizinho...
 

andrextr

Active Member
O meu BTT é mais agressivo que XC e maratonas, felizmente em 10 anos de algumas maluqueiras nunca tive nenhum acidente grave, mas gosto de andar sempre protegido.

Comprei um integral há uns meses a pensar que nunca o iria usar, e desde essa altura nunca mais usei o capacete aberto!

Tens estes 2 integrais que são porreiros:

Met parachute. O mais leve e arejado capacete "integral"... Integral com "", porque na verdade isto é um semi-integral...
met-parachute-enduro-helmet-33315.jpg


Este é mais hardcore, mas tem 18 entradas de ar, é dos intregrais (sem aspas) mais arejados que há:
704c.jpg

http://www.specialized.pt/?sc=0204&id=704

De verão aquece mais e não é comodo, especialmente os integrais completos, mas de inverno com o frio até sabe bem. Mas por falar em comodidade, partir os dentes é pior.

Também ando sempre de joelheiras e não atrofia na pedalada (é das partes do corpo que toca mais no chão aquando de uma queda), tenho umas 661 - Kyle Strait. Umas cotoveleiras também são comodas e podem evitar muitos esfolanços. Para os dias mais hardcores de descidas, levo colete completo com protecção de braços, ombros, peito e dorsal. Aquece um bocado, mas de inverno é na boa, e até sabe bem :D Também gostava de adquirir uma leatt brace para protecção cervical mas essa coisa de plastico custa em media 250 € :shock:

Mas para XC acho que o met parachute, umas joelheiras e cotoveleiras, já é um bom compromisso entre protecção/risco/comodidade.
 

Giro

New Member
Para os dias mais hardcores de descidas, levo colete completo com protecção de braços, ombros, peito e dorsal. Aquece um bocado, mas de inverno é na boa, e até sabe bem :D
Depois ficas a parecer o "Darth Vader albino" :lol:

Quanto as protecções nos dias de inverno, eu que o diga, soube tão bem levar integral e colete no dia da avalanche, com aquela chuva:|
 

Mach3

New Member
Obrigado a todos pelas respostas,

relativamente às protecções só pondero mesmo o capacete, 1º pq ainda é tudo muito recente, depois pq foi um pedido expresso da minha esposa e irmã.

Não quero de forma alguma dramatizar o que me aconteceu, no entanto é de facto algo que dá bastante que pensar.

Relativamente aos capacetes estou inclinado para o specialized deviant, pois o met não inpira muita confiança...há algum utilizador que tenha tido uma queda com o mesmo?


Cumps,

Mach3
 

andrextr

Active Member
O Deviant é um capacete muito robusto, aprovado para DH. Já o experimentei e tenho um colega que tem um. Tem a vantagem de ser o capacete mais arejado de todos os integrais completos. Por ser arejado também é indicado para XC/estrada. Se bem que na altura do verão é sempre complicado por muito arejamento que tenha.

A unica coisa que não gosto do Deviant é o sistema de aperto que é granda complicação e nada pratico na minha opinião.

É mais cómodo pedalar com umas joelheiras do que um integral, e se tiveres o azar de ter um encontro com o joelhinho numa rocha, dá jeito :)

GIRO pareço o dart vaider albino, mas no outro dia a curvar num single apertado os meus ombros tiveram um encontro de 1º primeiro grau com eucaliptos, e aposto que eles (os eucaliptos) devem ter ficado à rasca :D eheheh
 

Mach3

New Member
Boas,

André muito obrigado, mas as restantes proteções para já não estou a pensar nisso, é que o meu btt e andamento é tudo menos radical, não passa de uns passeios com amigos e maratonas, e sempre com andamentos moderados, em que na minha melhor forma fico a meio da tabela..lolol, por isso, penso que o Parachute seja a minha opção.

Hoje fui experimentar o Deviant da specialized, mas fazer 4 horas de bike com aquilo na cabeça não deve mesmo ser nada agradável.

No entanto tenho uma curiosidade, gostava de ver o MET Parachute antes de o comprar (mandar vir da Net), pois em lojas fisicas cá custa 160€, além de que estão esgotados e nem o importador tem.

por isso fica aqui o apelo, alguém da margem sul tem o met parachute e que não se importa de combinar cmg para mo mostrar durante 5 min?


