quando estão a meio de um salto..

#1
Boas pessoal, ja a algum tempo que ando com esta duvida, quando voces vao a meio de um salto "para mim minimamente pequeno" as vosssas bikes n se descontrolam? meio que vos faz parecer bastante altos e quase que caem para o lado? ou é falta de jeito "tecnica":confused:



boas pedaldas
 

Jepas

Super Moderador
#2
Acho que em qualquer tamanho de salto, se deve 1º dominar a bicicleta em plano, a subir e a descer e só depois começar a levantar 1 ou 2 rodas do chão. Fazer saltos com base somente na fé de que "tudo vai correr bem" é uma atitude um bocado irresponsável.

A técnica das descidas, drops, saltos, etc pratica-se (como em tudo na vida).
 
#5
LOOOOL andrextr

Por vezes ainda descontrolo a bike no salto...
Acho que depende da relação elevação do salto/drop/etc e da velocidade a que vais.
Há saltos que por vezes mais vale descontrair o corpo, não puxar a bike e apenas controlar a o contacto com o chão.

(é para avisar que eu faço saltinhos de merd* em relação aos que vemos na net :p )
 
#6
ok obgd alguem me pode explicar o que é um drop?

ya eu tambem nao mando saltos grandes mas quando vou a meio parece que a bike se começa a inclinar para os lados, quer dizer que eu tenho de me baixar mais?
 
#7
O normal é as pessoas deixarem a bike inclinar para a frente e aterrarem sobre a roda da frente, também pode acontecer para trás mas é menos usual. De qualquer maneira quando vais no ar pouco podes fazer.
Se o teu problema é cair para os lados, isso é falta de equilíbrio, e suponho que andes de bikes à pouco tempo logo é falta de calo\experiência\km.
A minha dica é que andes com calma para com o tempo ganhares o "feeling" para saltares desceres e manobrares a bike à vontade em vez de perderes os dentes! lol

Abraço
 
#9
Como o Jepas disse, as descidas, saltos, drops só com treino se consegue atingir a perfeição. Treinar descidas em sigle track's para mim foi a melhor maneira de conhecer a bike e com a prática tudo sai naturalmente. A prática é a melhor conselheira
Bons voos
 
#11
Se tiveres acesso ao "YouTube" quase de certeza que apenas visualizando alguns videos de free-ride irás encontrar respostas para muitas das tuas dúvidas.

Drop = é uma palavra inglesa que significa deixar cair; largar algo para o chão.
Se calhar já fizeste muitos até sem saber.
É um termo muito usado na gíria do btt quando alguém deixa cair (sem saltar) a bike para outro nivel/patamar inferior.
Podes fazer drop's em vários desniveis como escadas, muros, rochas ou valas.
Quanto áo aperfeiçoamento da técnica, e como já foi aqui referido, é só mesmo com a prática. Estuda sempre bem o que vais fazer e analisa ainda mais ONDE o vais fazer. Quando te conheceres bem a ti, á tua bike e ao terreno/piso onde vais dar os saltos os limites começam aos poucos a desaparecer.

Um exemplo :
Ontem fui até ao parque do Vimioso na Maia e passei lá quase 3 horas só a fazer uma descida de 200mtr com vários obstáculos.
Aquilo é sempre a descer ao ponto de ir a 50km a saltar lombas e a fazer gincanas por entre as árvores. Repeti esse percurso para aí umas 10 vezes, e de cada vez ia sempre tentando aperfeiçoar algo - mais para a esquerda, mais para a direita, salto mais curto, salto mais comprido, etc.

Por outras palavras - Para seres muito bom, tens de ser muito teimoso.
Mas com cabeça...e muita concentração, pois como sabes as árvores não se mexem.
 
#14
Um drop é o que o Mach 4 disse mas acrescento que por vezes os drops podem-se saltar sem ser so deixar a bike descair/descer.
Atenção não misturem as coisas. Uma coisa é um "drop"...outra coisa é um "jump" (salto).
O que estás a mostrar na foto é apenas um desnivel no terreno, o que se pode fazer ao passá-lo é outra coisa.
O que eu quero dizer com isto é que um "drop" não existe...um drop faz-se.

Tanto podes saltar com a bike (jump) e aterrar mais á frente, se a tua velocidade permitir isso, como podes te aproximar e apenas deixar descair a bike.
E isso é que é um "drop".

Neste excelente video dá perfeitamente para ver o rider a fazer 4 grandes drop's aos 2m:45s.
Vejam também ele a fazer vários "jumps" (saltos) - entre outras acrobacias :

http://youtu.be/WdOlkadn4E4

0:58 > Gap
1:15 > Drop
1:24 > Drop
1:34 >Jump
1:37 > Gap
1:41 > Gap
2:04 > Jump
2:23 > BIG jump!!
2:29 > Rotation seguido de drop
2:34 > Jump
2:45 até 2:55 > Série de drop's (x4) - Um drop é isto!!
3:59 > Jump
4:05 > Jump
4:12 > Jump (não é um drop pois o rider vai com lanço para o salto)
4:25 > Jump (não é um drop pois o rider vai com lanço para o salto)
4:36 + 4:37 > "Rabbit" jumps (pelo menos eu chamo-lhes assim por parecerem mesmo uns saltos de coelho)
4:41 > BIG jump!!
5:25 > Rest...
 
Last edited:
#19
:eek:fftopic:

Ó André...não deixas passar uma. :tungas:

E ainda bem, porque eu próprio acho que a juventude que anda nas escolas, em vez de estar a aprender o nosso bom português, parece estar mais a desaprender.

Nota: Os Andrés são lixados!! - eu sei que sim pois tenho um André com quase 4 anos...e é llliiixxxaaaddddooo de aturar :barafustar:.
 
#20
Pareçe que o amigo j@ime anda com muitas duvidas sobre saltos. Eu ja pratiquei 4x quando era mais novo, e nunca fui muito bom no show, daí ter-me dedicado novamente ao XC. Mas o que te posso dizer é o seguinte, tens de perder muitas horas a praticar, começar por baixo para poderes ganhar o dito "calo". O que podes fazer é uma pequena pista onde possas praticar e conforme fores dominando os saltos aumentas o grau de dificuldade. Caso o teu desporto seja mais o XC também não te faz mal nenhum dominares essa tecnica, porque as pistas de xco tem varias "armadilhas" para transpor tais como pequenos drops, descidas acentuadas etc etc.
A receita é mesmo praticar e não ter excesso de confiança.

Cumps