Quando trocar de corrente? qual a medida certa?

pratoni

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É capaz de ter lá um nº/código qualquer que identifique o modelo da corrente e que dê para perceber o nº de velocidades.

Se o código tiver lá um 7 será de 7v, se tiver um 8 será de 8v...
 

nmb

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droug said:
pessoal....

Eu tenho verificado que quando vou nas descidas com buracos a corrente faz muito barulho e por vezes salta mesmo fora...

O k pode originar isso?? é normal??? o k posso fazer para melhorar??

eu nas descidas ponho sempre na pedaleira maior por tres razões. para diminuir o ruido da corrente. para ainda lhe dar com mais alma por ali a baixo e porque se cair, não acertar com nada na pedaleira grande, sem corrente lá encaixada!

a minha corrente ja passou à muito do limite e achei exagero da loja dizer que tinha de trocar tudo. pelos vistos estão correctos. mas estava a pensar apenas na corrente e cassete. o que acham? também não quero dar cabo das roldanas novinhas do desviador XT 08 :D
 

droug

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pessoal desculpem a minha noobice..

Mas qual é a diferença entre uma cassete 12-14-16-18-20-23-26-30-34 ou 12-14-16-18-20-23-26-30-32??

Quer dizer eu sei kual é a diferença, é o numero de dentes. agora a corrente tem k ser propria ou a mesma dá para as duas?? O facto de ter mais dentes dá mais velocidade puxa-se menos??

Desculpem se já deram esta explicação mas nao encontrei, e desculpem tambem se nao tá no sitio correcto..
 

BHexpert

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Boas,

a diferença entre uma cassete 12-32 e 12-34 está no nº de dentes do carreto maior. Uma tem 32 dentes e a outra tem 34. Qualquer corrente serve desde que seja para 9 velocidades. O facto de ter mais dentes leva a que a mudança se torne mais leve, logo puxa-se menos.

Cumps.
 
Bem parece que vim desenterrar este tópico e desde já agradeço pela explicação tão bem dada, mas a minha dúvida é se qualquer elo pode ser retirado ou se só alguns "específicos" permitem desmontar? É que montei transmissão completa XT e a corrente parece estar muitooo laça logo queria retirar uns elos mas tentei com a ferramenta especifica (a que utilizei para montar a corrente) mas estava a fazer tanta força sem o pino mexer que tive medo de estragar a corrente, o pino que vem aberto (o qual montei) consegui retirar sem grande esforço, agora os outros... :s será que tem algum sentido próprio para se desmontarem, algum truque!? Ou é só fazer força sem medo!? :mrgreen:
 
Bem, como não resisti a ver a bike encostada mais dias lá decidi optar pelo "forçar sem medo" e pronto afinal saiu tudo bem e até sem grande esforço (tive o cuidado de o retirar no sentido em que o que montei saia, não sei se fez/faz alguma diferença), mas o que importa é que já fiquei com menos folga e correu tudo bem. Agora só não sei se não deva retirar ainda mais um elo!
 

Batas

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pedromiguelppinto said:
Bem, como não resisti a ver a bike encostada mais dias lá decidi optar pelo "forçar sem medo" e pronto afinal saiu tudo bem e até sem grande esforço (tive o cuidado de o retirar no sentido em que o que montei saia, não sei se fez/faz alguma diferença), mas o que importa é que já fiquei com menos folga e correu tudo bem. Agora só não sei se não deva retirar ainda mais um elo!

Sei que já lá vai algum tempo, mas fica como prevenção para futuras perguntas semelhantes...

NÃO se deve tirar qualquer pino. Tem de se tirar APENAS o pino de ligação, que é aquele fornecido solto, ou semi-colocado aquando a montagem da corrente.

Porquê? Porque é reforçado. Os outros ao serem retirados é quebrado / danificado o pequeno lábio que o mantém no sítio, e nunca mais vai ter a mesma capacidade de se manter no devido lugar. Quando se retira um desses, para encurtar a corrente por exemplo, deve-se meter o pino reforçado no seu lugar, senão a corrente pode partir por aí mesmo.

Já ouviram falar do "elo mais fraco"? :lol:
 

MZ

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Boa noite,

andei a pesquisar e no meio de tanta informação é difícil encontrar exactamente aquilo de preciso! Peço desde já desculpa se repetir algum tópico já iniciado!

Tenho um conjunto de corrente, cassete e pratos de pedaleira relativamente novos. Noto que na pedaleira mais pequena e na cremalheira mais pequena da cassete a corrnete fica muito larga, mesmo muito larga! às vezes acaba por saltar. Será que estará muito comprida?
 

