Peso-Pluma
New Member
Pessoal, Prometido é Devido!
Aqui ficam algumas fotos para vos mostrar quando se deve trocar de corrente e também para mostrar qual a medida certa da corrente(elos).
Para já vou-vos mostrar fotos de como saber se a corrente está dilatada(gasta) ou não mas numa oficina ou em casa caso tenham a ferramenta especifica..
esta é a ferramenta especifica que se usa nas oficinas(ainda existe outra, mas esta é a mais comum(da parktool)
Como vêm a parte preta tem varias numerações.
Assim é a posição que as duas partes metalicas devem estar(a traseira entre a parte mais estreita do elo e a dianteira da parte preta deve encaixar na parte mais larga do elo).
Neste caso não entro facilmente pois a ccorrente ainda é nova, teve de ser a força :lol:
Nesta imagem não se consegue ver os numeros mas naõ faz mal, a posição em que está é no 0, devem ir empurrando a parte preta para baixo até que não ande mais(sem força), quando o numero passar os 0.25 é quando devem pensar em trocar de corrente, mas ainda dura uns km(mas a partir dai ja sabem que vão gastar mais depressa a cassete e pedaleira).
esta é a maneira de saberem +/- quando precisam de corrente nova(não tão preciso como anteriormente é lógico).
Se puxarem um ELO e ele tiver muita folga é quando devem começar a pensar, no caso da foto como vêm não puxou muito porque a corrente tem pouquissimos km pois não tem andado....
ATENÇÃO:não é para puxar com uma força brutal... :lol: :shock:
esta é para mostrar qual a medida certa...
As correntes novas geralmente vêm com mais 3-4 elos a mais, por isso é preciso retirar alguns.
Ponham a corrente no PRATO GRANDE e CARRETO PEQUENO e passem pelos desviadores, quando as ROLDANAS estiverem as duas na posição mais VERTICAL possivel é a medida correcta.
No meu caso como vêm na foto a roldana inferior está mais para o lado esquerdo porque tem 1 ou 2 elos a mais porque agente nas provas de XC utilizamos mais o prato grande logo cruzamos muitas vezes a corrente.
Se a roldana inferior estivesse mais para a direita significava que precisava de mais 1 elo.
Duas das coisas que mais se desgastam com a dilatação('gasto') de uma corrente é a CASSETE e os PRATOS PEDALEIROS!
Para verem isso é muito simples, pensem quais as mudanças traseiras utilizam mais(no meu caso é da 5 para baixo-verão isso na foto) e depois comparem a 'cama'(quando as cassetes são novas os dentes vêm com os dentes a apontar para a frente, quando esta esta gasta fica com os dentes apontados para trás) existente entre cada carreto da mudança mais utilizada e a menos utilizada...
Já está?? Então devem ter reparado que o 'cama' da mudança mais utlizada é MAIOR que a mudança menos utilizada!
Isto porquê?? Porque como a corrente já passou o 'limite' da dilatação vai gastar mais os dentes das pedaleiras e cassetes!e claro que com o tempo tem tendecia sempre a desgartar mas não tanto se usarmos uma corrente ja dilatada.
Por isso cada vez que ouvirem dizer um mecanico,etc dizer que devem substituir uma corrente de X em X de kM não pensem que é por querer só vender(que também é o caso) mas acima de tudo porque quando passa aquele X vais gastar mais depressa a cassete e pratos!
P.S.:O 'limite' da dilatação da corrente muda a cada BETETISTA, ou seja tem a ver se o atleta usa mais força, mais cadência, se cruza demasiado as correntes, ETC..
se repararem bem nos carretos verificarão que a cama entre do carreto 5 é maior que o carreto 1...isto é uma consequencia da dilatação de uma corrente!
p.s.eço desculpa por a cassete estar tão suja mas foi tirada a pressa e não tive tempo de a limpar...
Quando puserem uma corrente npva numa cassete ja com algum tempo e se a transmissão começar a saltar em esforço isto quer dizer que há alguma coisa que ja está gasta...ou o prato ou a cassete.
abraços
peso-pluma
Aqui ficam algumas fotos para vos mostrar quando se deve trocar de corrente e também para mostrar qual a medida certa da corrente(elos).
