Que tipo de massa de lubrificação usam ??

rottweiler72

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Boas pessoal.
A minha questao é a seguinte, que tipo de massa de lubrificação ou oleo usam para lubrificar os rolamentos das escoras, cubos,cepo e eixo pedaleiro?
De quanto em quanto tempo se faz uma lubrificação aos rolamentos das escoras?





Já agora alguem sabe de algum video ou pdf como se faz a revisão em promenor aos rolamentos das escoras?
Aguardo a colaboração do pessoal com expriencia no assunto.
Abraços.
Saudações BTTistas....
 
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haka

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Todos os rolamentos do sistema de suspensão FSR são rolamentos selados, sendo assim não é possivel qualquer tipo de manutenção. Quando chegam ao fim de vida têm de se substituidos, a Specialized tem um kit de rolamentos FSR segundo o modelo de bike.

Para os cubos, cepo e eixo pedaleiro uso esta massa:

bikegrease2000.jpg


MOTOREX Bike Grease 2000
 

SURFAS

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haka

Todos os rolamentos do sistema de suspensão FSR são rolamentos selados, sendo assim não é possivel qualquer tipo de manutenção. Quando chegam ao fim de vida têm de se substituidos, a Specialized tem um kit de rolamentos FSR segundo o modelo de bike.

Os rolamentos selados podem ser abertos, limpos e renovar a massa.

A melhor Rock N Roll SUPER WEB GREASE para rolamentos

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A melhor Rock N Roll SUPER COAT GREASE para os eixos

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haka

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SURFAS claro que podem mas isso é trabalho de ourives eheeheh

Basta verificar neste tópico http://www.forumbtt.net/showthread.php/12846-Como-fazer-a-lubrificao-das-roldanas?highlight=lubrifica%E7%E3o+roldanas

E afinal só vamos conseguir saber se o rolamento necessita mesmo de massa, após a abertura do mesmo e caso alguma coisa corra mal o rolamento pode ficar danificado, e só por azar afinal após a abertura verificamos que ainda não necessitava da manutenção... e lá vamos ter de comprar rolamentos que ainda não eram necessários.

E se antes de os abrir-mos já se notar que não rolam devidamente, então parece-me que estão sem recuperação possível, julgo eu.


E será que após abertura de um rolamento selado que supostamente não é para ser aberto, continua com a mesma capacidade de selagem ?
 

BigFoot

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depende do rolamento em si.. existe rolamentos selados que a selagem é em uma tampa em aço cravada, logo se forçarmos para ela saltar, nunca mais vai ficar a mesma coisa, é o caso dos rolamentos comuns usados nos patins de hoquei por exemplo. nas bicicleta os rolamentos normalmente tem uma tampa sobre as esferas entalada nas pistas do rolamento que é sempre em plastico, essa é facil de retirar com um pouco de jeito e uma chava de fendas fininha, lavas tudo com petroleo de limpeza para retirar a sujidade e resticios de massa, secas, voltas a colocar uma massa apropriada, fechas e voltas a montar.

haka, não concordo contigo a maioria dos rolamentos tem recuperação mesmo quando já estão um pouco presos (e não folgados) se o rolamento for de boa qualidade e tiver uma manutenção cuidada tem uma duração muito longa, mas isso tambem depende da sua utilização. Acredita que um rolamento do pivot de um quadro por vezes dura muito menos que um da mesma qualidade numa roda. o rolamento no quadro leva muita pancada e pouco rolamento em si, o que vai ocasionar um esforço interno sempre no mesmo sitio que mais facilmente ira fatigar o material. enquanto numa roda vai fazer aquilo que lhe compete que é rodar.. tenho umas crossride, que ainda tem os rolamentos de origem, rodas essas que ja pertenceram a duas bicicletas, sempre em uso de btt, e à muito que já fizeram os 10mil km.. os rolamentos são desmanchados 2 a 3 vezes por ano para manutenção.

Cumprimentos,

Bruno Atalaia
 

TheTraveler

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haka, danificar o rolamento em si durante a manutenção é quase impossível, só mesmo se enfiares alguma coisa metálica para dar cabo das esferas. O que podes dar cabo sim é do plástico que o sela, mas isso não obriga a ir a correr comprar um rolamento novo, obriga sim a mais manutenção.

Para quem acha que é difícil:
[video=youtube;5Px3n_DzGeE]http://www.youtube.com/watch?v=5Px3n_DzGeE[/video]

Edit:
Para abrir o rolamento convém utilizar algo bastante fino para não o danificar
KDSAH_MED.jpg
 
Last edited:

SURFAS

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Eu modifiquei uma agulha da minha mulher para abrir o selante, limpo tudo com WD40 ... deixo secar bem e meto Rock N Roll Web Grease.
 

haka

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mantenho tudo o que disse, e tenho muitas dúvidas que a capacidade de selagem se mantenha após intervenção...

no entanto bom trabalho de ourives a quem desejar ;)
 
rottweiler72, Não sei se isso acontece em todos os modelos specialized, mas na minha bighit tive que mandar para a loja para desmontar os rolamentos pois isso tem que ser desmontado com chaves próprias. São chaves bastante cara por isso mais vale mesmo levar à loja.

Cumprimentos,
jOrGe.mRNh
 

haka

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e a garantia vitalicia dos quadros specialized, não é activada em caso de "mexidas" incorrectas nos rolamentos do sistema fsr !!! ???
 

Marco Nunes

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Boas.
Para os rolamentos, se necessário utilizo óleo em spray (WD 40, Bala - Redex) para limpar e lubrificar, óleo mais espesso (motor), rodo o rolamento bastantes vezes para o óleo infiltrar-se bem e depois é que vai a massa consistente para bikes (rolamentos, direcção, etc) á prova de água e com teflon. Fica tudo 5 *****. Já fiz 2 vezes a todos os rolamentos e direcção e a coisa tem aguentado muito bem.

Fica bem.
 
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