Que interesses se movem à volta da alteração dos regulamentos?

Jorge Dias

New Member
Que interesses se movem à volta da alteração dos regulamentos?

Verdade desportiva ou outros, inconfessáveis?

Como se pode entender uma competição justa quando estão a lutar pelo mesmo ranking atletas de 30 anos ou mais de 40?

Começou a Taça de Portugal de XCM, e as classificações, publicadas no site da Federação, mostram-nos o seguinte:

Classificação Femininas:

• 9 atletas classificadas no escalão Sub 23/Elite (mais 1 atleta que não terminou)

• 16 atletas no escalão Master Feminina (mais 3 atletas que não terminaram)

Sei que várias atletas veteranas já se manifestaram junto da Federação no sentido de alertar para a necessidade de criar um outro escalão de Veteranas Femininas, pois não é justo ter numa mesma classificação atletas de 30 ou 45 anos, mas a confusão que por lá grassa é tamanha que efetivamente criaram um outro escalão de Veteranos, mas nos Masculinos, Master 60. E o que vemos? 1 atleta no escalão!!!!!

Acabo como comecei: que interesses se moveram para esta alteração?
 
Realmente não consigo compreender; esta situação dos escalões, continuamos em maior numero em provas ( master femeninas ),na taça de Portugal, eu com 45 anos competi com master de 29 anos ( injusto ), mas fiz as provas todas o ano passado ! Já dei a minha opinião sobre o assunto ( não obtive resposta ). Agora expliquem! como criam um escalão para homens até 60 anos ( só vai 1 as provas ), e como vão 19 master feneninas, e não há escalão para nós!!!!!!! eu penso que a federação esta a falhar em qualquer parte; pois não dão estimulo as femeninas, é óbvio que depois nós vamos deixando a mudalidade e nem vamos competir ( falo por mim, sinto-me injustiçada ) :(. Acho que deveriam pensar bem no assunto, e tentar dar mais carinho as mulheres, depois dizem : há não a mulheres a competir !!! pois não??? é a culpa da Federação.

Esta é a minha opnião e ao mesmo tempo uma revolta grande :(


QUE INTERESSES SE MOVEM À VOLTA DA ALTERAÇÃO DOS REGULAMENTOS ?????????
 

Trufox

New Member
Como director de um clube de formação com muitas miúdas vou dar a minha opinião.

Será que actualmente há atletas inscritas nascidas antes de 1974 suficientes para criar um escalão? Estive a ver as atletas presentes na Taça de XCM e apenas 1 nasceu antes de 74, assim como nas inscritas para a Taça de XCO deste fim de semana (sendo duas atletas diferentes). Não sei quantas são, mas parece que ainda são poucas... Será que dava para a camisola de campeã no nacional? (mínimo 3 à partida).

Quem já anda há alguns anos nestas coisas da competição, sabe muito bem que o número de atletas femininas tem aumentado muito, pois há alguns anos atrás nem 10 havia no total dos escalões, quando agora todos os escalões têm mais disso e se formos ver os escalões de escolas bem mais! Ou seja, acho que se está no caminho certo para que num futuro a médio/longo prazo termos muitas atletas femininas a competir. À que ter paciência...

Penso que em 2015 tem sentido que seja criado 2 escalões de masters femininas, mesmo que sejam menos de meia dúzia... Muitas irão subir e outras são capazes de se inscrever, por haver um escalão onde podem competir com mais justiça... Mas isso depende muito das atletas e dos respectivos clubes, pois devem enviar à federação essa informação para que haja alterações. Não será de certeza em fóruns nem nas redes sociais que isto se resolverá.

Claro que isto é a minha opinião!

Fiquem bem e boas pedaladas!
 

Jorge Dias

New Member
Viva Trufox,

Sem querer entrar em polémica, até porque estou de acordo com quase tudo o que escreveste, deixa-me aproveitar o teu comentário para ser mais rigoroso e fundamentar melhor o que mencionei.

Sabia que duas atletas veteranas tinham em 2013 manifestado, por escrito, junto da Federação a necessidade de criar um novo escalão, já que estavam a competir com companheiras 14 ou 15 anos mais novas, o que, convenhamos, não parece que torne a competição justa.

Ao consultar a classificação da Maratona do Centro do passado fim-de-semana, e foi essa consulta que motivou o meu comentário, vi um único atleta a participar no recém criado escalão Masculino Master 60 e pensei aquilo que traduzi no título do comentário "Que interesses se movem à volta da alteração dos regulamentos?"

Para se perceber melhor transcrevo dados, recolhidos através do site da Federação, dos atletas inscritos no Campeonato Nacional de Maratona 2013, em Aveiro:

Veteranas Femininas: 5 atletas com 40 anos ou mais (já dá direito a camisola de Campeã Nacional se fosse criado o tal novo escalão)

Veteranos Masculinos: 1 atleta apenas preenche os requisitos para o novo escalão Master 60 (não dá direito a camisola de Campeão nacional)

Pergunto:

Então 5 atletas femininas não são suficientes para a criação de um novo escalão e para os masculinos chega 1?

Explique quem saiba.