Para já vou-vos mostrar fotos de como saber se a corrente está dilatada(gasta) ou não mas numa oficina ou em casa caso tenham a ferramenta especifica..
esta é a ferramenta especifica que se usa nas oficinas(ainda existe outra, mas esta é a mais comum(da parktool)
Como vêm a parte preta tem varias numerações.
Assim é a posição que as duas partes metalicas devem estar(a traseira entre a parte mais estreita do elo e a dianteira da parte preta deve encaixar na parte mais larga do elo).
Neste caso não entro facilmente pois a ccorrente ainda é nova, teve de ser a força :lol:
Nesta imagem não se consegue ver os numeros mas naõ faz mal, a posição em que está é no 0, devem ir empurrando a parte preta para baixo até que não ande mais(sem força), quando o numero passar os 0.25 é quando devem pensar em trocar de corrente, mas ainda dura uns km(mas a partir dai ja sabem que vão gastar mais depressa a cassete e pedaleira).
esta é a maneira de saberem +/- quando precisam de corrente nova(não tão preciso como anteriormente é lógico).
Se puxarem um ELO e ele tiver muita folga é quando devem começar a pensar, no caso da foto como vêm não puxou muito porque a corrente tem pouquissimos km pois não tem andado....
ATENÇÃO:não é para puxar com uma força brutal... :lol: :shock:
esta é para mostrar qual a medida certa...
As correntes novas geralmente vêm com mais 3-4 elos a mais, por isso é preciso retirar alguns.
Ponham a corrente no PRATO GRANDE e CARRETO PEQUENO e passem pelos desviadores, quando as ROLDANAS estiverem as duas na posição mais VERTICAL possivel é a medida correcta.
No meu caso como vêm na foto a roldana inferior está mais para o lado esquerdo porque tem 1 ou 2 elos a mais porque agente nas provas de XC utilizamos mais o prato grande logo cruzamos muitas vezes a corrente.
Se a roldana inferior estivesse mais para a direita significava que precisava de mais 1 elo.
Duas das coisas que mais se desgastam com a dilatação('gasto') de uma corrente é a CASSETE e os PRATOS PEDALEIROS!
Para verem isso é muito simples, pensem quais as mudanças traseiras utilizam mais(no meu caso é da 5 para baixo-verão isso na foto) e depois comparem a 'cama'(quando as cassetes são novas os dentes vêm com os dentes a apontar para a frente, quando esta esta gasta fica com os dentes apontados para trás) existente entre cada carreto da mudança mais utilizada e a menos utilizada...
Já está?? Então devem ter reparado que o 'cama' da mudança mais utlizada é MAIOR que a mudança menos utilizada!
Isto porquê?? Porque como a corrente já passou o 'limite' da dilatação vai gastar mais os dentes das pedaleiras e cassetes!e claro que com o tempo tem tendecia sempre a desgartar mas não tanto se usarmos uma corrente ja dilatada.
Por isso cada vez que ouvirem dizer um mecanico,etc dizer que devem substituir uma corrente de X em X de kM não pensem que é por querer só vender(que também é o caso) mas acima de tudo porque quando passa aquele X vais gastar mais depressa a cassete e pratos!
P.S.:O 'limite' da dilatação da corrente muda a cada BETETISTA, ou seja tem a ver se o atleta usa mais força, mais cadência, se cruza demasiado as correntes, ETC..
se repararem bem nos carretos verificarão que a cama entre do carreto 5 é maior que o carreto 1...isto é uma consequencia da dilatação de uma corrente!
p.s.eço desculpa por a cassete estar tão suja mas foi tirada a pressa e não tive tempo de a limpar...
Quando puserem uma corrente npva numa cassete ja com algum tempo e se a transmissão começar a saltar em esforço isto quer dizer que há alguma coisa que ja está gasta...ou o prato ou a cassete.
abraços
peso-pluma