Quando trocar de corrente? qual a medida certa?

gtantunes

New Member
Boas,

A minha bike tem neste momento perto de 2.500kms, desde Julho que a tenho( veio nova), e como o Inverno foi macio a corrente não sofreu ( penso eu ) muito desgaste. A questão que coloco é que, segundo li devia trocar a corrente, mas mesmo não tendo apanhado lama ou grande areia nas minhas voltas e fazendo também alguma estrada com ela, será que a corrente já foi?
O que me aconselham?

Boas pedaladas...........
 
Muito bom
tenho uma duvida a minha corrente quando faço força começa aos estalos e salta mas fica no mesmo sitio é da corrente ou da cassete ?
obrigado
 
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TMiranda

Member
Muito bom
tenho uma duvida a minha corrente quando faço força começa aos estalos e salta mas fica no mesmo sitio é da corrente ou da cassete ?
obrigado

Trocas-te de corrente recentemente? Se sim a cassete já era...

Se não mudaste nenhum componente então deve ser uma questão de afinação... penso eu...
 

nfh

Member
Seguindo as indicações deste tópico para "cortar" a corrente, acontece-me o seguinte: quando tenho a transmissão no prato pequeno da pedaleira (avozinha) e no carreto pequeno da cassete, a corrente fica, à falta de melhor palavra para o descrever, larga. Não é que isso atrapalhe, pois só uso esta combinação de velocidades para deixar a bicicleta em descanso na garagem, mas fico na dúvida se deverei fazer mais alguma coisa na troca da corrente.
Uma forma de dar a volta a isto foi apertar um pouco o parafuso que está na parte traseira do SRAM X9, que acaba por fazer rodar um pouco o braço do desviador para trás. Contudo nem sei ao certo se esse afinador deve ser usado para este efeito.
 

ny12xx

Super Moderador
Companheiro nfh

Se fosses agora à minha garagem vias a minha corrente a fazer "barriga" para baixo.

Tenho a mesma preocupação que tu em deixar os "desviadores em descanso".

Na minha opinião, esse parafuso não deverá ser utilizado para esse fim a menos que utilizes essa relação (22/11).

Caso faças um "bom" uso das relações, nunca a corrente ficará lassa, por isso, não há necessidade de dares mais tensão ao desviador.

Esta é a minha opinião, poderão haver outras.

Um abraço

ny12xx
 

kuhn

New Member
O método mais eficaz de medir o cumprimento indicado para a nossa bike é passar a mesma pelo carreto mais largo da retaguarda e pelo carreto mais largo da dianteira e quando esta se junta acrescenta-se mais 2 elos como demonstra na figura.



cumps
 

shelltox

Super Moderador
Embora esse parafuso tenha esse 'efeito' serve para a aproximação/afastamento da roldana da caixa á cassete.(quando se usa uma de 11-34t quase certo que temos de lhe mexer).
 

wawando

Member
EU acho que se deve dar um pouco mais de tensão na corrente (desviador) se andares a descer à duro em zona com muitas pedras e saltos.
 

rop12770

Member
Boas

A minha corrente, nas ultimas semanas começa a ficar com ferrugem. Eu lubrifico-a, tá tudo OK. Mas será sinal que está para estoirar?? Tem cerca de 2000 kms...
 

kuhn

New Member
Uma coisa é certa, quanto mais frequente a troca da corrente mais longevidade vai ter a K7.

Por isso força com a obra

cumps
 

alfavicius

New Member
boas, a mim aconteceu o mesmo, mas porque meti uma pedaleira nova. a corrente é a mesma.
as roldanas do desviador traseiro estao completamente na horizontal , em 8ª vel. atraz , e primeira á frente.
a corrente roça nela propria, mas se meter na 1ª atraz e 3ª á frente fica completamente esticada.
No meu caso desconfio que a pedaleira é mais pequena em 1ª e maior na 3ª.

Ate tive de subir o desviador da frente. logo não é um problema de elos a mais
 

brn85

New Member
Boas,

A minha corrente no prato maior e no carreto mais pequeno fica assim. Sinto que está a saltar muito e a barter no quadro. Está larga não está?

 
Vou ressuscitar este tópico para fazer uma pergunta.

Primeiro, andei a ler sobre o assunto da troca de correntes e percebi que existem duas tendências ideológicas, mais ou menos fundamentalistas conforme as pessoas. Nos extremos, uns defendem que se deva dar o máximo uso à corrente e no final, trocar o sistema de transmissão completo. Outros defendem que se deva trocar apenas a corrente quando o desgaste desta ainda não é suficiente para deteriorar pratos e cassete e assim este material durar para três correntes. Há argumentos a favor uma situação e de outra e há quem defendas situações mais ou menos intermédias.

Bom, estando eu mais alinhado aos argumentos dos que defendem a troca de correntes sem levar o resto do equipamento à exaustão, pergunto a quem usa esta estratégia, e usa aquela chave de medir o comprimento entre os elos, como decide quando mudar de corrente. Um pouco antes de chegar ao 0,75%? Ou um pouco depois de passar dos 0,75%? Ou é quase a chegar aos 1%.

Obrigado.

Editado para correção ortográfica.
 

tinric

Super Moderador
Costumava e costumo...

Agora com as de 10... 300km com uma KMC X10 passei agora para uma Sram 1051... mais 300 de inverno... e volta a outra... de verão faço uns 500 por rodada :)


As minhas duas últimas KMC X9 com este sistema fizeram sei lá quantos milhares de Kms e estão ainda boas para as curvas e cassete e pratos, acamar novas correntes nem sei o que é isso... não se passa nada.

Mas uso a chave de medir... quando começa a entrar a ponta do 0.75 leva com a outra... depois na nova igual, depois quando começa a entrar a 0.75 toda mais uma troca... e quando começa a entrar a ponta da 1... lixo...

Simples e fácil... e acaba por sair mais barato...
 

TLouro

Member
Boas,

Quando substituir os pratos, corrente e cassete (o que terá de ser em breve), vou começar a utilizar o método do tinric: compro 2 ou 3 correntes e depois vou alternando as correntes. Parece-me claramente o método mais eficiente.

Se não tiveres chave de medir e tiveres uma corrente nova, podes sempre por a usada ao lado e medir a diferença de comprimentos. Não será o método mais preciso, mas dá para ter uma ideia.

Cumps
 

malagueta

Member
boas,
Eu este fim de semana montei uma transmissão de 10 velocidades nova com uma sram 1051 e vou usar o seguinte metodo:
No verão deixo esta corrente que esta a ser lubrificada com squirtlube, que na minha opinião um excelente lubrificante para o tempo seco e no inverno vou usar outra corrente com um lubrificante a base de óleo, melhor para o inverno.
Antes tinha uma sistema alivio de 8 velocidades e fez mais de 2000 km sem nunca trocar a corrente e tudo funcionava, ate ao momento que troquei a corrente por uma nova e nos carretos mais pequenos, esta saltava constantemente, tendo que colocar outra vez a corrente antiga para a coisa funcionar, razoavelmente.
Conclusão que cheguei foi que se deixar a corrente muito tempo vai acarretar a quando da sua mudança uma troca da transmissão ou pelo menos da cassete ou os pratos com mais uso, o que fica muito mais dispendioso.
 
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