Quanto ao teu comentário sobre se é ou não em fóruns ou redes sociais que se resolvem/esclarecem as questões deixa que discorde, pois perante algumas evidências tão gritantes alguém será responsabilizado, sobre pena de pensarmos todos que o saco é efetivamente grande... E também posso referir que tinha um assunto pendente com a Federação, pois também eu fui federado até final de 2013, que me levou a telefonar, enviar mails, conversar pessoalmente com o responsável máximo para o BTT e, apesar da falha ter sido da Federação, não regularizaram o erro nem se dignaram responder às minhas iniciativas, pelo que a minha resposta foi não me inscrever para o presente ano.

NB: nada me move relativamente ao atleta masculino em causa (não refiro o nome de propósito, pois acho que não merece ser envolvido nesta polémica), pelo contrário, já manifestei várias vezes neste fórum a admiração que tenho por ele, inclusive numa votação para escolha do atleta da modalidade foi a ele que escolhi, pois admiro (talvez por sermos quase da mesma idade :p) a sua enorme competitividade, aliada a uma condição física ao nível dos jovens. Honra lhe seja feita.

Divirtam-se,
Jorge Dias
 
Viva Trufox

Concordo com o que diz, mas não é bem assim, sou veterana com 45 anos, o ano passado já competi toda a época com colegas quasse da mesma idade ( elas agora não aparecem pelo mesmo motivo que eu conserteza, falta de escalão ), e tudo isto é culpa da Federação. Nós temos os mesmo direitos que ou outros, então criaram até escalões especiais para o paraciclismo ( concordo ), até dão camisolas de campeões só com um atleta do escalão ( para os estimular, acho muito bem ) e nós as mulheres somos sempre descriminadas :( , eu não vou as provas por isso mesmo :( , pois não tem piada correr com atletas mais novas 15 anos do que eu ( onde esta a vantagem ??????? ). Já nem falo do escalão que criaram para os 60 anos ( acho ridículo ). Mas bom , é a FEDERAÇÃO QUE TEMOS.


Divirtam-se

Deolinda Carracena
 

Trufox

New Member
Bem vamos lá por partes hehehe

Ainda bem que manifestaram a sua indignação sobre o assunto... Mas obtiveram alguma resposta por parte da Federação?

Como não temos acesso ao número de atletas filiados, temos que recorrer aos inscritos/classificações e ver pelo código UCI, mas pode haver bem mais atletas no escalões que estamos a mencionar (Masters 60 e femininas nascidas antes de 1974). E como é normal, os números é que contam... Agora, se em 2013 houve mais F40 que M60 é estúpido criarem um escalão e o outro não... Mas essas coisas não sabemos...

Fui pesquisar como são os regulamentos na UCI e encontrei o seguinte:

UCI CYCLING REGULATIONS
VIII Chapter MASTERS WORLD CHAMPIONSHIPS
...
4.8.004 The championships are usually organised in 5 year age groups: 30-34, 35-39, 40-44, etc. Depending on the number of participants in each age group, an age group may be divided into subgroups of less than five years or joined with an adjacent age group, in which case there is a single overall classification.

4.8.005 An event is not organised for a specific age group if there are fewer than six riders at the start. However, there must always be a minimum of 2 age groups per event.

É interessante verificar que a UCI cria os escalões de 5 em 5 anos (o que até tem mais lógica), tanto nos homens como nas mulheres e só em caso de serem menos de seis é que se junta escalões... MAS tem de haver 2 escalões por evento! É importante realçar que o que coloquei aqui é do campeonato do mundo (onde supostamente são muitos mais atletas), mas penso que dá uma ideia de como talvez deveriam ser criados os escalões (tanto masculinos como femininos)...

Em relação às camisolas (titulo de campeã nacional) não concordo que não haja atribuição desse mesmo título só porque são apenas X atletas à partida. As inscrições estão abertas a todos/as. Se forem menos do que é regulamentado não é problema de quem lá compareceu para competir... No clube onde sou diretor, tive uma vencedora do nacional de Ciclocrosse este ano no escalão de Cadetes e como não havia 5 atletas à partida não teve direito ao título... Assim como no escalão de Veteranas. Elas estiveram lá, deram o seu melhor, logo mereciam ser reconhecidas como campeãs... As outras não foram porque não quiserem...

Tal como disse anteriormente, penso que este assunto depende muito das atletas e clubes. Mostrar a indignação de forma construtiva e se não houver resposta à primeira, continuar e não desistir... Penso que só assim as coisas poderão mudar!

Novamente, é a minha opinião!

Fiquem bem e boas pedaladas
 
Olá Trufox

Foi muito interesante a sua pesquisa e resposta; mas eu como disse e vou continuar a dizer ; a culpa é da federação que exclui as mulheres ( pois cheguei a enviar uma mensagem ao presidente da federação e numca obtive resposta; é assim que somos tratadas ), em relação há entrega da camisola e titulos concordo a 100% consigo ; quem quizer vem correr !! pois já passei pela experiência de me deslocar, para ir fazer o nacional de contra relógio, e como só estavam 4 veteranas os comisários não deixaram que se realiza-se a corrida ( mais uma grande falha da regras da federação ), como deve imaginar, fiquei com uma cabeça do tamanho do "mundo".

Vou aguardar e ver o que vai dar ???

esta é a minha opinião
 
Top