Abraço,

Mach3
 

andrextr

Active Member
Ha por ai pessoal que tem parachute. Não te protege tanto, mas é melhor que nada assim contra quedas do tipo a que tiveste, ou contra ramos ou isso.

Olha que isso de fazer maratonas às vezes é pior que fazer coisas mais radicais onde já contas à partida com o risco.... Eu ja andei em molhadas de maratonas e passeios e às vezes o pessoal vai a descer um estradão super largo a uma velocidade superior a 40kmh, mas por algum motivo algum ToinoZé dá uma guinada e embrulham-se todos e é so esfolanços de meia noite. Mas pronto não quero assustar mais :D
 

ruisas

Member
Para não ter acidentes é melhor ficar em casa. Caso contrário sair à rua de armadura tipo idade média :D .
É sempre necessário algum cuidado e bom senso. Eu tenho um Parachute e para voltas de 40 km dá perfeitamente.
Para o mostrar, só na zona de Sintra.
 

Mach 4

New Member
Caro Mach3,

Antes de mais espero que recuperes bem depressa deste teu enorme azar.
Não vou dizer para desistires do Btt, mas acho que o facto de estares a ponderar sobre isso após o que te aconteceu é bom sinal.
Há pessoal a morrer no Btt em todo o mundo. Acidentes...então nem se fala. Muita sorte e azares também. Temos que ter a nossa consciência bem ciente disto tudo antes de começarmos a praticar este desporto que deixa marcas interiores assim como exteriores.
E como tu bem dizes irás ficar com umas marcas (espero que não muito grandes) nos lábios que na certa te irão recordar o malfadado momento sempre que te olhares ao espelho.
Digo-te isto pois eu com os meus 10 anos de idade vi a minha mãe a chorar com metade do meu dente da frente na palma da sua mão. Pois é, depois da dentição de leite tinha aquelas duas "sacholas" enormes á frente e numa tarde á andar de joelhos com o skate do meu primo apanhei um ligeiro buraco no cimento do passeio e fui de queixo ao chão.
Nunca mais me esqueço da sensação de passar a lingua na metade do dente partido - olhando para a lámina de um corta-unhas de perfil - foi assim que ficou.
Após 30 anos ainda uso massa nessa metade do dente e nunca mais pude fazer grandes esforços com ele. Mas o meu dente está sempre escondido, o teu lábio não.
Quando temos uma esposa e restante familia não devemos ser egoístas ao ponto de nos preocuparmos somente conosco. SE eu fosse solteiro e SE eu tivesse menos 20 anos e SE eu fosse muito destemido neste momento estaria a curtir free-ride em muitas zonas da europa á maluco.
O que te quero dizer é que o importante é também darmos alguns ouvidos de quem gostámos. Até com uma "armadura" ninguém está isento de ficar com um pau espetado duma virilha. Protege-te da melhor forma e dá mais uma oportunidade a ti próprio de continuar a fazer o que tanto gostas, e no dia em que te perguntarem onde é que arranjaste essa cicatriz dirás -"Beijei uma pedra ciumenta".
 

telmo gomes 23

New Member
Boas

Eu nunca tive assim nenhuma queda mais grave mas um dia conteceu uma coisa grave a um colega meu.

A um Sabado de manha eu e mais dois colegas meus partimos para mais uma volta de cicloturismo. Ja quase a porta de casa ( faltavam +/- 5 quilometros ) um dois meus colegas caiu e deu uma valente cambalhota por cima da bike ( ele só se lembra de vir a olhar para o conta-quilometros e de repente travar na manete da frente ). Teve alguns minutos desmaiado e houve um carro que assistio a tudo, nos fomos pedir ajuda ao dono do veiculo e o mesmo fechou os vidros e trancou as portas e nem saiu do carro. E eu agora perguntu-me...se o meu colega fosse sozinho será que o homem teria a mesma reacçao e nao o ajudaria? pois eu nem sei o que diga mas duvido muito que ele ajudaria.

A sorte dele foi o capacete. As consequencias foi muitas dores e uma nodoa negra no olho.

PS: ele nao usa pedais de encaixe

Mais uma razao que eu digo que o capacete é o meu melhor amigo no BTT.