Batas

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Que te parece?

Dizes que está muito larga... E depois perguntas se está comprida... :rotfl:

Existem aí várias ideias de como colocar a corrente no comprimento adequado... :pesquisa:
 

MZ

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Amigo,

se fosse simples não precisava colocar um post sobre o problema :wink:.

Acontece que a corrente estava larga na carretos mais pequenos - e isso não acontecia sempre - mas nos de maiores dimensões estava boa. Portanto o problema não seria apenas por estar larga.

A conclusão é que o esticador estava muito(issimo) apertado e não funcionava em condições, ou seja, não esticava a corrente como deve ser.

A situação foi corrigida.

Obrigado pela ajuda!
 

Batas

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MZ said:
Acontece que a corrente estava larga na carretos mais pequenos - e isso não acontecia sempre - mas nos de maiores dimensões estava...


Como queres ajuda, se não explicas o que acontece?

Relê o teu primeiro post e tira as tuas conclusões. Amigo.
 
Uma questãozinha técnica e matemática......

Tenho uma cassete LX 11-32 com uma corrente com 111 elos.......vou trocar por uma Cassete XT 11-34 e por uma corrente nova que vem com 114 elos (SRAM PC-971).....

Questão...

Já me disseram que para passar para a cassete 34 teria de acrescentar 2 elos....ou seja passar para 113 elos ou seja devo tirar apenas um elo da corrente nova

é mesmo assim?
Boas pedaladas.
 

patriota

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Viva a todos.

Meses atrás,medi a minha corrente e verifiquei que alongou 4mm/m (0,4%) fim de poucas centenas de Km.
Recentemente, com cerca de 2500Km verifiquei que o alongamento não aumentou. :p
A continuar assim, parece-me que a corrente vai acabar com alongamento bem inferior aos 0,75% anunciados.
Falo de uma corrente XTR que sofre esforços tremendos. Claro que é devidamente lavada e lubrificada.
Será que este aumento de 0,4% resulta das correntes não terem sido pré-esticadas aquando a sua produção? :ideia:
As vossas correntes crescem até aos 0,75%? :?:

Obrigado e boas pedaladas :)
 

mindo

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Boas, e eu que tenho na minha uma corrente e uma cassete xt 2004 com 4000km feitos em mato e estrada.

a corrente medida com a parktool já passa da medida máxima 1.0mm, já deve de ir nuns 1.5mm. A cassete tem umas aberturas entre os elos que a corrente dança lá em cima 2mm para cada lado. Aparentemente os pratos da pedaleira não estão muito gastos. As roldanas são apenas rodas lisas, perderam o "encaixe" para a corrente.

Ah. e o melhor, as mudanças não saltam, continuam a entrar suavemente. Até tenho pena de ir já trocar a cassete, roldanas e corrente.

Para a próxima, afim de evitar isto, o melhor é trocar a corrente assim que passe dos 0.50mm, correcto ???

Até breve...
 

coelhone

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Pois e quase pela certa também terás de mudar pratos (por norma o do meio), eu fui mais um dos que pensava que era mito e descobri da pior maneira (salvo seja), tendo de mudar cassete/corrente e prato.
O melhor mesmo será respeitar essa medida minima de desgaste e pôr outra corrente a uso (para lhe fazer a "cama"), depois vais alternando e com uma cassete consegues por norma utilizar duas correntes.
A conclusão a que cheguei no meu caso, que não me preocupo com o peso, optei por tudo deore (corrente e cassete), fazendo a festa com poucos €€€ e evitando chatices.
 

mindo

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Pois, parece que as opiniões são unânimes, uma cassete faz no máximo 2 ou 3 mudas de correntes.

Para já não troco nenhum dos pratos. Apesar de quando a corrente fica muito suja, lama ou areia, a pedalar não descola do prato do meio e faz com que a corrente se entale contra o quadro, fazendo o desviador de trás esticar-se todo para a frente, mesmo assim ainda não se partiu.

Vou só trocar corrente e cassete e ver o que acontece.

Até breve...
 

coelhone

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podes tentar mas quase pela certa que a corrente nova não vai acamar nos pratos com maior desgaste, mas experimenta é assim que tirámos as nossas próprias conclusões :wink:
ahhh cuidado nas primeiras pedaladas se não mudares o prato, pode danificar os "sacos"
 

bipo

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ola..

tá uma explicação espectacular :ideia: ... assim de repente e por aquilo que vi, acho que realmente a minha precisa de ser mudada..

Obrigado.. :shock:
 
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