Boas pedaladas
 

Songo

New Member
eu tenho 1 parachute (tamanho M) e vou no prox fds ao "deserto" (grandola) se fores de perto posso levar e passas por lá =)

felizmente nunca o testei a sério, mas já dei 1 tombo em que fui 1 beca à rojo com a carinha (até fez 1 esfoladela, provavelmente algo que saltou) mas a "queixeira" não se partiu nem nada eheh
 

TheTraveler

Active Member
O que me sucedeu foi que este fim de semana na Maratona Cegonhas do Sado tive uma queda estupida (muito estupida mesmo), em que a 5 km/h enquanto bebia água, perdi o controlo da bicicleta e aterrei de cara no chão em cima de uma pedra
...
O que eu pretendo saber concretamente, é se existe algum utilizador aqui no fórum que já tenha passado pelo mesmo

Lembro-me quando um amigo meu se espalhou em Aljustrel pelo mesmo motivo, estar e beber agua pela garrafa em andamento. Se queres uma solucao que te evite as quedas, compra uma mochila camelbak para beberes agua. Se nao te importas de voltar a cair pelo mesmo motivo e so queres proteger a cara, ai e que deves ir para o capacete integral. Eu por mim preferia evitar as quedas e usar um camelbak...
 

kris

New Member
Mas não foi por isso que ele ficou com medo, ganhou foi mais consciencia do que estamos sujeitos quando andamos nas nossas maquinas.
Quando era motard maçarico ensinaram-me uma coisa, quando o medo for maior que o prazer de conduzir, o melhor é desistir de andar.
Não desistas, disfruta da máquina, mas com juizinho...

Boas
Antes de mais desejo as rápidas melhoras.
O colega canuco falou aqui uma grande verdade, quando temos medo de fazer uma coisa e esse medo é superior ao prazer que temos mais vale desistir. Pratico BTT há pouco mais de 3 meses, se bem que só há mês e meio mais coisa menos coisa é que pratico a sério em trilhos e além do medo que sinto em cada um deles trago sempre em mente as quedas que por vezes acompanham os descuidos ou o excesso de confiança, não só as quedas dos outros mas também as minhas, claro que o medo que sinto em cada volta ajuda-me a manter mais alerta e também mais cuidadosa mas ainda não é superior ao prazer que me dá montar a minha bike. Já dei algumas quedas bem espalhafatosas mas felizmente sem gravidade, algumas esfoladelas nos braços ou nas pernas e também nas costas, e depois de cada uma delas o medo fala sempre um pouco mais alto mas passados uns minutos consigo abafar esse medo mas não o esqueço por completo, o pessoal do meu grupo costuma dizer-me que um ciclista sem quedas é como um cão sem pulgas.
Claro que é muito complicado falar quando algo grave como o que te aconteceu não nos bate à porta pois só quem passa por elas é que sabe, mas acho que não te deves deixar abater nem pela queda nem pelas mazelas com que poderás ou não ficar.
Se pensássemos demasiado nas coisas más que nos poderão acontecer seja em que situação fôr acabávamos por nunca sair de casa.
Quanto ao uso do capacete integral tudo depende de pessoa para pessoa. Muito sinceramente eu não o conseguiria usar, e digo isto porque também ando de mota e já andei com capacetes mais fechados e não me dei muito bem, podem pensar que será um mau exemplo e que não tem nada a ver mas para mim até tem tudo a ver pois se me custou andar de mota com um capacete mais fechado então na prática de BTT acho que o incómodo seria pior pois fazêmos esforço físico e é essencial conseguir-se respirar bem, mas esta é a minha humilde opinião.
As melhoras e boas pedaladas
 

NSilvaXP

New Member
Antes de mais desejo que recuperes completamente e sem mazelas visiveis!

Quanto às protecções, sejam elas de que natureza forem, a minha opinião alinha com o AndreXTR!
Embora o BTT que pratico seja um pouco mais agressivo que maratonas, o certo é que noto que o pessoal que se dedica mais a essa vertente é muito anti-protecções ou tudo o que lhes dê mais peso ou trave a performance - mesmo à custa, por vezes, de comodidade ou protecção!
Mas há coisas que ajudam a proteger sem prejudicar significativamente o conforto ou prestações.
Como parece ser o caso do Met Parachute, um bom camelback ou mesmo algo tão simples como roupa de protecção - em vez das licras que pouco ou nada fazem para te proteger!

Portanto, experimenta o capacete. Adquire um camelback (função dupla como protecção das costas).

Faças o que fizeres, pedala! Sem medos, mas com cautelas.

Cumpz
 
Top